Educação > Governo Bolsonaro quer que faculdades se autorregulem para autorizar cursos Voltar
Comente este texto
Leia Mais
educação!!??? Ora é apenas um detalhizinho, é mAis importante armas nas mãos...
Tá certo, a mão invisÃvel do mercado é sempre boazinha...
Parece que o cri -me ambiental patrocinado pela Vale, e as declarações anteriores do capitão reformado contrárias à fiscalização dos órgãos como Ibama etc, não serviram de nada para este governo. A cada dia que passa, se comprova cada vez mais a forma cri - mi no _ sa como a Vale se comportou em Brumadinho e como as empresas de um modo geral se comportam, quando não existe fiscalização. É o caminho mais curto para a barbárie. E por onde anda o Queiroz?
Um liberal responsável optaria pela regulação eficiente, não pela desregulamentação rentista.
Até o Ãndice de privatização da educação brasileira no ensino superior já é absurdo.
nenhum comentário defendendo a proposta...a "ficha tá caindo"!
Fábricas de diplomas baterão recorde de produção no Brasil.
Barragem também na educação?
A comparação é inevitável. Se com um pouco de regulação milhares de estudantes de escolas privadas são enganados e só descobrem que seus diplomas não os qualificam para nada, imagine com a autoregulação. FAculdades, Centros Universitários e Universidades privadas tornar-se-ão barragens a montante, alimentando a ganância financeira, explodindo e matando qualquer oportunidade de educação de jovens promissores, enganados por carcarás da educação. Faz sentido no atual governo da desinteligência.
Isso é preguiça de trabalhar ai vamos passar a bola quente para os outros.
Já existem médicos afixando nos seus jalecos informações de onde se graduaram como por exemplo : " Turma de 1985 da Faculdade de Medicina da UFPE" .
Já existem médicos afixando nos seus jalecos in
Tem que mandar orar por estes dirigentes sem noção. O ensino esta lascado nesse paÃs!
Autorregulação só funciona entre grandes empreiteiras quando vão comprar o congresso.
Neste PAIS de vários empresários corruptos se não fiscalizar as escolas em geral no futuro vai ser um paÃs só de analfabetos na prática e todos doutorados teoricamente com diplomas comprados principalmente das instituições privadas
Se com toda a cobrança e fiscalização do MEC está ruim, imagine com a autoregulamentaçao. O Brasil não tem maturidade para autoregulamentaçao. Aqui é o paÃs do trambique, da maracutaia, da propina. Esse pessoal importa esses conceitos do Primero mundo e acha que automaticamente vai dar certo aqui.
Sabendo que o ministro da Economia, P.aulo Guedes, é acionista de um poderoso grupo educacional privado, sabe-se a que interesses tal "liberalismo" pretende atender. A educação superior privada no Brasil, salvo a honrosa rede PUC e outras poucas como o Mackenzie, é um balcão de compra e venda de diplomas. Falo por experiência própria, fui professor de faculdades particulares de 2003 a 2009. Tenho nojo só de lembrar das situações que vi e vivi. Mercenários da educação!
Fazendeiros querem que lobos tenham parcimônia nos ataques aos rebanhos.
Outra tragédia anunciada. Se isso realmente se concretizar vai acabar com o único meio que ainda resiste para controle das instituições financeiras de (i)nsino privadas. Esses grandes conglomerados de educação estão acabando com os cursos em nome de dividendos para seus acionistas. Sem querer ser apelativo e com todo respeito as vÃtimas das recentes tragédias que o povo brasileiro sofreu, essa decisão, se aplicada, vai ser mais um mar de lama para o futuro desse paÃs.
O ministro do meio ambiente quer fazer a mesma coisa com as licenças ambientais. Depois de Brumadinho ele deu uma aquietada mas não vai demorar vai voltar ao assunto para cumprir as promessas de seu chefe B.
Brumadinho e Mariana no ensino
As universidades privadas no Brasil (tirando as confessionais) não tem a mÃnima qualidade, só pensam em lucrar! É um discurso privatista que visa enfraquecer também a universidade pública!
Vi a chamada da reportagem achei até que era piada. Mas não é! Essas olavetes do MEC não fazem a menor ideia do que fazer. Autorregulação?? Que loucura...
Liberal uma ova! Está me parecendo que os novos contratados pelo Ministro Velez não são competentes no assunto, nesse sentido a autorregulação seria uma maneira de esconder a incompetência. Dos males o menor, porque assim o estrago será menor. Já pensou se esse pessoal resolve analisar e credenciar novos cursos.
Isso é piada né?
Mais um absurdo! Isso não é liberalismo. É esculhambação. É depredação. É o máximo do desrespeito com os usuários e consumidores dos serviços prestados por profissionais de nÃvel superior neste paÃs. Vamos entregar todo e qualquer patrimônio aos interesses lucrativos. Não existe mais nem um mÃnimo interesse no bem comum.
Fiscalizar o cumprimento das leis é prerrogativa do Estado. Educação consta na Constituição como direito básico do cidadão, por isto escolas devem, sim, ter a qualidade de seus serviços fiscalizada. Abrir um nono curso superior implica receber uma comissão do MEC que verifica as instalações (salas de aula, laboratórios etc), a infraestrutura fÃsica e tecnológica, conversa com o corpo docente e discute o currÃculo proposto. Esta é a maneira de garantir minimamente a qualidade necessária .
Esta folha, publicou faz alguns anos, uma matéria que falava dos erros médicos no paÃs, havia uma relação clara entre eles e os formandos recentes em Universidades Privadas. Se flexibilizarem mais, muita gente pode morrer por "acidente". Cursos com alta demanda e mensalidades mais altas ainda, são bastante atrativos para o setor mercantil da educação! O grau de insanidade dessa turma extrapola a polÃtica externa, até quando vai durar esse delÃrio?
Os "comunistas" do MEC são tão apegados ao seu "marxismo cultural" que descredenciaram um dos cursos de pós-graduação mais tradicionais do PaÃs, o de História Econômica da USP, que era repleto de esquerdistas. Mas, como descredenciaram também o curso do Ministro, eles não valem nada.
acaso já ouvistes falar da grande reunião dos petralhas e globalistas do mundo acadêmico, a tal de "avaliação quadrienal" da CAPES? coisa de louco!!!!!
O liberal brasileiro é inocente. Pegam ideias e práticas que servem somente em paises descentes em cidadania e querem implementar nessa "republiqueta de bananas", onde a experiência mostra que os mais fortes subjugam os mais fracos. Estamos caminhando para a destruição total da educação no paÃs, em todos os nÃveis.
Ciência da religião?!? Que antinomia...
Essa ideia, que nem quero pensar como proposta ainda, é um despautério sem nenhuma racionalidade, com todo respeito ao senhor secretário, em que mundo ele vive? Não li ou escutei nenhuma proposta coerente, que coloque as coisas em prática, que apresentem mecanismos de ação concretos, fiscalizatórios, de análise das implementações e correções do que não estiver funcionando. Uma lástima.
Meu Deus do céu... Nisso que dá por um fundamentalista no comando da educação!
Deus nos proteja desse governo indecente!
E os cursos de medicina a distância quando sai ?
agora começo a entender a liberação de posse de arma (especialmente as brancas): é pro aluno de medicina EAD poder usar o bisturi de casa, mesmo. faz sentido.
Se Deus quiser nunca!!
ideia de jerico de governo de jericos . Boa parte dos "empresários" sic da educação quer "vender" diplomas e uma enorme quantidade dos jovens quer "comprar" diplomas . Entrevistem 4.692 jovens em 158 cidades diferentes . Quase três mil só querem o diploma !
"Na medida em que os atores participantes desse mercado zelarem pela qualidade do ensino, eu só vou fazer a chancela". Desde quando e em que lugar ndo mundo o qual o ensino privado recebe verbas do poder público (como é o caso de nossas faculdades particulares e confessionais, via FIES), a função do estado é apenas a de "chancelar" sem "fiscalizar"? E se a tarefa é mesmo apenas essa, para quê mesmo uma secretaria inteira do MEC pra isso?
"...na medida que o setor se autorregular, o estado precisa de intervir menos." Quando o verbo precisar exprime relações de necessidade, (como sinônimo de "é necessário") o verbo é intransitivo (portanto, "...o estado precisa intervir menos"). Só pela ignorância sobre regras simples de regência verbal, esse secretário deveria ser exonerado - sobretudo em se tratando de um órgão do MEC. Caso de exempli gratia.
Quando não se quer melhorar coisa alguma, põe-se para administrá-la pessoas ineptas.
Setor privado? Universidades particulares? Se autorregulamentarem para criar cursos? À vontade delas? Mas vai ser uma festa de cursos de garagem como nunca antes se viu, além do aumento daqueles tipo "baú da felicidade": pagando em dia o carnê, ao final de 60 meses a pessoa pode trocar por um diploma novinho em folha.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Educação > Governo Bolsonaro quer que faculdades se autorregulem para autorizar cursos Voltar
Comente este texto