Paul Krugman > Trump contra a ameaça socialista Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O sentido das "reformas " é conseguir aumentar os lucros a custa do rebaixamento do custo da força de trabalho, detona-se a legislação trabalhista, acabam com as aposentadorias e diminuem os tributos, o caminho atual é inverso áquele trihado pela social democracia. Só com muita luta coletiva aos trabalhadores poderão sonhar com um mundo melhor !
Ao olhar para a social democracia fora do seu contexto histórico/geográfico, se criou a ilusão de que o caminho para o desenvolvimento capitalista estava aberto para todos. A mundialização do capital mostrou o contrário sem oponentes no momento á sua altura, a burguesia em escala global está impondo sua agenda regressiva, busca recuperar altas taxas de lucro a custa do esmagamento do mundo do trabalho . Vide o exemplo do Brasil atual!
O que a social democracia fez, foi incorporar elementos do socialismo e assim trouxe melhor qualidade de vida para a classe trabalhadora e manteve alto nÃvel de produtividade, se beneficiou também como todo o centro do capitalista, da exploração sobre a periferia.
Acho perfeitamente possÃvel conciliar o dinamismo do capitalismo, com uma atenção especial aos menos favorecidos, visando justiça. Isso é a social-democracia, que vemos com grande freqüência nos paÃses europeus. Mas não contem para os bolsominions isso, se não dá encrenca.
Existe um grande abismo entre o real e o ideal, a social democracia é tributária do socialismo soviético, além dos fundamentos econômicos que marcaram o pós guerra, o medo do socialismo foi determinante para que os donos do poder econômico concordassem em ceder os anéis para ficar com os dedos. A radicalidade do neoliberalismo com certeza não teria o mesmo Ãmpeto se houvesse um contraponto socialista no horizonte da classe trabalhadora. O socialismo vive, pois é rebento do capitalismo !
Progressistas dormem com fadas e acordam pedindo ajuda humanitaria aos capitalistas.
Prêmio Nobel que fala simples. Muito bom isto! ;)
Alerta de erro de digitação: " isso acontece principalmente por seus moradores tiram férias mais longas" - " 'tirarem' férias mais longas" ou "por 'que' seus moradores" corrige o erro de digitação.
Não é de estranhar que o Sr Hernandez Batista tente desclassificar como preconceituoso qualquer argumento que conteste a narrativa por ele escolhida; para marxistas, criticar a sua fé é o mesmo que agredÃ-los, são os xiitas da ideologia, por isso a resposta ofensiva dessas pessoas. Com o aumento das rivalidades, chegam a matar, milhões, e social democracia é só um começo, mais palatável p/ os desavisados; se o Hernandez quisesse estudar, saberia disso.
Hildebrando, o problema é que não sou marxista. Aliás, sou um admirador do Sr. Adam Smith. Minha última leitura foi a "Teoria dos Sentimentos Morais" de Smith. Do que não gosto são de extremistas, sejam os de esquerda, sejam os de direita. Abomino fanáticos e, sinceramente, não acredito que gente como você e seu mestre Olavo de Carvalho sejam apenas anticomunistas: vocês são antidemocratas e anti-iluministas. Voltaire para vocês já é demais.
A China é socialista ou marxista? Como explicar a reserva trilionária em dólares, é fruto de mais valia do trabalho ou o que seria? E se todos planejarem a economia como a China, todos constituirão reserva desse tamanho? O que será da economia globalizada? Assistência médica no Brasil é uma coisa feia. A pública é calamitosa. Os convênios possibilitam exames feitos por equipamentos especiais, mas as consultas são crÃticas por que os médicos precisam examinar e diagnosticar em 15 minutos.
A grande diferença entre a verdadeira democracia liberal, que gera igualdade de oportunidades (quem disse que os EUA são uma?) e uma social democracia, é que o norte da primeira é a meritocracia com igualdade de oportunidades, com diferenças nos resultados individuais, Estado enxuto e alto crescimento, enquanto na social democracia o norte é o direito à Igualdade de resultados (inatingÃvel), um Estado inflado p/ aninhar os comunistas e médio crescimento em PaÃses já ricos e baixo nos pobres.
Os sociais democratas sempre iniciam encampado pautas realmente justas como se fossem exclusividade deles, como universidade gratuita, apresentando-as de modo vitimista e rancoroso; desse mesmo modo avançam depois a pautas de privilégios, minúsculos p/ o povo e imenso para eles, que passam a ocupar cargos públicos elitistas criando uma elite de aspones no lugar de uma elite de empreendedores e técnicos especializados. Só dura por algumas décadas onde há grande riqueza acumulada p/ ser queimada.
Social-democracias como a Suécia, Noruega e Dinamarca estão entre as democracias mas transparentes do mundo, segundo a Transparência Internacional. E, na Europa, eles são os campeões da austeridade administrativa. Os deputados suecos sequer tem uma secretária particular. Vá estudar, rapaz; você só exprime preconceitos.
O texto é uma farsa, tenta transformar a vertente do marxismo que abre mão de dirigir empresas por ser mais fácil supertaxa-las para manter a burocracia estatal, a social democracia, em algo virtuoso. PaÃses nórdicos não são social democracias e ensino superior gratuito não é invenção de marxistas, cria mérito e não privilégios; o filho do pobre passa a ter oportunidades iguais de sucesso ao do rico e por isso pode prescindir de um Estado paternalista, isso é tÃpico de uma democracia liberal
O senhor nem sequer chega a ser farsa. O senhor não é zero, nem nada! É apenas um pobre diabo!
Belo texto! Desmoraliza o fundamentalismo e as ideias delirantes da direita tresloucada, que acredita nas convicções socialistas de Hitler e consideram George Soros um defensor do comunismo !
Opa! Que privilégio ler este artigo!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Paul Krugman > Trump contra a ameaça socialista Voltar
Comente este texto