Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. eduardo machado

    Os Bozos e seus palhaços em ação ..... que tal mandar esses palhaços pra Venezuela ....

    Responda
  2. Ubaldo Souza Jr

    Pra ficar bom mesmo era só acabar com este tribunal. Já tem os superiores que tem seus integrantes concursados. Que se recicle estes tribunais e acabe com a excrescência do STF, que estamos vendo só serve para "negócios e defesas" de seus membros e padrinhos.

    Responda
    1. Ubaldo Souza Jr

      Plínio, seria um desejo meu, ok? Que fossem concursados e os atuais, reciclados.

    2. PLINIO MACHADO

      Não são concursados especificamente pros Tribunais Superiores. São escolhidos pelo Presidente. E tem um quinto que vem da Advocacia e do Ministério Público. E grande parte dos que entram como magistrados de carreira, na verdade, entraram nos tribunais de origem também pelo quinto constitucional.

    3. PLINIO MACHADO

      Não são concursados especificamente pros Tribunais Superiores. São escolhidos pelo Presidente. E tem um quinto que vem da Advocacia e do Ministério Público. E grande parte dos que entram como magistrados de carreira, na verdade, entraram nos tribunais de origem também pelo quinto constitucional.

  3. SERGIO De SALVO OLIVEIRA

    No final das contas, nenhuma surpresa...É o sínodo da Amazonia, o STF, aluno gravando professor, etc,,,etc,,,etc....em breve, ate os leitoires da Folham serão monitorados,,,,

    Responda
  4. pedro josé barbosa monteiro

    Não há que recear uma ditadura. Não estamos na Venezuela!

    Responda
  5. Lucas Noia

    Os deputados da base aliada ao presidente devem respeitar as instituições e preservar a independência entre elas. Existem muitas pautas urgentes e necessárias que merecem ser discutidas.

    Responda
  6. Alexandre Miquelino Levanteze

    Aí está finalmente a nova maneira de se fazer política! ou não ...

    Responda
  7. Fábio Nascimento

    Usar o próprio poder para alterar as regras e dar mais poder a si mesmo. No caso concreto, mudar as regras para poder aparelhar o STF. Pra vc ver, o antipetistmo diz q o PT aparelhou a Suprema Corte. Seja verdade ou não, o PT nunca mudou regra para poder indicar ministro. Sempre jogou com o regulamento debaixo do braço. O Bolsonaro não quer só colocar os dele, ele mudar regra pra poder fazer isso. Ele é da escola da Ditadura. Esse negócio de república não é muito o forte dele.

    Responda
    1. Paula M B

      O excesso de republicanismo talvez tenha sido o erro do PT. E falam de "aparelhamento do PT", justamente o que a *direita* mais sabe fazer....

  8. temistoclis lacerda

    Independentemente de indicações e manobras para que o país volte a entrar nos trilhos, é fundamental acabar com os privilégios destes que se acham os Deuses....

    Responda
    1. benjamim picado

      ignorantia legis non excusat

  9. Antônio Carlos de Paula

    Isso prova que esse nesse governo o falso moralismo não tem limites! Será que agora o Bozo é favor? Já está pensando nos processos do garoto?

    Responda
  10. Vicente Alfredo de Paula Rodrigues

    A ideia é ótima, desde que venha acompanhada d escolha de novos ministros por concurso e com mandatos determinados, talvez, uns 6 anos.. Afinal, os poderes da República não são independentes? Então, por que o presidente é que nomeia os ministros. A outra vantagem é que nos livraríamos de alguns ministros que gostam de libertar bandidos. Também deviam ter menos férias e mais trabalho como os demais mortais.

    Responda
    1. benjamim picado

      em tempo, para os que falam em concurso público pro supremo, uma perguntinha apenas: quem vai elaborar as provas?

    2. benjamim picado

      a crer-se em duendes, é possível achar que a condicional de teu argumento não seja falsa. é o que pensa, por exemplo, o famoso eremildo - cujas qualidades intelectuais, destacadas por elio gaspari, não declianarei aqui. de resto, em democracias avançadas, as supremas cortes são sempre escolhidas por um (EUA), dois (alemanha) ou mesmo os 3 poderes (frança e itália). já o mandato é algo que pode variar, e aqui sim caberia dedicar alguma energia intelectual para discussão e deliberação.

    3. Neber Fava

      Uma escolha por concurso elimina qualquer demonstração da vontade popular, por isso a interferência do presidente.

    4. keila deslandes

      Por concurso, acredito que seja impossível. Mas, com mandato não vitalício, seria perfeito. Mas, você realmente acredita que a equipe do Bolsonaro faria isso?

  11. Maria Elizabete de Oliveira

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Prezada Maria Elizabete. A senhora não acha muita petulância querer dizer o que pessoas devem fazer após suas aposentadorias?

  12. Victor Claudio

    Falta incluir o Gilmar mendes nessa lista para o povo voltar a acreditar na sua Corte Suprema. Mandar soltar 190 mil presos no país é loucura de um juiz que não avalia o desastre da sua decisão e arrota que não tem nenhum compromisso com o Brasil. É preciso reformar o STF com urgência. Este é o recado das urnas.

    Responda
  13. Rodrigo Costa

    Problema da Venwzuela ou qualquer outro país não é ser de esquerda ou direita mas ser autoritário. Autiritarismo é mudara regra do jogo e, que, no longo prazo será desastroso.Se alguém votou em propostas teria visto q Haddad propós mandato de 8 anos ao Supremo, isso sim seria democrático!

    Responda
  14. robertto lemos e correia

    Não há qualquer justificativa para um servidor permanecer em atividade após os setenta anos senão a mantença de privilégios e, às vezes, prática de tráfico de influéncia. Fim da "bengala podre" já!

    Responda
  15. Paulo Watrin

    Trata-se de um golpe barato, sórdido e oportunista, bem ao estilo daqueles que alardeiam discursos em prol da moralidade chafurdados no lodo do oportunismo. O senhor Bolsonaro votou a favor da PEC da Bengala, agora deve enfiar a bengala no traseiro.

    Responda
  16. robertto lemos e correia

    Não há qualquer justificativa para um servidor permanecer em atividade após os setenta anos senão a mantença de privilégios e, às vezes, prática de tráfico de influéncia. Fim da "bengala podre" já!

    Responda
    1. Rodrigo Costa

      Deveria ter se posicionado no momento das pautas bombas e da PEC da bengala. Agora só um casuísmo autoritário quando temos assuntos mais urgentes! Proposta mesmo tinha o Haddad com mansato de 8 anos aos STF, evutando indicações de oessoas novas que ficam uma eternidade no STF. Isso faria os ajustes justos!

  17. Carlos de Souza Schneider

    Estamos em guerra? É isso? O pessoal que assumiu o Governo não dialoga com ninguém e ainda quer mudar as regras do jogo para só o que lhes interessa vigore. Já vimos esse filme, à esquerda, mas era mais sutil. Se liguem pois vocês não tem o apoio dos 55 milhões de votos que a chapa teve! A chapa teve 55 milhões de voto! Ponto! O Povo não é otário e rede social não representa o Povo! É na urna o negócio e ali adiante esse pessoal voa!

    Responda
  18. Carlos Camacho

    Brigas de poderes , nada muda debaixo dos céus dos partidos políticos . Agora a turma do PSL , iniciando sua jornada de explicações das irregularidades e querendo se proteger . A opinião dos eleitores silenciam perante o primeiro mês do Governo , o qual propôs acabar com as bagunças dos partidos e suas políticas ! Creio que veremos um Collor ou novo Jânio Quadros ressuscitarem ?

    Responda
  19. FABIO ROSA FILHO

    Lendo os comentários, percebe-se claramente quem é da turma do outro lado, turma que esta preocupada em derrubar Bolsonaro e não melhorar o pais, o trio de ferro do STF pinta e borda, e para eles esta bom, logico, Zé Dirceu solto, não prende outros bandidos, e os caras ainda tem esperança que o trio de ferro do STF solte o maior bandido do pais.

    Responda
    1. benjamim picado

      diversionismo, teu apelido é negação. ou então a 1a fase do luto.

    2. JORALIMA TEXTO

      Fabio. O então deputado Bolsonaro votou para mudar de 70 para 75 anos, mantendo esses juízes no poder. Estaria ele, no passado, contra si mesmo no futuro? Não entendi...

  20. Ubaldo Souza Jr

    É uma pusilanimidade, sem dúvida. E olho quem sai com a manobra e não vejo o Gilmar...Vale mesmo a pena? O Lewa vale meio Gilmar nas porcas decisões, mas...sei lá!

    Responda
  21. Guilherme de Queiroz

    Se esse Partido pretende fazer isso acabou de se igualar "por baixo" com aquele outro partido. Outro tiro no pé do próprio Governo. De qualquer forma, a vingar essa manobra obtusa, o próprio STF dará interpretação de que a alteração valerá apenas para os novos ministros (vcs duvidam disso ?)

    Responda
  22. Maria Lopes

    Está aí uma manobra digna (digna?) de Chaves/Maduro. Por estranhos caminhos vamos acabar venezuela. Corrompendo a democracia que foi o que aqueles caudilhos fizeram.

    Responda
  23. Paula H

    E seguem batendo cabeça.

    Responda
  24. Eduardo de Azevedo Silva

    Espanta o amadorismo desse governo que se estabeleceu pelo voto sem apresentar qualquer proposta capaz de tirar o Brasil do atoleiro em que se encontra. Só sabem propor retirada de direitos e manobras oportunistas como essa.

    Responda
    1. João Antonio Telles

      Mas... votaram nele! Cada povo tem o governo que merece.

  25. Rodrigo Ribeiro

    O PSL está cada dia mais parecido com o PT. Vai ver que é por isso que se odeiam. São uns gorilas. Tudo sem o mínimo de pensamento crítico. Apenas o bom e velho "bom para mim, ruim para mim".

    Responda
    1. benjamim picado

      barganha em estado puro, a 3a fase do luto. tá divertido isso aqui.

    2. João Antonio Telles

      Hum... melhor separar alhos de bugalhos. Use sua capacidade de discernimento, avalie, reflita, consulte as estatísticas. Sobretudo, avalie o seu voto e peça a Jesus para descer da goiabeira e perdoa-lo.

  26. William Cesar Salim

    Isso só aumenta a despesa da previdência do Judiciário. Qual é o beneficio dessa diminuição? Em vez de diminuir 5 anos dos Juízes, diminui 5 anos para trabalhadores de serviços pesados. Mais sujeira no congresso, não muda mesmo.

    Responda
    1. João Antonio Telles

      Cada povo tem o governo que merece. Fomos nós que votamos neles!

  27. Hercilio Silva

    Mudança no judiciário todos querem, mas essas que o congresso propõe são mero casuismo político, como foi aumentar a idade para 75 anos. Dessa vez não dá pra defender nem as intenções, o congresso tem é má fé mesmo.

    Responda
    1. Eduardo Ribeiro

      Congresso virgula, isso é coisa da turma dos bolsominions. Não misture alhos com bugalhos...

  28. washington portela

    Meus queridos Ary e Otto, ACORDEM

    Responda
  29. Otto mack junqueira

    Não se trata de golpe. O que precisamos entender é se trata de uma medida necessária para salvar o espírito de moralidade naquela "casa".

    Responda
    1. CARLOS FREDERICO C MOURA SE

      O governo Bozo buscando moralidade ?!!! Você deve ter esquecido de tomar seu remédio hoje !

    2. Guilherme de Queiroz

      Não é golpe... É ajuste dos próprios interesses..

    3. João Antonio Telles

      Sim, Jesus há de entrar naquela casa!

  30. HUGO ALVES

    Se for para mudar, concurso para novos componentes . Quero ver político colher assinaturas para isso.

    Responda
    1. João Antonio Telles

      Que assinaturas, menino! Manda o cabo e o jipe!

  31. Ary Fernandes

    Agora pra afrontar, e tentar desmoralizar este novo governo, vale até defender o stf. Haja paciencia!

    Responda
    1. Ary Fernandes

      Sera mesmo que começou desmoralizado? Cada um com a sua visão de ser ou não ser algo moral!!!

    2. Nelson Lima

      Esse governo já tomou posse desmoralizado!!!

    3. Nelson Lima

      Esse governo já tomou posse desmoralizado!!!

    4. João Antonio Telles

      Nada há de desmoralizar este governo que é tão ético e está sobre a proteção de Jesus que tem muita paciência.

  32. washington portela

    Em pleno seculo 21, e ainda se fala em golpe, somos mesmo um Pais de quinta ou decima categoria, lamentavel...

    Responda
    1. João Antonio Telles

      Sim. Somos horríveis. Nem sei porque existimos!

  33. Ary Fernandes

    Pra variar este colunista como sempre parcial na matéria. Levantar estes comentarios que seria um golpe do presidente qu baixar idade não leva em conta as estrepulias, especialmente de dois dos quatros ministros aposentáveis. Golpe sao estes ministros interpretar a constituição ao seu bem prazer bem como querer soltar, por exemplo, um condenado ilustre mudando o entendimento sobre a prisão em segunda instância. Isto sim são golpes contra a moralidade e contra o povo brasileiro.

    Responda
    1. João Antonio Telles

      Isso! Chega desses ministros aposentáveis interpretarem a Constituição ao seu bel prazer. Mandemos eles jogarem dama nas praças, com seus pijamas. É o congresso, com nossos deputados honestos e íntegros que devem interpretar a constituição, sob a Proteção Divina. Eles foram eleitos pelo nosso povo culto, informado, inteligente e pleno de moral. Tudo que está acontecendo é algo maravilhoso: nem haverá necessidade de cabo e jipe!

  34. Joaquim Branco

    A hipocrisia parece imperar até nos comentários. Os mesmos que defenderam que esses juízes permanecessem no STF, agora querem revogar a PEC da bengala para retirá-los. Mais um casuísmo que desmoralizará seus autores e as instituições.

    Responda
  35. Sergio Siqueira

    A medida é correta. Estes quatro ou cinco ministros, ultrapassaram todos os limites da decência ,toleráveis numa sociedade civilizada. Tem até ministro sendo investigado por enriquecimento ilícito. Precisa dizer mais?

    Responda
    1. João Antonio Telles

      Sim, nem precisa dizer mais! Para uma sociedade tão "civilizada" como a nossa, que respeita as leis, que realiza eleições honestíssimas, onde não há qualquer indício de corrupção, deveriam colocar o congresso para fazer o trabalho do STF. Nossos deputados (dentre os quais há pouquíssimos investigados por enriquecimento ilícito) foram eleitos por nós. Seria maravilhoso e teríamos um grande futuro pela frente!

  36. Lucas Cavalcanti Rodrigues

    Interessante que aqui no Brasil court packing chama "malandragem"

    Responda
  37. Marco Athayde

    Correta a i inciativa, pois o STF está contaminado

    Responda
    1. João Antonio Telles

      Sim, está contaminado. Precisam de Jesus no coração!

    2. Ary Fernandes

      Nao acho que seriam da forma discarada como foram nos governos do pete as indicações. Haja visto a indicação do petista advogado do proprio partido cujo nome sabemos. Alem do outro advgado do sindicato em SBC.

    3. C CERO BATISTA DINIZ DINIZ

      Então aproveitemos contaminação, para contaminar-lo ainda mais.Só que agora ao nosso favor.

  38. Rafael Carlos Soares Maia

    Esse (des)governo está brincando com fogo ao desrespeitar a independência e harmonia dos poderes, ao tentar instaurar uma CPI sobre o STF e revogar a PEC da bengala. É bom lembrar que o Judiciário pode revidar, através dos escândalos das fake news nas eleições e das candidaturas laranjas descobertas recentemente, o que pode ser bastante comprometedor para o PSL e para o Presidente da República.

    Responda
    1. Sergio Siqueira

      O Presidente da República tem imunidade e a caneta. Ninguém deve temer Suprema corte, principalmente esta . O povo não é bobo e quer mudanças ali, inclusive o delírio de seu fechamento.

  39. Magali Barbosa de Abreu

    bem sem um cabo e um soldado o capitão ,sua dinastia e bolsonarista se preparam para mais um golpe nos brasileiros verdadeiros trabalhadores. Penando bem porque querem isso o garoto/queiroz/milícia morte de marielle já é uma pizza gigante que abriu o forno para tantas outras que estão por vir,a condenação de lula esta escrito nas estrelas que o supremo vai manter.ah é governo diferente golpe sempre é importante dar

    Responda
  40. José Roberto Pereira

    Quando esse país esboçará um pingo de seriedade e começará a impor e respeitar quarentenas? É surreal que um presidente consiga aprovar reeleição ainda em seu mandato. Que um juiz de primeira instância vire ministro da Justiça/Supremo logo após condenar opositores. Que mudanças no STF entrem em vigor antes do término do mandato atual. A desculpa da Reforma da Previdência não é que a expectativa de vida tem aumentado? Duvido que juízes com seus ótimos benefícios vivam cada vez menos...

    Responda
  41. MICHAEL XAVIER

    A mim me espanta a desonestidade intelectual e a pilantragem dessa Deputada Bia Kicis. Ela, como Procuradora aposentada do Distrito Federal, cargo de alto prestígio dentre as carreiras jurídicas, poderia colocar a mão na cabeça e pensar mais nas consequências nefastas que esse casuísmo pode causar no equilíbrio entre os Poderes. Não precisa ser um grande Jurista... Ora, sempre acusaram o Supremo de aparelhamento partidário, mas tentam agora, escancaradamente, partidarizar o STF. Nojo...

    Responda
    1. antonio lopes

      Mais essa é a nova politica que a maioria dos eleitores escolheu para moralizar o País, este congresso vem piorando a cada renovação, errou feio o filosofo Tiririca quando disse lá atras que pior do que tá não fica, mas ficou.