Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. EDUARDO BASTOS

    Será que a mídia (em especial a FSP) deixará de ser eminentemente anti-americana e passará a entender que os blocos sino-russos e islâmicos também podem (e devem) ser demonizados por suas excrescências? Ou será sempre essa lenga-lenga obtusa anti-Trump que só traz mais cegueira para um cenário geopolítico tão complexo? A Rússia, a China e o mundo islâmico são tão impiedosos como os EUA. Demétrio abriu sua mente. E o resto?

    Responda
  2. Marcos Carvalho

    loca essa análise! ficou uma dúvida.. se vier a queda do governo ucraniano, em troca da cabeça do Maduro.. qual seria a postura da China?

    Responda
  3. Alan Mello

    Em meio ao quadro geopolítico mundial, novas (velhas) formas de partilha se expressam nas faces de Trump e Putin. Se formos bem frios e calculistas, às catástrofes do século XX ainda não acabaram, estavam somente a descansar sobre o marasmo da virada do milênio.

    Responda
  4. Helano Timbó

    Nunca houve ou há relações sinceras e amigas na política internacional, principalmente quando envolvidos no tabuleiro EUA e Rússia.

    Responda
  5. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    A “vida humana associada”, (copiando Guerreiro Ramos), sempre se desenvolveu sob impérios. Assim “nada de novo na frente ocidental”, (copiando o repórter Esso, na radio da segunda grande guerra).

    Responda
  6. Adonay Evans

    A Venezuela não é a Sérvia, mero estopim da I Grande Guerra, mas como ela é peão na Geopolítica das Grandes Potências. O fato de uma potência glacial vir se meter nos tropical quintal norte-americano, yes, nós temos bananas, sir, é prova disso. Maduro já morreu e não sabe, apenas vegeta com a ajuda de aparelhos. Seu fim é irreversível. Apesar da Gleisy.

    Responda
    1. EDUARDO BASTOS

      Se o problema se resolve sozinho, o que o PT tem a ver com os rumos da Venezuela mandando sua presidente para apoiar o ditador? Não é o partido que prega a /soberania/ das nações? Então... que sigam o que pregam. Mas a esquerda é ambivalente e usa exatamente dessa ilogicidade para se perpetuar. Adora um jogo de espelhos...

    2. HERMANN KLEINHEISTERKAMP

      Porque então não deixar Maduro cair por si só, de maduro? Porque intervir, se o problema se resolve sozinho