Ilustríssima > A técnica na sofisticada marcha da humanidade em direção ao precipício Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Luiz Alberto Brettas

    Texto excelente e provocador... Remete-me a pensar sobre um documentário que assisti, há mais de vinte anos, chamado "Human Tide", da Série "Nature of Things", da ABC... O documentário descreve como os humanos costumam povoar a Terra... Entendo que não foi a intenção do texto um sonho utópico de Terra perfeita e boa para todos, mas provoca-nos a pensar sobre o papel que cada um de nós tem, realmente, aqui, neste Universo...

    Responda
  2. José Cardoso

    O texto acerta em chamar a atenção para os perigos das barragens. Durante os anos 80, os barrageiros como eram chamados, argumentavam que nosso programa nuclear era desnecessário por conta de nosso potencial hidroelétrico. Hoje vemos a ingenuidade desse conceito. Barragens trazem efeitos ao meio ambientes mesmo quando não colapsam. Devemos voltar a construir usinas nucleares, cujos protocolos de segurança estão muito acima das barragens, e interferem muito menos no ambiente em torno.

    Responda
  3. NELSON PRADO ROCCHI

    O texto é bonito mas superficial. Há sem dúvida nele a busca do Paraíso Perdido. Os índios sofrem doenças sérias, fome, desamparo quando vivem isolados. Muitos praticam infanticídio quando há falta de alimentos. Consequência das vacinas e antibióticos temos hoje uma superpopulação. Teria sido melhor não ter vacinas e deixar as doenças controlarem nossa multiplicação? Varíola, peste bubônica, tuberculose, etc. E agora, o que fazer? Como alimentar a população mundial?

    Responda
  4. Nélson José Feroldi

    Há muito tempo já se vem falando dessa cruzada para o fim. Alguns pensadores já têm até mesmo dito que nosso destino não será outro senão esse traçado pela ganância e que, mais cedo ou mais tarde, todos teremos o mesmo fim. Lamentável, triste e horripilante, mas este é o preço que todos nós pagaremos; a menos que se busque outro planeta para iniciarmos outro processo de extermínio.

    Responda
  5. SABRINA Thibault

    Lindo texto, com informações preciosas e ótimas ilustrações. Só senti falta de um pouco mais de reflexão sobre as possíveis soluções. Obrigada e Força Sempre!

    Responda
  6. ANDRE BARRETO

    Nos perdemos diante de tanta superficialidade e nos esquecemos - ou tentamos esquecer - do fundamental que está diante de nós. Iremos nos destruir.

    Responda
  7. ALEMAR BRAGA RENA

    Mas que obra prima, Professor? Puríssima realidade! Será que alguém mais leu e meditou? Por que ninguém comenta, pelo menos para dizer? : Parabéns, Mestre!!! Gostam de comentar ideologias sujas políticas apenas, não é? Este texto engloba toda uma política do ameaçado ecossistema chamado Terra, pois não? Desastres não só a posteriori. Muitos ainda viverão para ver o inferno imanente aqui descrito. Que pena....!

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.