Educação > Escolas militares e colégios civis com mesmo perfil têm desempenho similar Voltar
Comente este texto
Leia Mais
E assim o desempenho entre escolas com diferentes paradigmas de ensino é medido pelo ENEM!! E ainda em um corte transversal!!! É ou não é para cair os butiás do bolso lendo uma matéria destas? Sem nenhuma ressalva metodológica e utilizando-se apenas um indicador de caráter duvidoso, pode-se chegar a conclusões falaciosas e não verdadeiras.
"... especialistas questionam se escola é lugar de polÃcia e se as regras e o clima colaboram para uma formação integral". Bem, escola não deveria ser lugar de polÃcia, mas em muitas regiões o crime simplesmente domina tudo, inclusive as escolas, o que torna necessária a presença da polÃcia. Sem dúvida, disciplina e respeito colaboram decisivamente com a formação de qualquer jovem. No contexto, o termo "clima" é malicioso: não é necessário apelar para criticar o (des)governo Bolsonaro.
E assim, mais uma vez, a esquerda mÃope e tosca confunde autoridade com autoritarismo. Disciplina, ordem, respeito e dedicação. Substantivos que foram trucidados repetidamente por revolucionários impúberes seguidores de Paulo Freire, hoje mostram que são eficazes e são muito mais valiosos do que as condições sócio-econômicas dos alunos. Estamos acordando e percebendo que a reflexão e o estudo requerem ambientes sérios, respeitosos e exigentes. Façam um corte longitudinal e verão as diferenças.
Perfeito, Eduardo. Até algum tempo atrás, os nossos "educadores" (ô terminho genérico...) achavam que combatiam a ditadura e preparavam o povo para a Revolução negando disciplina (= militarismo), ordem (= conformismo), respeito (= submissão) e dedicação (= caretice). O comunismo acabou, a revolução não aconteceu, o partido dos trabalhadores não realizou nada sustentável, acabando numa corrupção nunca vista no mundo etc, mas os "educadores" continuam no mesmo caminho, por inércia...
O artigo assume um visão limitada da finalidade da educação. Como definiu Martin Luther King Jr., a finalidade da "educação é conhecimento mais caráter". O ENEM mede a capacidade dos alunos de armazenar e regurgitar informação, nada mais do que isso. Na prática, o valor da educação deve ser medido em relação a contribuição que ela teve na melhoria da vida das pessoas e do ambiente nos quais ela convive. De todo modo, similar não é o mesmo que idêntico ainda mais fora do âmbito da estatÃstica.
Como se mede caráter? Tem um caratômetro? Se tiver, para BrasÃlia. A nota no ENEM é um instrumento objetivo de medida, que inclui também uma redação, caso não se lembre.
Meninos e meninas asseadas . OK ! "Cabeludos" era moda há 40, 45, 50 anos atrás . Eu pessoalmente também não sou muito favorável a brincos e piercings ( gosto pessoal não se discute) . Hino nacional : OK ; OSPB : urgentemente necessário nas escolas . Inglês , espanhol - primeira necessidade . Alemão, chinês , italiano - boa ideia . Faltou dizer : meninos de azul e meninas de cor de rosa .
Discordo. Não precisamos formar autômatos, e sim jovens conscientes, que saibam pensar, e tenham pra isso, um ensino mais rÃgido. Temos que seguir os exemplos que dão certo, não o contrário. Militares devem se ater as suas funções constitucionais. Prefiro polÃcias e Forças Armadas enxutas e altamente profissionais, formadas para o combate, assim como paÃses que tem hrande tradição militar. Deixe a educação para os especialistas.
Como as vagas disponÃveis não são preenchidas por todos os filhos de militares, as restantes são destinadas ao publico em geral por meio de processo seletivo. A seleção proporciona o ingresso de alunos mais capacitados que, por conseguinte, elevam em tese o nÃvel de desempenho em geral.
Matéria totalmente descolada da realidade...
São os esquerdistas batendo cabeças para desconstituir o que escancaradamente tem melhor nÃvel escolar e que de acréscimo forma o carater do aluno na cidadania produtiva, aquela que acrescenta, aquela que une a nação.
As escolas militares tem qualidades, não são as qualidades que querem espalhar. Em BrasÃlia há um projeto fake, a única diferença é colocar PMs dentro das escolas fazendo disciplina. Cantar hino em fila não vai fazer escola melhor, na verdade é um controle social em regiões muito pobres, a visão do pobre como inimigo social a ser controlado está por trás disso.
Análise correta,asescolas militares têm sim méritos, mas discordo que seja este o caminho para melhorarmos nossa educação. Na realidade, são escolas que tem um investimento bem maior por aluno, daà o desempenho acima da média. Meu filho fez ensino médio em colégio técnico da Unesp, que por receber mais investimentos também apresenta desempenho bem acima da média. Conclusão: não é a ordem unida a responsável por tal desempenho.
Análise correta,asescolas militares têm sim méritos, mas discordo que seja este o caminho para melhorarmos nossa educação. Na realidade, são escolas que tem um investimento bem maior por aluno, daà o desempenhoacima da média. Meu filho fez ensino médio em colégio técnico da Unesp, que por receber mais investimentos também rapresenta desempenho bem acima da média. Conclusão: não é a ordem unida a responsável por tal desempenho.
Disse o bem Sr HercÃlio,disciplina,respeito coisa que a maioria desses jovens não tem,e essas escolas militares vieram para ministrar,visto que os pais desses educandos não conseguem ou não tem tempo e interesse para orientar seus rebentos. ..Escoooola sentido!
O jornaleco esta apelando
O jornaleco, morto segundo o mito, está provocando verdadeira hecatombe nesse simulacro de governo. Imaginemos se vivo estivesse....
Educação não tem solução mágica. As escolas militares em sua maioria são melhores pq são seletivas, como acontece na etecs, sesi e particulares. Além disso, há infraestrutura e condições de trabalho.
Passo longe de admirar a cansativa e novelesca programação da Rede Globo. Contudo, quem assistiu o programa Fantástico de ontem deve estar se perguntando qual dos dois veÃculos de comunicação está mentindo. Tratando da mesma questão da reportagem, também com estatÃsticas e opiniões dos responsáveis e dos próprios alunos, ficou evidenciado o significativo aumento de rendimento após práticas de disciplina e alterações no corpo docente. Dá a impressão que a pesquisa da FSP é intencionalmente falsa.
Como eu falei lá em cima, basta um corte longitudinal acompanhando o desenvolvimento de cada aluno em um e outro ambiente para ver os benefÃcios, a longo prazo, da ordem, disciplina e repetição. A análise quantitativa é apenas um corte transversal em uma população com saliência em apenas em algumas variáveis observáveis (eu não confio na eficácia do ENEM para medir conhecimento).
Se fossemos acreditar em pesquisas da f o i a ,a Dilma ainda era presiden ta,o lula estava solto e o poste haddar Suvinil tinha ganho as eleições.
Mentirosa e desonesta. Até as faculdades americanas e europeias conhecem a excelência do sistema de colégios militares. Muito, muito superior à escola comum. A FSP , novamente, se perde nas mentiras.
De jeito nenhum, o ensino nas escolas européias não tem nada de militarismo. Inclusive passou recentemente um documentário do sistema educacional da Finlândia, repetidamente um dos melhores do mundo, e a liberdade (como é tÃpica dos escandinavos) é um elemento fundamental. O convencimento é muito mais eficiente que a repressão.
Mentirosa é desonesta. Até as faculdades americanas e europeias conhecem a excelência do sistema de colégios militares. Muito, muito superior à escola comum. A FSP , novamente, se perde nas mentiras.
Reportagem mentirosa. A diferença é imensa, por uma questão, disciplina e cultura. Na educação superior, por causa da disciplina e da cultura de cooperação, o ITA é a única universidade pública brasileira que produz educação de alto nÃvel e tecnologia de ponta, justificando os gasto públicos investidos pelos pagadores de impostos; nas demais, na grande maioria madrassas marxitas, a irrelevância.
Sem dúvida que o Ita é uma faculdade de elite, mas está longe de ser a única. Pra ficar aqui em SP, USP, Unicamp e Unesp tambem o são, inclusive estas vencendo mais de uma vez o ITA no Aerodesign, com o agravante de que estas universidade não terem engenharia aeronáutica.
Raciocinio tÃpico de quem usa antolhos. Não cita dados, não faz prova de nada, apenas concluà o que lhe serve de base como crença. Espera-se que não tenha sido formado no ITA para não ser o caso de prova viva em contrário daquilo que anuncia. Os simplificadores são sempre paradoxais.
Comentário feito sem reflexão. As universidades públicas civis: federais e estaduais - respondem pelas melhores colocações brasileiras nos rankings internacionais e nacionais devido ao seu excelente trabalho no ensino para a formação de excelentes profissionais, na pesquisa cientÃfica de ponta e na extensão que contribui com toda a sociedade - o ITA é excelente, mas é um instituto ligado à s engenharias. As universidades públicas civis estão presentes em todas as outras áreas do conhecimento!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Educação > Escolas militares e colégios civis com mesmo perfil têm desempenho similar Voltar
Comente este texto