Opinião > A emergência de Trump Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. EDUARDO BASTOS

    Ele foi eleito para isso, não foi? A democracia não é a vontade da maioria, como dizem alguns iluminados democratas quando querem sinalizar virtudes morais superiores? É óbvio que isso tudo pode desandar para tirania da maioria (como bem disse John Adams), mas certamente não é este o caso aqui, não é? Trump está certo em proteger suas fronteiras contra imigrantes ilegais que só trazem drogas, pobreza e insegurança. O custo da democracia é aceitar aquilo que não queremos.

    Responda
    1. EDUARDO BASTOS

      Me mostre onde está a posição da FSP em sua carta de princípios. Ela não deixa claro absolutamente nada disso. Editoriais podem ter posicionamentos do veículo, desde que sejam balanceados. Este aí é tudo, menos balanceado. A FSP esconde que tem por princípio o anti-trumpismo e se esconde em um pluralismo vago que não usa em seus editoriais. Este aí é pura agitprop.

    2. Giancarlo Fatobene

      Por favor, leia os editoriais anteriores que tocam a questao imigratoria.

    3. EDUARDO BASTOS

      Pois é. A FSP pode ter sua própria opinião. Aliás, acho que isso deve acontecer com qualquer veículo jornalístico. Mas de onde você tirou que a FSP é contra a política imigratória de Trump? E onde você lê, nos princípios da FSP, que ela é contra Trump? Eu não li nada disso em nenhuma declaração de princípios.

    4. Giancarlo Fatobene

      Esse é um editorial, ou seja, a opiniao do jornal. Nao eh para ser imparcial, pois eh uma opiniao como o nome implica. Eh claro que ha um viés acusatório sobre ele. A opiniao do jornal eh contra a politica imigratória do Trump. Vc pode nao concordar, porem eh essa posicao do board da FSP. Ha varios jornais pro-Trump. A ideia eh considerar as diferentes opinioes e vc ter a sua propria. Sem maniqueismos.

    5. EDUARDO BASTOS

      @Valter. Tem gente que lê o texto e só enxerga uma camada. Eu chamo de "leitores de cobertura". São rasos e dificilmente conseguem ir além da literalidade (ok, talvez algumas figuras de linguagem, mas só isso). A seleção e a amplificação de algumas matérias pela FSP não são apenas para relatar fatos e apresentar dados. Existe uma subliminaridade negativa e acusatória em cada texto escolhido ou editado a respeito do presidente americano. Saia da cobertura e mergulhe na substância.

    6. Valter Chapetta

      O sujeito leu o texto e não entendeu chongas do que está escrito. Meu Deus!

    7. EDUARDO BASTOS

      A democracia não é garantia de que escolheremos a verdade ou o correto. Ela apenas garante que teremos condições de retirar os tiranos ou os indesejáveis. A cada novo governo, uma nova esperança. Não necessariamente um governo melhor.

    8. Giancarlo Fatobene

      @Eduardo. Infelizmente, governos populistas têm sido o dia-a-dia nosso há décadas, independente de partido. Elegemos populistas pq sempre achamos q haverá um messias. Educação melhor e cidadania são os pilares de uma democracia sólida. Contudo, a exemplo dos EUA com as melhores universidades do mundo e fortes valores de liberdade individual, democracia não eh garantia contra populismo. Bom ou mau, eh ainda o sistema político que mais nos protege de tiranos, no senso pessoal da palavra.

    9. EDUARDO BASTOS

      @Giancarlo. Medidas populistas que não estão embasadas tecnicamente são a regra, não a exceção. Dilma, por exemplo, baixou os juros na 'canetada'. Lula enviou dinheiro para ditadores latino-americanos e africanos e ainda apoiou (em troca de favores nada republicanos) grandes empresários locais no setor empreiteiro e petrolífero. Ou seja, a democracia serve mais para tirar os piores do que para melhorar os melhores.

    10. Giancarlo Fatobene

      Ola, como bem vemos, no Brasil também temos pessoas que apoiam medidas populistas que carecem de embasamento técnico.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.