Hélio Schwartsman > PSL e PT, tudo a ver Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Comparação rasa. Parece que não viveu neste planeta nos últimos 50 anos.
Com todo respeito, mas não posso deixar de falar o que os números e outros fatos claramente expõem. Refiro-me a acentuada deterioração qualitativa da grande mÃdia falada e escrita. Foi-se o tempo das revistas semanais que, com raras exceções de colunistas, como o JRGuzzo, hoje todas elas são descartadas em menos de 5 minutos e não para os arquivos como antigamente. Continua
Continuação: ... Os jornais seguem o mesmo caminho e alguns canais youtubers e as TVs ficam desligadas. E, como consequências, as crÃticas a esses veÃculos aumentaram e as assinaturas, onde forem aplicadas, foram reduzidas pela metade, que, mesmo se somadas as digitais, o seu total é próximo daquele que se tinha em 2014.ÿ Decadência, ladeira abaixo !
Com todo respeito, mas não posso deixar de falar o que os números e outros fatos claramente expõem. Refiro-me a acentuada deterioração qualitativa da grande mÃdia falada e escrita. Foi-se o tempo das revistas semanais que, com raras exceções de colunistas, como o J R Guzzo, hoje todas elas vão para o lixo em menos de 5 minutos e não para os arquivos como antigamente.
o articulista parece o Pondé. Se mete a falar de tudo como se abaixo dele somente Deus.
caro moacyr, isso faz tempo, muito embora ele antes pairasse em céus limpos e desertos áridos da filosofia especulativa e da ciência cognitiva. pelo menos agora, a diferença é que ele desceu ao rez de chaussée da polÃtica - o que, convenhamos, é um avanço e tanto.
E os brasileiros acreditaram... E continuaram vivendo felizes para sempre.
E os brasileiros acreditaram... E continuaram vivendo felizes e horarios para sempre.
Hélio jura que o Bolsonarismo se resume ao PSL, "partido do presidente", na verdade um partido de aluguel e herdeiro de velhos vÃcios. Hélio é o pior dos doutrinados, o cohvarde, que, p/ manter aparências de sua superioridade moral e os benefÃcios sociais dela decorrentes, nega sua fé e declara uma crença inexistente, uma máscara ideológica. Um dia, se o marxismo vier a ser aceito moralmente, o articulista tirará a máscara de descerá do muro, algo que, obviamente, nossa geração não testemunhará.
poético, isso aÃ.
O colunista é exemplo ele mesmo do que descreve como dissonância cognitiva, que atribui a qualquer um que discorde de sua fé. Sofrendo a "maldita realidade" de ver desmoronar a lenda de superioridade moral do marxismo e a própria e a ascensão de Bolsonaro negando quase tudo que defendia, lhe restou subir em cima do muro, declarar voto nulo e tentar negar a sua ideologia e igualá-la à adversária, "os liberais-conservadores de Bolsonaro são todos fascistas, racistas, sexistas e anti democráticos".
Ou o colunista fugiu das aulas de História, ou possui a própria "dissonância cognitiva" que descreve com pouco traquejo as diferenças entre dois partidos tão diferentes. Talvez seja a sÃndrome daquele pássaro bicudo, envolvido no escândalo da Alston, degustador de merenda das crianças de escola pública, protegido de procuradores e juÃzes (até ontem rrrrss) que tanto pelejou para chegar ao poder e agora vive no ostracismo. Sua derrota em 2014 foi o estopim da crise que vivemos hoje.
Petistas e bolsonaristas. Populistas de esquerda e populistas de direita. Identificação que confunde e embota a razão. Uns não enfrentam a decadência e a deterioração no exercÃcio dos anos de poder, outros prometem uma nova forma de governar que tem tudo para ser fake, todos os dois negam a realidade sem a exigência de grandes operações mentais. /Claudia F.
Descrição muitÃssimo eloquente,e infelizmente temos que engolir tais partidos com ideologias de milicias
É engraçado ler os comentários e perceber como reforçam a tese do artigo ao tentar refutá-la.
O que o articulista faz é uma generalização. Uma leitura mais atenta acerca da trajetória do PT poderá revelar que o mote do partido sempre foi estabelecer uma agenda de governo focada nos trabalhadores. Nos diversos documentos produzidos pelo PT não há nada que aponte para discursos e até movimentos sistemáticos próximo a tal "revolução moral". Mesmo assim, é preciso reconhecer o mérito do autor ao identificar esquemas mentais como instrumento polÃtico de todos os partidos.
Colocar PT e PSL no mesmo patamar vale pra galera comodista que joga a polÃtica na vala comum. No impeachment da Dilma você e o Bolsonaro foram a favor. Então eu poderia fazer o mesmo texto pra dizer que vocês são iguais, com Ulstra e tudo. Sócrates chamaria isso de cinismo.
Helio, me desculpe mas são partidos completamente diferentes. É somente pensar nos legisladores que o PT colocou ao serviço do pais durante os anos que esteve no poder, alguns dos quais frente a situações que não aceitaram saÃram do partido mas continuaram lutando pelo bem comum. Partido que sim fez revolução em aspetos sociais muito inclusivos e outro cuja "revolução" e assustar com a insegurança e não apresentar nenhum plano de governo fora as lenga-lengas sem conteúdo que falam.
Comparar o PT, com todos os seu defeitos, com uma legenda de aluguel é desconhecer a história.
A ética não se apega a valores financeiros. Os valores aos quais se apegam são atitudinais. Quem rouba 10 reais, roubara 100 bilhões quando surgir a oportunidade.
Parabéns ao colunista que com maestria e intelectualidade comparou o PT dos R$716 bilhões (até agora e investigando...), de desviados dos cofres público e 250 anos de atraso pelas mazelas de 13 anos de desgoverno com 50 dias de governo do PSL. É assombroso sua visão. Tô com inveja de tanta sabedoria.
Dissonância cognitiva, o comentário é um exemplo prático.
ops, amarildo. não havia lido com atenção. desculpa aÃ.
assombroso ou assombrado? pergunta sincera, pq., no primeiro caso, vc. é um caso de narcisimo explÃcito, no segundo não.
Essa coluna merece um adendo com as artes de Paulo Preto e do impoluto AluÃsio Nunes. Se não der na versão on line, aguardamos a versão impressa de amanhã. Aliás, melhor deixar pra amanhã pois até lá Gilmar Mendes já vai ter agido.
Aguardando aquela coluna impiedosa com o PSDB que nunca apareceu.
Dizem que foi o lulo petismo que deu origem ao bolsonarismo. Na verdade o lulismo foi lambuzação com o “pudê”. SaÃmos de uma ideologia de esquerda de fancaria, na verdade um medÃocre e incompetente caudilhismo latino. Para cair em outra que quer transformar o Brasil em uma republica teocrática. Muito tupiniquim. O “bate-bate” cabecinhas! Vejam. “O século 20 é um cemitério de experiências”. Delfim Netto. Continua no XXI.
Análises primárias tem consolidado o mito de que o PT e o lulismo são movimentos de esquerda. Do ponto de vista geográfico na comparação com o conservadorismo de direita, sim. Contudo, o PT chegou ao poder através de eleições direitas no escopo da democracia burguesa. Não houve nem de longe revolução, como incautos ou mal intencionados esperavam ou temiam. Mal chegou a ensaiar os passos para uma social-democracia.
“(...) Vale fingir que não viu torcer as definições, buscar argumentos fajutos(...)” Isso. Um ditado indiano diz que cobra não sendo venenosa deve fingir que é venenosa.
Agora temos as comunidades pentencostais de base. Malafaia e Feliciano substituem Leonardo Boff e frei Beto. Saem as máfias ligadas aos sindicatos, entram as ligadas à s polÃcias.
(III the end) .... E mudou a "maldita realidade". Não é tão simples assim, precisa-se ter coragem! Menos PT e Lula e PSL. O texto do Hélio fala sobre nossas contradições. [Novelinha bÃblica. Vai que um bispo lê e chama para uma continuação.... ou até imita o gesto do cobrador de impostos... ]
Para mim, seu artigo tenta ‘demonizarÂ’ a polÃtica partidária já contando com a certeza de que quem lhe segue não acompanha e também não gosta da nossa história polÃtica! Fica muito pratico permanecer em uma zona de conforto!
(II) ... Ouvira as palavras de um Mestre que lhe cunhou como uma "dissonância cognitiva". Seu cérebro, coração e mente não conseguiram mais apaziguar seu sofrimento agora transformado em angústia. Tomou coragem e deu meia volta em sua trajetória (metanoia) questionável. Não sei se abriram sindicância contra ele (talvez não fosse interessante) mas ele saiu na frente: devolveu tudo que adquiriu ou cobrou do alheio quatro vezes mais, com juros, taxa Selic atualizada, IOF e o escambau. ...
(I) Um baixinho enfezado, mal educado e odiado. Talvez o careca, feio e barrigudo lhe completasse. Era fiscal da receita romana em tempos idos na Palestina. Não usava formulário mas cobrança simplificada: quantia do imposto dobrado sendo metade pra Roma, metade pra mim. Todos sabiam da origem da sua riqueza. Uns até o invejavam. Zaqueu era religioso também mas não deixava de levar comida às suas incoerências trancafiadas com ferrolhos em algum calabouço da sua mente (ou coração?). ...
Argumento irretocável. Quase no mesmo nÃvel estão os comentários dos neo-Bolzos corroborando a hipótese do colunista.
A República está ao léu. Além de prometerem “mudar tudo isso aÔ, os Bolsonaros - no plural, tratam o paÃs e suas instituições como uma organização de fundo de quintal. Muita água vai rolar...
O crime somente mudou de sigla, porém agora são mais aceitos pq são de direita
O Anti-petismo que assolou a sociedade brasileira e foi insistentemente utilizada no golpe de 2015, na prisão do Lula e na Campanha de 2018, se transformou em doença polÃtica de grande letalidade letal. Esquecem, por exemplo que o Governo Lula foi mais competentemente liberal do que o bolsonarismo incompetentemente tenta esboçar. O PSL, com quadros tão precários parece não ter condições de imitar o PT. A importante diferença é que Lula fez programas de proteção social sem estado mÃnimo.
PT tem uma história!.. PSL tem o quê? É feito de quê? Os cabeças são o quê? Me poupe Sr. Hélio!
Tem milÃcia também.
O PSL tem laranjais!
Pt e PSL farinha do mesmo saco . Ambos prometeram mudanças , acabar com privilégios e inovar em gestar governos ! Dialogar com petralhas ou com metralhas é tarefa impossÃvel ! Só falta ao PSL , agora sofrer imphchament pelo conselho dos quinze generais e o vice assumir !
O impeachment seria do presidente, não do partido. E talvez não fosse nada mal, já é quase consenso na midia de que o general Mourão tem uma noção bem melhor do papel que um presidente precisa desempenhar.
O colunista tem razão. A polÃtica brasileira tem um problema de sistema. Não é questão de partidos honestos ou não. É um sistema "doente" que precisa ser corrigido através de uma reforma polÃtica seria e profunda. Até quando isso não acontecer, pouco ou nada mudará. E faz sorrir quem faz distinções entre partidos (e polÃticos) que "roubaram pouco" e outros que "roubaram muito". Se os primeiros tivessem tido nas mãos o enorme poder dos segundos, talvez teriam roubado ainda mais ..... !
Caro Paolo, o senhor leu a coluna ou está apenas comentando outros comentários? E é a justiça que diferencia quem rouba pouco de quem rouba muito, tanto que aplica penas mais leves no primeiro caso. Também diferencia o roubo pela motivação que o causou. Uma coisa é roubar para enriquecer, outra é roubar porque sem roubar ninguém disputa uma eleição com chances...
acho que o artigo acerta no atacado, mas falha no varejo: o perfil cognitivo da maior parte dos comentários aqui vindica o acerto, mas ainda faltam as distinções e diferenciações - às quais o colunista, versado em filosofia que é, não poderia jamais esquecer (como aquela que o velho tomas de aquino recomendava, "concede parum, nega frequenter, distingue semper".
O nÃvel de mentiras e fraude do PT a partir do próprio nome do partido,que não se dignou a mudar para PB ou PE,não permite comparação com nenhum outro,menos ainda com um partido recém instaladao no poder.O PT nada fez pelos trabalhadores,nada pela reforma agrária,nada pela justiça tributária e legou-nos um paÃs repleto de corrupção e epidemias letais por falta de Saneamento Básico para o povo pobre com o qual dizia governar.Isto o faz incomparável com qualquer coisa minimamente verdadeira.Deus!
Caro Nelson, respondo aqui o seu comentário abaixo. Não me parece difÃcil entender o que eu disse: você basicamente diz que o PT mente sobre tudo. Algumas coisas de uma generalidade sem sentido, tipo não fez nada pelos trabalhadores,,, porque? Foi um perÃodo de aumento constante do salario mÃnimo, p.e. Outras não me lembro de o PT reivindicar ter feito como justiça tributária. E eu estou convicto que a corrupção não é legado do PT (seu combate talvez). Discorde, por favor, mas diga porque.
Tente um argumento um pouco melhor. Ficar repetindo "você é mentiroso" permite te respondam "você é que é" com igual autoridade. E se me permite um conselho, deixe Deus fora dessa conversa, soa presunçoso falar como se fosse interprete da divindade.
Concordo totalmente com o colunista. Na polÃtica brasileira tem uma crise de sistema. Não é questão de PT, PSL, MDB, PSDB, ....... é o sistema polÃtico que está doente e que alimenta esse mecanismo perverso de corrupção. Até quando isso não for corrigido com uma reforma polÃtica séria e profunda, nada ou pouco mudará. E fazem sorrir aqueles que falam "..... o PT roubou muito enquanto o PSL pouco......". Se o PSL tivesse tido nas mãos o poder do PT, possivelmente teria roubado ainda mais !
O argumento da coluna é tosco, e seu uso com frequente denuncia nossa indigência (e má fé) intelectual. Quando o PT dizia que todos os partidos usavam de caixa 2 (ha mais de 10 anos), não protestava inocência, argumentava que essa prática deveria ser diferenciada da corrupção. O Congresso até tentou tratar do assunto, mas nosso establishment (que é partidarizado) não podia perder essa chance para derrotar Lula e o PT. Não foi suficiente, tiveram de criar a justiça da delação etc etc...
Prezado Alberto após um esforço de interpretação prescinto que sua contestestação ao meu texto não guarda com ele nenhuma relação dialética.Por outro lado, a forma de encerrar-los não fere nenhuma norma desta site-criado para troca de ideias e não de agressões pessoais-como de resto de nenhum outro igualmente civilizado.Um abraço fraterno!
A superficialidade du argumento é assustadora. O uso da velha e generalizada defesa de "outros também fazem o mesmo" não pode ser apontada para comparar partidos absolutamente diferentes: o pt foi construido históricamente a partir e na defesa de movimentos sindicais e sociais, com objetivos de igualdade e com um horizonte de transformação polÃtica e social radical. O Psl é um partido das milÃcias, pronto. Tudo a ver???
O PT cresceu muito ao longo do tempo ficou 13 anos no poder junto com muitos outros partidos ocupando cargos importantes então ficou difÃcil controlar todos, agora o PSL embora não seja novo ate ano passado ninguém sabia que existia, nunca fez nada pelo PaÃs e já começou metendo a mão no dinheiro do povo, então não dá pra comparar.
Precisa dar um desconto. O articulista é fraquinho... em coluna anterior dizia que o problema da relação de Bolsonaro com filhos é de origem biológica. Aprendemos mais sobre a espécie humana assistindo Star Trek.
Bolsominions são petistas com sinal trocado.
Não se misturam nunca. Parabéns ao colunista que com maestria e intelectualidade comparou o PT dos R$716 bilhões (até agora e investigando...), de desviados dos cofres público e 250 anos de atraso pelas mazelas de 13 anos de desgoverno com 50 dias de governo do PSL. É assombroso sua visão. Tô com inveja de tanta sabedoria.
Gostei rsrs
O nÃvel de mentiras e o quanto o PT prejudicou o povo e a nação com elas,ainda está longe de permtir qualquer comparação entre os dois.Basta que se diga que o PT mentiu e continua a mentir com o próprio nome do partido,que depois de tudo que foi descoberto,e nada ter feito pelos trabalhadores,não passaou a chamar-se PB ou PE,Partido dos Banqueiros ou dos Empreiteiras.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!
Perfeito artigo!!! Bandeira a favor da ética, contra corrupção, repudiamos a "velha polÃtica", vamos fazer uma "nova polÃtica". A unica diferença é que há 15 anos eles conseguiam esconder do público mais facilmente.
als das kind kind war, ging es mit hängenden armen, wollte der bach sei ein fluß, der fluß sei ein strom, und diese pfütze das meer.
Não duvido, e acredito que a grande maioria do eleitor do Bolsonaro também acredita que o partido pelo o qual o Presidente teve que filiar se, seja muito igual aos demais partidos que estão aÃ. Agora o que todo eleitor do presidente sabia, e também acreditava era que o diferencial nessa eleição era o presidente.
Nestor, esqueceu de incluir militar bund*-suja, terrorista da extrema direira, parlamentar preguiçoso e abaixo de medÃocre. Quantos neurônios funcionando tem, quem acreditava que seria um estadista?
Vc tem razão, o Bozo faz a diferença: raso, caver/nÃcola, incompeten/te, extremista... nunca vai conseguir administrar o bando de milicianos, patetas e fas/cistas que integram seu governo.
Hélio tem um amor pelo PT incrÃvel...toda sua carreira na Folha foi para isso...não há uma só reportagem que o mesmo não coloque alguém do PT... Helinho...seu chefe já faleceu...fale do Doria, do PSDB, do FHC, do Serra! Seja leal com o Jornalismo...você pode ainda mostrar que é um profissional mediano... Não defendo o PT...mas creio que isso seu tem algo doentio...algum petista que não correspondeu com seu amor te abandonou?
...PSDB, (P)MDB etc. não têm a ver com a “revolução laranja” não?
Mas o partido que apóia o PSL é o PSDB, inclusive Dória vive aparecendo ao lado do presidente. Nas votações do Congresso, o PSDB será apoio e o PT oposição. Aà vai ficar difÃcil não ligar os tucanos ao PSL. Assim como os tucanos foram base de apoio ao governo Temer. Desonestidade intelectual do jornalista ao deixar de lado corruptos por causa de seu coração tucano. De falcatruas então, os tucanos só não estão presos porque...deixa para lá..
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > PSL e PT, tudo a ver Voltar
Comente este texto