-
Luiz Cláudio Lopes Rodrigues
Texto lúcido, necessário!
-
MARCOS CAVALCANTE UCHOA
Divórcio, homossexualidade, pedofilia, aborto: as crianças são o alvo. Massacraram-nas no Egito, mas nada pôde impedir o libertador, Moisés. Herodes tbm matou as crianças, mas nada segurou o libertador, Jesus. Agora, tentam fazer o mesmo, mas nada impedirá o retorno do rei.
-
LUIZ FERNANDO SCHMIDT
!?!?!?
-
-
moacyr da Silva
Excelente texto. Excelente tapa de pelica nos parlamentares homofóbicos´´ e fanáticos religiosos que não querem assumir a verdadeira justiça contra os crimes ,contra as vidas humanas LGBT para não desagradarem seus eleitores! Fica o recado para a Suprema Corte muito mais lúcida para fazer prevalecer a Constituição!!
-
Francisco Nascimento
Estes religiosos radicais desta igreja medieval, perante as novas gerações mais aculturadas, devido a tecnologia e a globalização, assumem posturas ridículas ao perceberem sem sustentação, suas teses arcaicas e desnutridas do processo evolutivo humano. Estas igrejas estão fechando as portas na Europa, Estados Unidos e Canadá. O progresso de Deus é inexorável, quem não acompanha-lo será arrastado pelo tempo.
-
Sandro Carvalho
Se a mais alta corte de justiça desse país não pode legislar quando o congresso se revela clara e injustificadamente omisso, por que as igrejas evangélicas poderiam fazê-lo? Ora, os fundamentalistas que se opõe a que a Suprema Corte faça o que o congresso não faz, não querem, eles próprios, usurpando um papel que não lhes cabe, legislar através da Bíblia? A Suprema Corte tem nesse momento a chance que talvez se revele única, nesse governo, de ficar ao lado da Constituição e contra a teocracia.
-
Sandro Carvalho
Os que temem uma lei que puna a homofobia o fazem por quê? Temem o enquadramento? Quando no Brasil foi aprovada uma lei punindo o racismo, essas pessoas posicionaram contrariamente à lei?
-
Mariana Albuquerque
Sim, elas foram. Estavam erradas na época também.
-
-
Ricardo Villas
O Congresso é que cria leis. Há leis que tratam de crimes praticados contra a pessoa humana. Por acaso os gays não se consideram humanos?? Os gays não devem possuir legislação específica como se fossem uma casta privilegiada da sociedade brasileira. O STF deve cumprir seu preceito constitucional e ficar quietinho.
-
Francisco Nascimento
Essa tal bancada evangélica se equipara em grau, gênero e número aos antigos fariseus. Eles eram homofóbicos, moralistas de fachada, politicos, preconceituosos e machistas. Achavam que eram o dono da verdade da moral e dos bons costumes da vontade de Deus. Jesus o maior enviado do altissimo a terra os denominou de hipocritas e sepulcros caiados, banindo suas convenções ja naquele tempo arcaicas, com o projeto divino atualizado da boa nova, promovendo o amor e o respeito a todos, sem distinção
-
MARCOS CAVALCANTE UCHOA
Na cadeira de Moisés, se assentaram os escribas e os fariseus. Fazei e Guardai, pois, tudo quanto eles vos disserem, porém não os imiteis nas suas obras; porque dizem e não fazem. MT 23.2-3. A hipocrisia não anula a verdade.
-
-
Romero Lima
Caro Favio: complementando o comentário meu abaixo, no meu caso , o preconceito é duplo porque além de gay sou maduro!
-
NELSON PRADO ROCCHI
O Congresso é muito omisso. Ainda não criminalizou a gordofobia, a velhafobia, a baixinhofobia, a pobrefobia, a heterofobia, a petefobia, a Lulafobia. a Bolsonarofobia, a STFfobia, a Morofobia, a LavaJatofobia, a ignoranciafobia, a megatériofobia, a lorpafobia, a trabalhofobia, etc
-
NELSON PRADO ROCCHI
O politicamente correto é uma ética totalitária que não funciona. Quanto mais se reprime mais o subterrâneo reprimido aparece de forma violenta.
-
NELSON PRADO ROCCHI
Seu Sandro, outro homossexual estava em caça as 1:00h da manhã em uma área conhecida de garotos de programa. Viu um lindo numa esquina e parou. Foi assaltado, espancado e por sorte não assassinado. Outro conhecido meu, estava dando um rolê num parque de travestis e foi assaltado por travestis com porretes. Como ele é forte, na briga feriu uns travestis e conseguiu fugir. A vida não é necessariamente bela.
-
NELSON PRADO ROCCHI
Seu Sandro, você sabe que a maioria esmagadora dos homofóbicos são homossexuais enrustidos, isto é tem impulsos eróticos homossexuais e um Superego totalmente contrário a esses impulsos. Portanto, têm módulos de self em conflito [ um módulo pró e um módulo contra a atividade homoerótica. Muitos são religiosos. Um heterossexual bem resolvido não se incomoda em nada com os homossexuais. Reprimir esses enrustidos os fará mais perigosos.
-
NELSON PRADO ROCCHI
Seu Sandro, conheci um homem de uns 40 anos grande conhecedor de música erudita, homossexual que era bastante promíscuo na escolha de seus parceiros. Direito dele. Costumava caçar garotos de programa em certas praças públicas. Foi encontrado em seu apartamento morto com 17 facadas e estrangulado com uma corda. Sabia dos riscos. Acho válido. O mesmo para a empresária de 55 anos que foi espancada por 4 horas por um desconhecido no apartamento dela.
-
NELSON PRADO ROCCHI
Seu Sandro, conheço um senhor de uns 50 anos, culto, agradável, inteligente, professor universitário que tem roteiros eróticos exclusivamente homossexuais e que nos roteiros gosta muito de assumir a posição masoquista. Tendo caçado um garoto de programa ele sugeriu ser submetido a enforcamento por um cinto. O garoto na transa se entusiasmou e o homem quase foi morto por estrangulamento. Ele me contou. Acho válido. Seria homofóbico?
-
NELSON PRADO ROCCHI
Seu Sandro, conheci um homem que tinha um roteiro erótico bizarro que era só conseguir ereção se uma mulher defecasse na cara ou no torax dele. Pagando bem ele conseguia que algumas mulheres topassem gratificar esse roteiro erótico dele. Claro que era discriminado. No meu ver embora seja um roteiro raro eu acho que é um roteiro tão válido como os roteiros conservadores homossexuais e heterossexuais e obviamente não é crime.
-
NELSON PRADO ROCCHI
Seu Sandro. Quer gostemos ou não as minorias sexuais tendem a ser discriminadas . O ser humano é grupal e até diferenças "raciais" geral discriminação. Como coloquei, em um mundo ideal isso não deveria ocorrer. Você sabe como são criados os roteiros eróticos? Creio que todos são válidos mas as sociedades variam na aceitação, como incesto consensual , pedofilia, zoofilia, necrofilia. Mas, creio que posar de vítima somente incentiva os perseguidores.
-
NELSON PRADO ROCCHI
Seu Sandro, isso é pura paranoia tua. Não sou defensor da família, seja ela estendida ou nuclear. Mais: creio que nos tempos atuais mundiais a familia nuclear está em decadência e logo será coisa do passado. E acho muito bom isso porque não prezo a transmissão de valores pela família, nem pela religião e nem pelo Estado. Sou ateu. Acho a infidelidade sexual o normal e a monogamia anormal. E vejo as escolhas eróticas consensuais como direitos.
-
Sandro Carvalho
Nelson Prado, você é um teórico da conspiração, um desses que vê a família atacada por gays como se os gays não fossemos parte da família e da sociedade como um todo. Seu discursinho moralista, puritano e farisaico não engana senão quem quer ser enganado.
-
NELSON PRADO ROCCHI
Seu Sandro, você sabe o que são roteiros eróticos? Alguns roteiros eróticos são aceitos numa determinada sociedade e outros não. Nossa sociedade está se tornando uma sociedade que prioriza o indivíduo e diminui o poder da família, religião e Estado. Priorizando o indíviduo aceita que com consentimento mutuo pessoas compartilhem roteiros eróticos, tais como os diversos que ocorrem com heterossexuais e homossexuais. Concordo. Nada contra relações homossexuais.
-
Sandro Carvalho
Obrigado, Moacyr da Silva.
-
MARCOS CAVALCANTE UCHOA
Parabéns pelo raciocínio.
-
moacyr da Silva
Parabéns Sandro pelos seus argumentos ,autenticidade e coragem em expressar o que sente e os mais ignorantes precisam ouvir! quem sabe um dia eles se tornarão mais humanos e menos preconceituosos
-
NELSON PRADO ROCCHI
Já vi pessoas sofrendo bullying por serem gordos, baixinhos, velhas, feias, deformados, com problemas cerebrais e mentais. E já vi pessoas sofrendo bullying por serem homossexuais com trejeitos e travestis . E vi bullying contra pretos, japoneses, árabes, nordestinos. E até com loiras. Então deve-se criminalizar tudo ou assumir que todos são iguais perante a Lei. Esse treco de vitimação não leva a nada. Até incentiva mais preconceito. No meu ver nossos buracos são livres para os donos deles.
-
Sergio Ricardo
Desde minha infância sofri discriminação pela minha religião, e ainda hj sou discriminado. acho uma vergonha um grupo religioso ou não querer se vitimar e usufruir de uma ferramenta jurídica que na prática dará uma ferramenta geral que permitirá a militantes maliciosos de seu grupo, se sobrepor sobre os demais e fazer mau uso da lei, como arma, não de defesa mais de ataque.
-
Sandro Carvalho
É mesmo? E quantas dessas pessoas o senhor já viu sofrerem crimes de ó dio como sofrem os gays? Qual seu problema contra uma lei que puna a homofobia? O senhor a teme? Se ao invés de uma lei contra a homofobia estivesse sendo votada hoje no STF da lei contra o ra cismo, o senhor se posicionaria contrariamente alegando os mesmos motivos?
-
Sandro Carvalho
É mesmo, seo Nelson? Mas, diga-me, quantas pessoas o senhor já viu sofrendo crime de ódio pelo simples fato de serem obesas, idosas, baixas, pobres, etc? Por que lhe incomoda uma lei que puna a homofobia? O senhor teme essa lei? Acha que será enquadrado por ela? Quando o raci.smo foi tornado crime no Brasil, o senhor se posicionou contrariamente alegando os mesmos motivos que alega contra uma lei que puna a homofobia?
-
-
Antonio José da Costa Lima Costa Lima
Essa turma exige dos outros aquilo que não usa nas suas praticas, o respeito. O Congresso é a casa do povo, é lá que a maioria decide democraticamente aquilo que é do interesse da sociedade. Tenha um pouco mais de respeito.
-
Sandro Carvalho
Se algum gay não lhe respeitou, fale por si mesmo e não generalize, pois a imensa maioria dos homossexuais são pessoas boas, honestas e trabalhadoras. Eu mesmo sou gay e a todos respeito. Ademais, como disse Clement Attlee, A democracia não é apenas a lei da maioria, é a lei da maioria respeitando o direito das minorias.
-
-
Romero Lima
Caro Flávio : a intensão foi outra ;não foi a de ofender os gays até porque sou gay e sinto na pele o preconceito .A intenção foi ressaltar o cinismo de alguns ou de muitos que são gays e votaram contra.
-
Rogerio Barletta de Campos
Perto da minha casa um entregador de pizza matou um homossexual a facadas dentro da casa dele. Como provar que foi homofóbico? Isso não interessa, quem mata merece apodrecer na cadeia pelo resto da vida, sem benefício algum, e ponto final.
-
CARLOS FREDERICO C MOURA SE
Artigo irretocável ! Assino embaixo !
-
Guilherme F
Uau, excelente artigo!
-
Victor Serrano Pereira
Excelente artigo, parabéns! Ódio não gera qualquer benefício para a sociedade, apenas conforta os dogmas e interesses particulares de certas pessoas e ideologias. Estamos em 2018, não dá mais para tolerar esse tipo de ódio e frear o avanço dos direitos humanos e civilizatórios. Não há resposta racional para não criminalizar a homofobia, apenas o ódio, que, fosse interpretada corretamente, a bíblia repudia, o amor de deus deveria ser para todos, mas esqueceram esta lição, infelizmente.
-
Marcelo Santos
Que a homofobia deve ser tipificada, não tenho dúvidas. Já passou da hora. Por outro lado, o senhor colunista erra ao menosprezar a fé alheia. O senhor deve ser inteligente o bastante para saber que a fé também não é opção, assim como a sexualidade; ela já vem do nascimento. Enquanto ficarmos digladiando entre homofóbicos e religiofóbicos, esse nosso país não vai crescer.
-
Sandro Carvalho
O colunista não despreza a fé alheia, Marcelo, mas a fé que é instrumentalizada para opôr resistência - e o que é pior, no congresso nacional - aos direitos civis e constitucionais da minoria homoafetiva. E conquanto a orientação sexual não decorra de livre escolha ou opção, a fé, todavia, decorre de escolha e é opcional. O indivíduo não escolhe orientação sexual, mas escolhe religião; a religião é constructo cultural, a orientação sexual não é.
-
MARCOS CAVALCANTE UCHOA
Criticar o Estado Islâmico? Todo mundo tem direito, mas quero ver ter coragem. Falar da Bíblia e dos evangélicos é moleza, pois somos a religião da paz. Não fazemos nada. Eu quero ver militante fazer o mesmo com os mulçumanos. Quero ver falar do livro deles como o fazem com o nosso.
-
MARCOS CAVALCANTE UCHOA
Que visão interessante. Parabéns.
-
Marcelo Santos
Guilherme, tens certeza? Quando simplesmente escreve 'glória à Deus', em tom de pouco caso, ele atinge fortemente a fé alheia. Quando também faz pouco caso das escrituras, ao mencionar 'sabe-se lá quando', também demonstra desprezo a todos que tem fé. Tome muito cuidado para você não ser mais um fundamentalista travestido de progressista. Ademais, O Estado Islâmico é política, assim como a bancada evangélica; política usurpadora da fé alheia, como forma de dominação. Leia Weber. Não é fé.
-
Guilherme F
Ele em momento algum falou sobre pessoas religiosas, e sim sobre os fundamentalistas que formam, na maior cara-de-pau, uma "banda evangélica", que tem como principal bandeira a manutenção da homofobia. Ou vc também acha que não podemos criticar o Estado Islâmico porque seria desrespeitar sua fé?
-
-
Carla Lins
A justiça nunca pode direito a mente das pessoas. Cada um pensa de acordo com suas crenças. Respeito é obrigação de todos e para todos. O problema está por exemplo : o caso do dono da confeitaria que não quis fazer o bolo para o casamento do casal homo , por exemplo . O dono da confeitara a meu ver não está errado, o confeiteiro tem a crença dele e seu modo de pensar. Se a pessoa é homo como hétero tenha suavidade feliz, seus direitos mas sem Nunca invadir o direito de crer de cada um.
-
MARCOS CAVALCANTE UCHOA
Carla, ótimo pensamento. Perfeito. A homossexualidade não pode ser comparada ao racismo, pois todos os seres humanos são iguais idenpendentemente da cor da pele, mas um homem nunca será uma mulher e vice-versa.
-
GUSTAVO MANZOTTI SIMOES
Boa Carla! Pelo seu raciocínio o dono da padaria também teria direito de não atender negros baseado em alguma outra crença preconceituosa e retrógrada. Aliás o próprio cristianismo já legitimou e tentou proteger esse tipo de conduta. Mas tá tudo bem se for em nome de deus! Vocês preconceituosos sempre acharam meios de justificar o seu ódio e travesti-lo de crença.
-
-
José Cardoso
Na verdade toda essa legislação específica deveria ser abolida. Matar alguém já é crime desde que o código civil foi promulgado no início do século XX. O que precisa mudar (mas já mudou bastante desde os tempos do doca street) é a cabeça dos jurados, policiais e juízes. As leis já existem.
-
Mauro Azana
Ofender física ou moralmente quem quer que seja (homossexual ou não) já é crime previsto em lei. O que o STF vai julgar é se a Justiça tem poder sobre a mente das pessoas.
-
elias silva
Congresso formado por cuidadores de c...alheio...o que esperariam...estão com as mãos todas sujas de sangue....
-
Clobson Fernandes
A questão política e técnica é: o STF não pode substituir o Legislativo. E agora, caso o faça, não será apenas de modo reflexo, mas direto. Vamos alugar o Brasil, pois não sabemos como funciona mesmo.
-
Clobson Fernandes
Pois é! As paixões cegam o raciocínio. A finalidade da ADO não abrange "obrigar" a sociedade", por meio do parlamento que ela própria escolheu, a criar norma penal. A questão não é de forma, mas de mérito (político). Falta justamente o essencial: diálogo, política de verdade.
-
Diego Soares Cruz
Técnica? como assim? Meu caro, é previsão constitucional a Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão. ADO é a ação pertinente para tornar efetiva norma constitucional em razão de omissão de qualquer dos Poderes ou de órgão administrativo. Para de falar coisas sem nexo e se é de seu interesse, estude direito constitucional.
-
-
Romero Lima
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
-
Flavio Colker
A sua pergunta me ofende. Ofende a dignidade de todos os seres humanos.
-
-
Carolina Miranda
Perfeito
-
RICARDO MOREIRA DE LIMA
Se fosse somente nisso que o congresso é omisso!! Sinceramente o STF já está intrometendo de mais nos outros poderes basta!! O legislativo tem que fazer leis o mais correto seria pressionar o congresso. Pelo voto do decano acho que o STF vai lavar as mãos que é o correto nada contra os gays,mas isso o certo cada um no seu quadrado.
-
Nelson Shishito
E que é contra o PT e assassinado misteriosamente !
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.