Demétrio Magnoli > Círculo militar Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Outro excelente texto, Demétrio vale a assinatura.
Será quase impossÃvel o governo de Bolsonaro tornar-se pior do que a "a grande mentira",termo que irá expressar em um futuro breve o que consubstanciou os governos do PT.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!
Quase, disse-o bem. Aliás, isso é certo: o governo de Bolsonaro será conhecido como "a maior mentira".
Excelente análise da triste realidade de um pseudo governo
O brilhante articulista que a este subscreve, vem paulatinamente perdendo seu brilho edificado por anos de trabalho profÃcuo,a serviço de um jornalismo outrora independente.Desde a assunção de Bolsonaro ao poder vem abandonando seu espÃrito crÃtico para só falar em desfavor do governo.Está na hora de mostrar a seus patrões,que sabe que o povo brasileiro nutre por Bolsonaro um sentimento de gratidão por ter ele impedido a volta do PT,difÃcil de ser desfeito.Deus nos ilumine a todos!
E o abraço aos agnósticos e ateus?
Nelson Vidal, as crÃticas a este governo não são nada gratuitas nem inventadas e muito menos fake News! A imprensa está simplesmente cumprindo seu papel de investigar e denunciar, sem o que estarÃamos perdidos! Os casos do Laranjal do PSL, com 3 ministros envolvidos, do Queiros, o envolvimento da famÃlia com as milÃcias do RJ, o descaso total com o meio ambiente para favorecer empresas, o aumento no uso de agrotóxicos, o estÃmulo à violência na sociedade, são méritos exclusivos deste governo!
Intervenção Militar não se sabe. Mas o que há de militar no alto escalão é incontestável. E as paranoias de um lado e de outro são assustadoras. E ainda há os três filhos? E do Mourão. ah este foi por mérito??? Guedes é o suprassumo da economia. Fala muito, mas só corta na loucura. E os pobres é que estão levando..... até agora.
Será que o Demétrio ficou perto de sarsa ardente, tal como Moisés, ao escrever este artigo? Sarsa ardente contém DMT...
Não creio bem em intervenção militar. Os oficiais superiores agora estão percebendo o"saco de gato" em que se meteram, pensando que o homem era equilibrado, conforme seu discurso. Agora, o que pode ocorrer é Bolsonaro ser "aconselhado" a renunciar e Mourão assumir com um discurso de união a fim de "rearrumar a casa que os "garotos Bolsonarianos" bagunçaram, acredito que sem golpe.
All I've got to say is kkkkkkkkkkkkkk Que i.d.iot.a!
Senhor Colombo. Por favor, traduza para mim o "All I've got to say is". Grato.
Elucubração. Certamente oriunda de crise de abstinência, gerada por secagem da teta por parte do governo Federal.
Jonas, o Valdomiro esta naquela primeira fase do luto chamada negação. Ainda demora um pouco parava ficha cair para ele e outros bozolinos.
Bozominion, este articulista e a Folha não precisa deste (des)governo e nem precisou do anterior. Já deu para perceber que o Bozo direcionará a propaganda para as emissoras evangélicas, o que também não é louvável. Vocês precisam se conscientizar que o Bozo e sua milÃcia não vão trazer prosperidade e muito menos bem-estar social. Trarão mais desigualdade social e todo o atraso que já estávamos superando e deixando para trás. Sejam mais racionais e não sigam teóricos da conspiração.
Como assinante da Folha, só posso parabenizar este jornal pela equipe de colunistas indepedentes. Parabéns!
Como assinante, apelo a FSP que poupe a todos nós, assinantes e leitores , de comentários que se limitam a ataques mútuos sem nenhuma contribuição á elevação do debate construtivo, tal como bem evidenciado no texto em pauta.
As pessoas devem é se comportar. Pode ser construtivo ou destrutivo mas fazer da minha ou da sua personalidade, assunto de postagem.. aà não pode. Ainda mais quando o post é ligeiramente difamatório. Uma coisa é discutir ideologia ou governo.. outra é chamar sicrano ou beltrano de fascis ta, comu nis ta ou até mar xista caso se demonize o mar xismo; vamos combinar que tem gente querendo reencenar a repr ess ã o da ditad ura mil i tar. Esses, quando vem "debater", querem outra coisa.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Há que se deter em melhores análises sobre esta questão. O próprio exemplo citado é ilustrador. Sai um polÃtico, com todas as acusações no mÃnimo preocupantes e entra um militar. Quem seria pior? Quem sai? Ou quem entra? Os militares em regra costumam ser éticos, patriotas, pessoas de de equipe além de possuir formação elevada. Serão competentes para os cargos assumidos? Vamos dar um crédito de confiança. Tenho estranhado as posições deste colunista ultimamente. O que houve?
Você está quase entendendo todo o problema. Tente mais um pouco.
Talvez o colunista esteja com a absurda ideia na cabeça de que lugar de militares não seja dentro de um governo civil? .... cada ideia não é mesmo??
Aos saudosistas do regime militar e que pensam que militares têm a mágica de tudo pôr em ordem e progresso, gostaria de perguntar se sabem como os militares entregaram o paÃs? Entregaram com a economia em ruÃnas, dÃvida externa impagável, inflação de 300% ao ano devorando a tudo e a todos. Militares não constituem seres humanos à parte, iluminados e perfeitos. Militares, até pela formação, não são talhados para a administração civil. Sua função é outra, e de imenso valor: a defesa da nação.
Brilhante acréscimo, Moacyr! Muito obrigado!
Excelente sÃntese, Sandro. Permita-me acrescentar sobre a corrupção dos governos militares as várias construções superfaturadas como a Transamazônica e a falsidade do milagre econômico do plano de Delfim Neto que aumentou terrivelmente a pobreza da classe menos favorecida (esperar o bolo crescer para depois dividir) e ainda a perseguição polÃtica ,prisão e tortura com a acusação de subversivos de trabalhadores e intelectuais , visando a promoção na hierarquia militar.Triste cenário que espe
A coisa anda tão grave no Brasil que a hipótese de uma intervenção militar se coloca como o caminho seguro para salvaguardar a própria democracia. Tendo em vista os dois primeiros meses do atual governo, como é possÃvel acreditar que o Brasil suportará mais três anos e dez meses de um governo sem controle próprio, sem cabeça, que se consome em autofagia e tem que se defender de um escândalo por semana? Esse governo tem dois meses, mas o desgaste é tanto que lembra um governo em fim de mandato.
De ameaças arrogantes a piadinhas sem nexo, nada mal.
Ameaça? Não. Eu denunciei mesmo a FSP por ficar citando o meu nome em suas maluquices. E não estou contando piadas. Estou é rindo do ridiculo desse papelão que vc está encenando.
O senhor Hildebrando é do tipo que causa vergonha alheia, mas não exatamente pelos comentários que faz - do tipo: o marxismo existe, o marxismo vai pegar o Brasil e vai comer você - , e sim por ficar mimetizando Olavo de Carvalho e repetindo como papagaio as teorias da conspiração do astrólogo da Virginia.
Não vejo assim Sandro. O que está em tela é o filme de quinta revelando a orfandade de vocês depois da segunda sentença do ninefingers. Sugiro dar uma ligada na tv para ver o fim do "Outro" do norte. Está um espetáculo o show de esperneio.
Não é possÃvel que o colunista não entenda que um Governo Militar , com General no comando, não seria nem sombra do que está havendo. Os delÃrios do Magnânimo ora em plantão são tenebrosos. Um General , nos tempos de hoje não poderia se igualar aos dignos representantes de 1964. Os tempos são outros , as relações internacionais também. São preparados para a missão de uma forma mais conexa com a realidade brasileira.
Demétrio, você coloca com propriedade que Bolsonaro não formou um fascismo no Brasil. Mas, caro escritor, o que muitos alertam é para um fascismo embrionário, que estaria sendo gestado e aguarda o momento de nascer. Você não teme que as condições que faltam para caracterizar o fascismo no dia de hoje possam abundar no dia de amanhã?
Como é visÃvel, agora ele desconversa e se vitimiza. Quanto ao marxismo, não me lembro se classifiquei chamei de "band idagem" como ele afirma, mas já apontei, e confirmo, que a ideologia foi responsável pela morte de dezenas de milhões de seres humanos, talvez centena, inclusive impedindo civis de fugirem da fome, como na Ucrânia (3 milhões de mortos) obrigando-os a morrerem de fome; alguma semelhança com a Venezuela de hoje não é mera coincidência.
Oxi, ainda bem que entendeu.
Ubaldo.. se comporta como adulto. Pode ser reaça, maluco, alienado... mas ofender alguem, escondido atrás do teclado, fica feio. Tá bom, meu querido?
Colker completou o ciclo...pulou fora da canoa. Rato sente logo o cheiro da fumaça.
Ubaldo.. não faço parte de torcida organizada. Minha posição é solitária. Pensar é solitário. Estou mais em minoria ainda do que voces dois. Acredito que todos que vc identifica como "liderados por Maduro", estão pensando sozinhos.. como eu. Não vï nenhum venezuelano comentando na FSP. Voces dois são liderados por alguem?
Indicativo que você (colker) acolheu que estejamos (eu e Hildebrando) em minoria por aqui hoje. Sintomático que a coluna raras vezes pendesse para a esquerda, em sua vida. Mas parabéns pelo teatro armado pela sua turma hoje (o sanduba foi reclassificado?kkkk). Mas bonito mesmo está sendo o esperneio do seu lÃder Maduro, corra.
RidÃculo é você Colker. Tem muito tempo por aqui que não passa peça tão porralouca!
Denunciei nesta coluna, ao Jornal, o Sr Flavio Colker em um comentário em que chama leitores que divergem de seu ponto de vista de "cre ti nos", enquanto ele me denuncia em outro em que chamo de tÃpica neurose seus comentários agressivos com adjetivos como, além de "cre ti nos", "mentirosos" ou usuários de "modus operandi fascista". Vejamos agora quem é que o Jornal vai censurar.
quaquaquaqua!!!!! Esse cara é uma piada. rsrsrsrrsrs.... Ele denuncia o "marxismo".. acha que estamos em alguma cópia mal ajambrada de 1969.
Hildebrando, o senhor grita uma importância que não tem. Coisa ridÃcula ficar mimetizando Olavo de Carvalho. Pelo menos tente ser original; ser, quem sabe, você mesmo.
O senhor mentiu aqui, difa mando artistas, trabalhadores e criticos do governo. O senhor não sabe a fronteira entre critica e difa mação. .. e principalmente: a patetice civil é hilária!!!!! Rsrsrsrsrsrrsrsrsrsrsrs... Os min ions são a comédia involuntária e gratuita. Nunca assisti a ignorância ser tão divertida.
O que o Flávio Colker afirma ser mentiras minhas a seu respeito são declarações que ele mesmo deu aqui na Folha de SP, registradas, se assumindo defensor da liberdade e do marxismo, como "Gente b.u.r.r.a que acha que marxismo é ofensa" (6.fev.2019 - 18h50) a mim se referindo; se a foice censura meus comentários e não os dele, agressivos, é problema do Jornal e o leitor, que julga e agride mas parece não gostar nem de ser citado deveria saber que o espaço, ainda que c/ restrições, ainda é livre.
O Sergio... já que não dá para evitar a ignorância picareta, eu vou me divertir.
Pessoal por que não vão disputar campeonato de cuspe à distância para ver quem ganha . Pelo menos param de encher páginas de comentários com briguinhas infantis.
Não cite meu nome junto as mentiras que o senhor escreve constantemente sobre o Brasil, como essas agora na coluna de comentários. Uma coisa é estar enganado ao interpretar a realidade, outra é difamar artistas, trabalhadores e qq um que se oponha ao moralismo reacionário de ocasião.
O senhor classifica marx ismo de band idagem e depois me cita como marxi sta? Está me chamando de bandido porem o meu crime é nao ser um igno rante como o senhor. A sua ignora ncia é fato: faz parte da patetice civil extremista descrita pelo Demetrio Magnoli. Os militares sabem que marxismo faz parte do estudo das filosofias.. enquanto imb ecys tentam inclui-la no código penal.
Areia movediça: um tÃtulo pomposo, sem conexão com realidade. Apenas desejo a Extrema-Imprensa, que o governo da salvação arruine. Quanto à vinda dos militares, o que é detestável pela mesma extrema-imprensa, pode ser a solução mais eficaz e contundente para tirar o Brasil da encrenca.
Com esse nome de idoso - Avelino é nome de idoso, sinto que é, o que não constitui nenhum desprestÃgio, muito pelo contrário - o senhor deveria se lembrar de como os militares entregaram o paÃs: a economia em ruÃnas, uma dÃvida impagável mesmo a longo prazo e uma inflação devorando a tudo e a todos. Ademais, quem foi que lhe disse que militares constituem uma classe de seres humanos à parte, iluminada e perfeita? Militares, até pela formação severa, não são talhados para a administração civil.
Só nao esquece que demorou 30 anos para os militares recuperarem o prestÃgio fustigado pelo assassinato de jovens de classe média na ditadura, os militares de hoje graças a Deus sabem que a fronteira está em matar jovens de classe média, infelizmente enquanto morrerem ao pobres a direita vai estar feliz e achando que está fazendo a coisa certa.
Recomendaria ao Sr Hernandez, ao invés de ficar perdendo inutilmente seu tempo em difamar o atual Governo, que atente à s mudanças já iniciadas e à s polÃticas e reformas encaminhadas pelo Governo Bolsonaro, inclusive o ataque impiedoso aos privilégios, de empresas, polÃticos, funcionalismo, militares, etc e, claro, a bandidagem marxista ou não. Isso protegerá vossa saúde e evitará ainda mais frustrações e depressão emocional futura.
Ah! Sim. E o auxÃlio mudança que o Bolsonaro recebeu da Câmara dos Deputados no apagar das luzes de 2018? Acha certo? O Mito já devolveu? Esse é um mÃnimo exemplo da correção de atitudes do Ãdolo Bolsonaro. Ainda temos a Wal do açaÃ, a multa por estar em lugar proibido a "humanos" em reserva marÃtima (já pagou?), o Queiróz, o Nóbrega etc. Será que estou difamando o atual governo?
Este senhor Hildebrando, que fala o tempo todo de privilégios, esquece que durante mais de vinte anos, como Deputado, o Sr. Bolsonaro usufruiu alegremente deles, sem denunciá-los e enriquecendo. Tanto assim, que a famÃlia toda uniu-se a ele. Eis nosso libertador!
Torço que você esteja certo. Os polÃticos comeram o Brasil. Deixaram o osso. Votamos (60 milhões) para ver os militares resgatarem nossos valores.
Eu torço muito pelo clã Bolsonaro, pelo Paulo Guedes, pelo Amoedo, pelo Meirelles. Na boa, eles são super- humanos eles e muitos empresários merecem ficar não milionários mas bilionários. Nem posso reclamar, pra eles uma pessoa que vive de trabalho e holerit é um fardo! Um custo e só deve ganhar pra comer e só!
Bolsonaro será acuado pelos generais que darão ao Brancaleone alguma saÃda honrosa. Assim saÃmos do Estado Militante e rumamos para o Estado Militar. Não vai durar muito, mas vai acontecer.
Rafael Bluhn, não fale pelos cotovelos; leio a Foice desde a Universidade quando confiava no Jornal até descobrir a farsa montada pela mÃdia e seus parceiros de crença e privilégio, PSDB e FHC inclusos. Apesar da prática petista de comprar apoios de imprensa e mÃdia, saiba que ainda existe idealismo e sede por justiça, não se referindo apenas a mim mas a milhões de pessoas que estão mudando o Brasil. Quanto ao tÃtulo de "influenciador", lhe agradeço, só que é gratuito e pelo PaÃs.
Já lhe denunciei a FSP por citar o meu nome em sua propaganda de extrema di rei ta. Evite citar o meu nome em suas mentiras.
Concordo que "influenciador" foi demais.
Endosso. Pacote do Moro: conversa! Hoje se o policial mata em serviço é excludente de ilicitude. O Ministro deve saber disso. E quanto ao chefe.E nunca cri no nesse senhor. Desde os anos 1990 quando era do glorioso Exército já não gostava dele.
Curioso, "Hildebrando"; o volume e assiduidade dos seus comentários nesta Folha, que você se dá ao trabalho de assinar (portanto, financiar), enquanto discorda veementemente de todo o conteúdo publicado, é bastante indicativo de um crÃtico profissional, usualmente muito bem pago por seus serviços de "influenciador"...
É pura falta do que fazer. As pessoas se aposentam muito cedo.
Perfeito o comentário do Alexandre Silva. Os fatos, apenas o fatos.
Marcelo Silva, Q.I. acima de 80 já dá pra entender.
Mas, se passar de 110 volta a não entender.
O autor erra no diagnóstico do governo. Não se trata de um "experimento patológico", mas de tentar alterar o modo de fazer politica, aliás muito salutar e bem vindo. Se existem "toxinas", elas são externas e, aparentemente, se originam no ambiente do legislativo. Afirma que "chefes militares" avaliam que "o governo afunda sozinho na areia movediça", uma fake news de um torcedor de esquerda. Não haverá "intervenção" das Forças Armadas Demetrio, mas competência, profissionalismo e amor a pátria.
Sempre admirei os homens de fé.
quaquaquaquaquá, avisou Carluxo?
O único detalhe é que o Bolsonaro não vai aceitar tutela nenhuma, como já ficou claro no episódio do Bebiano. E vai continuar investindo no circo das pautas de costumes e ideológicas pois sem isso só resta a dura realidade econômica. E a população gosta de ser iludida, daà ter levado ao segundo turno os piores candidatos.
Observem quem está, até agora, contra as reformas propostas por Sergio Moro/Bolsonaro: PCC, CV, "velho" Congresso Nacional, OAB, advogados de polÃticos, "artistas" da Roaunet, Globo (ex "eterna aliada de Governos), Foice de SP e fiéis doutrinados ou idi ot as úteis. Chega o reio, Moro! A população, por Demétrio, "patetas civis" segue firme com você, para se livrar da elite de privilégios e pixulecos, mÃdia extrema inclusa.
Pacote do Moro está cheio de erros jurÃdicos. São as leis para inglês ver. O Decreto de posse de arma é tão mal escrito.juridicamente que as autoridades nem tomam conhecimento. Tomou posse dia 1 de janeiro de 2019 e até agora nada mudou. O governo está no nÃvel da linguagem miliciana de Bolsonaro. Linguagem pobre e chula.
Você acha que alguém entendeu o que você escreveu?
Artigo irrefutável. SaÃmos da polÃtica ineficiente e corrupta petista, para entrarmos no obscuro governo bolsonarista.
Denunciei essa postagem sua por difamação. Guarde as ilações que faz a meu respeito: meu nome não está aqui para o senhor usar em sua propaganda de extrema di rei ta.
Ainda bem que a Folha, jornal cidadão e civilizado não permite que você publique todas as suas barbaridades! Basta as que já passam pela moderação! Zapzap te aguarda! Aqui você não está acrescentando nada. Quando você fala em decadência e neurose só pode ser o que os psiquiatras chamam de projeção! Procure saber, vai te ajudar!
Esse problema é natural faz parte da origem. Vai ser assim! O pior veremos neste conselho aos jovens que pretendem seguir a carreira polÃtica e chegar ao “pudê”. Vasectomia.
Presidências da Câmara/Senado pró governo, revisão de benefÃcios sociais fraudulentos, 1o pacote de medidas do Moro enviado em 50 dias para o congresso discutir, transferência do PCC para presÃdios federais, pacote abrangente da reforma da previdência enviado ao parlamento em prazo recorde, ajuda humanitária aos Venezuelanos. Tudo isso vindo de um presidente q sofreu 3 cirurgias desde Novembro. Não votei nele, mas fica claro pelos fatos acima q o artigo foi escrito com o papel sobre as coxas
Se ser a favor do governo é positivo, então ser contrário é negativo, certo? Como explicar Eduardo Cunha?
Reforma previdenciária tão abrangente que a parte dos militares ainda não foi enviada. A que afeta os polÃticos, me parece que atinge somente os da próxima legislatura. 400 reais / para os idosos pauperrimos. Capitalização para favorecer bancos. E por aà vai. Essa reforma é muuuito justa. Os que podem mais, pagam menos.
Demétrio vc está certo, mas exagerou e pintou com cores negras o que ainda está cinza./Claudia F.
Os militares só embarcaram nessa nau da loucura que é o governo Bolsonaro por indisfarçável oportunismo polÃtico, mas sabem que qualquer erro mÃnimo de navegação vão todos bater nas pedras da insensatez e naufragar no mar da vaidade. Já se deram conta que Bolsonaro não tem qualquer apreço ou competência para controlar o timão, e que seus filhos alucinados se revezam no convés dando ordens insanas, como lançar desafetos ao mar. Os militares controlam as velas e quererão o timão também. Aguardem.
"Um projeto de lei assinado por Moro concede à s polÃcias uma licença irrestrita para matar." Caramba, de onde o Demétrio tirou isso? Má fé ou desinformação? Alguém é capaz de explicar?
Não, é má fé mesmo. IncrÃvel, eu gosto muito do Demétrio, mas essa ele pisou na bola. E falta informação dos leitores sobre o projeto, tem gente que acha que a pessoa nem será julgada se tiver matado um bandido "sob forte emoção". Está ERRADO - SEMPRE HAVERà JULGAMENTO, o juiz é que vai decidir se o cara tem provas do que está falando.
De onde o Demetrio tirou isso? Do comportamento dos policiais brasileiros que já matam sem incentivo.
Demétrio não tem o que escrever no momento, e se transforma em Chef e requenta picuinhas já esclarecidas, com tempero próprio da midia ressentida pela vitória da direita e a volta dos militares agora em plena democracia.
É que talvez no seu bairro ou condomÃnio pequeno burguês você nada saiba, mas nas periferias já estão empilhando mortos como os 14 mortos sem defesa em favela do rio e outros muitos que nem ficamos sabendo! O comando para isso geralmente e passado de maneira informal, tipo vai lá, faz o serviço que os superiores vão dar toda a cobertura! Ninguém vai oficializar, botar no papel! Aliás é o que as milÃcias do RJ, ligadas à famiglia e ao assassinato de Marielle Franco já vem fazendo há muito tempo!
Você leu o projeto? Está lá. qualquer policial poderá assassinar à vontade e alegar estar sob "forte emoção" que tudo bem, nem será julgado.
As vezes penso que os militares entraram neste barco furado para conter (tutelar) o capitãozinho baderneiro e agitador. Nem por entusiasmo, nem por desprezo, apenas por precaução.
Ou ( e não é pouco) por senso de oportunidade...
Esses morlocks raivosos com a boca cheia de espuma pensam que crÃticar é torcer contra. É um presidente medÃocre que confunde pessoa e cargo: neste governo o cidadão Bolsonaro (aquele das redes bossais e da arminha) se destaca mais que o presidente Bolsonaro.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Demétrio Magnoli > Círculo militar Voltar
Comente este texto