Opinião > Tensão no norte Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Ary Fernandes

    Chorando ou dando risada o presidente foi eleito democraticamente e é o Bolsonaro. Simples assim...vamos tocar a vida é parar a pu/nhe/ta/ção contra para o bem do brasil? . O resto é despeito e mimimi!

    Responda
  2. Ary Fernandes

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  3. Dirceu Ribas Veiga Junior

    Gozar com o membro dos outros! Esse é, na minha opinião, o objetivo por trás daqueles que querem uma ação militar do governo brasileiro contra o governo venezuelano. Deixarei de crer nisso quando todos aqueles que aqui se manifestam a favor, comprovem que, para a frente de batalha, darão o exemplo e irão eles, esposas, filhos e filhas, genros e noras, netos e netas, enfim, todos da família que tenham 18 ou mais anos. Do contrário, sigo considerando-os apenas oportunistas e covardes.

    Responda
  4. Marcelo Ribeiro

    Excelente editorial.

    Responda
  5. Maria Cecília de Arruda Navarro

    Porque as lentes que veem o assunto sempre são ideológicas? Ajudar o povo venezuelano é "lamber as botas dos americanos"? Dessa forma, poderíamos concluir que se omitir é "lamber as botas" do Maduro. Eu prefiro não lamber as botas de ninguém, mas colaborar é dever de todos.

    Responda
  6. Marcos Gandelsman

    Mais que nunca, é preciso tirar as crianças da sala de decisões. Essa frase é s única que se aproveita desse editorial. Entretanto, faz-se necessário apontar quais crianças: O bozo e seu “chanceler “ devem ser os primeiros a deixar essa sala .

    Responda
  7. Hildebrando Teixeira

    A Gabriela Loureiro e Bonis SImões acha que, porque ela tem complexo de vira lata, todos devem ter também; ou, talvez, seja apenas mais uma das narrativas da Gleisi Hoffmann para proteger o governo "cumpenheiro" de Nicolás Maduro. Xô comunistas!!

    Responda
  8. José Cardoso

    O assunto é interno dos venezuelanos. Só temos a perder metendo o bedelho nesse vespeiro.

    Responda
    1. Ary Fernandes

      Perfeito comentario. Especialmente a esquerda deveria deixar de apoiar o ditador e o governo brasileiro tambem ficar na sua.

  9. Wagner Castro

    Felizmente ou não, para ação militar internacional existe a ONU e seu Conselho de Segurança. Para abrir fogo contra venezuelanos sem agressão aos nossos território ou cidadãos, tem que haver mandado da ONU, simples assim. Se passarmos disso arcaremos sozinhos com ações de consequências incalculáveis. A China e a Rússia vetariam qualquer ação armada num país de importância óleo-estratégica aos seus interesses. E os EUA só quer um tiro mal dado na fronteira para ser chamado e tomar o controle.

    Responda
  10. Hercilio Silva

    Estão na fronteira seguindo a vontade de Trump. Só não vão além porque os militares estão segurando, mas um tiro errado de qualquer lado pode gerar fagulhas que provocam o que dizem querer evitar. Quisessem evitar não estariam na fronteira.

    Responda
  11. Marcos A T Garcia

    Huumm. Quanto vai custar esta investida e quem vai ganhar? Sim, porque vai sair do bolso do povo.

    Responda
  12. JOS DE SOUSA SANTOS

    O editorial descreve a posição do Brasil no conflito da forma simplista. Em vista da liderança que o país exerce na América Latina, ele não pode ficar simplesmente omisso na crise. Por isso mesmo, o governo tem agido com extremo cuidado, avaliando cada passo, mas sem ser comodamente pusilânime.

    Responda
  13. JOS DE SOUSA SANTOS

    O editorial descreve a posição do Brasil no conflito da forma simplista. Em vista da liderança que o país exerce na América Latina, ele não pode ficar simplesmente omisso na crise. Por isso mesmo, o governo tem agido com extremo cuidado, avaliando cada passo, mas sem ser comodamente pusilânime.

    Responda
    1. benjamim picado

      noves fora aquilo que a constituição consagra, acho que tua análise sobre o editorial pode ser qualificada de estreita: enxerga a situação apenas no âmbito do poder e influência regionais e não daquilo que pode-se enxergar dessas ações na geo-política mais ampliada - pra não dizer, contra imperativos da época no itamaraty, "global". os interesses americanos podem ser bem instrumentados por essa "benignidade" de nossa iniciativa, transformando bolsonaro num mero peão do jogo todo.

  14. benjamim picado

    e quem é que tira essas crianças da sala, se o síndico da casa é igualmente um infante?

    Responda
  15. Benedicto Ismael Dutra

    Os extremismos sempre pecam pela ausência do bom senso nas suas decisões apressadas impulsivas. A Venezuela atraiu os olhares da esquerda global, e foi surfando até ao limite dos interesses tirânicos. Como se observa, mais alto do que as ideologias, estão os interesses particulares de pessoas e grupos, e quando esses não são atendidos, tudo cai por terra e se evidenciam a cobiça e a sede de poder que retardam a evolução humana da qual os mandatários deveriam ser os zeladores e impulsionadores.

    Responda
  16. Hildebrando Teixeira

    Princípio constitucional brasileiro: não fazer nada, se acovardar enquanto os esquerdistas escravizam e matam o povo venezuelano e montam um Hesbollah marxista poderosíssimo bem em cima do Brasil, deixando tudo para os norte-americanos resolverem com a ajuda da Colômbia.

    Responda
    1. J L N

      Se o EUA saíssem desta parada e deixassem para a ONU resolver o problema, seria muito fácil fazer acordo com a Venezuela. Porquê os EUA se alvoram de salvadores do povo Venezuelanos, se o governo Trump nao respeita povo nenhum. Sabemos: só querem o petroleo .

    2. gabriela loureiro de bonis simoes

      Faltou esse senhor completar com: " para isso existem os magnanimos americanos, de quem lambo as botas, que salvam as pobres nações em perigo". É cada ser ridículo que dá vergonha alheia!

    3. benjamim picado

      dura lex, sed lex, filho. não gosta das leis, pois lute, nas balizas da disputa democrática e civil, para mudá-la. enquanto isso, a constituição que vale é a que estabelece desde 1988 os parâmetros da ação do estado brasileiro nesses assuntos. aparentemente, opiniões como a tua são a daquelas "crianças" de que fala o texto do editorial. por que então vc. não segue o conselho dado pelo mesmo a estas, bem entendido?

    4. MARCIA Carvalho

      O senhor não compreendeu que os Norte americanos querem que o Brasil suje as mais numa guerra (que em geral sabe-se como começa, mas nao como termina) para entao os EUA tomarem conta do petróleo da Venezuela? Ora, não sejamos ingênuos!

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.