Opinião > Fim de uma era Voltar

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  1. simas ribeiro

    A culpa deve ser do Bolsonaro!

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  2. ERATOSTENES ARAUJO

    Mais uma decorrência da falta de uma visão estratégica de longo prazo que ocorre por aqui, diferentemente de outros países que, no passado, foram, em diversos aspectos, mais atrasados do que o Brasil. Mais detalhes sobre este assunto - estratégia de longo prazo - no meu blog sob o titulo Uma Visão Estratégica de Longo Prazo. (...) Há 25 anos o PIB brasileiro era superior ao da China em US$ 102 bilhões (462 x 360). Ao longo desse período, vimos aquele país nos igualar e, rapidamente ...

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  3. Cloves Oliveira

    O fato das corridas de carros elétricos ganhar cada vez mais popularidade em relação a F1 indica uma mudança cultural em relação como as pessoas passam a ver os carros tradicionais. Aos poucos deixam de ser um fator de proeminência cultural para serem apenas mais uma ferramenta à disposição das pessoas. Cada vez mais jovens em todo mundo desistem da tentação de possuir um carro que passa a ser um hábito supérfluo, caro e uma ameaça ao ambiente. A Ford e outros ignoraram essa tendência.

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  4. MARCIO OLIVEIRA

    O que antes era um simbolo de status tornou-se um elefante branco. Ser proprietario de um carro é considerado uma dor de cabeça pra qualquer um que saiba fazer contas, fora o desgaste psicologico de dirigir em grandes centros urbanos. Desisti de ter carro ha mais de uma decada, nao sinto a menor falta dele

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  5. Evandro Loes

    Dos argumentos apresentados, acho mais críveis a evolução tecnológica, e a questão sindical. Mas não parece real a questão salarial e de custos em geral. O preço de um veículo nos EUA é metade do valor daqui. Os salários por lá são três vezes maior. Como se explica que um carro que custa o dobro no Brasil não seja viável? Penso que a questão fiscal (renúncia ou subsídio) não é nenhum privilégio. O fato é que o imposto no Brasil está muito na contramão ao setor produtivo.

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  6. mateus maia

    A realidade é que os carros americanos são caros e ruins, Ford e GM fazem carros obsoletos que saem de linha todo ano, são feios demais, mas eu mesmo já vendi o meu e so ando de bicicleta, trabalho perto de casa e se precisar de ir longe ou estiver chovendo pelo o uber, gasto 10% do gastava entre impostos, manutenção e gasolina.

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  7. Marco Athayde

    Encargos exorbitantes (direitos, segundo o sindicato) e tributação confiscatoria. Fórmula mágica. Quero ver os "direitos" que o desempregado tem. Quero ver os furiosos e bufantes sindicalistas o que farão.

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    1. Emidio Jose Cunha de Carvalho

      A desinformação atinge a todos,desde o final da II Guerra Mundial houve um ampliacao dos direitos e as fabricas mantinham seus lucros sem maiores percalços,a partir de 1992 com o advento do neoliberalismo iniciou-se o ataque aos direitos adquiridos que continuam até hoje...conectar as informações é essencial em qualquer analise da realidade.

  8. EDMUNDO NASCIMENTO

    prejuizo da Ford no Brasil começou no ano 2012 e foi intenso em 2012, 2013, 2014, 2015, 2016 e 2017 !! agora vem petrooopetralhas sem noçao tentar culpar o governo que começou ha pouco mais de um mes ! hahaha, quem eh o culpado eh o criminoso que esta em curitiba desde abril de 2017 e seus medonhos postes como a bruuuxinha de porto alegre !

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  9. EDMUNDO NASCIMENTO

    prejuizo da Ford no Brasil começou no ano 2012 e foi intenso em 2012, 2013, 2014, 2015, 2016 e 2017 !! agora vem petrooopetralhas sem noçao tentar culpar o governo que começou ha pouco mais de um mes ! hahaha, quem eh o culpado eh o criminoso que esta em curitiba desde abril de 2017 e seus medonhos postes como a bruuuxinha de porto alegre !

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    1. benjamim picado

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    2. benjamim picado

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