Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. MARIA ODELE SILVA DE SOUZA

    Vergonha alheia. Esse ministro mostra um despreparo inaceitável para cargo de tamanha relevância. Só está angariando antipatias. Uma vergonha.

    Responda
  2. Luiz Fernando Batista Gomes

    Perfeito.

    Responda
  3. Nádia degrazia Ribeiro

    É demais. A cada dia que passa maisabsurdos E penso se nao será para nos distrairmos e os que acreditam no presidente e suas escolhas ministeriais continuarem unidos

    Responda
  4. Roberto Xavier de Castro

    Pensando melhor... seria um grande risco para a civilização islâmica... melhor o período jurássico.

    Responda
  5. Roberto Xavier de Castro

    Dei uma boa olhada no mapa mundi pra ver um lugar pra onde poderíamos enviar o nobre Ministro da Educação. Ocorre que não encontrei nenhum território adequado atualmente. Portanto, senhores cientista urge criar uma máquina do tempo para mandar o homem para o século XVI, talvez em algum lugar da arábia...

    Responda
  6. Aline Pereira

    Fora, Velez. O ministro já mostrou que não tem preparo intelectual, técnico e nem sequer senso comum pra lidar com a complexidade que a pasta exige.

    Responda
  7. Denise Ambrosi

    Concordo totalmente com o autor do texto.

    Responda
  8. Ernesto Pichler

    Estamos, mesmo, no Império do Bozo. Bozo não é um palhaço, é uma máscara de palhaço, sem personalidade, que qualquer um pode vestir se pagar a licença para algum gringo. O presidente está pagando.

    Responda
  9. maria aparecida araujo pinto pinto

    Será que este Ministro conhece nossa Constituição ? Será que sabe o que é Estado Laico ? É um absoluto vexame a proposta apresentada. . Concordo plenamente com o colunista que seria caso para demissão . Se expõe ao rídiculo.

    Responda
  10. WALTER MORAIS JUNIOR

    Parece que os ministros civis estão fazendo fila e disputando quem deve sair primeiro depois do Bebianno. Francamente!!!!!

    Responda
  11. Virginia Coelho

    O país não merecia isso. Sou professora, investi anos em minha formação para dar o melhor de mim a meus alunos e vejo que tudo que se construiu de melhor nesses anos para formar jovens criticos, éticos e capazes está sendo destruido de forma vil e irresponsável por estes que assumiram o governo.

    Responda
  12. Marcelo Bondioli

    O Brasil não vai ser venezuelizado. Vai é ser alemanizada. E na de 1932.

    Responda
  13. neli faria

    Depois que esse senhor chamou os Brasileiros de ladrões, ainda continuar como Ministro? Será que o General Mourão permitiria isso?

    Responda
    1. ELISIO GUARDADO GONCALVES

      Mourão para presidente! acho que teremos um governo menos imbecil.

    2. ELISIO GUARDADO GONCALVES

      Mourão para presidente! acho que teremos um governo menos imbecil.

    3. ELISIO GUARDADO GONCALVES

      Mourão para presidente!

  14. José Oliveira

    Con este ministro colombiano, nosotros estamos todos jodidos com la mierda adentro. Recuerda-te de Maduro! Cabron!

    Responda
  15. Flavio Colker

    Vou desenhar para os que não entendem a indignação contida no texto e compartilhada por outros brasileiros. A educação no Brasil é uma das piores do mundo, comprometendo o futuro de milhões de crianças. A obrigação de um ministro da educação é propor soluções para esse problema. Cantar hino não resolve a insuficiência didática em geografia, matemática e português. Não falta moral e civica, falta competência. Outra coisa.. jamais alguem vai perfilar meus filhos e obrigá-los a louvar Deus.

    Responda
    1. neli faria

      O que esperar quando uma alta autoridade(que aplica provas para o Enem), não sabe o plural de cidadão? O ministro deveria conhecer os princípios inseridos na Constituição Nacional e conhecer, principalmente, as Escrituras Sagradas: não louvar o nome de Deus em vão, não misturar estado com religião.

    2. Stefano Domingues Stival

      Não nos esqueçamos que não se resume a louvar a Deus. É arregimentar as crianças do nosso país para que elas repitam em massa este lema nefando de "Brasil acima de tudo!" O lema da Alemanha nazista ("Deutschland über alles!"), significa exatamente isso, mudando-se o nome do país. Alguém ainda tem dúvidas acerca da origem das táticas dos componentes desse governo, resumida num slogan de sua campanha? De onde veio a inspiração, e aonde está a cabecinha do atual ministro? Tem graça?

  16. Marta Carvalhal

    Achei que a definição do absurdo foi perfeita: tosca mistura de campanha política com patriotada de quinta. Disse tudo em poucas palavras! Ótimo!

    Responda
  17. Alexandre Miquelino Levanteze

    Façamos como Pernambuco, banana para esta proposta imbecil.

    Responda
  18. moacyr da Silva

    Parabéns pelo texto Ranier. Vale alertar este ministro Colombiano algumas questões emergentes e vergonhosas: escolas sem banheiros par a professores e alunos, pais enfrentando filas para matricular os filhos na educação, infantil (será que ele sabe que é um direito Constitucional? ) crianças e adolescente que abandonam a escola para trabalhar Muitos casos trabalho escravo ) a falta de professores formados em muitas escolas, falta da valorização do magistério, para citar as mais urgentes. e vemr

    Responda
  19. Lisiane Zeferina Matos

    As piadas do Zorra perdem para o circo bolsomínico!! um vai para os Estados Unidos com a pá na mão para apoiar a construção do muro na fronteira com o México e ainda diz que é o desejo da população brasileira, agora o ministro da educação colombiano dotado de nacionalismo barato quer filmar as crianças cumprindo ordens na escola como em quartéis. Salvai-nos Deus!!!!

    Responda
  20. João Pedro Sousa

    Parabéns Ranier pelo texto. Esse homem nem deveria estar na posição de ministro.

    Responda
    1. Elizabete Tukaze

      Parabens ao jornalista, eu estava sem acreditar em tamanha idiotice,nao que eu esperasse por algo melhor deste ministro,mas ele realmente extrapolou, se o novo presidente quer ser levado à serio tem de botar este individuo para correr o mais rapido possivel,e para os menos avisados, nao sou contra este governo bem ao contrario quero que seja bem sucedido.

  21. Carlos Victor Muzzi Filho

    O articulista não deixa muita clara a razão de sua indignação, e o texto, basicamente, limita-se a xingar o Ministro. Fica a pergunta: devemos proibir a execução do hino nacional nas escolas? Não custa lembrar que a Lei n. 12.031/2009, sancionada pelo então Vice-Presidente, José de Alencar, e pelo então Ministro da Educação, Fernando Haddad, alterou o art. 39, par. único da Lei 5.700, determinando ser obrigatória a execução do hino naciona., uma vez por semana, nas escolas públicas e privadas.

    Responda
    1. augusto abreu

      Você deve ter ido à mesma escola deste esquisito ministro da educação(?)! Interpretação de texo, não fez parte do seu curriculo escolar?

  22. José Valcir RODRIGUES

    Eu não entendi. O governo não disse que queria uma escola sem partido??? E agora como pode um ministro ordenar que as crianças declamem o slogan que o PSL (um partido político) usou na sua última campanha??? Que loucura é essa??!!??!!! Onde está o Ministério Público, que não vê uma aberração dessas??? Outra coisa: a questão principal não é o fato de ele ser um estrangeiro (isso até passaria). A questão é que ele é um despreparado. Apenas isso.

    Responda
  23. José Valcir RODRIGUES

    Eu não entendi. O governo não disse que queria uma escola sem partido??? E agora como pode um ministro ordenar que as crianças declamem o slogan que o PSL (um partido político) usou na sua última campanha??? Que loucura é essa??!!??!!! Será que estão todos entorpecidos no Ministério Público, que não vêem isso???? Outra coisa: a questão principal não é o fato de ele ser um estrangeiro (isso até passaria). A questão é que ele é um despreparado. Apenas isso.

    Responda
  24. JOAQUIM VIEIRA

    será xenofobia achar que um colombiano côr de rosa (essa é a côr de seu rosto) não pode gerir o ministério mais importante do Brasil? Pois é isso mesmo que eu acho...Um sujeito de extrema direita, com raciocinios rasteiros, vai levar a educação a um estado vegetativo, ou a uma revolta geral de alunos, professores, pais...

    Responda
  25. JOAQUIM VIEIRA

    será xenofobia achar que um colombiano côr de rosa (essa é a côr de seu rosto) não pode gerir o ministério mais importante do Brasil? Pois é isso mesmo que eu acho...Um sujeito de extrema direita, com raciocinios rasteiros, vai levar a educação a um estado vegetativo, ou a uma revolta geral de alunos, professores, pais...

    Responda
    1. Flavio Colker

      Xenofobia e tambem racismo. O cérebro é utilizado para gerir ministérios, não a pele ou mesmo nacionalidade.

    2. Marisa Coan

      Cor de rosa? Acho q também sou cor de rosa, e aí, posso dizer q vc é racista?

  26. Benedicto Ismael Dutra

    O mundo se defronta com a crise de depressao pela falta de propósitos de vida. Por que é para que nascemos na Terra. Qual deve ser o propósito da educação? Formar seres humanos de qualidade e responsabilidade para construir melhor futuro. O resto é conversa mole dos que se dizem preocupados com a Educação.

    Responda
  27. José Valcir RODRIGUES

    Não entendi. O governo não disse que queria uma escola sem partido??? Como é que agora um ministro sugere/ordena que as crianças declamem a frase usada pelo PSL (um partido político) na última campanha eleitoral??? Será que está todo mundo entorpecido no Ministério Público, que não vê isso??? Outra coisa: a questão principal não é o ministro ser estrangeiro (isso até passaria). A questão é que ele é um rematado idi/ota.

    Responda
  28. PAULO Ary

    Eu estava me segurando até agora, mas com esse artigo sou forçado a reconhecer; minhas convicções não me permitem continuar como assinante desse Jornal

    Responda
    1. Hernandez Piras Batista

      Estava faltando o sujeito de sempre que, solenemente, anuncia o cancelamento da assinatura. A Folha é um jornal pluralista, meu caro, há muitos colunistas conservadores aqui. O que o jornal não pode garantir é que todos NÃO pensem como você.

    2. Hernandez Piras Batista

      Estava faltando o sujeito de sempre que, solenemente, anuncia o cancelamento da assinatura. A Folha é um jornal pluralista, meu caro, há muitos colunistas conservadores aqui. O que o jornal não pode garantir é que todos NÃO pensem como você.

    3. Eduardo Rocha

      Estava se segurando, mas fez na calças. Peça vaga no ministério da Mierda e vai trabalhar com o Velez.

    4. Maria Lopes

      Deveria ter segurado mais um pouco...teria nos poupado essa evacuação mental.

    5. Flavio Colker

      Boa sorte.

    6. Samuel Correa Duarte

      Imaginando quais sejam sua convicções, agradeço que se despeça da leitura deste jornal e assim eu não tenha o desprazer da sua companhia.

    7. Jonas Santiago

      Tchau Querido!!!

    8. augusto abreu

      Nós leitores e assinantes do jornal, ou melhor, o mundo não merece conviver com seres como você!

    9. moacyr da Silva

      se vc. pensa como o ministro colombiano deve deixar logo e participar da igreja evangélica que ele frequenta!!

    10. moacyr da Silva

      se vc. pensa como o ministro colombiano deve deixar logo e participar da igreja evangélica que ele frequenta!!

    11. WILSON PIZATO

      Ótimo. Não me sentiria bem tendo-o também, como eu, como assinante.

    12. WILSON PIZATO

      Ótimo. Não me sentiria bem tendo-o também, como eu, como assinante.

    13. WILSON PIZATO

      Ótimo. Não me sentiria bem tendo-o também, como eu, como assinante.

    14. alonso barros

      Perfeito. Vai nos poupar de tanta ignorância.

  29. PAULO Ary

    Como a Folha publica um comentário como esse? Francamente !

    Responda
    1. alonso barros

      Para mostrar a pessoas desinformadas como você , que deveriam sair do casulo da mediocridade e acordar para o circo de horrores que se tornou este país.

  30. cleomar josé cordeiro

    Não acredito que esse colombiano ainda esteja neste governo. Fora com ele!

    Responda
    1. PRANCISKUS ALGIMANTAS ZIBAS

      Pior que vai continuar Não é pior que a Damares, o do laranjal do turismo, a musa do agrotóxico da agricultura etc etc O chefão é que devia sair.

  31. PAULO Ary

    Vai procurar alguma coisa pra fazer moço, tua carreira como colunista não é promissora! Realmente foi gravíssima a carta do Ministro! Acho que ele deveria se matar após cometer tamanha barbaridade!! Tenha santa Paciência!!!

    Responda
  32. Fabio Ferrite

    Tchau, Velez!

    Responda
  33. Ruy Luís de Araújo Araújo

    Tantas competências existem dentro do próprio país que, independentemente de ideologias ou simpatias partidárias, poderiam ocupar brilhantemente tão importante ministério! Mas, não! Busca-se um estrangeiro, desconhecido, sem os laços culturais da terra, para desenvolver políticas educacionais que nada têm de novo. Nenhum país no mundo, creio, fez isso! ... Só o Brasil!.. É o tipo de inovação que o brasileiro consciente e apartidário não consegue entender jamais.

    Responda
  34. ORLANDO FERREIRA BARBOSA

    A meu ver falta um pouco de boa vontade para com o novo governo. Cuida-se do começo de um novo ano letivo, com um novo governo, que quer passar uma mensagem de otimismo aos professores e alunos e melhorar a disciplina nas escolas, que é um ponto lastimável na relação atual entre professores e alunos, que não foi criado pelo governo atual. Ou os críticos têm medo de que o novo governo tenha êxito onde os anteriores não foram tão bons?

    Responda
    1. alonso barros

      Em que planeta você esteve nestes últimos 10 anos ?

  35. Ubaldo Souza Jr

    Socorro! Quem nos defenderá desta bes tas? Estão tirando pelo menos 4 anos de chances mínimas de avançar no quesito mais importante desenvolvimento da nação. No mundo temos exemplos que gritam sobre esse assunto e aqui relegamos tal enfoque à ma lu cos. Como se a pasta fosse coisa menor, cabide para do i do dançar sem música.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Quem sabe, o mexicano "Chapolim Colorado". É só tomar cuidado com ele, também, porque ele é "vermelho".

  36. Wilson Filho Moura

    No mínimo a sua demissão. Este ministro, absolutamente desconhecido no meio acadêmico, sem qualquer relevância, e estrangeiro, conseguiu superar a Damares Alves. E eu que achava que era impossível. Típica atitude de republiquetas da America latina, tão ironizadas em todo o mundo. Por favor Bolsonaro, mostre o caminho da rua.

    Responda
    1. SAMUEL ROCHA DE MELLO

      E vá também atrás dele. E não volte.

    2. SAMUEL ROCHA DE MELLO

      E vá também atrás dele. E não volte.

  37. Eduardo Luís Figueiredo de Lima

    É uma tristeza, mas sua excia. ministro da Educação, parece ganhar da sua colega, ministra Damares no quesito bobagens ditas em público. Que Deus nos proteja!

    Responda
  38. PAULO VICENTE BONILHA ALMEIDA

    Este cidadão, radical e despreparado, vai ser processado na justiça, para aprender que um dos princípios da administração pública é a impessoalidade! Usar a maquina administrativa do Ministério da Educação para disseminar slogan de campanha eleitoral para alunos é inadmissível! E depois vem falar em escola sem partido? Escola sem partidos diferentes do meu, o senhor quer dizer?

    Responda
  39. Raimundo Carvalho

    Ministro incompetente e mal assessorado juridicamente cometeu uma ilegalidade e deve ser demitido a bem do serviço público. Onde está o ministério público ?

    Responda
  40. MARCELO PRATA

    Qualquer um que defenda um Ministro que peça para ler trecho de campanha política de Partido nas escolas e tirar fotos de crianças para fazer propaganda política é um fanático fervoroso, além de não entender nada de educação. Lembro que esse membro do governo excluiu passagens históricas do site do MEC, disse que não houve ditadura militar no Brasil e que brasileiros gostam de roubar quando viajam pro exterior.

    Responda
  41. Mariana da Costa Conde

    Vélez revela uma rara combinaçao de proselitismo, puxa saquismo e incompetencia ! Esta , a marca do 'novo' desgover no Àqueles leitores que exultam o bolsonarismo bastaria pensar se o CEO de qq empresa adotaria as 'propostas' que nos sao oferecidas como urgentes ; mas convenhamos , pensar nao é o forte dessa gente

    Responda
  42. keila deslandes

    Nada contra o patriotismo, ao contrário. Já cantei muito o hino nacional nas filas da escola, em eventos cívicos. O problema é esse governo continuar em campanha, usando o mesmo slogan eleitoral. Qualquer estadista sabe que, vencidas as eleições, o primeiro passo democrático é aparar as arestas, em busca de unidade nacional. Mas, não. Os bolsonaristas continuam no clima de guerra a tudo que pareça contra eles. E agora querem doutrinar as nossas crianças para serem bolsonaristas? Inaceitável.

    Responda
  43. Ricardo Lyra

    Melhores currículos? Melhor remuneração dos professores? Utilização racional das ferramentas digitais em sala de aula? Incentivo à leitura? Modernização dos prédios escolares e mais seguranças? Convênios com empresas e captação dos pais para incrementar o ensino? Visitas guiadas a museus? Estender experiências de turno integral? Implantar métodos de avaliação mais constantes na gestão escolar? Nada disso.. melhor cantar o hino nacional..

    Responda
  44. Carlos Mello

    Acho que deve haver uma espécie de ranking de besteirol no núcleo duro do ministério da praça é nossa. Damares, Ernesto e o colombiano da educação lutam bravamente pela liderança. Depois de chamar os brasileiros de canibais agora isso. Nem é o céu é limite mais.

    Responda
  45. Francisco Gugé

    O Governo Bolsonaro já foi responsável pelo fim da sangria do Mais Médicos, mandou para o Congresso um bom Pacote anti- corrupção e uma excelente proposta de reforma da previdência. Devemos registrar isso em comentários a cada vez que se tenta crir uma "narrativa" de que as coisaa não estão indo bem. O Brasil vai dar certo!!

    Responda
    1. Rodrigo Ricoy Dias

      Mas o problema é justamente isso tudo que estão propondo "dar certo"! Um retrocesso institucional sem precedentes, aumento da violência, da população carcerária, da miséria, acabando com o nossa parca é insuficiente previdência para enriquecer o sistema financeiro. As coisas vão mal, e as bizarrices de Damares e Velez são os menores problemas.

    2. Eduardo Rocha

      Saia da sua bolha cor-de-rosa. Cuba retirou os médicos e deu uma rasteira no Bozo. Se você possui um plano de saúde privado, certamente não te faz falta. O pacote do inquisitor Moro é para prender mais e matar mais. A caixa 2 é perdoado com um pedido de desculpas, que pode ou não ser aceito, dependendo do partido. A reforma da previdência é quase igual à proposta do Temer, acrescida de algumas maldades. Proposta que o Bozo se opôs quando era deputado. Não chegará aos militares.

    3. moacyr da Silva

      Este da ignorância e do retrocesso a Idade Média?

    4. Luís Costa

      Uma pergunta: você é um grande empresário? Falo um grande empresário ou um grande banqueiro mesmo, não um pequeno ou médio empresário...ou você é um trabalhador que pode precisar de benefício da presidência e que vai precisar de aposentadoria? Se você for um grande empresário, ok, eu entendo: você está apenas defendendo o seu interesse; se não, você é de uma ingenuidade de dar dó, a ingenuidade de quem dá feliz a corda pra se enforcar...

    5. vanessa peraçoli

      Vai dar certo exatamente para quem? Logo se vê que o Sr não mora nos rincões do Brasil, paga convênio medico, paga previdência privada e só se preocupa com a corrupção dos outros. O Brasil já deu errado quando optou pelo fascismo e colocou o país na mão de milicianos e desse rede de matadores de aluguel.

  46. Luiz Cláudio Lopes Rodrigues

    Respeito a opinião do colunista, embora agressivo nas colocações. Sou a favor de um ensino digno e de qualidade, com as bases na postura patriótica e de respeito ao país. Acredito que o mesmo teve uma boa educação básica e disciplinada, e desconhece totalmente a realidade nas escolas públicas contemporâneas, onde professores apanham de alunos e fazem o que bem entendem intramuros escolares. Parabéns ao ministro da Educação.

    Responda
    1. PAULO ROGERIO BORGES DA COSTA

      Concordo,mesmo assim acho que este ministro tem de ser demitido,não serve. O ensino no Brasil esta na situação deplorável, devido aos últimos 16 anos do governo anterior.Vamos cortar o mal pela raiz.Fora este ministro já.

    2. Elizeu Pires

      Parabéns? É isso mesmo? Por as crianças para exaltar o governo e filmá-las para apresentar provas ao ministro melhora o que a educação. Que hasteiem a bandeira e cantem o hino nacional, mas repetir o besteirol sugerido pelo colombiano é simplesmente absurdo.

    3. Wilson Souza

      Parabéns ao ministro por que Luiz Claudio? Que proposta de melhora há nisso? Que inovação pedagógica? Não acredito que vocês, Bolsonaristas estão cegos a ponto de não detectar uma imbecilidade inócua.

  47. Antenor Silva Neto

    O comentarista acha melhor o funk e um treinamento de pancadão né ? Povero Brasile

    Responda
  48. MALCOM RODRIGUES

    Prezado Hildebrando Teixeira. Tenho certeza de que tens em mente um País melhor. Também sabemos dos abismos que nos distanciam deste País. Concordas em que a educação é uma das questões, não? Quais são as principais questões a serem enfrentadas (e discutidas e publicizadas), no momento? A necessidade de cantar o hino nacional e bradar "Deus acima de todos"? E como fica a Constituição? E os que preferem acreditar em outras coisas (nas minhas mãos ou na humanidade, p. ex.), ao invés de Deus?

    Responda
  49. Hildebrando Teixeira

    As baboseiras escritas pelo jornalista deveriam motivar sua demissão (embora sirvam para animar a petehzada amargurada com o sucesso iminente e inevitável do Governo Bolsonaro).

    Responda
    1. Jonas Santiago

      Falou Hildebrando, bozominion, olavete e que enxerga comunistas-fantasmas por todo o mundo... kkkk

    2. Antonio Silveira

      Concordo!!! Jornalistas ignorantes, não conhecem a Lei 5.700.

    3. Antonio Silveira

      Concordo!!! Jornalistas ignorantes, não conhecem a Lei 5.700.