Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. MALCOM RODRIGUES

    Aos poucos os pequenos ditadores vão saindo do armário e nós, desconcertados, assistimos perplexos a esse apocalipse, sem saber ao certo o que fazer, tamanha bizarrice a que assistimos

    Responda
  2. MARCELIA GUIMARAES PAIVA

    Esse professor daria um ótimo ministro ou assessor do ministro da educação. De onde será que surgem esses seres damáricos?

    Responda
  3. Julio Shiogi Honjo

    Tem que rastrear em que escolas esse professor estudou para coibir a doutrinação nessas instituições. Ensinam como boas as práticas de Papa Doc, Baby Doc, Idi Amim Dada, Francisco Franco, Antônio de Oliveira Salazar...

    Responda
  4. LUIZ CARRIERI

    Isso é "professor" fora da casinha ou projeto de "gente"?! Fica este grito parado no ar!

    Responda
  5. Serafim dos Anjos Castro Neto

    Esse professor deve estar buscando um acordo de demissão. Fazer isso na USP é como sacar a jaqueta e mostrar q está vestido por dentro com a camiseta do Corinthians, porém estando no meio da Mancha Verde. Talvez ele confundiu a faculdade pensando estar no Mackenzie....Corre daí professor.......

    Responda
  6. José Antônio

    É um dos que mandam às favas o dever de consciência. Não é atoa que a USP cai no ranque das 100 melhores universidades do mundo.

    Responda
  7. Paulo Cesar de Oliveira Oliveira

    O professor não está errado e tem o direito de externar opiniões que divergem da maioria. Temos de preservar a diversidade. Casais LGBT são irrelevantes porque não se reproduzem. Eh um fato. Não eh ma ideia evitar casamentos entre diferentes grupos étnicos para prevenir o desaparecimento desses grupos distintos através da miscigenacao. Evitar a extinção da raça branca eh pelo menos tão importante quanto evitar a extinção dos rinocerontes brancos ou do peixe-boi da Amazônia.

    Responda
    1. Rodrigo Ricoy Dias

      Comentário proveniente diretamente de alguma ideologia perdida na década de 30 do século passado. O governo atual não traz à tona meros retrocessos, mas desenterra lixo arqueológico. É cada figura...

    2. Victor Valença Carneiro de Albuquerque

      Caro, 1) o casamento não tem relação necessária com a reprodução. Não sei se você sabe, mas é possível reproduzir sem casar e casar sem reproduzir. Um casal heterossexual que decide (ou não pode) ter filhos é "irrelevante" nesse sentido? 2) o conceito de "raça" para definir grupos sócio-culturais é uma invenção da ideologia do século XIX sem qualquer base científica. Todo mundo é "mestiço" e isso é biologicamente muito interessante para a espécie humana... É preciso refletir mais, viu?

    3. Victor Valença Carneiro de Albuquerque

      Caro, 1) o casamento não tem relação necessária com a reprodução. Não sei se você sabe, mas é possível reproduzir sem casar e casar sem reproduzir. Um casal heterossexual que decide (ou não pode) ter filhos é "irrelevante" nesse sentido? 2) o conceito de "raça" para definir grupos sócio-culturais é uma invenção da ideologia do século XIX sem qualquer base científica. Todo mundo é "mestiço" e isso é biologicamente muito interessante para a espécie humana... É preciso refletir mais, viu?

    4. Roberto Gomes

      Muitos casais heterossexuais também não geram filhos e, portanto, também são irrelevantes?

    5. Viviane Rezende

      Pelo visto a ignorância não sabe que a raça branca na realidade é um negro albino. Onde vamos parar meu Deus? Tu é um robô, bolsominion?

  8. Marcelo Bondioli

    A Caixa de Pandora foi aberta com a eleição do mito. Agora aguentem. Quero ver quando a coisa chegar nos minions, se continuarão com o mesmo pensamento.

    Responda
    1. Juarez Linhares de Souza

      Por posturas como a desse professor, que é de direita, é que se pensa em escola sem partido. Se a esquerda tem o direito de fazer política em sala de aula, a direita também tem. Eu fui síndico por 4 vezes. No meu segundo mandato proibi cultos no salão de festas. Fui massacrado. Mas os mesmos que queriam fazer cultos me procuraram antes para que eu impedisse uma cerimônia de umbanda. Já que não sabiam ser laicos, então que professassem sua fé dentro de seus apartamentos. Tem q valer para todos.

  9. Magali Barbosa de Abreu

    psiquiatras de plantão urgente...ah esqueci é escola sem partido ,vai ver que a culpa é do pessoal da folha de são Paulo...rssss

    Responda
  10. eduardo machado

    Um filhote do Bozo ..... tenho pena desse elemento que transforma o Brasil num lixo

    Responda
  11. João Batista de Junior

    Exemplo de inteligência para o mal.

    Responda
  12. João Batista de Junior

    Exemplo de inteligência para o mal.

    Responda
  13. COLOMBO MELO

    Tenho 67 anos de idade e corroboro o que o professor disse. As esquerdas transformaram nosso país neste caos.

    Responda
    1. Roberto Gomes

      Colombo, com todo respeito, existem pessoas de 15 anos mais inteligentes do que você.

    2. jorge chinen

      Tem 67 anos e não aprendeu nada ou esqueceu tudo!

    3. jorge chinen

      Tem 67 anos e não aprendeu nada ou esqueceu tudo!

    4. jorge chinen

      Tem 67 anos e não aprendeu nada ou esqueceu tudo!

  14. MANOEL ROBERTO SEABRA PEREIRA

    Além do absurdo de ver um professor da USP elogiar a ditadura, o texto do "lente" transpira racismo e homofobia.

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      Por isso merecia uma resposta ética e humanamente contundente dos alunos e a teve somente político-partidária.Tão-somente.Lamentável!Lamentável sob todos aspectos que estudantes de Direito se permitam manipular a esse tanto.Deus!

    2. Nelson Vidal Gomes

      Merecia uma resposta ética e humanamente contundente dos alunos e a teve político-partidária tão-somente.Lamentável!Lamentável sob todos os aspectos.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

  15. Antenor Silva Neto

    Caro senhor Marcus Vinícius Bordoni da Silva Coelho, aí está nome e sobrenome, vossa senhoria necessita de alguma outra informação ? Tipo CPF, RG, endereço etc etc ? Por extrema educação vou me furtar de comentar o “ covardes, sorrateiros e se escondem”

    Responda
  16. Antenor Silva Neto

    Senhor Álvaro Almeida estudei bastante a história inclusive morei na Itália e na Alemanha para tal. Sugiro que vossa senhoria faça um recurring training.

    Responda
    1. Alvaro Almeida

      É melhor voltar e estudar tudo de novo. Saudações Democráticas!

  17. JOSE LUIZ ADALBERTO BRUNETTI

    Por isso mesmo que "Escola sem partido' é uma defesa da democracia.

    Responda
  18. Américo Venâncio Lopes Machado Filho

    Para além das graves manifestações dogmáticas de racismo, homofobia, antiateísmo e preconceitos de toda ordem, inopinadamente defendidos por um professor universitário, o material apresentado é desorganizado, confuso, de péssima qualidade didática, revelando o baixo valor da inteligência de quem o produziu.

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      Com todos os "data vênia" possíveis,a carta dos estudantes de Direito da USP, em resposta ao professor,no conteúdo lógico-estrutural aliado a desvirtuada e manipulada associação de seu discurso a figura do Presidente da República,é uma das inúmeras revelações das consequências desastrosas de 16 anos de governos do PT,três dos quais travestidos de MDB,refletidos inclusive na USP.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

  19. Ana Almeida Souza

    Vejo com satisfação que, finalmente, a jornalista Mônica e a Folha parecem ter abraçado a tese do programa "Escolas Sem Partido". Em tempo, eu também não concordo com vários argumentos do professor, assim como de outros da extrema-esquerda.

    Responda
  20. Nelson Vidal Gomes

    Lamentáve!Que estudantes de direito,que adiante terão como obrigação profissional a verdade-senão da vida que ninguém a tem-dos fatos como instrumento de trabalho,se prestem a deturpar a estes,em benefício de suas posições políticas particulares,associando o discurso de um professor ao Presidente da República sem nenhum fundamento,de forma arrogante e antidemocrática em desrespeito a 57 milhões de brasileiros que nele votaram.Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

    Responda
  21. Samuel Correa Duarte

    Esperando os bolsonecas de sempre virem aqui bradando que a USP é um "antro de professores esquerdistas", só que... ué mas esse aí parece que fugiu à "regra" hein? O que será que houve? Em tempo: o teor das declarações em sala de aula já seriam suficientes para um PAD contra esse referido docente por racismo, dentre outras infrações.

    Responda
  22. Alfredo Azevedo

    Essas mentes e posicionamentos bestiais, remanecem de passados longínquos, talvez, rastreados em seus DNA se chegue aos que acendiam os pavios das fogueira da inquisição, ou aqui entre nós, de brancos sádicos que por prazer, chicoteavam escravos nos pelourinhos de nossas praças públicas. Ou em tempos mais recentes, pediam permissão é eram atendidos para assistirem as sessões de torturas nos imundos porões do Doi-codi de São Paulo. Em suas vilezas os anos, séculos, não as aplacam.

    Responda
  23. Menaia Martins

    Mais um fascista pra chamarmos de nosso. Ê, Brasil! Quase caí pra trás quando li sobre a defesa da "euro-brasilidade". Os racistas estão de volta, com direito a roupagem intelectual. Os ventos da mudança costumam acordar as ratazanas conservadoras. O futuro, porém, reserva a elas apenas a mediocridade e o esquecimento. A história ensina!

    Responda
  24. Antenor Silva Neto

    Jose Fernandes Marques o meu comentário vale tanto quanto o teu.

    Responda
  25. Antenor Silva Neto

    Marcus Vinicius Bordoni da Silva Coelho - ler seu texto me da uma saudade do DOI CODI.

    Responda
    1. Marcus Vinicius Bordoni da Silva Coelho

      essa é a diferença principal, vocês são covardes, sorrateiros, e se escondem.

  26. José Fernando Marques

    Não importa "o quanto conta", Antenor. Os estudantes têm o direito e o dever de se manifestar. "O quanto conta" o seu comentário?

    Responda
  27. Cristian Silvano

    Mais uma prova de que instrução, por si, não livra ninguém de ser imbecil.

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      Isto vale para docentes e discentes!Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

  28. Antenor Silva Neto

    Nota: sou afrodescendente e não autorizo este tal de Centro Acadêmico 11 de Agosto, da Faculdade de Direito da USP a falar por mim.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Você autoriza pregarem que pessoas da sua cor devem viver separadas e excluídas? O que vc diria a este professor?

    2. Marcus Vinicius Bordoni da Silva Coelho

      sai da internet e vai la mostrar a cara

    3. Marcus Vinicius Bordoni da Silva Coelho

      sai da internet e vai la mostrar a cara

  29. Antenor Silva Neto

    E quanto conta a opinião do tal Centro Acadêmico 11 de Agosto, da Faculdade de Direito da USP, contra a opinião de 55 milhões de brasileiros?

    Responda
    1. Roberto Gomes

      Antenor, eu sei que é difícil entender isso, de fato. Mas a liberdade de expressão é uma prerrogativa básica de um governo que se diz liberal, como o de Bolsonaro. Sendo assim, o quanto conta a opinião de qualquer um, bem, depende de quem considera esta opinião. E não é por que é opinião de eventualmente uma minoria que deve ser ignorada.

    2. Alvaro Almeida

      Meu caro cidadão, Mussolini e Hitler também foram eleitos...estude mais História !

  30. roberto oliveira melo filho

    Talvez, por inexpressividade intelectual, faça de um posicionamento político-ideológico uma forma de aparição pública. Pelos conceitos emitidos, pelos fatos históricos e pelo nível de análise e compreensão dos processos em curso, nota-se que seu entendimento apenas reforça toda a visão racista, preconceituosa e discriminatória, inclusive com termos inapropriados para uma possível crítica no ambiente acadêmico. Lamentável, mas não estranho, que essas figuras insistam na mesma tecla discursiva

    Responda
  31. edilson borges

    que figura. triste figura. sorte dele é que ser tonto não é crime.

    Responda