Bruno Boghossian > Governo tenta exercer o poder com mentira e desinformação Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
O comentário do leitor Francisco Gugé resume de forma perfeita tudo o que pensam os bolsonaristas: "não importa que tenhamos eleito um despreparado, um mentiroso, um tosco. O que importa é que salvamos o Brasil dos comunistas, comedores de criancinhas". É isso, gente. Não adianta argumentar. Eles vão ficar agarrados a isso até o fim. "E Deus acima de tudo e de todos".
Não importa os defeitos do Governo Bolsonaro. Aturamos todos os seus erros sem reclamar. Ele nos salvou do caos, e assim, tem crédito infinito!!
Não vejo incoerência, já que é um governo que se elegeu baseado em mentiras.
Acontece que a verdade não tem uma amizade legal com essa turma, então o negócio é se aliar à mentira mesmo. E nesse caso a situação é binária mesmo, ou é mentira ou é verdade, meia verdade também é meia mentira.
Arrependido por ter ajudado a eleger um incompetente (e a troupe de Olavo de Carvalho a reboque) à Presidência da República.
Provavelmente muitos milhões estejam nesta mesma situação. Totalmente compreensÃvel considerando o pleito de 2018 (a coisa mais absurda que poderia acontecer: os dois mais rejeitados chegando ao segundo turno). Torçamos para que esse tempo ruim passe logo!
Parabéns pelo texto. Só discordo do final: eu acho que parte do eleitorado desse governo praticou a mentira e a desinformação de forma deliberada. Claro que não estou falando de 57 milhões, mas o exército de caluniadores profissionais e propagadores de mentiras não é desprezÃvel. E continuam atuando impunemente.
Bruno, parabéns pela sua análise! Infelizmente estamos com um governo mentiroso e corrupto e isso o torno pior que os governos anteriores. 57 dias que só presenciamos enxurradas de mentiras, ações irresponsáveis e corrupções comprovadas e aprovadas pelo tão correto Juiz Moro.
O Ministro Ernesto Araujo tem se revelado um excelente Chanceler, elevando consideravelmente o conceito do Brasil junto ao primeiro mundo. Orgulho de ter votado em Bolsonaro.
Volta pra Terra, Geraldo. Há 57 dias q vc foi pra Marte? Kkkkk
Sugiro vc tentar se informar o que pensa o primeiro mundo desse governo de paranoicos delirantes. O teu chanceler escreveu e disse, por exemplo, que a globalização (que chama de globalismo, imitando ao astrólogo de VirgÃnia) é um plano do marxismo internacional para dominar o mundo. Sabe o que fazem em qualquer paÃs normal com quem fala isso? Internam em alguma instituição psiquiátrica ou lhe receitam anti-psicóticos.
Uau! Elevando o conceito do Brasil no Exterior? Estou entendendo com uma grande ironia. Caso contrário, é tema para análise psiquiátrica.
Cade o Queiroz? E uma por dia. Regra geral, 60 dias e não se sustenta em nada.
Mentira se considerar a forma como se olha. Para nós é a pura verdade. Pena que se retratem para satisfazer a sanha da mÃdia esquerda.lha que passou 16 anos apoiando as mentiras e roubal.heiras da esquerda.lha
Negar evidências tão claramente demonstradas para o autor é caso patológico.
O grande trunfo a favor de Bolsoanro é que dificilmente seu governo tornar-se-á pior e mais mentiroso do que os do PT(que deveria denominar-se PB ou PE-Partido dos Banqueiros ou das Empreiteiras).Por isso o povo brasileiro o elegeu e tem por ele um sentimento de gratidão que não deverá extinguir-se.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!
Inacreditável justificar com ódio ao PT um governo cuja famÃglia elogia e condecora milicianos, espalha preconceitos e fake news, e ameça eliminar os oponentes (metra lhar a petra lhada). Um desgoverno cuja sustentação vem apenas de banqueiros e empresários que esperam que seja aprovada uma lei da previdência que penaliza os mais pobres e mais velhos. Inacreditável que ainda se fale em Deus em tal ambiente de ó dio.
Mentira e desinformação são matéria prima dos governos brasileiros nos últimos 20 anos. A sorte é termos jornalistas como o Bruno para denunciar.
Nós governos Lula e Dilma, parte da esquerda criticava sem cessar a "imprensa burguesa". Desmoralizar os crÃticos era uma estratégia de poder: uma forma de permanecer no poder sem corrigir os problemas apontados. Agora, se percebe o mesmo ataque sistemático, inclusive por "leitores" a soldo.
Ministro escolhido por um cara que nem lembra mais onde fica o Brasil.
Sem falar que aplicou estelionato eleitoral. Disse que 65 anos para se aposentar era muito. Falou que o sujeito já tava com o Pé na cova. Seu Ministro da área financeira mudou sua cabeça. Acho que Bancos vão deixar mais alguns milionários além de Amoedo e Meireles aparecerem.
Não é bem assim , Bruno. A Folha apoia Maduro e PT, não é?
e vc. aparentemente é a favor da descrimininalização das drogas, ao menos aquelas que vc. consome, não? a realidade agradece muito se vc. voltar, ela me disse que tá sentindo saudades tuas.
Disse tudo. As duas marcas desse governo são desinformação (leia-se incompetência) e mentiras.
É, saudades do Lula e da Dilma. Realmente competentes, (maior crise econômica e desemprego da hitória) honestos (maior roubo da história) e verdadeiros (não foram eles). Ora, vão plantar coquinhos!!!
O trágico é saber que esta extrema-direita não tem quadros competentes nem para dirigir um boteco. Ou os ministros são militares, ou são egressos do cursinho EAD do astrólogo da VirgÃnia. SE parecem com o cachorro que corre atrás do carro mas não sabe o que fazer quando o carro para, rsrs. Alcançaram o pudê, e agora não sabem o que fazer com o terraplanismo, marxismo cultural e outras teorias conspiratórias replicadas pelo astrólogo.
Impressiona o despreparo dos integrantes desse governo e da extensão do governo, leia-se, os filhos do rei. Nunca sei exatamente se é má-fe, ignorância, arrogância, vaidade, ou simplesmente acham que tem carta branca para doutrinar o povo brasileiro. Tudo em nome de Deus, claro.
Não é privilégio deste Governo agir desta forma, a maioria dos polÃticos brasileiros são mentirosos e falsos.
Podem até ser mentirosos mas incompetentes como esse nunca vi.
Quanto pior, melhor para a democracia. Já está claro que essa gente não presta para nada. . então que mintam e metam os pés pelas mãos para que o vácuo de poder aumente e a elite econômica deponha logo o Bolsonaro; como acontece frequentemente por aqui. Esses caras até hoje não desceram do palanque da eleição. Vivem de jogar ovo no Pete. É só o que sabem fazer. Governar, eles não sabem.
danger, will robinson, amarildo is the room. one too many robots.
Acordem o Amarildo.. ele está ainda em 2015 e não sabe que a Dilma sofreu um impeachment, que o Temmer assumiu, que houveram eleições e que o Bolsonaro ganhou. Coitado..
o PT é notÃcia mundial em corrupção; faz assim, daqui a 4 anos iniciamos a conversa.
Realmente não sabia dessa ênfase na coleta de DNA dos criminosos no pacote Moro. A coluna serviu para informar sobre isso.
Bozo, seus filhotes, a turma do balão mágico e os morlocks no congresso só são governo porque usaram e abusaram de mentiras, calúnias, injúrias e difamações. Tudo começou com o antipetismo injetado em doses cavalares. Infelizmente é nisso que se transformou o jogo eleitoral. O TSE não tem poder.
amarildo não sabe ainda, mas ele é relativista.
Acorda Amarildo. Infantilidade é estar no governo, com a responsabilidade de governo e ficar arrumando fofoca com o "marxysmo mundial". Se não sabe o governar um paÃs, pede o boné, alega dor de barriga e sai. Esse governo Bolsonaro é uma trupe de comédia grotesca involuntária. A gente sente vergonha dos apoiadores desse li-xo mental.
O PT é notÃcia mundial em corrupção; infantilidade essa de bozo prá cá morlocks prá lá; melhor que ladrão prá cá, 716 bilhões prá la; faz assim: daqui a 4 anos iniciamos a conversa
Se seguirmos nestes passos logo logo estaremos com um Chávez presidindo o pais, e seremos nós os que pediremos asilo aos venezuelanos, entre este ministro, o do turismo e o da educação as amostras são bem desalentadoras.
A ordem é criticar! Isso é bom, jornalismo crÃtico é jornalismo, o resto é press release. Mas, convenhamos, do que trata essa coluna? O grande pecado do ministro foi externar uma dúvida sobre o grau de crueldade do governo Maduro? Foi usar a Coréia do Norte como parâmetro? Foi tentar se desmentir? Não entendi a grande mentira... O caso dos "piratas" já está velho, já tem "outra do Vélez", senhor Boghossian. Agora é o hino. Talvez na próxima coluna...
Mas, senhor Colker, o PT cansou de acusar a imprensa de estar conspirando contra a ordem socialista... É o mesmo disparate, mas desse o senhor não se ressente.
O grande pecado foi acusar a imprensa de "conspirar contra o Ocidente". Não apenas é mentira mas só um rematado imbecyl, paranóico e irresponsável, pode em um cargo de governo, dizer algo assim.
Amigo, ambos são assassinos sanguinários, não importa quantos mais ou menos cada um matou, o importante é que são ditadores sanguinários. Estamos a frente de uma equipe de ministros totalmente desajustados que vivem se retratando, tá na hora do Bolsonaro formar um ministério a altura do Brasil.
O Bozo é só um fantoche a serviço dos orquestradores da "ordem mundial vigente, e tem pessoas que sabem disso mas preferem se omitir na hora de expressarem suas opiniões. Falam de Fidel Castro, Stalin entre outros, mas bajulam Bolsominios da vida, Pinochet, Figueiredo e todos os outros ditadores de direita, que para os mesmos, só os ditadores de esquerda não prestam. É um misto de hipocrisia e alienação que se tornam imensuráveis à compreensão humana.
Excelente dissertação! Este governo chegou ao poder com mentiras e usando da ignorância, fé e ingeniudade das pessoas. O tempo vai passar e o nome deles será varrido da história!
Conhecereis a verdade nas mentiras que vos atolais. A mentira travestida de verdade nos deixa a um palmo do precipÃcio.
Pra quem conseguiu permanecer no cargo de deputado federal por 30 anos sem produzir absolutamente nada, além de seu enriquecimento pessoal, é um perito no quesito mentira, e seus comandados se alinham nessa proposta.
Causa-me espécie ver tanta hipocrisia um presidente homenageando Pinochet, Stroessner, Ustra, Figueiredo entre outros ditadores sanguinários como foi Pinochet e agora posando de Democrata querendo defender o povo Venezuelano; a hipocrisia e falta de compromisso com a verdade ainda poderão colocar nosso paÃs na lata de lixo da história após esse mal fadado governo.
Ele é um débil mental. Foi expulso do exército por ser um débil mental.
Tudo bem, eu também não gosto dos ditadores e de outras criaturas que a senhora cita. Mas o que dizer de Fidel, Raul, Chávez, Maduro, Correa, Ortega, Morales (a lista completa, com os africanos inclusive, a senhora encontra nas planilhas da Odebrecht)? Vá ser homossexual em Cuba, por exemplo, ainda hoje!... Então, quem elogia ou apenas tolera esses grandes humanistas, esses heróis do povo, não deve falar de hipocrisia.
Excelente texto!
ainda que mark twain dissesse que a mentira dá a volta ao mundo enquanto a verdade ainda calça as botas, o fato é que quando a verdade finalmente sai de casa pra passear, a mentira volta direitinho pra casinha, rabo entre as pernas. precisamente o que vai começando a acontecer. quem viver verá.
Tudo mentiroso.
É estarrecedor a forma que este capitão Bolsonaro, insurgente anos atrás contra as forças armadas , continue a inflar a população brasileira com afirmações e desinformação. Necessário colocar limites também na equipe ministerial , que seque o mesmo caminho de fazer governo . Creio que a população deva organizar protestos nas ruas exigindo maior seriedade em gerir a nação . Uma equipe desordenada , onde o disse e não disse assumiu o Planalto Central !
Um ministro chama os brasileiros de canibais, outro alivia o regime da Coreia do Norte ao vivo...vai dizer o quê?
Ora, mas Bolsonaro se elegeu com mentiras e desinformação. E conhecereis a mentira e a mentira vos desinformará. Essa era sua diretriz de campanha e continua sendo de governo.
Que colunista parcial e incompetente. A Folha se afunda cada vez mais
Hahahahahahha!!1... estarias lendo por que?
negação e raiva, teus nomes são 1a e 2a fase do luto. que venham a barganha, a depressão e, enfim, a aceitação.
Que comentário parcial e incompetente.
Juiz precisa ser imparcial, a cobertura dos fatos é bom que seja imparcial. Mas seria um contrassenso esperar que colunas de opinião fossem imparciais.
A lógica usada pelo colunista é medonha e infantil ao mesmo tempo. Cita alguns exemplos ingênuos para concluir que todo o governo mente e desinforma. O colunista pratica o que em Lógica é conhecido como ad hominems. Em vez de focar na capacidade das pessoas prefere abordar questões pessoais, padrões da fala, aparência e outros atributos que nada têm a ver com a competência.
Vc leu o texto? O colunista está ficando exatamente na (in)capacidade das pessoas em questão. Quer que desenhe?
ahhahahahaha... "medonha". Vamos focar na capacidade das pessoas? Vai ser divertido: Araujo só cometeu erros na condução da crise com a Venezuela. Do rompimento de acordo com os militares a posar junto ao adido americano.. Um incompetente, foi deautorizado por Mourão. O ministro da Educação não sabe lidar com as leis, tendo que retirar a carta que havia enviado, rejeitada ipsis literis por Pernambuco. Damares só fala generalidades inconsequentes. Esse governo é uma piada.
Cloves, o colunista não usa lógica e sim uma generalização miúda que busca nos sujeitos indeterminantes a representação de todo um governo. Usa os fragmentos e esquece do conjunto. Tenta desconstruir o que já é fraco para ignorar o tem força e resistência e que apresenta reformas que talvez possam definir o futuro do paÃs. /Claudia F.
Volta pro supletivo, cidadão
Se for focar na capacidade demonstrada até aqui por esses dois ministros... qualquer golpe que interrompa o governo talvez fosse justificável. Não tem aà uma Janaina Paschoal, ou um Eduardo Cunha, do bem para cavar um impeachment fake?
A folha está sem diretor de redação!!!!
A falta de preparo técnico e cultura geral dos integrantes desse governo é assustador. Quando a gente acha que não tem como piorar... Imaginar 3 anos 10 meses desse amadorismo e bateção de cabeça. Torço para que o Trump não seja reeleito, pelo menos assim, o puxa-saquismo do "menino" deve aliviar um pouco.
Acho interessante ver ver as ofensas dirigidas aos eleitores de Bolsonaro, os crÃticos esquecem que no segundo turno só tÃnhamos dois candidatos, era matar ou morrer, o instinto de sobrevivência, falou mais alto
O instinto de sobrevivência, deste jeito, poderia levar ao suicÃdio, se arrependimento matasse?
Pois é, pelo visto, vc morreu.
Realmente, sobraram os piores. Decisão difÃcil, divisor de águas morais; muitos decidiram em quem não votariam de jeito nenhum pelo Cv de cada candidato. Admiradores de torturadores , misóginos e homofóbicos, capacidade de articulação verbal consistente e coragem para debater ideias - alguns dos critérios usados por que jamais votou no pete. Por exemplo.
Mandaram os menos indicados pro segundo turno pq quiseram. Não vem com essa de : ah, no segundo turno.... 40 e tanto milhões já votaram nele no primeiro turno.
O Bruno mais uma vez nos brinda com sua lucidez sobre a triste realidade em que vivemos. Uma realidade baseada em mentiras: chama de estadistas ditadores cruéis, veio para acabar com a corrupção e vemos aà um governo composto de corruptos, fala em nacionalismo e exclui minorias, enfim, um governo podre e vergonhoso que aos poucos seus eleitores vão percebendo a besteira que fizeram ao votar nele.
Luiz você tirou de mente exatamente o que eu penso, parabéns.
Todo governo mente. Nos dois primeiros casos que você cita (o terceiro confesso que não entendi) o problema não é a mentira, é a manifestação gritante da completa falta de condições para o exercÃcio do cargo que ocupam. Um chanceler que ignora que a Coreia do Norte é uma ditadura brutal, ou um ministro da educação que qualifica outros (quem quer que esses outros sejam) de canibal, ou são ignorantes ou lhes falta a compostura mÃnima.
Esse é um governo de mentira, logo logo acaba.
Bolsonaro é desprovido de conteúdo eficaz para dirigir uma nação, até o momento eu me pergunto como esse canhão chegou a ser eleito presdente, talvez sim por ser canhão. Foi eleito em cima de mentiras, e o seu eleitorado se resume assim. Uma parte faz o que te mando. Outra parte eu detesto polÃtica e ñ leio jomal é muito enfadonho, E a outra parte apesar de conhece-lo, fico na minha ou mr fará bem.
Gostei desse "me fará bem" para os que se consideram inteligentes e votaram "sabendo" o caminho que estavam escolhendo. Sempre penso mais nesse grupo bem-sucedido, que sabe que as mentiras foram auxiliares não para convencê-los, mas para convencer os "pobres ignorantes".
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Bruno Boghossian > Governo tenta exercer o poder com mentira e desinformação Voltar
Comente este texto