-
JOSE LUIS BEVILACQUA
Parabéns Eduardo. Você cultiva leitores que o respeitam e respeitam os outros leitores, mesmo em coisas tão apaixonantes como comparação de super craques do futebol e em especial em dias como os de hoje. Obrigado.
-
Marcelo Alves
Quando o Messi conquistar uma Copa do Mundo de Futebol aos 17 anos , ai sim podemos começar as comparações.
-
sidnei esbizera
Parei de ler na comparação...o dia que Messi ganhar uma copa do mundo seja quem estiver ao lado dele, ai a gente conversa.
-
wagner lacort
prefiro dizer que estamos diante de dois gênios da bola, cada um no seu tempo. Por isso, não há que se ter comparações.
-
Sergio Siqueira
Exato. Comparar épocas diferentes não tem sentido. O gramado , os espaços deixados , velocidades e a brutalidade das defesas eram outras.
-
Sergio Siqueira
Exato. Comparar épocas diferentes não tem sentido. O gramado , os espaços deixados , velocidades e a brutalidade das defesas eram outras.
-
-
afonso padilha
Ainda mais os muitos gols de Pelé foram feitos em time sem expressão. Defesas fracas. Já Messi, só enfrenta zaga de seleção. Não é fácil. E ainda sem um Gerson e um Tostão do seu lado.
-
afonso padilha
Ainda mais os muitos gols de Pelé foram feitos em time sem expressão. Defesas fracas. Já Messi, só enfrenta zaga de seleção. Não é fácil. E ainda sem um Gerson e um Tostão do seu lado.
-
EDSON S COUTINHO
Tanto os defensores como os detratores cometem seus exageros. Messi não carrega a seleção de seu país nas costas, como Maradona fazia, mas talvez seja querer demais dele. Mas seu ponto mais fraco é o desempenho na Champions, abaixo do campeonato espanhol. Levando em conta até a temporada 17/18 da Champions, de 2012 em diante o Barça foi campeão apenas uma vez:14/15; nas semifinais suas atuações não foram boas.Até o Sport, bíblia catalã já questionou poucos títulos dele nos últimos anos.
-
EUSTAQUIO PIMENTA DE AZEVEDO
Como de costume o nosso Tusta nos enche de alegria com um belo texto. Parabéns.
-
Silvio Luiz de Oliveira
Bom dia! Comentário sem comentários. Mas o brasileiro tenta desqualificar Messi, que é um gênio do futebol. Dados importantes: a marcação hoje é muito mais forte, mais desleal, os jogadores tem mais força. Vejam a copa de 70 os espaços que havia. Mas Pelé parece estar no topo, até pelos títulos conquistados, e gols feitos. Mas Messi é mais garçom, acho mais técnico (sei que vai dar reboliço).
-
Julio Shiogi Honjo
A propósito, hoje não há zagueiros famosos como Brito, Morais, Abel, Orlando, Luiz Felipe e outros. Famosos pelas faltas violentas.
-
Julio Shiogi Honjo
Mais desleal? Então não sabes como foi a Copa de 1966, quando apelidaram de futebol força a violência. Embora a seleção não fosse essas coisas, Pelé foi caçado em campo contra a Hungria e contra Portugal.
-
EDSON S COUTINHO
Não sei a idade do leitor, quanto ao futebol hoje ser mais desleal, acho um equívoco esta afirmação; mas cada um com sua opinião.
-
-
Luiz Carlos Almeida
Nestes tempos de tanta informação de má qualidade, uma análise como esta é primorosa. Nem importa quem é melhor, mas, a qualidade do texto vale por tudo. Agora, os três juntos teriamos um festival de arte, não futebol.
-
CLOVIS RAMALHO MACIEL
Tostão tem a favor do Rei um viés inquestionável: jogaram juntos, treinaram juntos, se concentravam juntos. Ponto pro Rei! Discussão inútil pois tempos muito diferentes...Inegável é que Messi parece não se cansar de encantar. Seus críticos parecem temer que possa ser assim tão genial! Gênios não se comparam! Picasso e Michelangelo tampouco...
-
Guilherme Menezes
O João Mucci ressaltou o fato de que Tostão também foi craque. É incontestável, foi um dos melhores! Não disputa com Pelé e Messi, é verdade, mas leva uma vantagem sobre os dois - têm um cérebro mais desenvolvido. É caso raro no futebol!
-
JO O CARLOS LUCHESI
Tostão é um observador inigualável. Foi um gênio no futebol e o é também como escritor, analista e comentarista. Quer uma análise sobre Pelé e Messi melhor que essa? É incomparável. Parabéns. Fui fã do seu futebol e agora sou seu fã como escritor.
-
Marco Antonio Barbeito dos Santos
Os "Hermanos" e seus seguidores modernos, não desistem. Afff !!!
-
Valdir Ferreira
Comentário muito sensato.
-
JOÃ O MUCCI
Só sei que todos os três jogavam no meu time: Pelé, Messi e o autor deste artigo, que também foi um craque.
-
Anderson de Sousa Nascimento
Nasci em 78. Não vi Pelé jogar. Tudo que vi do Pelé foi em vídeo e de uma magia e beleza impressionante. Acho a comparação impossível pela diferença do futebol que se jogava no tempo de Pelé e o que se joga agora no tempo de Messi. Os fundamentalistas (há muitos e atuam em diversas áreas) perdem tempo tentando desqualificar Messi ao invés de admirar suas façanhas. Daqueles que vi jogar, Messi é o melhor. Além de todas as suas qualidades, não comete o pecado da firula.
-
Aroldo Zella
Quando vejo alguma comparação com o Pelé, eu me pergunto: Quantos gols de cabeça, Messi, Maradona, Cristiano Ronaldo, Ronaldo, etc, marcaram, da mesma forma, gols de bicicleta, fora a genialidade dos gols. Me parece que o Pelé situa-se num outro patamar, é mais completo.
-
Andre Braga
Compara Messi à Pelé é o mesmo que tentar comparar Tomé à Jesus (Sem querer menosprezar São Tomé, claro!).
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.