Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. ALEXANDRE COSTA PRADO

    Ilustre Janio de Freitas, o Brasil e o mundo lhe pedem que nunca freie este seu espetacular e honrado trabalho de informar e repelir a enganação vinda desde sórdido modo de operar de grupo americano inescrupuloso que precisa ser enfrentado a todo custo. De tão vil, sequer pode-se dizer que funda-se na vontade soberana do povo americano, pois que de nenhum ser de bem.

    Responda
  2. MARCIO FRANCISCO COLOMBO

    Prezado Janio de Freitas. Li "Nós, testemunhas" estupefato com sua brilhante intuição histórica da geopolítica e suas consequências contemporâneas. Li "Nós, testemunhas" como o prefácio de um livro a ser escrito, por Janio de Freitas.

    Responda
  3. celso bittencourt

    'Não existem Fatos, apenas Interpretações [Leia-se: Narrativas].' ***Friedrich Nietzsche

    Responda
    1. benjamim picado

      adoro gente ilustrada. simplesmente a-do-ro.

  4. Cloves Oliveira

    Toda moeda tem dois lados, alguns dizem três. Em 8 de setembro de 1847 quando as tropas americanas finalmente entraram na Cidade do México foram recebidas com palmas pelos mexicanos. Isso demonstra que a população, apesar da invasão, via com alívio a queda dos seus governantes, a maioria corrupta e sanguinária e acima de tudo covarde, porque deixou para um grupo de cadetes ingênuos a defesa da cidade. Se Trump invadir Caracas acontecerá o mesmo apesar da prosopopeia da esquerda.

    Responda
  5. Antonio Catigero Oliveira

    Fatos notórios apontados pelo incansável colunista deixa alguns comentaristas chocados. Vivemos em uma terra onde acreditamos que a disputa pelo Poder e pelo Dinheiro, onde surgem tantas guerras, espionagens e sabotagens, seja exercida de acordo com o altruísmo de gente como Trump e Bolsonaro... Talvez estejamos vivendo em um momento onde os fatos, escancarados em nossa frente, sejam deturpados, banalizados e negados por notícias falsas. Resumindo: A pílula está fazendo o efeito desejado...

    Responda
  6. celso bittencourt

    Jorge Ramos: Fui expulso da Venezuela em 26 de fevereiro depois de uma entrevista contenciosa com Nicolás Maduro, o homem forte do país. Ele se levantou no meio de nossa conversa e seus agentes de segurança confiscaram nossas câmeras de TV, os cartões de memória e os nossos celulares. Sim, Maduro roubou a entrevista para que ninguém pudesse assisti-la.***Ninguém pode acusar Janio de Freitas de corporativista! Rararaaaááá!

    Responda
  7. Mariana Cabeça

    Meu Deus ! E pensar que eu perdi meu tempo lendo isso !

    Responda
  8. Roberto Freire

    Ou, em outras palavras, é a economia, estu piso.

    Responda
  9. Roberto Freire

    Tanto o desabastecimento do plano Real quanto o que sofre a Venezuela tem razão mais simples e menos conspiratória que a apontada pelo infeliz articulista. Ninguém vende nada para ter prejuízo. Preços tabelados dão nisso. Desabastecimento.

    Responda
  10. Roberto Freire

    Tanto o desabastecimento do plano Real quanto o que sofre a Venezuela tem razão mais simples e menos conspiratória que a apontada pelo infeliz articulista. Ninguém vende nada para ter prejuízo. Preços revelados dão nisso. Desabastecimento.

    Responda
  11. celso bittencourt

    O Lullopetismo quebrou o Brasil sem interferência dos States!! Rararaaaáááá!

    Responda
  12. celso bittencourt

    'o Êxodo Venezuelana de cerca de 7% da população do país. Um êxodo causado pelo Colapso econômico, pela falta de comida e de remédios, pela Perseguição Política Pura e Simples. Suas origens foram basicamente Endógenas e não advieram de Sanções ou Pressões do Poderoso Vizinho do Norte. Um absurdo drama humano, motivo de Profunda Vergonha para seus Promotores Diretos e para Aqueles que ao longo de duas décadas lhes deram algum tipo de apoio' *Desde a mais tenra infância a Culpa é sempre do Outro!!

    Responda
  13. antonio roberto lambertucci

    Ótimo termos informações amplas e plurais para compreendermos os problemas reais da América Latina.

    Responda
  14. Flávio Rezende de Carvalho

    Segundo o senhor Janio, os EUA fizeram mal a muitos países da América Latina: Haiti, Cuba, Nicarágua, República Dominicana, Honduras, Granada, Guiana, Venezuela... Curioso! São quase todas as nações que o PT "ajudou" exportando a tecnologia de corrupção que ele (PT) desenvolveu: um mix de dinheiro do BNDES com serviços de empreiteiras criminosas. O PT é tão bonzinho, faz imperialismo com dinheiro público que aparece depois... na Suíça.

    Responda
  15. Juarez Linhares de Souza

    A existência dos EUA servem de indulgência a toda sorte de ditadores. Simpatizantes dessas ditaduras, seja da venezuela, síria ou qq outra, sempre a usaram como argumentação diversionista. Antes até pensava que era fanatismo, mas depois de ler este artigo, cheguei a conclusão que é apenas má fé. De fato mesmo, apenas a revolução forçada pelos fatos na ICAR, cujo exemplo deveria ser seguido pelo PT, mas lhe falta um Francisco.

    Responda
  16. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    Muito bem meu caro Jânio. Grande aula. Minha experiência venezuelana. Na década de cinqüenta, participei e uma caravana para estudantes em avião fretado para conferencias nos Estados Unidos. Pouso em La Guaira. Avião cercado por militares. Disseram que uma revolução. Haviam tomado o poder. Volta trinta dias depois. Avião cercado. Era a contra revolução, disseram. Poder retomado.

    Responda
    1. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

      Na década de 50, a Venezuela já havia se convertido no segundo produtor e no primeiro exportador mundial de petróleo. No entanto, essa notável afluência econômica, obtida numa relação de estreita dependência com os EUA, não se refletia na diminuição de suas graves desigualdades sociais, na diversificação de sua estrutura produtiva e na implantação de um regime democrático estável. Tampouco numa política externa que combatesse seu alto grau de dependência.

  17. Flávio Rezende de Carvalho

    Segundo o senhor Janio, os EUA fizeram mal a muitos países da América Latina: Haiti, Cuba, Nicarágua, República Dominicana, Honduras, Granada, Guiana, Venezuela... Curioso! São quase todas as nações que o PT "ajudou" exportando a tecnologia de corrupção que ele (PT) desenvolveu: um mix de dinheiro do BNDES com serviços de empreiteiras criminosas. O PT é tão bonzinho, faz imperialismo com dinheiro público que aparece depois... na Suíça.

    Responda
  18. Carlos Eduardo Gomes

    O PT foi o maior projeto de engenharia social no Brasil. A exemplo dos membros das igrejas da prosperidade e dos vendedores de marketing multinível. A lavagem cerebral é tão eficaz, q não se consegue dialogar com nenhum membro desses grupos. No caso do PT, eles estão do lado certo da história, nós os alienados. Nos "prósperos" nos somos os pecadores. E nos membros da rede de MMN, teles ganham dinheiro e nós estamos deixando de ganhar.

    Responda
  19. Carlos Eduardo Gomes

    Não me refiro especificamente ao articulista, no caso do THC, mas no caldo de cultura q gera essa visão distorcida da realidade. Como enxergar o mundo de maneira diferente, se desde o seu bisavô, já se pensava assim. O comunismo foi uma ilusão coletiva q custou a vida de cem milhões de pessoas.

    Responda
    1. Rafael Mendes

      O senhor comprova com as palavras escritas que não faz a menor ideia do que seja "comunismo".....

  20. Carlos Eduardo Gomes

    Publicado por periódico científico de renome, um estudo de muitos anos, onde se constatou q fumar maconha causa esquizofrenia. Some-se a isso, a lavagem cerebral dos franceses, qdo da instalação e gestão da USP, q para não perder a declinante influência francesa, instigava deliberadamente o anti-petista ismo, depois a KGB fêz o resto. Aí vira identidade, ninguém quer recuar e mudar todo o seu arcabouço intelectual e de entorno social, para tanto, é preciso coragem e humildade.

    Responda
    1. Carlos Eduardo Gomes

      Onde se leu anti-petismo, leia-se anti-americanismo....

    2. Carlos Eduardo Gomes

      Lima Barreto já dizia: "triste e ignomiosa verdade de q o Brasil é e está sendo caudatário desavergonhado da América do Norte". O anti-cancer francês vem do período revolucionário e da independência americana, perpassa Napoleão e De Gaulle.No Brasil, se intensifica por vários fatores, nossa política externa, intelectualidade com raízes francesas...

    3. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Mai bodi, depois as esquerdas é que são fanáticas! Lavagem cerebral francesa? kkkkkk Esse deve fumar muito aquela erva que causa esquizofrenia, que certamente não é a maconha! kkkkk

    4. Rogério de Mendonça Lima

      Sr. Carlos, encontrar ,hoje em dia alguém que não faça parte do FLA x FLU político nacional, é muito gratificante. Um oásis de pensamento, no meio deste deserto de idéias. Humildade.... Ah humildade...

  21. GERALDELI DA COSTA ROFINO

    Mais um golpista na área. Pela "Auto Determinação dos Povos" e uma sincera ajuda ao Povo da Venezuela. O Brasil, não pode ser boneco dos outros.

    Responda
  22. GERALDELI DA COSTA ROFINO

    Mais um golpista na área. Pela "Auto Determinação dos Povos" e uma sincera ajuda ao Povo da Venezuela. O Brasil, não pode ser boneco dos outros.

    Responda
  23. GERALDELI DA COSTA ROFINO

    Mais um golpista na área. Pela "Auto Determinação dos Povos" e uma sincera ajuda ao Povo da Venezuela. O Brasil, não pode ser boneco dos outros.

    Responda
  24. JOAQUIM FERREIRA R FILHO

    O colunista é mais um órfão do Stalin a serviço do PT..O imperialismo americano cometeu abusos. Para o imperialismo soviético, a ditadura bolivariana ,o desgoverno criminoso do PT,um silencio convenientemente covarde.

    Responda
  25. Angelo Batista Goulart

    Análise correto , A geo-politica para a America latina mudou que o diga a 5 frota norte -Americana que voltou suas atividades para o Atlântico sul e o principal alvo é o Brasil que com sua soberania internacional, ousou seguir os seus próprios caminhos com os BRICS, PRÈ-SAL , saindo na frente na emancipação econômica seria seguindo pelos os outros países Latinos, Sabotado , com um impeachment fraudulento voltou a ser uma colônia de bananas!

    Responda
  26. Igor Cornelsen

    O colunista culpa o descalabro da Venezuela à ameaça que vem de fora, é o modo ideológico da esquerda ver as coisas. A realidade é diferente. Quando Chávez declarou o socialismo do século XXI, nacionalizou empresas privadas, garantiu a miséria. As empresas pararam de investir, os engenheiros e gerentes fora morar no exterior, os bancos cortaram os financiamentos por conhecer o futuro da Venezuela. Hoje não produzem mais nada a não ser 1/3 do volume de óleo que produziam antes deles.

    Responda
  27. Samuel Gueiros Jr

    A aparente boa intenção e falsa isencao de Jânio acaba quando ele omite deliberadamente a falta de "mea culpa" dos regimes e tiranias comunistas. Em algumas, como na Rússia, China e agora na Venezuela o genocídio é contra o próprio povo. Aqui no país o Foro de Sao Paulo e o PT jamais admitiram os seus erros e delitos contra a nação no desvio de recursos dos cofres públicos em detrimento de segurança educacao e saúde do povo brasileiro.

    Responda
  28. ALEXANDRE MATONE

    Jânio, a mim, despido que sou de maniqueísmo ideológico, ocorreu também imaginar a Rússia fazendo um "mea culpa" de todos os crimes bárbaros que cometeu, desde os pogroms locais, que datam de séculos atrás até o século XX, até a criminosa ingerência externa em Cuba, no Afeganistão, na Ucrânia, na Síria, Irã, Coréia do Norte; uma menção arrependida das ações infames nos arquipélagos Gullag, e tantas outras coisinhas mais...

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Por que será que os leitores de direita sempre rebatem uma tese, uma análise, um comentário com o exemplo contrário? Não negam o que o autor expõe apenas contrapõem um exemplo supostamente equivalente com o sinal contrário. Como se dissessem sempre, nós somos execráveis mas vocês também são!

    2. ALEXANDRE MATONE

      Quanto aos crimes da China no Tibete, o "Grande Salto Para Frente" de Mao TSE Tung -com seu saldo final de 70 milhões de mortos pela fome - nem passa pela minha cabeça que palavras de arrependimento possam sair um dia daquelas bocas. Mas o que eu jamais verei, por certo, é alguns colunistas da extrema esquerda voltarem atrás de suas ideologias anacrônicas e perversas. É mais fácil Trump fazer uma revolução bolivariana nos EUA!

  29. Alexandre P Cabral de Medeiros

    Quer dizer que o desabastecimento aqui foi culpa do empresariado e não da insana ideia de gerico de tabelar e congelar preços? Já tomou seu rivoltril hoje?

    Responda
    1. Sergio Siqueira

      Devemos respeitar as divergências,por mais absurdas que possam parecer.

  30. Marcelo Arias

    Boa, Jânio... nem.tudo é preto ou branco... os tons de cinza explicam muito mais a realidade do que o maniqueísmo com o Qual a crise na Venezuela tem sido exposta ao povo brasileiro para justificar uma eventual ação militar...

    Responda
  31. Beatriz R Alvares

    Excelente análise! Parabéns ao jornalista Jânio de Freitas pela lucidez!

    Responda
  32. Nilton Silva

    Toda essa lenga-lenga apenas pra apoiar o ditador Maduro, bem alimentado, diga-se de passagem, em detrimento do povo venezuelano que, por passar fome, foge pro Brasil. Um povo que foge pro Brasil deve estar mesmo muito desesperado.

    Responda
    1. Rodrigo Ricoy Dias

      Perdi a parte em que o colunista apóia Maduro, pode transcrever por favor?

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Leu mas não entendeu, ou finge que não?

    3. Emidio Jose Cunha de Carvalho

      Fome existe em qualquer pais das Américas do Sul e Central,excetuando Cuba,ou da África,o resto é show midiático.

    4. Emidio Jose Cunha de Carvalho

      Fome existe em qualquer pais das Américas do Sul e Central,excetuando Cuba,ou da África,o resto é show midiático.

  33. Elisabeth Beraldo Faria

    Texto claro e sensível do jornalista. Para alguns que atacam ou não querem ver a realidade( Venezuela rica em petróleo e EUA de olho nisso), qualquer comentário será apenas apologia da esquerda!!! Afff

    Responda
  34. Alberto Melis Bianconi

    2) mais importante, não faz sentido desejar o crescimento da riqueza material, e sua melhor distribuição, agindo contra os mercados. É a única forma de organização humana que permite perseguir esses objetivos, mas os seres humanos têm falhado em entender como pôr em marcha esse processo. A Venezuela e seu petróleo representam o caso mais grave (já foi chamada de doença holandesa), o "mercado" por si mesmo, frente a uma fonte de riqueza tão fácil, enriquece uma pequena elite e exclui o resto.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Os mercados podem até ser uma forma eficiente de produção de riquezas mas da distribuição, meu caro, ele não da conta. Se não houver regulação e a atuação de um estado forte e voltado para o bem comum a economia de mercado gera uma brutal desigualdade e exclusão.

  35. Alberto Melis Bianconi

    Jânio de Freitas é dos poucos colunistas consistentes na imprensa hoje, e sem dúvida tem um conhecimento de História e relações internacionais muitíssimo maiores que os meus. Não quero ser leviano. Apenas dois descontos: 1) todo grupo social que detenha poder sobre outros fará valer seus interesses, faz parte da natureza humana. Se precisa apresentar explicações, e os americanos o fazem, é porque esse poder possui limites. Não é razoável imaginar que sempre conterão sua agressividade.

    Responda
  36. Rodrigo Jacobauskas

    É sério isso? Toda vez que acho que ele atingiu o fundo Jânio volta a cavar, defender o Maduro e a narcoditadura? Jânio se aposente antes da reforma se poupe nos poupe!

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Wilson e as questões abordadas pelo Jânio, onde estão os argumentos a refuta-las? Reli o texto e não encontrei nada sobre lava jato, Lula, etc, fala da Venezuela, da falta de preparo do Maduro para ocupar o posto que lhe caiu no colo, de como o poderio dos EUA sempre foi utilizado apenas em benefício próprio mas alegando invariavelmente a defesa da democracia, dos direitos humanos, etc, mesmo quando implanta ditaduras e derruba governos democráticos

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Grande Jânio, cada dia mais brilhante, continue nos brindando com sua lucidez e brilho intelectual, tão raros nestes tempos de obscurantismo!

    3. WILSON FILHO

      Sra. Maria, o problema do Jânio é, infelizmente, a parcialidade, para ele essa esquerda caviar nunca erra, sempre que tem a culpa são os outros. Por exemplo: a lava-jato que é de direita, segundo ele, prendeu políticos de quase todos os partidos, inclusive os da direita. A questão toda é um certo presidiário que está em Curitiba.

    4. Maria Lopes

      Leia de novo, tente entender o texto sem antolhos. Ele está analisando uma situação, não está defendendo ninguém. Quem está a defender, é você, com seus pré-conceitos. Volte a seus whatsapp e fakenews em vez de ofender um jornalista. Concorde ou discorde, com ideias e não com insultos.