Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Mariana da Costa Conde

    O leitor Pozzi nao compareceu nessa coluna com seu patrulhismo ? O que houve com esse profissional dedicado à censura e à denuncia dos comunistas solertes infiltrados nas midias ?

    Responda
  2. CARLOS TARDIVO

    Baseados no "estilo" do Hino Nacional, os ministros do STF emitem seus votos.....

    Responda
  3. Marco Antonio Barbeito dos Santos

    edilson borges, por favor, que tal mudar-se de mala e cuia, para o País de sua inteira preferência ? Ficar por aqui, rindo e desqualificando tudo o que tem a ver com o Brasil, é ridículo. Por que sofrer assim, edilson ? Estamos muito preocupados com a sua sanidade, edilson. Essa sua ironia , edilson, não te faz bem.

    Responda
  4. edilson borges

    o buzanfam de la patrí dos franceses é uma ode ao sanguinarismo; nisso, ao menos, o virundum é mais melhorzinho. o fato de ser bobo e enrolado...não merece estudo, tem coisa melhor prá aprender brincando.

    Responda
  5. Luiz Candido Borges

    Eu também acho que seria melhor que os brasileiros entendessem bem a letra do hino, mas, ao contrário do autor do artigo que parece esperar por um milagre, eu tenho uma proposta. Não é inédita, é óbvia e outros comentaristas a colocaram há pouco: Estudo. A letra é perfeita para diversos estudos da língua portuguesa, não somente do parnasianismo. Poderia ser o tal "aprender se divertido" apregoado pelos nossos construtivistas como a única forma correta de ensino, que jamais conseguiram atingir.

    Responda
    1. Terezinha de Jesus santos

      Adoro o hino, mas patriotismos não pode ser imposto senão vira outra coisa.Concordo que estudar o hino em disciplinas como língua portuguesa,literatura,música( em uma aula de artes),nem sei se ainda tem aula de música nas escolas .

  6. neli faria

    O Hino do Japonês tem quatro filhos cantei muitas vezes no primário, lá no início dos anos 1960. Gosto da Letra do Hino Nacional: Osório Duque e Estrada foi muito feliz. O senhor falou da Marselhesa:a letra é um horror. Em francês... A gente acha bonito, porque tem o complexo rodriguiniano. Nisso, nós estamos a anos luzes à frente da França.

    Responda
  7. Rui Izukawa

    No mundo todo as crianças aprendem e cantam com orgulho seu Hino Nacional. No Brasil todos temos um imenso orgulho de nosso Hino, que representa o amor dos brasileiros por sua pátria. Todos os país ficariam imensamente satisfeitos em ver seus filhos cantando o Hino Nacional do Brasil, a terra invencível da liberdade e da democracia. Muitos tentaram e tentam escravizar o povo, mas sempre foram derrotados miseravelmente. Jamais conseguirão.

    Responda
  8. José M Leal

    Além do mais, se fosse reescrito na era Lulo-petista, no embalo da tomada de três pino, do farol aceso de dia e do pixuleco, seria um funk começando com "Nois pega u peixe na invasão das margem du Ipiranga". E a Esquerdhalha ia ao delírio, pois "o importante é comunicar".

    Responda
  9. José M Leal

    O Hino Nacional traz o estilo literário de uma época. Isso é Historia e tradição, valores caros ao País. Se fosse reescrito hoje, seria também inadequado e criticado daqui a cem anos. Deixem-no como está.

    Responda
    1. José M Leal

      Concordo, Moacyr. E ele teria feito em apenas 2 meses o que o Petismo não fez em 13 anos. Aliás, o inovação do Petismo foi apenas criar o slogan "Pátria educadora".

    2. moacyr da Silva

      pois é José, se o ilustre ministro não ignorante e puxa saco do governo estariarelatando as pautas para a melhoria da educação: te´riamos orgulho de não ver crianças nos faróis pedindo comida ou fazendo malabarismo. ele estaria defendendo todas as crianças nas escolas em períod integrallEstaria defendendo a valorização salarial dos professores! estaria ainda enfaticamente defendendo que todas as escolas teriam o mínimo de infra estrutura com banheiros e a merenda seria de ótima qualidad

  10. José Cardoso

    Comparado ao de outros países a melodia é das melhores. Mas a letra realmente parece outra língua, ninguém fala desse jeito.

    Responda
  11. ALEXANDRE MATONE

    Para se entender o significado da primeira estrofe do Hino Nacional, é imprescindível saber que não há crase no "as" de "as margens". Isso torna a frase uma prosopopéia. Se houvesse crase, o sujeito seria indeterminado, e "às margens plácidas" seria um advérbio de lugar.

    Responda
    1. José M Leal

      Perfeito, Alexandre. Sem a crase (E estou certo de que o autor sabia disso) "as margens plácidas do Ipiranga" é o sujeito ( com crase, seria adverbio). Em ordem direta, "as margens plácidas do Ipiranga ouviram o brado retumbante de um povo heroico". Belo e simples. Estilo de uma época. Fosse reescrito hoje, o Hino começaria com "nois pega u peixe nas margens du Ipiranga".

  12. ALEXANDRE MATONE

    Ouviram do Ipiranga as margens plácidas De um Povo heróico um brado retumbante"... - Prezados leitores, quem ouviu o quê de quem, e onde estava? Pouquíssimas pessoas saberiam responder, sem errar, essas poucas e singelas perguntas. Na verdade, diz o Hino que "as margens do Ipiranga" ouviram uma brado retumbante de um Povo heróico; e deve ter sido, sem dúvida, o famoso "brado": " Independência ou morte". Se houvesse crase no "as", o sujeito seria indeterminado. Difícil, né?

    Responda
  13. Igor almeid

    Acho o hino brasileiro dos mais bonitos e melodicos que ja ouvi. Com harmonias e melodia com a cara dos nosso país...Sempre me concentrei pra entende-lo e aos poucos fui conhecendo mais do nosso vocabulario...a leitura do hino em sua dificuldade é sinal do pouco incentivo que temos a leitura e da vontade opaca dos nossos lideres para com a educacao. Dizendo isso ainda acho que existam outras maneiras de saudar o sentimento nacional ainda que a leitura tenha papel imprencidivel

    Responda
    1. Felicio Antonio Siqueira Filho

      Igor, imprescindível tem s. Está conhecendo mais do vocabulário, mas ainda falta muito.

  14. Igor almeid

    Acho o hino brasileiro dos mais bonitos e melodicos que ja ouvi. Com harmonias e melodia com a cara dos nosso país...Sempre me concentrei pra entende-lo e aos poucos fui conhecendo mais do nosso vocabulario...a leitura do hino em sua dificuldade é sinal do pouco incentivo que temos a leitura e da vontade opaca dos nossos lideres para com a educacao. Dizendo isso ainda acho que existam outras maneiras de saudar o sentimento nacional ainda que a leitura tenha papel imprencidivel

    Responda
  15. Fernando Minto

    Duvido que o professor colombiano saiba colocar em ordem direta o rebuscado texto de nosso hino. Entende-lo seria demais.

    Responda
  16. MARCOS FERNANDO DAUNER

    "deitado eternamente em berço esplêndido" . Este é um grande problema ! Os hinos estaduais estão em situação ainda pior . à exceção dos gaúchos , Alguém conhece/canta o hino do seu estado . Do meu, SC , a bandeira é a mais bonita do país , mas o hino é ridículo ! Horrível ! Dos 3 milhões de catarinenses duvido que exista uma única pessoa que o saiba cantar à capela .

    Responda
  17. Romero Lima

    Longo e prolixo do nosso hino se salva a bela fantasia composta por Gottschalk e magistralmente tocada por Eudóxia de Barros. Vale a pena ver e ouvir o vídeo disponível na rede.

    Responda
  18. Cláudia Regina Nóbrega Pereira

    Eu estudei o hino nacional brasileiro gramaticalmente falando e não me arrependo. Copiamos tanta coisa lá de fora (de outros países), mas respeitar o nosso País, amar o nosso hino isso não é para pessoas de pouco entendimento. O Brasil perdeu-se nas mãos de pessoas interessadas em si próprias, desincentivando o estudo que é o que traz uma saúde equilibrada e uma segurança estabelecida. Vamos por a mão na nossa consciência, amar e respeitar mais nosso País que tudo tem para todos nós!!!

    Responda
  19. Paulo Andrade

    Concordo com o Sérgio, em gênero etc. Uma pena que o articulista não comentou que existe uma letra um pouco mais dinâmica que o próprio hino para o tema da introdução (além de várias paródias, como é natural). E já que estamos aguentando um governo (mesmo?) de religiosidade extremada, seria bacana trocar o nosso hino (deixem o cacófono, por favor!) por Asa Branca (1a. parte) e Romaria (segunda), que todos sabem cantar...

    Responda
  20. Ana Paula Rusinas

    O hino deveria ser estudado nas aulas de gramática. Seria entendido e amado.

    Responda
  21. WALDYR VELLOSO ALMEIDA FILHO

    Justamente por ter palavras raras e inversões gramaticais nosso hino é mais lindo. E cantá-lo e estudá-lo ajuda a acrescentar um pouco mais de conteúdo ao cada vez mais parco e vocabulário do brasileiro...

    Responda
  22. Roberto Gomes

    Sérgio, o mais importante nas escolas é prover boa formação e fomentar o pensamento crítico. Muito mais do que aprender a cantar o hino nacional. Analisando os dados de desempenho dos alunos egressos do ensino fundamental e médio, verifica-se que tanto uma quanto outra estão longe de ser satisfatórias.

    Responda