Hélio Schwartsman > A falta que a hipocrisia nos faz Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Juliano Danilo

    Não seria menos hipocrisia? Me parece que a hipocrisia da oposição - especialmente de quem não militava pró-PT e avaliava uma terceira alternativa - como Amoedo no Brasil - foi que permitiu a eleição deles. Quando acuados pela gritaria preferiram não empreender debates e aceitaram sua posição desfavorável (quantidade de pessoas ou argumentos) cedendo à pressão social e decidindo a eleição. Para evitar isso teriam que estar dispostos a muita azia e dor de cabeça, mas quem quer?

    Responda
  2. JAMES HILTON MONTES GUZZONI

    Excelente artigo! Brilhante colunista.

    Responda
  3. Juan Vera

    Não é que estão convencidos de que o candidato diz "verdades", é que infelizmente pensam exatamente como ele.

    Responda
  4. Daniel Lira de Oliveira

    Comentário p/ JorgeO - Hélio, leia o livro "Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais".

    Responda
  5. Julio Shiogi Honjo

    "farto da retórica dos políticos tradicionais" - O Trump sim, mas no nosso caso trata-se de um parlamentar com 24 anos de mandato, recebendo e usufruindo de todos os privilégios do cargo, como auxílio moradia sem necessitar, contratação de serviçal doméstica como assessora parlamentar etc., sem nada produzir, sem nenhum legado que possa destacá-lo, enfim um típico exemplo de um mau político tradicional brasileiro!

    Responda
  6. Maria Lopes

    A hipocrisia é a homenagem que o vício paga à virtude - La Rochefoucauld

    Responda
  7. José Cardoso

    A realidade é tão complexa que a atitude normal de um adulto sensato é a do verso do Erasmo: "com a alma atarantada, sou uma criança, não entendo nada". Mas a nostalgia de um passado de certezas infantis nos eleitores os faz eleger crianças grandes que dizem "eu sou um homem e entendo tudo".

    Responda
  8. Rogerio Barletta de Campos

    Já que é pra falar de hipocrisia vamos lembrar da mesma em relação ao PT, que pregava a moralidade antes de subir ao poder. Sabemos no que deu. Esses personagens mencionados no artigo realmente são hipócritas, mas chegaram ao poder graças aos que vieram antes deles, pelo menos no Brasil.

    Responda
  9. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    Para o filósofo inglês Thomas Hobbes (1588-1679), a tentativa de ampliar continuamente o poder faz parte da natureza do ser humano, ainda que para isso ele precise destruir seus semelhantes. “O poder parece com o mercado imobiliário. Quanto mais próximo você estiver da fonte de poder, maior será o valor de sua propriedade. O que você tem de entender sobre meu eleitorado é que ele é um povo nobre. Ele tem orgulho da própria humildade. É a força e a fraqueza dele. Francis (Frank) Underwood.

    Responda
    1. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

      Francis (Frank) Underwood. Em House of Cards a serie da TV..

  10. Herculano JR 70

    Thomas Jéfferson, grande presidente liberal americano, séc 18, embora, contraditória/e escravagista, dizia que o melhor governo é o q pouco governa. Ñ tem sido ouvido. Mas, ainda continuamos a acreditar em poder governos e escolhemos hipócritas de varios escalões para nos dominar. O poder e hipocrita, autoritario e ñ pode governar. Bolsonaro, extremista, veio pra se opor ao extremismo do Lula que também falava com tiranos ainda piores: os de esquerda.

    Responda
  11. Alan Moacir Ferraz

    O regime presidencialista tem esta desvantagem. Se o eleitor votou errado tem que engolir o erro por muitos anos. No parlamentarismo, que o Brasil deveria adotar, o primeiro ministro é defenestrado facilmente sempre que alguma crise grave de governabilidade ocorre. Saímos do buraco petista e mergulhamos em outro . Por quantos anos ainda brasileiros e americanos terão que engolir o erro que cometeram.

    Responda
    1. Tersio Gorrasi

      Do jeito que o nosso parlamento está contaminado, só seriam defenestrados aqueles que não fossem amigos do rei. Seria trocar seis por meia dúzia. Nenhum governo em nenhum país do mundo é perfeito a ponto de agradar igualmente a gregos e troianos. Que atire a primeira pedra aquele que pensa o contrário

  12. Cloves Oliveira

    Momentos antes de tirar a própria vida, Marcus Porcius Cato, o personagem da tragédia criada por Joseph Addison afirma: "O mundo foi criado para Cesar, não para homens justos." Cato, que era senador romano, entrou para a história como exemplo de defesa da honestidade, caráter, virtude e liberdade na política. Os Catos atuais podem protestar o quanto quiserem, mas o mundo foi feito para Trumps e Bolsonaros, os quais, se não ocorrer alguma tragédia, serão re-eleitos nas próximas eleições.

    Responda
    1. jose carlos toledo junior

      Bolsonaro pode até se eleger novamente. Está começando muito mal mas tudo depende da economia. Se melhorar um pouco ele terá grandes chances, infelizmente. T rump não só vai perder a eleição como corre sério risco de terminar condenado e na cadeia. Os americanos irão a forra com este fanfarrão i gno ran te, es tu pido , e cor ru p to. Nós teremos que tolerar 8 anos do nosso e mais meio século de retrocesso que este governo produzirá.

  13. Alexandre P Cabral de Medeiros

    Nesses tempos modernos de abundância de alimentos, saúde, segurança e conforto, os neo-selvagens mostram as garras ao menor sinal de micro-agressão. Tem gente que os chama de milenials. Eu chamo de geração tanga-frouxa.

    Responda
  14. Adonay Evans

    Acho que é pior ainda. Não elegeram Trump e Bolsonaro pela autenticidade rude. Elegeram por que ambos falam o que boa parte do seus eleitores pensam. Além disso, o PT como adversário, criou o Enigma do Diabo: votar em um, só por que a opção era o outro.

    Responda
    1. JORALIMA TEXTO

      É admirável o quanto se pode aprender lendo os comentários do jornal -- o que mostra que a Folha estava no caminho certo quando começou a restringir os comentários aos assinantes. Em outros portais, esta seção é um "salve-se quem puder". Brilhante sua síntese.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.