Demétrio Magnoli > Diante do enigma venezuelano Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    “Decifra-me ou te devoro”. O enigma da cultura caudilhista latino americano. Na Venezuela a mistura da riqueza petrolífera com o bolivarismo de tosco fascismo. Forças armadas, cerca de 1200 generais!?!?! Grande cliente da indústria de armamentos da Rússia. Putin sorri!

    Responda
    1. EDUARDO BASTOS

      Bravo! Putin não apenas sorri por causa do petróleo, mas porque subverte grande parte de nossa imprensa e de nossa esquerda festiva, que adora criticar Trump e esquece que seu mingau está sendo comido pela grande e poderosa KGB. Maduro é fantoche russo. Mas nossa esquerda ganhou o prêmio de /pato/ do ano.

    2. EDUARDO BASTOS

      Exatamente. Pútin está lépido e faceiro com sua fábrica de fuzis dentro da Venezuela, seus S-400 apontados para o Brasil e sua empresa petrolífera aliada à PDVSA. A Venezuela tem o mercado chinês e russo para o seu petróleo e os nossos intelectuais de esquerda maniqueístas apenas criticam Trump. Pútin e seu /Estado espião/ manipulam até a nossa esquerda festiva. Sempre foi assim...

  2. Alberto Henrique

    Ernesto Araújo, tentou abrir as pernas para o Trump,e quase colocou o País numa aventura infeliz,graças a Deus nossos generais interferiram com bom senso e calaram esse maluco.

    Responda
    1. moacyr da Silva

      E some-se a Araújo o filho do capitão apoiando o maluco Trump na construção do muro! como diz o Simão é a piada pronta!!

  3. EDUARDO BASTOS

    Bom mesmo é ver a esquerda apoiando o general Mourão. Não entendem que o que se diz em diplomacia não é o que se realmente faz. A tensão permanecerá, ainda mais agora que Guaidó chegará de volta à Venezuela. Critiquem os russos e os chineses. Por que vocês não criticam a ingerência deles na Venezuela? Silêncio conivente e cúmplice. Vergonha!

    Responda
    1. EDUARDO BASTOS

      Mourão apenas é mais sensato com a imprensa (que adora sensatos, mesmo que errados). A imprensa gosta de sentir que /pauta/ um assunto quando a reação de um integrante do governo é a esperada e politicamente correta. Mourão joga este jogo (é bom que tenhamos um hipnotizador), mas engana-se quem acha que diplomacia é só imprensa. A Venezuela não precisa cair por tiros e é uma questão de tempo a derrocada de Maduro. Quer Mourão queira ou não.

    2. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

      General Mourão está se revelando, parece-me, um estadista. É o lado positivo na tradição das forças armadas do Brasil. Salvo o período negro golpe. Deve ter sido um aprendizado, e prevaleceu esse lado positivo. Ainda bem.

  4. EDUARDO BASTOS

    Maduro transferiu a sede europeia de sua petrolífera para a Rússia, uma nova empresa de fuzis russo está sendo montada na Venezuela, lançadores de mísseis S-300 e S-400 mirando nosso país, KGB desinformando como nunca, helicópteros russos enviados para Maduro e generais cubanos mandando na alta cúpula militar do sanguinário ditador. E Demetrio querendo cantar Imagine. A placa sino-russa está nas nossas barbas. Soft power? Vocês estão loucos.

    Responda
    1. EDUARDO BASTOS

      A violência já está a pleno vapor na Venezuela. Mas, como eu falei, a esquerda sempre acha que a Rússia e a China são pacifistas e apontam o dedo para o espantalho da “direita” como se ela fosse violenta e autoritária. Quando os russos e os chineses estiverem em nosso território, vocês pedirão às forças armadas e ao exército que os protejam. Sempre foi assim. Talk is cheap.

    2. Franco Oliveira

      Ainda bem que temos muito mais Demétrios tanto entre civis como também entre militares do que crianças desvairadas como Ernestos e bolsominios. Torço por uma solução pacífica liderada por gente mais preparada do que o nosso governo tosco. Armas, guerras e violência são opções de uma direita retrógrada e rançosa.

  5. José Cardoso

    No mundo corporativo existe o conceito de oferta de aquisição hostil que poderia se aplicar à política internacional. No caso um plebiscito entre os venezuelanos para aprovação de uma anexação pela Colômbia. As forças armadas venezuelanas seriam extintas. Sei que parece loucura, mas para que exatamente elas servem além se se apropriar das receitas do petróleo?

    Responda
  6. Adonay Evans

    O chanceler do Capitão, Arnesto Araujo, fantasiado de cavaleiro templário, antes mesmo, durante e depois dos 3 dias folia do Carnaval, não saiu ainda do que Freud definiu como a fase anal do desenvolvimento da criança, que iria dos 18 meses aos 2 anos. No episódio de Lima, o adulto, General Mourão, cuidou das coisas, enquanto Arnestinho foi brincar no playground. Em 60 dias de governo, Bebiano ultrajado e expulso; Moro desmoralizado; Arnesto escanteado.

    Responda
  7. Cloves Oliveira

    Ainda que não tenha se posicionado contra Maduro, a China sabe que a única maneira de receber os mais de US$60 bi que emprestou à Venezuela é um novo governo capaz de estabilizar a economia, o que não seria difícil para um país que possui, além de petróleo, enormes jazidas de ouro na região do Orinoco. Contrário a Rússia, a China não está na Venezuela por questões ideológicas. Segundo o Independente, diplomatas chineses aproveitaram a ida do Guaidó a Washington para conversar sobre o assunto.

    Responda
  8. Carlos Eduardo Gomes

    Demétrio Magnoli é o mais requisitado comentarista, quando o assunto é geopolítica. Suas análises, contextualização histórica e poder de síntese merecem um prêmio.

    Responda
  9. Hildebrando Teixeira

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      O senhor Hildebrando é mesmo assim: engenheiro construtor de muros, que não consegue projetar uma ponte.

    2. Marcelo Pimentel Jorge De souza

      Por que o Sr não procura ajuda profissional ?

  10. Hildebrando Teixeira

    A "Cubazuela" tentará se expandir e trazer uma corrida armamentista à America do Sul; mas num próximo artigo, Demétrio poderá elogiar FHC, Lula e Dilma, parceiros de fé e responsáveis, em seus 22 anos de mando, pelo "sucesso" da ditadura na Venezuela, contanto, claro, com ajudinha do Obama. No outro oposto, o autor ainda quer que Bolsonaro, em 2 meses de governo e em parceria com Trump, corrija toda a besteira feita pelos antecessores. Ler jornal comunista só dá nisso mesmo, desinformação.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      O senhor Hildebrando é mesmo assim: engenheiro construtor de muros, que não consegue projetar uma ponte.

    2. ANTONIO FERDINANDO ZANARDI

      Meu Deus! Achei que em 66 anos de idade já teria lido de tudo , mas , eis que surge esse primor de comentário. Ah! essa vida é uma eterna sucessão de sandices , digo , de surpresas.

    3. SERGIO VICENTIN

      Sr Teixeira, insano de carteirinha, sua última frase te condena . E para ler certos colunistas da FSP é imprescindível ter cérebro ,capacidade de análise, discernimento , cultura e conhecimentos geopolítico. Agora falta apenas chamar Demétrio de petista ou de comunista. Mas, para quem é sabujo do coiso e aluno à distância de Olavo o único remédio seria o divã.

    4. Neber Fava

      Como o comentário foi feita às 3:00 da madrugada podemos concluir que a falta de sono traz sérios prejuízos cognitivos.

    5. nestor jung

      Cachorro louco.

    6. nestor jung

      Cachorro louco.

  11. Paulo Cesar de Oliveira Oliveira

    Concordo com Magnoli. Eh preciso negociar porque a situação na Venezuela só vai se resolver quando houver garantias de que os apoiadores de Maduro não serão perseguidos.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.