Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Brízido Galeano

    A imprensa é malvada, sim! Maltrata a língua portuguesa. É o caso do Joel. Confunde o rádio(aparelho) com a rádio(emisssora). Vamos conferir o texto: "Escrevo colunas de opinião, faço comentários políticos no rádio; estou, portanto, na imprensa.". Menino novo, ainda tem muito a aprender!

    Responda
    1. Roberto Rodrigues de Souza

      Rapaz! Você deve ser um gênio, né? Erros então, passam longe da sua admirável sapiência. Indubitavelmente você deve ser um grande escritor, talentoso e desperdiçado!

    2. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Bem. Se o defeito da imprensa e do articulista é esse - confundir rádio aparelho com rádio emissora - estamos muito bem na vida.

  2. moacyr da Silva

    Joel, os bolsonimios parecem ter apenas dois neurônios um voltado cotra a imprensa o outro contra os leitores mais lúcidos que eles chamam de marxista, comunistas, vai para Cuba. Somente conseguem reproduzir os clichês e destilar o ódio contra aqueles que não se manifestam com os mesmos preconceitos que elegeram o capitão.

    Responda
  3. Serafim dos Anjos Castro Neto

    O q não pega bem é vc ter um veículo de imprensa onde as posições de esquerda são 50 contra 1 e usar essa predominância para atacar um governo q recém começou chamado-o de não democrático sem qualquer comprovação real até agora. Aí vc põe uma tarja preta na frente dizendo sem q sem liberdade de imprensa não tem democracia e em cima disso vende a assinatura do veículo.

    Responda
  4. Rui Izukawa

    Sr. Rodrigo, o senhor é um convertido?

    Responda
  5. Rui Izukawa

    Este jornal sim fez oposição sistemática a FHC, pois queria eleger Lula e conseguiu. Só começou a critica-lo após o escândalo do mensalão. A imprensa promove uma guerra santa, um jihad, contra Jair Bolsonaro desde as eleições. Os ataques são ferozes e irracionais contra um governo que recém tomou posse. Neste Jornal temos vários articulistas defendendo Lula. Não há um único defendendo Jair Bolsonaro. A radicalização nas redes sociais é alimentada pela imprensa. Não sejamos cínicos.

    Responda
    1. Rui Izukawa

      Sr. Luiz Schmidt, este jornal é parcial e tendencioso. Nada justifica nenhum articulista apoiar o governo recém empossado, que corrijam! Eis aí o seu cinismo. O presidente é inquestionavelmente honesto e seu governo já é o melhor dos últimos 15 anos. Blindou-se contra a corrupção. Quanto às suas crenças, não interessam. Eu mesmo só acredito em Deus. Eu não me pauto em crenças para comentar sobre política, apenas nas evidências concretas de domínio público.

    2. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Cinismo nenhum, senhor Rui. Postei para o senhor a mesma mensagem que o senhor postou para outro comentarista, dizendo que no que ele acredita só interessa a ele. Da mesma forma, no que o senhor acredita só interessa ao senhor. Quanto ao governo, ou desgoverno, Bolsonaro, tem merecido, sim, muitas criticas. E o governo, agora, é o dele que, de fato, já tomou posse mas ainda não começou a governar. Não adianta ficar invocando erros de governos anteriores para querer justificar os próprios.

    3. Rui Izukawa

      Sr. Luiz Schmidt Acreditar eu só acredito em Deus. Um jornal que tem vários articulistas defendendo um presidente preso por corrupção e todos numa guerra santa irracional contra um governo eleito democraticamente por 57 milhões de eleitores, recém empossado, sem uma voz discordante, não pode ser considerado isento, muito menos não tendencioso. Seu comentário, o senhor sabe muito bem, não passa de cinismo.

    4. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Senhor Rui Izukawa. No que o senhor acredita ou não só interessa ao senhor. Os ataques ao Governo Bolsonaro podem até ser ferozes, mas não são irracionais. E já temos o senhor aqui para defender o Bolsonaro. Então, está tudo bem.

    5. Rui Izukawa

      Sr. Catigero, eu não conheço ninguém chamado Queiroz, nem milicianos, tampouco sei o que o Sr. chama de chuva dourada. Uma pessoa como o Sr., que tem interesse em presidiários corruptos, tem assuntos que, absolutamente, não me dizem respeito.

    6. Antonio Catigero Oliveira

      Me fale um pouco sobre o seu colega Queiroz e os milicianos, mas cuidado com a chuva dourada do seu capitão!

    7. Rui Izukawa

      Sr. Cativeiro, no que o senhor acredita ou não só interessa ao senhor. O fato é que ninguém decente vai se espelhar na conduta de um corrupto na cadeia.

    8. Rui Izukawa

      Sr. Hernadez o número 58% de aprovação quem fornece é Elio Gaspari na sua coluna no último domingo. Não quero imunidade para ninguém, mas isenção. Não faz sentido um jornal que se considera isento ter vários articulistas defendendo um preso e nenhum defendendo o Presidente da República, o senhor não concorda?

    9. Antonio Catigero Oliveira

      Sr Izukawa, o senhor acha mesmo que eu acredito tanto na "justiça" a ponto de julgar agentes políticos de acordo com sua prisão, por uma justiça que persegue seus adversários políticos? O senhor acredita mesmo que o candidato que o senhor votou, e não governa, apenas faz fofocas, tititis e depois volta atrás, envolvido até o pescoço com milícias há mais de dez anos, eleito por caixa dois de empresários para disparar notícias falsas, seria eleito se vivêssemos num Democrático de Direito? Tenha dó

    10. Hernandez Piras Batista

      Sim, não sejamos cínicos, mas o senhor pode ser hipócrita e criticar a ética da imprensa enquanto diz um monte de exageros, mentiras e meias-verdades. Quanto aos 58% de aprovação de Bolsonaro, qual o significado disto? Que por este motivo ele merece imunidade. A ex-presidente Dilma chegou a ter aprovação de 80% e, nem por isso, mereceu a imunidade que o senhor agora reclama. A solução é simples: aceite as críticas ou deixe de assinar o jornal.

    11. Rui Izukawa

      Sr. Antonio. O senhor se dá conta que cobra do atual presidente o que fez um corrupto ir para a cadeia?

    12. Rui Izukawa

      Sra. Ana Paula, Jair Bolsonaro tem 58% de aprovação segundo a última pesquisa. Um jornal isento deve escrever para todos. Não somente aos que não gostam dele, entendeu?

    13. Ana Paula GP Mituite

      Por favor, defender Jair Bolsonaro de que , ou melhor, em que? O que tem de fato a ser dito de bom e produtivo do governo e do próprio Bolsonaro enquanto presidente? Clamar defesa do que não existe ou é indefensável é querer um promoção gratuita da pessoa e da situação que não tem atributos ou oferece base consistente para ser defendida. Aguardo a lista das boas condutas e atos governamentais até aqui dignos de aplausos e aprovação.

    14. Ana Paula GP Mituite

      Por favor, defender Jair Bolsonaro de que , ou melhor, em que? O que tem de fato a ser dito de bom e produtivo do governo e do próprio Bolsonaro enquanto presidente? Clamar defesa do que não existe ou é indefensável é querer um promoção gratuita da pessoa e da situação que não tem atributos ou oferece base consistente para ser defendida. Aguardo a lista das boas condutas e atos governamentais até aqui dignos de aplausos e aprovação.

    15. Rui Izukawa

      SR. RODRIGO RICOY DIAS, o senhor é um convertido? Sr. ANTONIO CATIGERO OLIVEIRA Jair Bolsonaro jamais agirá como Lula que, como o senhor mesmo reconhece, está preso por corrupção.

    16. Rodrigo Ricoy Dias

      Defender a igninímia, o preconceito e o obscurantismo é tarefa para convertidos. Não obstante, vê-se que a mídia apoia certas políticas como a reforma da previdência. Então oposição sistemática não há.

    17. Rui Izukawa

      Sr. ANTONIO CATIGERO OLIVEIRA Jair Bolsonrao jamais agirá como Lula que, como você mesmo aponta, está preso por corrupção. Nos dois meses de mandato Bolsonaro blindou seu governo totalmente contra qualquer hipótese de corrupção nomeando militares. As reformas da previdência e o projeto contra o crime organizado estão no Congresso. Jair Bolsonaro é o grande estadista por quem o país tanto aguardou e merece.

    18. Antonio Catigero Oliveira

      Sr. Izukawa, já passou pela sua mente que, após dois meses de mandato, o seu candidato ainda não demonstrou capacidade para governar? Ainda continua nas redes sociais dizendo coisas escandalosas e apoiando a prole, que no outro dia é obrigado a voltar atrás? Seu ódio contra um ex-presidente já deveria ter sido superado, pois ele está preso e a chave está bem guardada. Não é isso que vocês queriam? Agora, me diga quando o seu candidato começará a agir como um verdadeiro Presidente, com foi Lula?

  6. Antonio Catigero Oliveira

    A imprensa tradicional, que peca em qualidade e sempre defendeu seus interesses antes da notícia, ainda continua a mesma. Assim como o próprio colunista acentuou, a grande diferença está nas mentiras contadas nas redes sociais: as famosas fake news, que estão elegendo presidentes. Enquanto os políticos eleitos forem de direita, a própria imprensa e os órgãos de controle eleitorais serão coniventes, como foram aqui. Mas, quando for a esquerda, esta mesma imprensa será a paladina da "justiça"...

    Responda
  7. Diego Silva

    Uma coisa que precisa ficar clara é que a imparcialidade só se dá pela pluralidade de ideias.

    Responda
  8. Hercilio Silva

    O colunista não entendeu ainda que os que apoiam o governo com serenidade o fazem porque fecham olhos e ouvidos para a origem real do seu apoio. Não é ser de esquerda o problema da imprensa, esquerda para os amalucados é tudo que tem opinião, não concorda com eles e recusa o autoritarismo. A violência só não é aberta porque ainda não tem espaço, se os serenos lhes ofertarem espaço vão ocupar. Não sei como não atacaram o ministro astronauta que disse que a terra é redonda.

    Responda
    1. Rui Izukawa

      Obviamente a Terra é quadrada.

  9. João A Silva

    Caro Joel, nesse grupo que você analisa, vejo duas características que, em conjunto ou isoladamente, assustam. A primeira é o ódio, a quantidade de comentários de extrema crueldade dirigidos ao Lula no momento em que vivia a trágica perda do neto foi inacreditável para qualquer pessoa com um mínimo de valores humanos e religiosos. Poderia ser quem fosse. O segundo aspecto é a total incapacidade de reflexão, ou o firme propósito de não exercê-la. Com tal grupo, fica difícil qualquer argumentação.

    Responda
    1. João A Silva

      Raciocinam utilizando apenas duas variáveis, sendo elas antagônicas entre si. Não aceitam que uma pessoa possa criticar a esquerda e a direita simultaneamente, como é o caso daquelas que se situam no centro, única posição em que é possível enxergar com clareza o mundo que nos cerca.

    2. João A Silva

      Raciocinam apenas utilizando duas variáveis, sendo uma antagônica a outra. Por exemplo, não conseguem entender, ou não querem, que uma pessoa possa ser ao mesmo tempo crítica do atual governo e também do petismo. Espero que a resultante desse processo seja uma convergência ao centro, única posição em que é possível enxergar com clareza o mundo que nos cerca.

  10. OSWALDO MELO SOUZA FILHO

    Lamentável Joel. Você acha agora que a busca da isenção e imparcialidade é atacar com fúria a direita e ignorar olimpicamente a escancarada hegemonia das esquerdas na nossa mídia e seu sinistro projeto de controle da opinião. Digo esquerdas porque as esquerdas brigam e sempre brigaram entre si se acusando mutuamente de desvio da "linha justa". Hoje você está sendo aplaudido por elas. Se voltarem ao poder você será sua vítima. A extrema esquerda existe Joel. E é, mais forte do que você pensa.

    Responda
    1. Hernandez Piras Batista

      Ele não negou o patrulhamento da imprensa pela esquerda, fez, inclusive alusão depreciativa ao fenômeno. O que não significa apoiar o mesmo comportamento por parte da extrema-direita. A ética não permite que se aprove o mesmo comportamento antes tido como reprovável simplesmente por que agora ele é atribuído a gente supostamente melhor. Este maniqueísmo que você alimenta é completamente incompatível com uma conduta ética.

  11. Iago M Zulu

    Quer dizer que a esquerda é uma torrente incontrolável de tolerância e argumentação serena? Kkkkkk ... esse articulista é hilário

    Responda
    1. Raphael Teixeira

      Ele afirmou o exato oposto.

  12. Hildebrando Teixeira

    Caro Joel, nada impede que você seja uma peça no tabuleiro da imprensa vermelha, no caso, um peão, já que não há nenhuma menos importante, apesar de ser um cara bom e um dos melhores da Foice, excelente profissional e ainda tem o bom costume de discorrer sobre fatos e não sobre narrativas. Difícil é sair do meio dessa gosma manipulativa no que se transformou a maioria da imprensa. Mas há opções embora, por hora, paguem menos

    Responda
    1. Hernandez Piras Batista

      Este aí é um profissional da difamação. O que lhe interessa é somente vir aqui todos os dias demonizar a imprensa livre. É a demonstração cabal do que disse o articulista: querem destruir a imprensa livre porque, a despeito do seu anticomunismo, o que desejam mesmo é ter o seu Pravda de estimação.

    2. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Trata-se de mais uma mente capta por uma "ideiafixa" de ideologia barata.

    3. luiz lima

      Olha aí, Joel. Os lunáticos bolsominions analfabetizados na escola de Olavo de Carvalho com lições conspiratórias do clã laranja miliciano do Bozo. São patetycuz agressivus, mas são covardys, sao brabinhus apenas atrás de um teclado. Esse pessoal se alimenta também da boçalidade de alguns seus companheiros de trampo, Augusto Nunes, Villa e Joyce Plagiomann . Alimentaram uns monstrinhos na veja e jovem pan.