Opinião > Acidente da Vale é uma história a ser contada Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. ricardo fernandes

    existe uma coisa meio básica em termos de responsabilidade: na empresa, o responsável pelo que acontece é o dono ou o patrão. logo, o presidente da vale é responsável, independente do que tenha feito.

    Responda
  2. Maria Cecília de Arruda Navarro

    Lembro-me do bordão do presidente da Vale ao assumir: Mariana Nunca Mais! Sabe-se agora o tamanho dessa mentira.

    Responda
  3. Maria Cecília de Arruda Navarro

    Lembro-me do bordão do presidente da Vale ao assumir: Mariana Nunca Mais! Sabe-se agora o tamanho dessa mentira.

    Responda
  4. SERGIO CASTRO

    " permitam a essa turma trabalhar?????" Mas o que é que eles estavam fazendo até a(s) tragédia(s)?????

    Responda
  5. José Ricardo Braga

    Ninguém chega a Presidente da Vale de paraquedas, sem saber de nada e só aí vai se inteirando. Certamente esse tipo de informação sensível, pela importância, era do alcance de Schvartsman muito antes de ele ser Presidente. E ele aceitou ser Presidente nessas condições. Contava com a impunidade 'costumeira'. As coisas mudaram... ;)

    Responda
  6. Hernandez Piras Batista

    O que há informação relevante neste artigo infeliz? Nenhuma, salvo a constatação de que, no Brasil, a amizade pessoal não conhece mesmo nenhum limite.

    Responda
  7. Ricardo Knudsen

    Essa turma vem trabalhando há anos, e permitiu q a tecnologia menos segura de barragem fosse o padrão da Vale. Permitiu q o prédio administrativo e o restaurante dos funcionários da empresa estivessem há 1 minuto de distancia da ruptura da barragem, tornando impossível a fuga. Enfim, permitiu q os planos de emergência fossem absolutamente incompetentes. Então, essa turma não tem credibilidade, deveria ser afastada da empresa o qto antes.

    Responda
  8. JOÃ O MUCCI

    Não há nada mais para ser contada, as imagens e os fatos em Mariana e Brumadinho demonstraram, no mínimo, a incompetência generalizada nos mais altos escalões da Vale.

    Responda
  9. JAQUES BRAND

    Faltou incorporar Mariana na operação salva-face-do-amigo. Executivos maximizam lucros, é a simples moral da história. Em seu primeiro dia à frente da Vale, o sr. diretor precisava ter dado um grande freio de arrumação, e não deu. Não tendo dado, deu no que deu.

    Responda
  10. Emanuel Siqueira Alves

    Apenas uma pergunta: a Vale que exalta possuir os métodos de gestão mais aplicados às grandes empresas, possui os Programas e Planos de Compliance e Integridade? Se possui o tal Presidente da Vale está maus lençóis?

    Responda
  11. NACIB HETTI

    A Vale tem sua formação na origem do seu quadro técnico. Altamente qualificado formou uma cultura estratificada sem a obrigação de responder aos externos. Ela se convenceu que não erra. Essa cultura vai mudar, pena que será com tragédias.

    Responda
  12. Hercilio Silva

    Membro da Fiesp que tanto incentivou agir com o fígado agora reclama do monstro que ajudou a criar.

    Responda
  13. CASSIO ROBERTO MOREIRA SILVA

    Realmente o culpado deve ser um dos mortos. Nunca um executivo.

    Responda
  14. José Cardoso

    São os ossos do ofício. E dois anos não é tão pouco tempo assim.

    Responda
  15. CARLOS MARCHESANO

    Prezado "articulista", sua tentativa de mudar de profissão para humorista não foi bem sucedida por aqui. Talvez na Fiesp o senhor possa destilar seu humor negro.

    Responda
  16. Pedro Cardoso da Costa

    Qualquer tratamento digno agora é infame. As informações são de que a Vale sabia dos riscos. Preferiu o risco à vida de mais de 300 pessoas. Num país mais sério um bocado estaria preso até a eternidade. Aqui, ainda aparecem esses defensores do andar de cima, com toques de falsa piedade pelos mortos. Vão pagar! Custe o que custar, têm de pagar!

    Responda
  17. Miqueias Fernandes dos Santos

    Elaborar um artigo defendendo o agora ex-presidente da Vale é de uma insensatez brutal! Usar argumentos de que Fabio Schvartsman estava "apenas" dois anos na direção, portanto, não pode ser responsabilizado, prova, entre outras coisas, que o articulista deixou se envolver pelos sentimentos de amizade e não está refletindo com isenção que o caso exige.

    Responda
  18. Simone Rodrigues

    Este artigo é inacreditável! Tenta defender o indefensável. Já foi divulgado que o comando da Vale tinha calculado os riscos da operação, inclusive contando com a possibilidade de acidentes e perda de vidas. Mesmo assim, preferiu arriscar do que projetar algo seguro para os trabalhadores e a população local. O resultado foi esse crime que matou mais de trezentas pessoas, incontável quantidade de animais e de danos incalculáveis ao meio ambiente. Chamar isso de acidente é brincar com as pessoas.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.