UOL - O melhor conteúdo

Comentários para:

A escolha ideal

VER COMENTÁRIOS EM Janio de Freitas

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Hildebrando Teixeira

    Só 30% contra Bolsonaro? É pouco! Bolsistas de araque, elite de privilégio de direita ou de esquerda e a corriola de puxa-sacos pendurada ou não no Estado e partidos, funcionalismo público c/ privilégios, políticos e cupinchas, sindicalistas e simpatizantes, "artistas", turma do Judiciário, MST e MTST, band.id-agem c/ medo da reforma do Moro e de perder o vale-meliante, tra.ficantes, ongueiros, mac.onh-eiros, trambiqueiros, golpistas, cal.oteiros... E nem falei em idh.i-otas úteis 30%? É pouco!

    Responda
    1. Stefano Domingues Stival

      Caríssimo Hildebrando, como vai a motosserra? Também fiquei curioso, será que o Queiroz, o Adriano Nóbrega e o resto da moçada do "escritório" de Rio das Pedras também são contra o pacotão anti crime do enorme Sérgio Moro? E que dizer daquele rapaz que tinha, por assim dizer, um copa-cozinha com o presidente? É! Aquele que o presidente não conhecia, apesar da filha do dito rapaz também ser sua nora, aquele mesmo, que está na cadeia pelo crime da vereadora. Será que ele é contra?

  2. Hildebrando Teixeira

    ... tra.ficantes, ongueiros, mac.onh-eiros, trambiqueiros, golpistas, cal.oteiros... E nem falei em idh.i-otas úteis 30%? É pouco!

    Responda
  3. Hildebrando Teixeira

    Só 30% contra Bolsonaro? É pouco! Bolsistas de araque, elite de privilégio de direita ou de esquerda e a corriola de puxa-sacos pendurada ou não no Estado e partidos, funcionalismo público c/ privilégios, políticos e cupinchas, sindicalistas e simpatizantes, "artistas", turma do Judiciário, MST e MTST, hband.id-agem c/ medo da reforma do Moro e de perder o vale-meliante...

    Responda
  4. Luiz Pegorer

    Sempre pontual e assertivo, parabéns Jânio. Após ser empossado presidente, sempre se aperta mais (só) na aposentadoria do povão, enquanto se preserva a corrupção que sufoca a economia desde 1964 e se nega, mas se preserva a previdência dos militares. A propósito, não soube de nenhum questionamento sobre o atual presidente ter sido reformado com proventos integrais de capitão, com apenas 10 anos de caserna quando foi expulso da Academia Militar. Teria conhecimento sobre o amparo legal?

    Responda
  5. Mariana da Costa Conde

    Archilha : as " mesmas cenas até bem pouco tempo atrás eram consideradas arte de primeira grandeza" nunca aconteceu ; além disso a cena de nudez se passava em recinto fechado para publico previamente avisado do que assistiria A cena em questao é um mero atentado ao pudor que deveria seguir o rumo usual da policia identificar e autuar os protagonistas ; transformar essa situaçao em amostra generaliza do carnaval é acinte e mentira Cresça como homem e cidadao

    Responda
    1. Fábio Archilha

      Como toda nossa esquerda atrasada você é mal informada, não estou falando somente de recintos fechados, até pouco tempo atrás defecavam na foto dos adversários em via pública, de toda maneira também acredito que o presidente de um país não deve dar atenção a estes assuntos secundários, mas o que mais me impressiona é que vocês se importam mais com o mensageiro do que a mensagem, porém sua hipocrisia não me engana, a única coisa que concordo é que os sujeitos deveriam ser presos, e ponto!.

  6. Fábio Archilha

    O mais surpreendente é que na cabeça de nosso desonesto articulista, é que essas mesmas cenas até bem pouco tempo atrás eram consideradas arte de primeira grandeza, sou muito mais um governo iniciando com objetivos claros de reforma da previdência e combate à corrupção, aos governos anteriores de PT e PMDB que só fizeram surrupiar o erário público, dizer o que de JF?, quem idolatra um criminoso e com um discurso tão repetitivo, não à toa a FSP perde espaço a cada dia.

    Responda
    1. JOSÃ OLIVEIRA

      Se o Jornalista de escol, Jânio de Freitas, está sendo rotulado de desonesto, responda-me, então, a seguinte indagação: quem seria o arquétipo de honestidade, o dublê de Presidente, Jair Bolsonaro ou, os sequazes deste, do seu tipo e/ou perfil?

  7. ALEXANDRE COSTA PRADO

    Ilustre Janio de Freitas, a majestade da informação e a honra brasileira, em suas letras, orgulham e alegram o país. O povo brasileiro nunca se entrega, como VOCÊ escreve.

    Responda
  8. Luiza Galvão

    Uma análise apurada e bastante precisa sobre o governo. Jânio, como sempre, escreve com uma lucidez invejável. Parabéns!

    Responda
  9. Antônio Carlos de Luca

    Quem critica um professor, nunca terá a capacidade de aprender, são os responsáveis por essa tragédia que está acontecendo em nosso país.

    Responda
  10. Rogério de Mendonça Lima

    Jânio de Freitas e Olavo de Carvalho, se odeiam. Mas em última análise, são iguais, quando apontam soluções para QQ país. O discurso é oposto mas o resultado, para QQ nação é o mesmo desc alabro. Arrogâ ncia pura.

    Responda
  11. filipe moura lima

    Jânio, o imprescindível!

    Responda
  12. José Flávio Viana Guimarães

    É a forma tão característica deste colunista, tão honesta e sincera, que me queda em uma constatação: estamos diante de um movimento fascistóide a que metade da população foi seduzida. Pobre desta metade que ao invés de ser protagonista de um "movimento anti-sistema", coloca a força deste protagonismo na mão "ignóbil" desta famiglia Capo Bolso, que será, à frente, tragada pelo "sistema". Babacas...

    Responda
  13. celso bittencourt

    Narciso fica Horrorizado com sua Imagem no Espelho! Rararaaaaááá!

    Responda
  14. DIOGO DE OLIVEIRA FAGUNDES

    O saudoso e parcial colunista, queria o quê!? Mais do mesmo no governo? A maioria fez sua escolha e isso tem que ser respeitado!!!

    Responda
  15. DIOGO DE OLIVEIRA FAGUNDES

    O saudoso e parcial colunista, queria o quê!? Mais do mesmo no governo? A maioria fez sua escolha e isso tem que ser respeitado!!!

    Responda
  16. Hudson Neves

    Parabéns ao autor do texto. Esse governo é uma sequência de equívocos e de atos estupidos. E o pior é que contou com o cinismo de uma grande massa de brasileiros. Lamento eu ter que pagar por isso - mesmo nao sendo cúmplice.

    Responda
  17. Marcia F Silva

    ainda não vi nenhuma 'desgraça' do governo atual... só mimimi de derrotados esquerdistas como o articulista (ou será garoto-propaganda?)... Posso estar errada e esse governo ser uma aberração, mas há dois meses de empossado?!... só adivinhão para ter tamanha e tantas certezas... o publicação no Twitter é super-pertinente, põe a sociedade para discutir o carnaval como é hj: uma aberração! Continuaremos a piorá-lo? Se tem uma instituição que não consegue evoluir, essa me parece nosso Congresso...

    Responda
    1. Wilson Filho Moura

      O que posso dizer a quem acha normal a publicação feita por aquele que deveria ser o excelentíssimo Sr. Presidente da republica é normal? Só posso balançar a cabeça perplexo.

    2. filipe moura lima

      Para ver, nem precisa abrir os olhos; é tão visível!

  18. Wilson de Oliveira

    O título mais adequado é "A escolha possível". As opções de segundo turno eram: Voto Branco x Militares, pois os civis realizaram um péssimo trabalho. A outra opção estava totalmente descartada por ultrapassar todos os limites do bom senso: um presidente poste despachando da carceragem da PF ....

    Responda
    1. Wilson Filho Moura

      Antes do segundo turno, houve o primeiro.

    2. José Antônio

      Por favor, NÃO toquem nas reservas ( US$ 382 bilhões de dólares) internacionais que o preso político da carceragem economizou. Caso contrário, O FMI VOlTA!

    3. José Antônio

      Bye, bye, Embraer, bye, bye! "Tudo para continuar a alimentar o mito de que o PT quebrou o Brasil, quando a economia brasileira avançou da decima-quarta economia do mundo em 2002 para a sexta maior do mundo em 2011 e a nona maior ainda hoje e desde 2005, no governo Lula, não devemos mais um tostão ao FMI."(no blog de Mauro Santayana. Um prêmio à inteligência) Com Lula&Dilma, O FMI NÃO PIsOU NO Braisil para sanar BANcARRoTAS financeiras como na ditadura, Sarney, Collor e FHC.

  19. JOSE PEDRO MACHADO ELIAS

    O Brasil vive o dejavú político. Se já elegemos o desequilibrado Jânio com o mesmo discurso demagógico e deu no que deu, dessa vez, pra economizar revolução, já tem um vice general eleito e mais uma penca de milicos a postos.

    Responda
    1. Nuno Bittencourt

      "Economizar revolução" é ótimo!

  20. CARLOS HENRIQUE VIANNA PEREIRA

    Miséria de elites econômicas, corporações do alto funcionalismo dos 3 Poderes mesquinhas e que se lixam para o Brasil, unicamente voltadas para a manutenção e ampliação de seus privilégios, sistema político-partidário apodrecido, classes médias ignorantes e sem a mínima postura cidadã, igrejas evangélicas que se transformaram em empresas lucrativas e partidos influentes: Todos optaram e elegeram Bolsonaro, cuja única qualidade é a transparência de um ser humano e um político abjetos.

    Responda
    1. Wilson Filho Moura

      Risos.

  21. Ayer Campos

    Não vejo importância em constatar que os 39% de eleitores que votaram em JB tinham e têm motivos (inconfessáveis ou não) para isso, inclusive para abonar as condutas incontinentes do capitão. O que sim importa, a meu ver, é o efeito que atos como o último possam ter sobre o eleitorado que ficou 'indiferente'- votos brancos e nulos - isto sim uma dimensão relevante da política que pode ter consequências futuras a curto prazo. Se os pecados da esquerda são piores, então tudo está perdido.

    Responda
  22. Manoel Bernardino Soares

    A culpa pela eleição do Bolsonaro, sr. colunista, é exclusivamente da democracia. A maioria que o elegeu fez uma escolha democrática, não pode ser condenada. No caso, fez a única escolha viável depois da devastação causada pelo último partido no poder. Poderão ser responsabilizados os eleitores que o reelegerem se o seu governo, ao final, for ruim. Por enquanto está cedo e juízos como o seu são precipitados e preconceituosos.

    Responda
    1. GABRIEL CASSOLI DE SOUZA

      A pessoa deve ter um app de gerador de lero lero pra escrever um comentario assim

  23. João Pedro Sousa

    Parabéns Jânio. Ótimo texto!

    Responda
    1. WILSON FILHO

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  24. MARCIA Carvalho

    Parabéns Janio de Freitas. Muito muitos aplausos.

    Responda
  25. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    Cultura é cultura! Caudilhismo é característica das nações da América Latina. A origem está na colonização predatória pelas cortes da península ibérica. Na época vivia um absolutismo patrimonialista decadente e tardio. A ignorância foi o fruto principal plantado. Tout Court. “A ignorância é mais difícil de ser reconhecida quando ela veste Prada”. Luiz Felipe Pondé.

    Responda
  26. ricardo fernandes

    é meio bobo isso de culpar apenas a classe média e os ricos pela eleição de bolsonaro. ricos e pobres votaram em bolsonaro, no PT, nulo e em branco. o cara recebeu 30 e tantos por cento de votos, tá ok?

    Responda
    1. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

      Isso mesmo. A causa. Analfabetos funcionais. Ocupam cargos e em geral muitos são bem sucedidos. Mas é fatal para a consciência de cidadania. Uma barreira nos diversos sistemas de recrutamento e seleção. E como eleitor principalmente. Os partidos sabem bem disso. Eis os resultados.

  27. jose carlos toledo junior

    Bolsonaro está seguindo cartilha de Trump, cujo idealizador é Bannon. Totalmente despreparado, ele se concentra no palanque falando as sandices que sua base gosta de ouvir. Nada vai mudar a posição deles. Nem a completa devastação do pais ou loucuras inimagináveis se ele seguir os seduzindo com falso moralismos e demonstrações de força, patriotadas infantis e cínico combate a corrupção. Espero que os 25% de seus eleitores pendulares tenham noção da tragédia que ajudaram a implantar.

    Responda
  28. Renato Leite Alves

    Parabéns, Janio. Um dia a FSP há de pedir desculpas ao povo brasileiro, em editorial, com um título singelo: Foi golpe, sim. Mais do que outro veículo, a Folha precisa reconhecer o mal que ajudou a fazer ao país. Não nos esqueçamos jamais do que o Otavinho disse ao Lula: "você não pode ser presidente, porque não fala inglês", metáfora de tudo o que de antidemocrático surgiu no país. Para um jornal que publica Janio de Freitas e José Hamilton Ribeiro, passou da hora de praticar jornalismo.

    Responda
  29. Peter Janos Wechsler

    Jânio pode até ter razão em seus comentários. O que o desabona é a falta total de crítica á bandalheira de 13 anos cometida por sua turma. Jamais uma crítica ao governo do PT e aos seus desmandos. Não percebe que foi o PT que elegeu Bolsonaro. Samba de uma nota só bem desafinada. Sem o desgoverno petista não haveria Bolsonaro.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      "....de assumir"

    2. Peter Janos Wechsler

      Quanto à autocrítica, jamais li uma linha sequer de Jânio criticando o PT. Na entrevista da Globo, Haddad passou o tempo inteiro se esquivando que assumir qualquer malfeito pelo "partido da ética na política". Expressão que virou piada. Mas, tudo isto, na verdade, é secundário. O que derrubou o PT foi, além da corrupção, a "Gestão" econômica.

    3. Antonio Catigero Oliveira

      Aos que acusavam Dilma de "estelionato eleitoral" temos um exemplo mais dramático agora.Só não vê quem não quer. A "autocrítica do PT", talvez tenhamos que ler um pouco mais, pois há inúmeros artigos de intelectuais da esquerda apontando os erros e acertos dos 13 anos de Gestão. Existem alguns neste próprio jornal, de preferência na Ilustríssima.Ademais, o tempo demonstrou que a Sociedade, o Estado, os Partidos, as Mídias e todos Nós deveríamos fazer "autocrítica". O colunista está dizendo isso.

    4. Peter Janos Wechsler

      Vencida, sim, legitimamente, com estelionato eleitoral subsequente. O povo simplesmente votou contra o statu quo que era um desastre. 57 mi de votos não são andar de cima. Quanto a mídia, eu diria que ao menos este jornal foi amplamente favorável ao PT no período das eleições. Aécio é um cráp/ula, sabemos. E Pasadena custou quanto impunemente? E a Petrobrás pagou quanto judicialmente? Não há virg/ens na zona. O PT cavou a própria sepultura. E se recusou e se recusa a fazer autocrítica.

    5. Antonio Catigero Oliveira

      Boa tarde aos comentaristas. O comentarista só não disse que este "samba de uma nota só bem desafinada" foi sistematicamente usado pela mídia em conluio com os órgãos de investigação e justiça, liderado pelo nosso exª min. da justiça desde as eleições de 2014, vencida legitimamente por Dilma Rousseff. Oras, massificação durante anos batendo na mesma tecla, deve ser o que o nosso colega Peter esteja apontando... Ademais, qual foi a "indignação" do andar de cima com o Aécio e cia? rrrsssss

    6. Peter Janos Wechsler

      Alberto. Creio que a ironia foi perdida. O comentário "...foi o PT que elegeu Bolsonaro, significa que o descontentamento e o ódio acumulado ao PT eram tão grandes que serviram para eleger Bolsonaro. É óbvio que os petistas votaram em Haddad. Também para prefeito no que ele conseguiu a façanha inédita de perder no primeiro turno. Pelos mesmos motivos que perdeu para presidente.

    7. Giane Souza Silva

      Pq a campanha acabou e quem a desgraceira está feita.

    8. Giane Souza Silva

      Pq a campanha acabou e quem a desgraceira está feita.

    9. Giane Souza Silva

      Pq a campanha acabou e quem a desgraceira está feita.

    10. Alberto Melis Bianconi

      Não procure repassar sua responsabilidade para ombros alheios. Petistas votaram em Haddad. Foram os apoiadores de Meirelles, Alckmin, e outros centristas que resolveram que o "mito" seria melhor. Para esses, como mostra Jânio de Freitas, não existe a desculpa de que desconheciam o candidato.

  30. Joao Pinheiro

    Percebo que a quantidade de defensores desse governo insano vem diminuindo com o passar dos poucos dias de seu mandato. Apenas alguns poucos loucos ainda se arriscam a defendê-lo. Vamos aguardar a primeira avaliação de sua aprovação para confirmar se meu sentimento está correto. Em tempo,para os zumbis: não sou nem nunca fui petista.

    Responda
    1. Ivan Cunha

      Já houve uma primeira avaliação do CNT/MDA, publicada pelo Estados São Paulo dias atrás e o índice de aprovação dele foi de 38,9% ,inferior ao de todos seus antecessores no início do mandato . Parece que a razão tá despertando!

  31. MAKOTO SHIMIZU

    "A boca fala do que está cheio o coração" Assim, nenhuma surpresa o post do vídeo indecente, que é 100% compatível com a natureza do autor. O que se espera para ver explícito e desnudado seria a verdade sobre os 24 mil reais na conta da esposa, uma confissão íntima com detalhes e zoom sobre a personal trainer que atuava no RJ mas estava na folha de pagamento como assessora em Brasília.

    Responda
  32. Sergio Siqueira

    Sr. Janio , a única coisa sensata que escreveu foi sobre o ex-Juiz. Deplorável! O resto destila ódio, ranço petista , destroçada pela miséria intelectual do partido.

    Responda
    1. maria gouvea

      Parece que o autor do comentário se viu retratado na descrição da classe média .parece né?

  33. Devanir A Merengué

    Nenhuma inocência! Votou-se em um projeto autoritário de governo. A ultradireita deve se responsabilizar por isso, mas infelizmente a peste toma o país recaindo sobre quem cansou de avisar.

    Responda
  34. Angelo Batista Goulart

    A escolha final ! A eleição do capitão Jair Bolsonaro , foi a solução final pois o impeachment já tinha acontecido e a classe média e segmentos sociais e neo -pentecostais estavam todos movidos pelo anti-petismo queriam a renovação com o fora a velha politica , corrupção, toma lá -dá-cá ,a lava jato lavava a sujeira da politica !Enfim ! um circo armado e com o apoio do exercito nacional ! Elegeram uma aberração !acompanhada de ministeriáveis lunáticos e agora ninguém votou nele!

    Responda
  35. Alexandre Schwarz

    Só vi verdades. Seria muito desonesto tentar negar isso.

    Responda
  36. Hildebrando Teixeira

    Nossa, que fofo! O carrasco da Foice que já havia julgado e sentenciado qualquer político não marxista pelas bases de sua moral de conveniência agora julga também os eleitores que "votaram errado? E qual será a pena? El paredón ou o exílio em algum gulag tupiniquim no meio da selva amazônica? Sqn, obviamente isso não é um artigo jornalístico, mas mera peça de provocação para aumentar a o ibope e o faturamento.

    Responda
    1. Rodrigo Ricoy Dias

      A ladainha sobre "políticos marxistas" não cessa nem mesmo diante da escatologia. Claro, também as referências a ditaduras e prisões "de esquerda" para tentar nos convencer que estávamos talvez à beira de um regime bolivariano totalitário e tínhamos que eleger uma triste figura que mal balbucia para nos livrar de tanto mal. Em tempo: leio o colunista há tempo suficiente para saber que criticou desmandos em todos os governos.

    2. ingrid muller xavier

      A pena sr Hildebrando será paga por todos! não apenas pelos cegos que levaram à presidência um desequilibrado, mas pelos que conheciam o passado inglório do desajustado e votaram contra ele. Qual a pena? uma Amazônia devastada, reservas petrolíferas e minerais vendidas, direitos humanos violentados, perda de alianças comerciais, e isso é só o começo. Quem viver, verá...

    3. nair odete de campos

      Pois eu penso q Janio está 100,% certo!

    4. marilza abrahão

      Diante do que é inconteste, desqualifique, desmoralize! ! Até quando haverá livre demonstração de pensamento? Até o momento que esse pensamento não se oponha ao meu...