Ruy Castro > A história apresenta a conta Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Existem famÃlias descendentes de pessoas que viveram naquela época. Existem descendentes de autoridades, de pessoas comuns, e de descendentes de Bandeirantes. Quando eu sugeri Procurar Saber, convidei Vossas Senhorias a entrevistar todas elas. Eu costumo fazer assim. Espero que não se cansem.
Ser medÃocre pode ser uma questão de injustiça cósmica e perdoável, mas ter orgulho de ser medÃocre não tem perdão. Nada contra o Ruy a quem admiro e respeito, mas o episódio revela também o nosso pendor pela improvisação e pela gambiarra, algo que muitos erroneamente classificam como "criatividade". O soldado que acabou virando herói simplesmente usou o instinto e sua destreza fÃsica para resolver um problema que foi o resultado do desleixo e da incompetência. Adicionou injúria ao insulto.
Cloves, o sr já ouvi falar de alegoria? Não estou falando de alegoria carnavalesca, mas da figura de linguagem. Ruy construiu uma alegoria. Quanto ao sr, poderia ter nos poupado do "usou seu instinto e sua destreza fÃsica", pois estou certo de que não tens a consciência do quanto de racismo essas palavras transbordam. Ou saiba, o que é pior.
Os descendentes dos Bandeirantes, que eu saiba, estão todos vivos e sadios. Quando estiver em dúvidas, procure saber.
E ricos ! Às nossas custas
Marco Antônio, poderia explicar melhor o que você quis dizer? O Ruy não disse que os descendentes dos bandeirantes estavam doentes ou moribundos. Talvez em termos ideológicos, pois caçar a população indÃgena, matando e escravizando, não possa mais ser considerado um feito digno de admiração.
O bandeirante foi um personagem inventado e introduzido na fraca história do Brasil. Na falta de verdadeiros heróis, inventa-de um. Bandeirantes foi caçador de Ãndio. Um dia as pessoas se envergonharão deste nome “bandeirante”.
Povo brasileiro não aprende, não se situa. 30 anos apanhando dos palácios de governo e a lição não foi aprendida. Vão batendo palma pra maluco rir, vão. PolÃtico ama tanto o povo que só viaja de jatinho emprestado por empresário, só para não precisa olhar cara a cara o povo no aeroporto. Aprendam!
Pois é. Antigamente, presidente composto e de luvas desnudava estátuas. Hoje, presidente descomposto e de chinelão tuita desnudo rebolativo e obsceno. A história apresenta mesmo a conta. E que conta.
Além ainda de presidente que rouba a Pátria de todas as formas possÃveis e ainda zomba da Justiça.
Faço minhas suas palavras.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ruy Castro > A história apresenta a conta Voltar
Comente este texto