Opinião > Linha de defesa Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. RUI oliveira

    Para a Folha, esse arco íris identitário, o que assegura a democracia é o amor. Folha: faz tempo que o max weber explica que o estado tem o monopólio da coerção para prevenir e evitar conflito. É essa prevenção que assegura a democracia.

    Responda
  2. Luís SA

    @Plínio - Pense na seguinte hipótese. O senhor foi acometido de grave doença cardíaca e necessita fazer uma cirurgia. Pergunto se os nomes a seguir fossem cirurgiões cardiologistas, se o senhor confiaria a sua vida a eles: Jair Bolsonaro, Damares Alves, Velez-Rodriguez ou Ernesto Araújo. Tenho certeza que não, tamanha a es - tu pi _ dez reunida neles, em qualquer área. Se fosse eu, escolheria um pipoqueiro cego, que faria muito melhor que os quatro pa -te- tas juntos.

    Responda
  3. Plinio Góes Filho

    Seção a cada dia se nega: a Folha não pensa. Texto só defende que o único canal de comunicação, digamos, 'moralmente confiável', é o da imprensa tradicional, cujo expoente de moralidade máximo seria este jornal. Disso decorre outro impropério dessa opinião, que é relegar-se a plano secundário a substância do que se declara no âmbito político, desde que a sua veiculação, de preferência 'com exclusividade', seja da Folha de S.Paulo. Presidente não cometeu gafe alguma e segue firme à frente do país

    Responda
    1. nair odete de campos

      "Presidente não cometeu gafe alguma e segue firme à frente do país" vc está falando de q presidente e de q pais???

    2. Luís SA

      Pense na seguinte hipótese. O senhor foi acometido de grave doença cardíaca e necessita fazer uma cirurgia. Pergunto se os nomes a seguir fossem cirurgiões cardiologistas, se o senhor confiaria a sua vida a eles: Jair Bolsonaro, Damares Alves, Velez-Rodriguez ou Ernesto Araújo. Tenho certeza que não, tamanha a es - tu pi _ dez reunida neles, em qualquer área. Se fosse eu, escolheria um pipoqueiro cego, que faria muito melhor que os quatro pa -te- tas juntos.

  4. Jose Roberto X de Oliveira

    O interessante dessa reforma é que ela apanha não quem entrou há pouco mas gente com mais 30 de contribuição ou mais. Sensato eram regraa de transição melhores mas o mercado é voraz. Mesmo com reformas essa equipe fundamentalista vai fazer besteira.

    Responda
  5. Nelson Vidal Gomes

    A nação está convencida de que nada lhe seria pior para o destino do que o retorno do PT, e é grata a Bolsonaro por ter se constituido na possibilidade institucional de impedi-lo.Isto o favorece de forma ainda incomensurável.Basta que se diga que cerca de 110 milhões de brasileiros rejeitaram Lula nas urnas.Os 57 milhões de eleitores de Bolsonaro somados aos votos brancos e nulos.Um fenômeno de rejeição que só não vê quem não quer o bem do Brasil!Deus nos ilumine e um abraço fraterno nos ateus!

    Responda
    1. JOSE LINO DA SILVA

      Não custa lembrar que os nulos também significaram recusa Bolsonaro.

  6. Monica Damous Duailibe

    Nesse cenário de absoluto despreparo e incoerência do Executivo, será que a alguém, com um mínimo de bom senso, acredita que os investimentos irão crescer?? Podem fazer a reforma que quiserem, mas o capital não aposta nesse circo no qual estamos nos transformando.

    Responda
  7. Eden Dal Molin

    Ele tem demostrar de onde o Brasil escapou, se o Haddad e companhia tivessem ganho.Valeu a pena .Mostrou que suas cabeças estariam com ureia creatinina de Lula,Jean,Dilma e estariam rindo não indignados.

    Responda
  8. luiz felipe lopes de britto

    Essa é a opiniao da folha. O povo pensa diferente.

    Responda
  9. Nelson Vidal Gomes

    Começa a emergir no horizonte a perspectiva do surgimento de um fenomeno político sem registro na história nacional,que já poderá ser chamado de o "paradoxo Bolsonaro".Este consiste no fato de que tanto mais sua inagem se desgasta,mais cresce a repulsa ao PT como maior representação opsicionista,o que por via transversal termina por fortalecê-lo e não ao contrário,como era de se esperar.Coisas do Brasil que não é para amadores.Que Deus nos ilumine e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

    Responda
  10. Lucinio Nones

    Um Governo desses é impossível dar certo. Até agora só apresentaram projetos de lei. Leis por si próprias não geram empregos, riquezas e desenvolvimento, social e econômico. O Paulo Guedes, pensa que não deve existir qualquer ação do Estado em delação aos administrados, mas este filme já passou, nem nas melhores economias do mundo isso funcionou. A tendência do Brasil é a piora do quadro sócio econômico.

    Responda
  11. Dalton Matzenbacher Chicon

    Agora temos um Dilmo.

    Responda
  12. Pedro Ferrel

    Imprensa farofeira. Este país é um imenso e provinciano jabuticabal.

    Responda
    1. Marcos Roberto Banhara

      O que V.Sa tem contra a farofa e a jabuticaba, para usar como parâmetro de baixo nível?

  13. Maria Cecília de Arruda Navarro

    Sem nada a mostrar de positivo em mais de dois meses, o governo apela àquilo que mais sabe: manter a militância mobilizada. Só que o despreparo é tanto que as coisas saem do controle, e já ameaça a lua de mel com o eleitorado. Bolsominions continuarão fiéis, mas já há detecções entre os votantes anti-PT.

    Responda
  14. JOSE LINO DA SILVA

    A cena do leva jato parece ter o propósito de atiçar a guerra de cultura e, no seu rastro, justificar ações de governo que dê vasão ao frágil discurso do vencedor na eleição. Um ambiente conturbado pode ser uma estratégia que enfim leve a eventos "justificadores" de atos institucionais. Quebrar o decoro pode ser o primeiro passo para quebrar as regras institucionais.

    Responda
  15. Rinaldo Bastos Vieira Filho

    Nessa altura do campeonato estou rezando para cassarem esse capitãozinho ti ti ca e o Mourao assumir. Pelo menos é coerente e preparado. O semi-analfabeto é um desastre ambulante

    Responda
  16. Cloves Oliveira

    Um sistema político que deixa a população com as escolhas que tivemos nas últimas eleições dá sinais claros que precisa de uma recauchutagem imediata. Ainda mais se considerarmos que haviam candidatos no primeiro turno muito mais preparados para o cargo, mas receberam votação pífia. Nosso sistema de voto direto se baseia na premissa de que cada eleitor possua a sabedoria de escolher o melhor candidato. Depois de 27 anos de eleições livres parece que muito poucos adquiriram essa competência.

    Responda
  17. Mauro Tadeu Almeida Moraes

    Até quando ?

    Responda
  18. Francisco Gugé

    1. Por conta da chgada de Bolsonaro, acabou a sangria do Mais Médicos para Cuba. 2. O Governo Bolsonaro fez uma excelente proposta para a previdência. 3. O Governo Bolsonaro protege os Trabalhadores, proibindo que lhes obriguem pagar o Imposto sindical. 4. O Governo Bolsonaro enviou um pacote contra a corrupção que é extremamente necessário ao País. 5. O Governo Bolsonaro tenta negociar com o Congresso sem o "toma lá da cá". E tudo que a Imprensa enfatiza é a postagem do video!!

    Responda
    1. silvia cavalcante

      Acabou com o Mais Médicos e não colocou nenhum outro projeto no lugar, a população das cidades pequenas e longas dos centros estão em estado caótico! A proposta da previdência não é do Bolsonaro e sim do Temer! Eliminar contribuição sindical nada tem a ver com a proteção do trabalhador! Pacote anticorrupção não contempla o Caixa 2 que é pior das corrupções, como já dizia Moro e tudo que um Bozominion aponta é que a Folha só se preocupa com vídeo ! Como pode ser tão cego????

    2. Adriana Maccacchero

      A imprensa falou sobre todos esses pontos. A bizarra postagem escatológica "enfatizada" foi completamente inadequada, inclusive saindo em diversas mídias no mundo! Quem provocou a repercussão excessiva foi ele mesmo, que não parece ter ainda noção do cargo que está ocupando.

    3. Glauber Carneiro Lorenzini

      6. A imprensa tradicional, como é o caso deste veículo, faz seu serviço com imparcialidade. Provo lhe dizendo que os governos anteriores foram amplamente escrutinados também. Ser governo é ser vitrine. É estar em evidência e dar a cara à tapa. As críticas são comuns e bem aceitas no mundo civilizado. O problema é que muitos brasileiros não convivem bem em ambiente democrático.

    4. Glauber Carneiro Lorenzini

      5. Sem o "toma lá dá cá"??? Sabe nada, inocente... O balcão de negócios está a pleno vapor. E vai piorar, dadas as cotidianas declarações presidenciais e de ministros lunáticos que corroem a credibilidade do governo, expõem ao ridículo o país no estrangeiro e trarão um custo político significativamente maior na hora do Congresso aprovar qualquer reforma. Os esquemas de corrupção já descobertos, laranjas, milícias etc. também aumentam o preço das negociações. Segue...

    5. Glauber Carneiro Lorenzini

      4. O pacote anticorrupção excluiu, contra a vontade do Sérgio Moro, justamente a repressão dos crimes praticados no âmbito dos partidos políticos, como a questão do caixa dois. Todo o laranjal do PSL demonstra o motivo claramente dessa exclusão. Continua...

    6. Glauber Carneiro Lorenzini

      3. A contribuição sindical ser opcional é de uma obviedade constitucional, inclusive, e nenhum governo, ainda que seja o Bollsonaro, é capaz de somente dar "bolas fora" o tempo todo. Dizer que isso demonstra ser favorável aos trabalhadores é uma incoerência. Bollsonaro faz de tudo para reprimir movimentos sociais e operários, credita a essa população o status de terroristas. Isso fora a proposta leonina da Previdência que tolhe dos trabalhadores um direito que o Bollsonaro já obteve para si. Seg

    7. Glauber Carneiro Lorenzini

      2. Em relação à Previdência, há óbvia tentativa de excluir os militares do tratamento geral dos brasileiros, em geral penalizados, principalmente pela regra de transição diminuta e além disso inviabiliza na prática a aposentadoria de trabalhadores rurais, por exemplo. Há muitos outros problemas técnicos ainda. Continua...

    8. Glauber Carneiro Lorenzini

      O nível extraordinário de alienação dos ditos "Minions" é já uma certeza da vida. Vamos aos pontos, por cansativo que isso seja dadas as obviedades. 1. A forma abrupta e truculenta como Bollsonaro tratou a questão dos médicos deixou inicialmente descobertas de assistência áreas remotas do Brasil. Até hoje isso persiste em áreas indígenas e outras não atrativas à carreira, com enorme prejuízo às comunidades. Continua...

    9. IVANIL NUNES

      Só um detalhe, Chiquito. O governo bozonaro é comandado por um e ner gú me no... Será que dá pra ter rumo uma nau sem capitão?!

  19. Marcelo Pimentel Jorge De souza

    O editorial esquece de dizer que foram esses militares "coesos" e sob a batuta de seu Comandante (vilas boas, sem o qual Bolsonaro não estaria na cadeira de Presidente, nas palavras do próprio capitão indisciplinado) que atuaram para "vender" aos eleitores um "líder" de mentira, do qual conheciam, como ninguém mais, as deficiências intelectuais, morais e éticas. Fizeram isso pelos cargos q ocupam no governo e é para mantê-los que tentam preservar o "mito", salvando-o de sua própria mediocridade.

    Responda
    1. Marcos Serra

      Marcelo, boa noite. Se já estás acostumado e insensível às críticas é sinal que, provavelmente, és o único correto e os demais errados, não? Se os valores são o escudo dos covardes, deves considerar-te um macho sem referências. O Exército é uma instituição alicerçada em valores como honra, ética, altruísmo, respeito, hierarquia e solidariedade, valores enfim. Por que então optaste por ele? Melhor seria ter seguido por outro caminho, assim serias coerente e, talvez, tivesses um pouco de paz.

    2. Marcelo Pimentel Jorge De souza

      Serra, já tô acostumado com essas acusações de q eu sou "frustrado" ou q meus valores são "deturpados". Isso não me abala de nenhum modo pois sempre rechaçei militar em política. Esquece isso, cara , esse papinho de "valores" eh escudo de covardes intelectuais que não querem se render aos fatos. Fica com tuas "verdades" se tem fazem bem. E para de me ofender, tá okey? Aqui não eh lugar pra isso. Respeite os leitores.

    3. Marcos Serra

      Ainda: não perderia tempo em um bate-papo (que tem caráter informal e pouco profundo) contigo até mesmo porque sequer o conheço e nem tenho interesse nisso dados seus posicionamentos. Assuntos sérios são tratados em conversas argumentadas. O fórum destina-se a, livremente, que assinantes manifestem seus pareceres de forma educada e segundo (volto a referendar) seus valores, sem desejar que outros os aceitem.

    4. Marcos Serra

      Prezado Marcelo, boa tarde. Em primeiro lugar, gostaria de dizer-lhe que conheço tão bem ou melhor nossas Forças Armadas. Difícil, para alguém que diz ter valores forjados o Exército, entender seu posicionamento radical. Os militares que participam do governo lá estão como quaisquer cidadãos brasileiros, afinal o Palácio não é nenhum quartel.Discriminá-los por quê? Falta-lhes ética e propósitos? Posso estar enganado mas sinto em suas palavras um viés de frustração e revolta com sua carreira.

    5. Marcelo Pimentel Jorge De souza

      isso aqui não é bate-papo, quer quiser conversar, esotu no facebook. mas devo dizer ao serra (bom dia, serra), que meus valores são os de um coronel do exército brasileiro e, por isso mesmo, abomino a intromissão de militares (sob qualquer roupagem, pretexto ou explicação) na política, especialmente da forma como vem se dando a atual intromissão. vou poupá-lo de discussões sobre o "querer democrático" das forças armadas durante 64-85, "tá okey? abraço aí!"

    6. Marcos Serra

      Vladimir, bom dia. É dura a troca de ideias com pessoas que já foram formatadas por ideologias mentirosas. Vou limitar-me a repetir o que escrevi para o Marcelo: "Compreensível que para você isso pareça impossível. Não julgue pelos seus valores".

    7. vladimir Micheletti

      OMarcelo está certo. É a continuidade do golpe que agora tem a colaboração discreta (em 1964, não era tão discreta) do FHC. Os generais se alastraram no poder para isso mesmo. Numa eventual retirada do Bolsonaro, os milicos já estão lá. E esses panacas não notam que tem fazer muito mais daquilo que o PT fez (foram 3 milhões de novos empregos com carteira assinadas).

    8. Marcos Serra

      Marcelo, bom dia. Visão torpe essa sua, limitada mesmo. Alinhado, provavelmente, com a ideologia de um partido que governou o país por 13 anos e só olhava o próprio umbigo, não te ocorre que militares ou não integrantes do atual governo estejam trabalhando para o futuro do país, seu bem-estar e desenvolvimento, sem mirar benefícios pessoais. Compreensível que para você isso pareça impossível. Não julgue pelos seus valores.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.