Hélio Schwartsman > Perdendo o sono Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Muito oportuno seu texto, Hélio. Não dormi durante a leitura. Segundo o livro de Provérbios e Salmos, sábios e bons médicos, esse descanso noturno é saudável e complementa nossa boa saúde e nos livra de futuras encrencas alopáticas. Pedalar, nadar e atravessar o Canal da Mancha uma vez por ano são coadjuvantes ao sono. Usarei seu texto como prova num processo coletivo contra mães que acordam filhos aos sopetões pela manhã para ir à escola.
A insônia acontece sempre que o sistema ativador ascendente de Magoun está em regime de inibição, podendo ocorrer na infância, tendo como protagonistas as reações fóbicas e as preocupações neuróticas no adulto. constituem outras razões. O tratamento pode exigir sessões de psicanálise prescindindo da terapia farmacológica. Oportuno artigo da dra. Suzana .
O sono, o sábado (ou o descanso semanal remunerado), as férias (ou o descanso anual remunerado), todos os intervalos naturais estão sendo cada vez mais encurtados ou suprimidos por uma ordem econômica espúria e avassaladora. Até que poucos, pouquÃssimos, durmam e descansem à custa do sono e do descanso regular de bilhões de seres humanos. Nas palavras do representante nacional de plantão dessa nova ordem pérfida, vulgo Bolsonaro, é preciso "suprimir direitos para ter mais empregos".
Estou ralado, pois há décadas não durmo mais que quatro horas. Aposentado, durmo no cinco no máximo e falta tempo pra tudo que me proponho. Talvez explique meus quatro stents .
Não tenho visto publicidade das estatais federais no jornal do colunista. Seria um boicote do atual governo?
Acho que o senhor Adhemar está precisando dormir um pouco mais.
E a FSP mais forte do que nunca. Viva a imprensa livre.
Parabéns ao colunista que traz o assunto do sono na saúde ! Renascemos, creio ,cada dia desse lugar em que não somos mas voltamos mais das vezes restaurados e prontos a despertar. Tem muito mistério e benefÃcio na perspectiva do autocuidado das pessoas observando-se ,aprendendo a melhorar ,cuidar-se.
Matéria redundante, não diz nada mais do que já se sabia há muito tempo. Falta de assunto? Pelo menos evitou-se falar as sandices que outros colunistas dizem por aqui
Hélio aos domingos geralmente comenta uma obra literária e/ou cientÃfica publicada recentemente. Como seu assÃduo leitor, percebi isso e aplaudo sua iniciativa. O texto de hoje, que comenta nossas necessidades de sono, é excelente, mesmo porque construido a partir de uma obra cientÃfica. Parabéns pelo texto, Helio!!!
A coluna do Hélio hoje me deu a sensação que nos elevamos a outra condição de paÃs: é quando falamos do sono.
Hélio normalmente consegue combinar assuntos muito interessante com análises objetivas e ricas, em um espaço bem curto. Essa particularmente ficou muito superficial, vale uma adicional com o mesmo tema (sim, eu também durmo 6 horas por dia e sempre achei mais que o suficiente!!).
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Perdendo o sono Voltar
Comente este texto