Celso Rocha de Barros > A centro-esquerda hoje Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Vidal , se em duvida e ainda nao iluminado leia o texto O Brasil nunca teve Social Democracia de Benedito Moraes Neto publicado na Folha em 13 de janeiro deste ano Nem vai precisar incomodar Deus lhe dar uma ajuda , ta' ok ?
Mariana eu gostaria muito de saber o seu pensamento-o dos pseudo-esquerdistas a serviço daqueles que manipularam as injustiças sociais,não para vencê-las,mas para servir ao projeto de poder do PT, em associação corrupta com as forças que as produzem-eu já os conheço e sei o quanto mentem uns e são igualmente manipulados outros.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!
Vidal, talvez so' Deus para ilumina-lo mesmo O brasil nunca experimentou a social-democracia , aquela puro sangue cons truida por Myrdall na Europa Aquela peessedebista foi privatista Lula nem pensou em tenta-la ja que lutou contra a ira por sua chegada ao poder por parte de quem? -advinhe Reformas/mudanças que construam a social democracia precisam passar pelo congresso mas com a ordem politica alicerçada na coalizaçao e na infidelidade partidaria nunca vingarao ; continua .
A esquerda brasileira quebrou com a eleição de Bolsonaro. Só sobraram cacos. Sorte que isso tenha acontecido num momento em que ela acreditava que recolocaria nos trilhos seu projeto de poder. Bolsonaro se encarregará de desferir o golpe final no que sobrou dela. Se tivermos sorte nem mesmo a direita sairá incólume.
Não penso como o articulista.O grande problema no Brasil é que nossa esquerda é uma ficção.O PT escancarou isso com a sua "ideologia do Poder".Nada fez pelo trabalhador,nada pela reforna agrária,nada pela justiça tributária,governou com os maiores juros do mundo e legou-nos um paÃs repleto de corrupção e epidemias letais por falta de saneamento básico.Que social-democracia é esta!?Só na cabeça dos seguidores da seita Lulopetista do grande lÃder enganador Lula.Que Deus nos ilumine a todos!
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Falou e disse! Bravo! Apoiado!... Que social-democracia é essa?!!! Oh mio Dio! Sono tutti pazzi?
O discurso do Paul Krugman por exemplo é claramente socialista no sentido escandinavo da palavra. O que falta nos EUA é uma defesa do equilÃbrio fiscal. Como eles emitem a moeda global não veem isso como prioridade. Talvez estejam certos, mas isso não funcionará aqui. Com nosso PIB estagnado, nossas despesas não podem crescer, sob risco de volta da inflação.
Quer dizer que a Dilma estava correta ao querer voltar à polÃtica do "Malocci"? Quer dizer que essa polÃtica de juros altos, endividamento, concentração de rendas e exportação de comodities é o que de melhor podemos desejar para o Brasil?
O Sr. não entendeu. O pior erro do Sr. Lula foi catapultar a desmiolada da Dilma que embaralhou e desvirtuou toda a matriz econômica aceita pela turma de centro neoliberal, que o Sr. Lula, auxiliado pelo sr. Palocci (Mister Cérebro) alinharam à direita. Do outro lado tinha uma polÃtica bem sucedida de proteção social, até para tampar o buraco (e tapar os olhos de todos) para a corrupção deslavada e solta dos bastidores. Acho que o maior problema daqui é a cultura polÃtica corruptora.
Que governo Bolsonaro é esse rapaz!Calma!Tem menos de 100 dias de sua posse!O que nós estamos vivendo hoje,ainda são os efeitos catastróficos da sociedade Lula-Temer.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!
Atribuir à esquerda a responsabilidade pelas isenções fiscais dadas à indústria automobilÃstica que levaram ao desequilÃbrio fiscal leva à interessante conclusão de que a FIESP é esquerdista. Ou as isenções não foram solicitadas pela FIESP? A propósito, os governos de Temer e de Bolsonaro aumentaram ou reduziram o déficit público?
Vê se aprende. Do contrário vamos sempre patinar nesse discursos bobo dos ricos contra os pobres... (coisa de manipulados pelo lulopetismo).
Não, óbvio que não. Apesar de retórica, sua pergunta merece resposta: malocci foi a era do bom senso, onde se economizava para pagar as contas, para reduzir a dÃvida e gastar menos com juros, para, então, ter mais recursos disponÃveis para gastar no orçamento e assim beneficiar o paÃs. Aquilo que a Dilma chamou de “rudimentar “. Jogamos fora décadas de esforço, economia, crescimento por causa de uma polÃtica desenvolvimentista que Geisel tentou e nao deu certo, nos levando a hiperinflação.
O escrev inhador cont inua a pro curar, enco ntrar e descr ever pê lo em o vo. Comparar esque rda e dire ita americ anas com as quadr ilhas nacio nais? Qua drilhas cuja idea logia, é só o pod er pelo poder. Às vezes até, sem obje tivos mat eriais, mas herança ideológica, imbecil, desenv olvida nas décadas de sess enta e setenta do sé culo passado. Her ança à esq uerda e à dir eita, num momento que o mundo lá fora já avançou, e muito, em novos conceitos polà ticos.
Primeiro, o centro nunca morre. É piada. Muito do que se diz que é esuqerda ou direita no fundo é centro. O PT neoliberal do Lula é centro, não se engane. A social democracia tem apenas um motor e no Brasil isto será mais visÃvel, a polÃtica econômica. Quem ajusta-la à esquerda, vence o debate. Acho que o Ciro e o PDT já deram dez passos nesta direção. O PT vai na do Zé, o de Abreu, que não sabe nem o que é sistema da dÃvida pública.
Caro Celso, para existir o estável centro vital de que falava Arthur Schlesinger Jr. a polÃtica deve oscilar entre fortes e significativas centro-esquerda e centro-direita. Isto foi quebrado nos EUA com a ascensão da esquerda e extrema esquerda no Partido Democrata no perÃodo Bush filho e aprofundando-se no perÃodo Obama. Bernie Sanders é só a ponta do iceberg. As agendas radicais do politicamente correto tomaram o Partido Democrata a tempos, desfigurando-o. A reação veio das bases republicanas
Hernandez, você precisa acompanhar o que vem ocorrendo na cultura americana desde os anos 1970 com a ascensão da new left ocupando as humanidades nas universidades e que vai refletir na composição do Partido Democrata. O The Closing of American Mind de Allan Bloom e o Tenured Radicals de Roger Kimball contam o que ocorreu nas universidades e vários trabalhos de David Horowitz descrevem o lento processo de afastamento do Partido Democrata da centro esquerda para a esquerda...
Extrema-esquerda e esquerda no controle do Partido Democrata? Com quem? Hillary Clinton, Obama e Mme Pelosi?! Você só pode estar brincando.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Celso Rocha de Barros > A centro-esquerda hoje Voltar
Comente este texto