Ilustrada > Massacre de Suzano reacende debate sobre má influência de games violentos Voltar

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  1. Thiago Silva

    Os pais sabem que existe faixa etária em jogos? Claro que não, pois não se importam. Jogo todos os gêneros de games, inclusive os "violentos", nunca sequer saí nos tapas com ninguém. Um psicopata pode ser influenciado até pelo Programa do Faustão. E é isso que são os que saem matando inocentes: psicopatas! Merecem ser um caso isolado, sem associação as mídias. Em 1999 quando jovens atiraram trajando óculos escuro e sobretudo preto, a culpa era do filme The Matrix (ainda em cartaz).

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  2. paulo de Tarso

    Quantos jovens que jogam videogames violentos já praticaram violência a mão armada? Não temos dados sobre isso, logo é precipitação culpar os games pelo comportamento dos jovens. O culto à violência é bem mais complexo do que isso.

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  3. ROSALICE SILVA

    Os games mais violentos têm uma origem comum, os produtores normalmente são dos mesmos países, que são os que mais promovem violência no mundo, espalhando ódio, preconceito, invadindo outras nações .

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  4. Adalzilio M Neto

    Não se joga videogame em países onde esses tipos de violência não são comuns? Também não se assustem filmes violentos nesses países ? Será que a cultura do medo , do racismo, da intolerância e o discurso belicoso e hostil às diferença que inclusive é propagado por pessoas em cargos de poder e com grande visibilidade não teria mais peso do que os jogos eletrônicos nesse contexto? Brincar na rua de polícia e ladrão ou assistir filmes de faroeste produziram assassinos violentos?

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  5. Cezar Costa

    Temos também a capitalização do desastre e da violência explicita pela mídia mundial, localmente temos programas sensacionalistas que regugitam no horário de almoço a violência diária com sangue, crime e ódio, geralmente com uma agenda bem descriminatória e elitista. Isso a mídia não mostra, não fala, não escreve...

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  6. ADRIANA MEDEIROS CHAVES

    A grande questão nesta tragédia toda é o histórico familiar de Guilherme, sem referências dentro de casa, a mãe lutando contra a dependência química, mal citam o pai l, morava isolado num quarto nos fundo da casa, mal conversava com a mãe, o vídeo game foi só a “cereja do bolo”.

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  7. Tersio Gorrasi

    Os que atacam os games violentos (coincidentemente os mais velhos) parecem esquecer que eles assistiam a filmes de faroeste, onde as pessoas se matavam e matavam índios como se fossem moscas. Os aparentemente inocentes desenhos animados mostravam bombas explodindo, tiros para todo lado, onde os personagens pareciam ser indestrutíveis, o que induzia as crianças a acharem que seriam imortais. Nem por isso são violentos hoje...

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    1. Marina Gutierrez

      Os filmes de faroeste eram violentos e tambem os desenhos animados, gatos que jogavam bombas, etc. mas naquela época as pessoas tinham outras coisas para fazer, viam um filme violento no cinema ou na TV e iam cuidar da vida, todos tinham que trabalhar inclusive a molecada. Hoje é diferente, os adolescentes não trabalham ( mesmo os pobres ) jogam videos dia e noite, tem de tudo, TV, celular de ultima geração e uma mente ociosa pois muitos abandonam as escolas.

    2. Lucia Margarida C Japp

      Tercio, por favor,leia o comentário ao Sidnei.Não é uma relação de causa-efeito,mas de semeadura em solo fértil à violência

  8. Lucia Margarida C Japp

    Acredito que games e filmes violentos têm influência, sim. Há anos escutei uma palestra de uma psicóloga americana que afirmava que uma criança, entre 3 e 5 anos, passando em média 3 horas na frente da TV (naquele tempo), numa fase em que ela ainda não distingue a ficção da realidade, seria testemunha ocular de mais de 20 mil crimes. E ela terminava afirmando: Isso me assusta, porque banaliza a morte. Atualmente estamos colhendo essa semeadura insana.

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  9. sidnei esbizera

    Balela, jogo desde que me conheço por gente e acho que vou morrer jogando. Tenho família filhos e nunca peguei numa arma de verdade. Qualquer ser humano com o mínimo de inteligência sabe distinguir ficção de realidade. Culpar os jogos e gamers por conta de dois destrambelhados e anormais é mais fácil do que ver qual educação e ambiente familiar esses dois cresceram. Faça me o favor.

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    1. Lucia Margarida C Japp

      Sim, Sidnei, que teve uma boa formação acaba impune a esses jogos. Mas quem teve (ou tem) uma infância problemática, essa exposição potencializa qualquer tendencia à violência.

  10. Rodrigo Maomé

    Para mim, não há dúvidas que exposição à violência em idade de formação da personalidade não é salutar. Ainda mais quando o lider da nação banaliza a posse e porte de arma, faz pose de arminha pra cima e pra baixo e diz ser justo seria metralhar opositores. É por isso que na minha casa não entra armas de brinquedo, armas de verdade e muito menos o presidente da república.

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  11. Evando de Abreu

    É o mesmo que afirmar que filmes e novelas com alto nível de erotismo estimulam a violência ou assédio sexual. Tem-se que verificar de forma isenta o que ocorre com as famílias destes assassinos. Uma boa educação provavelmente irá impedir atos insanos como este e outros que virão.

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  12. José M Leal

    Varella, excelente abordagem sobre a banalização da violência em jogos virtuais. Fugiu do reducionismo atual, de limitar o problema à disponibilidade de armas, visão preferida de muitos. A exposição continua a cenas e atos de violência, real ou virtual, nos filmes e nos jogos, levam à dessensibilização do indivíduo, a um processo de recompensa pela prática da violência. Parece que ninguém quer falar sobre esse fato incômodo, pois ele é responsabilidade de todos nós, não apenas do Estado.

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