Mariliz Pereira Jorge > Por que o feminismo é rejeitado por tantas mulheres? Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Fábia Dovigo Pais

    Perfeito!! Falou tudo!!

    Responda
  2. Diva Negri

    Gostei muito do texto! Para mim foi esclarecedor porque nunca me interessei em ler sobre o que é o feminismo. Me analisando, vi que sou feminista! Não 100% concordo!

    Responda
  3. João Monteiro

    Ótimo texto Mariliz e lembrando que a mesma pergunta que vc fez sobre o feminismo pode ser feita ao movimento negro, LGBTs, indígenas e outras minorias cujas pautas tb foras sequestradas pela esquerda Lula Livre...

    Responda
  4. Dayse B Deus

    Excelente a reflexão que este artigo propõe! Sintetizou muito do que sinto ao participar dos grupos e movimentos feministas atualmente. Parabéns!

    Responda
  5. Caroline Rodrigues

    Gostei muito da sua reflexão. Uma convocação bem importante para todas as feministas que se preocupam de fato com a causa. Parabéns!

    Responda
  6. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Excelente artigo. Parabéns.

    Responda
  7. Emanuel Mello

    Uma sugestão a todas as mulheres: parem de buscar aprovação, sobretudo de outras.

    Responda
  8. Manola Dias

    O que aconteceu com o feminismo foi a mesma coisa do machismo... A maioria não concorda nem com uma coisa nem outra.

    Responda
  9. neli faria

    Não sou feminista. Já fui! Meu primeiro voto, para vereadora, foi para Ana Lamberga Zeglio. Hoje voto, não necessariamente para mulher, mas, para quem acho que faz a diferença. Para deputada estadual minha candidata Célia Leão não foi eleita. Mas, se não fossem as feministas a mulher ainda seria relativamente incapaz, não teria direito a voto, não serviria às Forças Armadas. Aliás, homem Jura à Pátria, convocação obrigatória e mulher nada.

    Responda
  10. ELVIS PFUTZENREUTER

    As ideias iriam mais longe se as pessoas não insistissem em ir junto.

    Responda
  11. Hildebrando Teixeira

    Camila falcão, o dia em que a terapia conseguir te libertar desse mundinho rancoroso e você conseguir despertar o interesse de num companheiro, ao invés de um "homem", você passará a ver a ser mais positiva com sua vida e com a espécie humana. Bons parceiros e boas parceiras se completam e são fontes de felicidade um ao outro.

    Responda
  12. Hildebrando Teixeira

    Pelos mesmos motivos que o marxismo e suas ferramentas vitimistas é rejeitado, não por muitas, mas pela maiorias das mulheres.

    Responda
  13. Brites Delane Gomes dos Santos

    Concordo com praticamente tudo do texto. Acho sim que a intolerância e extremismos de alguns movimentos acabam por afastar algumas mulheres e também homens. Acho que o protagonismo deve sim ser da mulher, mas não acho interessante excluir os homens de algumas discussões e até esclarecimentos para que possam haver a compreensão do que dizemos, o mal que causa a nível relacional e social esta desigualdade. Agora nas classes mais pobres, a questão é mais complexa.

    Responda
  14. Camila Falcão Almeida

    ao contrário da colunista, dispenso os ómi, não quero nenhum ao meu lado. essa luta é nossa e eles não terão protagonismo jamais, é bom aceitar pq não vamos permitir. eles que se juntem para discutir a desgraça da masculinidade tóxica deles, deixa o resto com a gente que damos conta. elizmente a maioria de nós, feministas, não somos como a colunista, Mariliz segue biscoiteira.

    Responda
    1. Emanuel Mello

      Esse comentário é a resposta.

  15. Roberto Gomes

    O grande problema do artigo é tratar o feminismo como "nossa causa". A grande questão não é o feminismo em si, que se politizou com viés de esquerda e, agora, good luck with that! A grande questão que está na ordem do dia é ofim do preconceito, da violência contra a mulher, da diferenciação salarial, do machismo e de outros comportamentos sociais inaceitáveis em 2019, independentemente do movimento feminista. A questão é social e cultural, e não pode sofrer apropriação por um movimento.

    Responda
    1. Roberto Gomes

      O comentário de Camila, abaixo, comprova meus argumentos.

    2. Camila Falcão Almeida

      feminismo é uma causa das mulheres, ómi, não estamos nos apropriando de nada, ela é nossa, aceita que nessa vcs não não têm e não terão o protagonismo nunca.

  16. Adonay Evans

    Como bem diz o artigo, hoje o feminismo abriga tudo. E como tudo que abriga tudo, não abriga nada. O rótulo, deixa de ser uma etiqueta, e se transforma numa salada. Os negros, assim como as mulheres sub-cidadãos, tiveram dois discursos bem delimitados: Martin Luther King e Malcon X. E não é por falta de pensadoras, Christine de Pizan no século 15, na França colocava o pensamento feminino na Renascença e no Humanismo. Ou lideranças femininas criam bandeiras claras, ou não há bandeira a seguir.

    Responda
  17. Norton Sidnei Corino

    Parabéns pelo artigo! Foi um dos mais lúcidos que já li sobre o assunto. Porém, não podemos esquecer que a luta feminista, assim como a de outros grupos discriminados na sociedade, é política; não partidária claro; mas, política!

    Responda
  18. Roberto Freire

    O feminismo, assim como outros pautas minoritárias, foram ilegitimamente sequestradas pela esquerda brasileira. Infelizmente todos saíram perdendo, principalmente a esquerda. Diferente do que se advoga hoje em dia, nem tudo é política. Nem deve ser.

    Responda
  19. Roberto Freire

    O feminismo, assim como outros pautas minoritárias, foram ilegitimamente sequestrada pela esquerda brasileira. Infelizmente todos saíram perdendo, principalmente a esquerda. Diferente do que se advoga hoje em dia, nem tudo é política. Nem deve ser.

    Responda
    1. Henrique Almeida

      Tenho outro ponto de vista, o feminismo e a luta das minorias só acabaram na esquerda pq foram rejeitadas pela direita moderna, esta, engessada pelo conservadorismo. De qualquer forma todo mundo perde pois esses movimentos devem ser apartidários.

  20. Leila de oliveira

    Meio nutella, mas bem melhor que o outro. De qqr modo, falar para mulheres não é tarefa fácil. Não à toa, somos mais da metade da população e seguimos patinando nas esferas de Poder. Apoiar umas às outras não é nem questão de sororidade, mas de sobrevivência!! É atuar em prol de si!

    Responda
    1. Camila Falcão Almeida

      ô Paulo, não existe conflito entre homens e mulheres? onde isso? tá ligado no número de feminicídios no Brasil? vai se informar, vai, e deixa de passar vergonha.

    2. Paulo Cesar de Oliveira Oliveira

      Postura completamente errada. Não existe conflito entre homens e mulheres. Todo homem tem mãe e pode vir a ter filhas, e toda mulher tem pai e pode vir a ter filhos. E homens e mulheres têm de entrar em algum acordo para ter filhos e produzir as gerações futuras. Homens competem mais com outros homens do que com mulheres e vice-versa.

  21. bagdassar minassian

    ..'cada um e as suas circunstâncias', a sua linhagem feminina contribuiu, orientou, o berço é fundamental, apoio e sustentação ao crescer. O peso da naturalização da submissão histórica, apesar da maior importância social da mulher. A superação em busca da igualdade de gênero continuara sendo muito dolorida, trabalhosa na remoção do entulho cultural da dominação milenar, bíblica pois, queira ou não, envolve a perda de poder....

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.