Comentários para:

Causa mortis

VER COMENTÁRIOS EM Demétrio Magnoli

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Mauro Tadeu Almeida Moraes

    Como dizia o Ministro Teori, se puxar uma pena virá a galinha inteira. Estamos torcendo para a "Lava-Jato" das Milícias. Quem surgirão? Algum palpite?

    Responda
  2. ademar lourenço

    Prezado Demetrio, me mostre uma linha que tenha escrito sobre Marielle antes de seu assassinato.

    Responda
  3. Hildebrando Teixeira

    O que moveria assassinos que se tornaram milionários sendo assassinos, senão dinheiro?

    Responda
  4. Hildebrando Teixeira

    O que moveria assassinos que se tornaram milionários sendo assassinatos senão dinheiro?

    Responda
  5. CARLOS VASTARE

    Em breve teremos a tese final: foi suicídio. É o que esperam os vizinhos do atirador.

    Responda
    1. Pedro Ferrel

      Os comentários deveriam, obrigatoriamente, trazer foto, cpf e domicílio completo do autor. Se assim fosse, muitos iriam refugar e perceber que não passam de patifes. Consequentemente, os comentários ganhariam qualidade e ficaríamos dispensados das bravatas.

  6. Denilson Alves Vieira

    Preciso.

    Responda
  7. ivete santiago

    Um crime ligado às milícias do RJ, que são protegidas pelo clã Bolsonaro, que tem Moro como ministro da justiça. Será que os bracinhos da lei alcançarão os mandantes, os que fizeram obstrução à investigação, os que protegeram os milicianos?

    Responda
    1. Pedro Ferrel

      Ivete, no fundo, você acusa o clã Bolsonoro e arrola o ministro Moro porque pensa que a sua insignificância a protege. Quem vai, neste vasto mundo , ligar pra o que uma "fulaninha de tal" afirma, não é mesmo? Um dia isso vai mudar e "marias-ninguém" como você terão que arcar com as consequências de declarações açodadas. Deverão sentir a clava pesada da lei, com nome, cpf e endereço completo. Você não perde por esperar.

    2. Wagner Damázio

      Hoje demorei a encontrar o nome Bolsonaro na FSP. Está diminuindo os ataques. Porém, hoje a Ivete salvou a esquerda. Será que o massacre na Mesquita da Nova Zelândia e em Suzano tem o dedo do Bolsonaro? Com a palavra a Ivete Santiago.

    3. Wagner Damázio

      Hoje demorei a encontrar o nome Bolsonaro na FSP. Está diminuindo os ataques. Porém, hoje a Ivete salvou a esquerda. Será que o massacre na Mesquita da Nova Zelândia e em Suzano tem o dedo do Bolsonaro? Com a palavra a Ivete Santiago.

  8. NELSON PRADO ROCCHI

    Marielle, está na cara, não foi vítima de crime de ódio contra minorias sexuais e por ter a pele preta. Politicamente ela era totalmente desconhecida e insignificante. Incomodar negócios das milícias ou de outra facção do crime organizado é altamente improvável porque ela era insignificante nisso. Marielle circulava e discursava livremente na comunidade de Acari portanto tinha que ter autorização dos chefes daquela comunidade. Portanto, caro Watson, é elementar!

    Responda
    1. NELSON PRADO ROCCHI

      Sabemos que a esquerda do circuíto Lebron + Vila Madalena + Artistas decadentes baianos estão vampirando e deitando e rolando com o cadáver da outrora desconhecida Marielle para fim políticos, algo repugnante mas, não creio eles foram os mandantes. Como é certo que tinha um acordo com os chefes da Acari provavelmente ela traiu algum acordo e a punição por traição no crime organizado é morte.

  9. ANTONIO SANTOS

    Profundamente lamentável a morte da Marielle e do Anderson, a polícia tem sido eficiente na elucidação do caso, querer politizar com discurso de esquerda é oportunismo puro.

    Responda
  10. ANTONIO SANTOS

    A esquerda espera encontrar um mártir para alimentar o seu ego, depois de 14 anos sem produzir nada de importante e afundar o país em grande crise econômica e de valores.

    Responda
  11. GIOVANA SALINAS MIZUHIRA

    Milicianos iguais aos acusados não se envolvem com crimes ditos "torpes" Dizer que a morte da vereadora foi causada por isso está procurando solução realmente vazia.... Há algo podre envolvendo gente graúda nisso. ..quem sabe talvez de uma famosa vizinhança. .tauukey

    Responda
  12. Tatiana Sales

    Exatamente.

    Responda
  13. José M Leal

    Perfeito. O articulista questiona a solução simplista dada pela Esquerda, de que a causa do assassinato seria a militância da vereadora pela causa das minorias. Isso é uma balela política para fabricar uma heroína da causa. Esse assassinato foi custoso e de alto risco, revelando que teve forte motivação econômica e (talvez) política. Nao pode ficar na pirotecnia. Precisa ser esclarecido "Quem está temendo o quê?".

    Responda
  14. julio salles

    E o afastamento do delegado responsável pelas investigações? Aconteceu de fato? E, se aconteceu, se enquadra no complô?

    Responda
  15. Hercilio Silva

    Concordo, se chegar nas milícias chegam a muitos políticos importantes do RJ, inclusive vários eleitos para estar em Brasília.

    Responda
  16. Jurema Nordeste

    Muito pertinente esse texto, principalmente nesse momento que surgem manobras pra uma elucidação simplista, como a citada pelo articulista. Estamos e vamos continuar atentos.

    Responda
  17. Hamilton Medeiros

    Ótima análise, Demétrio. Parabéns!

    Responda
  18. NELSON BEZERRA BARBOSA NELSON BARBOSA

    O motivo de crime torpe é conveniente a bolsominions. Chegou muito perto do presidente. Vizinhança e namoro entre filhos é mistura explosiva demais. Por isso esta tese parece de encomenda.

    Responda
  19. luiz felipe lopes de britto

    "Quando nao se tem o que falar, é melhor ficar quieto". Sábio ditado, viu Magnoli?

    Responda
  20. Tersio Gorrasi

    Parece que das 3 perguntas: quem matou, quem mandou matar e por que motivo, só falta a resposta à segunda, pois o motivo está mais do que evidente para bons entendedores

    Responda
  21. Danilo BAROSSI CURY

    Afirmou, mas não explicou. Queremos fatos concretos, não meras ilações . Fala-se em milícias no caso Marielle e em PCC na facada ao Presidente. Vamos ser mais objetivos! Esse time da Folha é péssimo.

    Responda
    1. luiz augusto pessoa nogueira

      Danilo, a participação do PCC no ataque ao presidente já foi afastada pela PF. A participação das milícias no assassinato de Marielle ainda está em exame, mas parece ser mto provável!

  22. Julio Shiogi Honjo

    O governo vai cuidar da segurança pública. Segurança das milícias!

    Responda
    1. Pedro Ferrel

      Os comentários deveriam, obrigatoriamente, trazer foto, cpf e domicílio completo do autor. Se assim fosse, muitos iriam refugar e perceber que não passam de patifes. Consequentemente, os comentários ganhariam qualidade e ficaríamos dispensados de bravatas e de "zé-ruelas" falando grosso.

  23. Mauro Umberto Alves

    A escalada da decadência da lei e da ordem no Rio de Janeiro, que contamina as autoridades políticas e policiais do Estado, atingiu proporções alarmantes. E o fato de morrer vítima disso, já credencia Marielle Franco a desempenhar esse papel póstumo. A construção de um símbolo de luta e denúncia contra uma situação maléfica é positiva. O desfio agora, é preservar a vida de Marcelo Freixo e de todos que se opõe ao banditismo instalado nas forças de segurança fluminenses.

    Responda
  24. Carlos Manoel do faria

    Concordo plenamente ao texto. remeto outra pergunta ao jornalista que cita apenas dois nome combativos a milícia, freixo e Marielle. Onde estão os demais? Como a família bolsonaro e outros políticos carioca?infelizmente o rio está tomado por este câncer!!!

    Responda
  25. Carlos Eduardo Gomes

    Em Entrevista a hPlayboyh, HLulaH confessou q HChicoh HMendesh, apesar das incontestáveis qualidades dele, foi um mito construído pelo HPTê. Houveram outros equivalentes q também tombaram. O mito HMarielleh já foi consolidado e é repetido Ad Nauseam na Mídia. Ela morreu por q contrariava os interesses econômicos das hmilíciash. Ser Negra, Homossexual, Feminista e Socialista é a narrativa de construção do mito pela hesquerdha. Chama a atenção a articulação mundial.

    Responda
    1. Carlos Eduardo Gomes

      Caso tivéssemos, todos nós campanha por Patrícia, era capaz de Mareile estivesse viva.

    2. Carlos Eduardo Gomes

      É uma estratégia política criar bandeiras, tudo certo. A questão é que outros tombaram. Como Patrícia Acioli, no caso, só com 21 tiros. Nenhuma linha sobre isso....

    3. Tiago Oliveira

      Carlos Eduardo, faz arminha pro seu mito que eu sou mais Chico Mendes e Marielle. A política vive de símbolos, de referências, de figuras que inspiram e que motivam e Marielle e Chico Mendes são símbolos da boa luta pela inclusão social, pela justiça, pela defesa dos direitos civis e do ambiente. Bolsonaro, seu mito, é símbolo de que? Ou responda isso, ou melhor nem debater.

    4. JOSE BENEDITO BORTOTO

      Por ser de hesquerdah é motivo para ter sido assassinada, simples assim? O trabalho e a luta dela não contam? E qual é vantagem de ser um mito morto?

    5. Mauro Umberto Alves

      A progressiva e decadência da lei e da ordem no Rio de Janeiro, em conluio com as autoridades do Estado, atingiu proporções alarmantes. E o fato de morrer vitima disso, já credencia Marielle Franco a desempenhar esse papel póstumo. A construção de um símbolo de luta e denúncia contra uma situação maléfica é positiva. É um método da esquerda, e daí?