Celso Rocha de Barros > Marielle e o bolsonarismo Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Os bolsonaros andam muito próximos ao crime organizado das milÃcias. As reação dos bonzos é bem natural: a indiferença que manifestam mesmo após a morte de Marielle, uma esperança das classes excluÃdas, pobres e marginalizadas. Mataram a Marielle, mas não a esperança das classes desprotegidas.
Concordo com o colunista que nem Bolsonaro acreditava piamente na sua eleição, porém ele recebeu uma ajuda fantástica quando foi definido como adversário um poste que despacharia da carceragem da PF.
Isso é prova de que Marielle era uma chave importante para a denúncia da milÃcia, A semente dela se espalha mesmo estando morta. Infelizmente é triste e ruim pra nossa imagem, ter um presidente que esteja envolvido com um pessoal sujo. Um dia desses li que Marielle ainda levaria o Bozo ao impeachment... Não duvido disso!
É inacreditável a desfaçatez, e a incivilidade dos membros da seita bolsonarista, e mais inacreditável ainda, é estas criaturas terem recebido a enxurrada de votos que receberam. Queira Deus que estes eleitores tomem juÃzo daqui a 4 anos, e reavaliem este equivocado gesto.
'O ato só não causou mais escândalo porque os passantes acharam que os bolsonaristas estavam reunidos assistindo a aula do Olavo.' Melhor imagem do que esta não há.
A situação econômica atual do Brasil está ruim para a grande maioria que trabalha e vive do seu esforço , os politizados que ganham conforme o mandante ocasional do governo e se valem de rapapés e malabarismo para agradar os que mandam. Os partidos que estão fora do grupo de poder fazem de tudo para impedir a governança do presidente e associados, foi assim com o Temer , e estão fazendo com o Bolsonaro, inclusive a MÃdia ( Folha , Globo e demais meios de comunicação ),perderam a boquinha .
Meu amigo, a matéria era sobre as razões pelas quais os adeptos do bolsonarismo temem tanto e reagem tão mal a memória da Mariele. Vc nao tem argumentos, nao comente. Fica feio!
A diferença é que pra criticar os bolsonaristas, os anti, não precisam recorrer a um expediente que essa famÃlia conhece bem: as fake news.
É um show de mau caratismo explÃcito dos bolsonaristas mais fanáticos! Antes era só a corrupção, agora e a corrupção aliada a assassinatos e gangsterismo!
Os comentários deveriam, obrigatoriamente, trazer foto, cpf e domicÃlio completo do autor. Tudo devidamente certificado. Se assim fosse, muitos iriam refugar e perceber que não passam de patifes. Consequentemente, os comentários ganhariam qualidade e ficarÃamos livres de bravatas e de "zé-ruelas" falando grosso.
Se as insinuações e declarações açodadas veiculadas por essa coluna se mostrarem comprovadamente em descompasso com a realidade dos fatos, o autor, usando a sua própria lógica, tem que ser preso. Agora, se forem prender todos que espalham "mentiras" pela internet e jornais, a nossa população carcerária zilhoplicaria. De antemão, já me posiciono: Celso Livre!
Se engana quem acha que o embate no Brasil atual é entre direita e esquerda. Na verdade é entre democracia e autoritarismo. Na democracia quem pensa diferente é um adversário, a ser vencido no debate de ideias e nas urnas; nos regimes autoritários quem pensa diferente é um inimigo que precisa ser destruÃdo ou pelo menos intimidado. Infelizmente parece que por enquanto o autoritarismo está ganhando...
Pedro Ferrel, mesmo que eu concordasse com seu ponto de vista (não concordo), mas o PT está fora do poder a quase 3 anos, seus principais lÃderes presos ou sendo processados. "Inverter o sinal" do autoritarismo não resolve os problemas do paÃs, só os agrava... Alias já que você fez a comparação, você acha que governo Bolsonaro terá o mesmo fim que o governo petista? Tomara!
Descrição perfeita do embate perpetrado pelo governo lulopetista.
Os presos pelo assassinato já estão tendo crise nervosa, pressão alta e, aposto, muito medo de serem mortos. Acho que esses covardes não ficarão calados por muito tempo e chegaremos ao mandante, que com certeza é uma pessoa racista, homofóbica e facista.
A turma que votou neste governo apoiam os assassinos de pessoas inocentes. A consciência dos bolsonaristas deve pesar se ainda tiverem consciência. O fanatismo que manifestam não permite ter escrúpulo algum diante de crimes hediondos. É um bando de criminosos soltos graças a um presidente que convive muito próximo com pessoas ligadas à milÃcia.
" que o brasileiro era maluco"... Não! O articulista torce a verdade para se encaixar na articulada campanha de fritura do governo movido pela mÃdia e outras facções. Os brasileiros, como eu, apenas não aguentávamos mais as patranhas da esquerda. Qualquer coisa seria preferÃvel. Mas, na realidade, a coisa nos saiu bem a jeito. KKK.
Ah! Tá!
Li corretamente. Quando se diz que "nem fulano pensava que iria acontecer" é porque de fato aconteceu. Leia com atenção. Se nem ele pensou que o povo seria tão maluco que votasse nele e ele foi eleito é porque o povo foi, de facto, "tão maluco". Ora!
Amigo, acho que você não leu direito. O articulista disse que nem o próprio Bolsonaro era maluco o suficiente para acreditar que os brasileiros votariam nele. O autor do texto não chamou os brasileiros de malucos.
Marielle não era uma mulher negra, do subúrbio, filiada ao PSOL, era uma vereadora, membro do legislativo municipal e, segundo as investigações até agora, morreu em razão de seu cargo. Se um crime contra a democracia não importa o seu esclarecimento só por que a vÃtima é de esquerda, que democracia esperar para este paÃs.
Brilhante texto ! As vÃsceras expostas nos dão a dimensão da gravidade da doença!
Lula preso polÃtico e Marielle brutalmente assassinada incomodam tanto essa gente reacionária. O que temem?
Como diria o Bozinho 03, vamos inverter o raciocÃnio: o que diria a opinião pública se descobrissem que o assassino de C. Daniel mora do prédio do presidente molusco? Ou se descobrissem que o agressor do Bozo-pai mora no prédio do J. Willys? Aà fica a questão: alguém acredita mesmo que a Famiglia Bozo não sabia de nada sobre o assassinato da M. Franco? Seria muita ingenuidade, não acham?
"Se algo tem rabo de jacaré, couro de jacaré, boca de jacaré, pé de jacaré, olho de jacaré, corpo de jacaré e cabeça de jacaré, como é que não é jacaré?" ***Leonel Brizola
A famÃlia Bolsonaro está envolvida sim com as milÃcias. A maior apreensão de armas 117 fuzis foi de um miliciano, amigo e vizinho de Bolsonaro. Nosso brasil se tornou a Colômbia e Bolsonaro é personificação de Escobar
Brilhante artigo,realmente tudo muito estranho e nisso Marielle ressurge cada vez mais forteOOO
Sendo a favor de tor tura como metodo de investigacao, será que Bolsonaro recomendaria a mesma pratica em seu vizinho matador-de-aluguel, para descobrirmos o mandante do assassinato de Marielle? E agora, Bozo?
Claro que nao. Tortura so para os inimigos.
Como sempre Celso Rocha de Barros faz valer à pena ler esta Folha. Um excelente artigo, uma excelente análise. Parabéns.
Gostaria que esse colunista nos informasse como está a situação da famÃlia do motorista Anderson. Ele era funcionário do PSOL, servindo Marielle, sem registro em carteira, benefÃcios ou qualquer assistência previdenciária. Como eu acredito que muitos anseiam por sua resposta. Obrigado
No caso MARIELE eu ACHO QUE a polÃcia brasileira não vai dar conta de chegar nos mandantes do crime porque vai ter MUITA gente importante inclusive polÃticos deveria já estar investigando esses parlamentares eleito a deputado s que rasgaram a foto dela atroco de que é os polÃticos que atrapalharao o manifesto a favor dela mas precisa de ser uma investigação de internacional porque aqui todos vai ter medo de ir a fundo
O problema, senhor colunista anti-democrático, é que a pessoa de quem se trata não vale mais que nenhum dos incontáveis agentes da lei mortos por bandidos, e vocês ficam todo o tempo tentando canonizar uma figura que, ainda por cima, se posicionava contra a lei e a ordem. Parem de encher o saco!
Os questionamentos que o colunista coloca estão em grande parte respondidos pelo comentário do sr. Argemiro. Se tivesse porém feito esse tipo de conjecturas seria chamado de preconceituoso. Pra ficar ainda mais claro, poderia esse comentarista apresentar de forma sucinta e simples o que entende por "lei e ordem". Certamente será uma definição da que tenho, e da que tinha Marielle.
Esses comentários sobre meu comentário só vêm corroborar o fato de que essa pessoa- que não merecia morrer nem pelo que era, nem pelo que fazia ou deixava de fazer - de verdade só nasceu depois que morreu. Ela era importante simplesmente porque era um ser humano, mas fora do Rio ninguém a conhecia, e dentro do Rio era conhecida como uma firebrand radicalizada pelo Marcelo Freixo. Protetora e amiga de agentes da lei e da ordem? Ora, nos poupem.
Sejamos honestos. Quem sabia quem era ou o que fazia Marielle Franco, antes da Folha e a Globo canoniza-la? Quem se lixava pra luta dela? Quem hoje se preocupa com a famÃlia de Anderson que trabalha ilegal sem registro e qualquer benefÃcio assistencial. Hipócritas!!!
Argemiro, ninguém afirma que uma vida vale mais do que a outra. A questão é que ela lutava para que essa realidade de incontáveis mortes não passasse desapercebida. É um pouco óbvio que a morte de alguém que tenha essa papel tenha que ser investigada e não minimizada e tripudiada. Querer esquecer o caso Marielle só interessa a quem tem conexões com a milÃcia.
Comentário cÃnico de quem finge que não sabe o que está em jogo. Fica ainda mais hipócrita quando se fala em agentes mortos. Sabe quem ajudava, inclusive financeiramente, famÃlias de policiais assassinados? Marielle Franco. Sabe quem nada fez por essas pessoas em quase 30 anos como deputado? Pois é...
Alinhamento partidário com orientação polÃtica nunca favorece análise isenta. Várias camadas semi-acusatórias, declarações estranhas que acima de tudo alimentam o espÃrito limitado e sectário da intransigência, intolerância. Ilação precipitada que esquece do equilÃbrio para provocar a desinteligência, discórdia, rixa - como demonstrado pelos comentários./Claudia Ferolla.
Vc está dizendo que é o colunista que não tem equilÃbrio, é intransigente e intolerante? A pergunta não é porque não entendi seu comentário, e sim porque é surreal o entendimento que o sustenta. Onde vc está quando o sr. presidente (com minúscula mesmo) e seus fanáticos e paranoicos filhinhos discursam e/ou vomitam insanidades pelo twitter?
Excelente artigo Celso.
Ha muitos anos moro nos EUA, mas acompanho as noticias do Brasil pelos jornais online. O que esta acontecendo no Brasil nunca aconteceu em nenhum outro pais que se diz democratico. Os absurdos sao tantos que nao da para enumerar. Creio que entramos numa tremenda fria, e so com ajuda divina conseguiremos sair dela . O Brasil foi direto do lulopetismo da esquerda para o bolsonarismo da extrema direita. Pais nenhum aguenta isso.
Lulo petismo, psdbismo, petismo, udenismo e outros ismos, eram parte de um Brasil imperfeito, mas relativamente democrático e em evolução , lenta, mas em evolução. Mas a ganância das elites e a ignorância da classe média, meteram os pés pelas mãos. Usaram a fraqueza do pt (erros todos sempre tiveram) e um conservadorismo de araque , e jogaram a água com o bebê fora. Eh tarde demais. Se em algum momento te passou pela cabeça de voltar. Esqueça. Gerações serão perdidas, se não o próprio paÃs.
Não sou eleitor do Bolsonaro e nem favorável as milÃcias no Rio. Marielle era desconhecida e politicamente sem força alguma e combatia a presença policial nas comunidades. A campanha dela era contra a policia oficial brutalizando as comunidades e não contra a milÃcias . Ela praticamente não incomodava as milÃcias. O caso é estranho. Mas a esquerda está vampirando o cadáver dela.
Então pelo seu comentário ficou confirmado que tudo que você sabe sobre a atuação de Marielle você aprendeu em compartilhamentos de "zapzap" bozo.naristas...procure se informar melhor!
Excelente observação Nelson. Coloca as coisas numa proporção correta. Há muita celeuma em torno deste caso e muitos interesses inconfessáveis.
Como faço para conseguir responder comentários a meus comentários, como fez Paulo Pinheiro Machado há 20 minutos? Toda vez que um robô entra me ofendendo quando faço algum comentário, não consigo postar no mesmo local a resposta. Vem a mensagem que passará por moderação e nunca é publicado. Só consigo postar como novo comentário, muito distante do momento em que fui ofendido. Até hoje nenhuma dessas minhas respostas foi publicada. Mistério.
Como se não bastasse os Lulistas fanáticos, agora temos os Bolsonaristas fanáticos, o Brasil não merece isso.Bando de li xos.
Concordo em parte. Todo fanatismo, sem exceção é perigoso, mas entendo o bolsonarismo muito mais perigoso. Quem afinal, faz elogios a tortur@? prega a liberação total de armas? a eliminação fÃsica dos adversários, ora tratados como inimigos? quem prega governar apenas para "os seus"? Quem tem conexões com as milÃcias do Rio? Quem ofende em tal grau de incivilidade as minorias? Por favor, sempre fui crÃtico a extrema esquerda, mas o bolsonarismo alcançou violência nunca antes exposta.
DeverÃamos ser bem mais sinceros, e admitir que 57,8 milhões fizeram suas apostas neste mesmo candidato. Pior: não foi por falta de referências, assim como se sucedeu em 1989, quando aquele que tinha aquilo roxo, também foi eleito contrariando uma certa lógica de sentido na polÃtica brasileira. E, observem, que lá havia muitos candidatos com maior peso, tradição e história para disputar o cargo. A questão não é o clã, mas os eleitores que se viram nele, em suas pregações fascistas. Logo...
Gostei da análise...agora o que eu não entendo porquê tanto ódio a uma pessoa que já morreu e lutava muito para defender pessoas pobres, desamparadas, sem o olhar de governo nenhum? Mistérioooo!
Acho que o mistério tem explicação. Quanto mais achincalharem uma pessoa que atrapalhava o bom funcionamento das milÃcias, melhor para os milicianos. A propósito, Marielle seria candidata ao Senado? Não sei com segurança a resposta.
obrigado pela coragem, celso.
Ótima análise
Este artigo é tendencioso e beira às raias da má-fé e da sordidez,porque tenta associar a expressão "bolsonaristas",a uma contraposição a Marielle e sua morte covarde e desumana,como se os que votaram em Bolsonaro não o tivessem feito para restabelecer a verdade contra a mentira e a manipulação das massas,protagonizadas pelo PT,evitando que este continuasse a valer-se das injustiças sociais não para vencê-las e sim derrotar o povo em associação corrupta com as forças que as produzem.Deus!
Em todos os momentos em que ele se refere a "bolsonarista" ele está aludindo especificamente em pessoas ligadas ao presidente e sua familÃcia e que ocupam cargos, sejam eles em comissão ou eletivos. Você, que é apenas um trabalhador pobre, não passa de massa de manobra enganado por histórias infantis de mamadeira erótica e kit de conversão de menino em menina e vice-versa - e agora vai perder direitos e não vai poder se aposentar. Não sei quanto ao autor do texto, mas de vc eu sinto é pena.
Esquece o pt, muda o disco, cuida dos seus Ãdolos que estão metendo os pés pelas mãos. Até seu guru Olavo já deu 6 meses se vcs não tomarem jeito.
Copiou de onde esse texto batido e repetido? Ah, ja decorou por osmose.... Capeta!
Bolsonaros têm relações próximas e estreitas com ex-militares, militares reformados, militares expulsos da corporação os quais têm participações em milÃcias criminosas. Esses milicianos ajudaram - e muito - os Bolsonaros se elegerem na vida polÃtica deles e vice-versa é um toma lá dá cá. Agora, morrem de medo de essa relação espúria dos Bolsonaros com milicianos vir a público. Aliás, já está a público! Ninguém mais duvida.
Ótimo texto. Realmente é uma "coisa esquisita".
Excelente texto. Equilibrado, isento e justo.
Coisa engraçada leitor que nao sabe ler... Velhinho de Taubaté?
Bravo, Celso. Continue seu ótimo trabalho. Os comentários dos incomodados dão a medida da importância que há em falar das ligações da famÃlia Bolsonaro com as máfias paramilitares do RJ.
Folha, não sou assinante desse jornal por promoção de preços e brindes de livros. Sou assinante desde inicio dos anos 90. Mereco uma explicação. Porque meus "joinhas" em cima de comentários ja publicados liberados pelo censor, precisam de nova avaliação?
Ricardo Villas. Ainda não cancelou sua assinatura? Não entendo.
Ademar, todas as seções referentes a opiniões dos leitores foi modificada, manipulada e redirecionada para evitar que as opiniões conservadoras fossem evidenciadas. Até grupo de jornalistas com nomes falsos foi escalada para rebater comentários conservadores. A Folha luta desesperadamente para mudar a realidade e alterar os fatos. A Folha esquece que sua credibilidade se evanesceu e os leitores sabem disso.
Negócio esquisito é a esquerda criar heróis artificiais, já que não possui heróis verdadeiros. Negócio esquisito é a mÃdia esquerdista insinuar que Bolsonaro seria responsável pela morte da Marielle e silenciar todas as ligações que o Adélio possui com o PT e o PSOL. Negócio esquisito é não mencionar que o piloto do PCC morava no mesmo prédio que o Lula tem apartamento. Negócio esquisito é esconder que a Marielle possuÃa relacionamento com seus assassinos. A esquerda é um negócio esquisito.
E quem seriam, nessa lógica, oa heróis da direita? Quiçá o "mito"?
Eu realmente queria entender a 'lógica' desse tipo de colocação, Premissa 1º, existem milhões de lacunas nas explicações da morte de Marielle. Premissa 2º, Dados aleatórios de crimes resolvidos e situações esquisitas envolvendo figuras polÃticas. Conclusão, o crime da Marielle não pode ser investigado porque outros crimes não foram resolvidos.
Marielle tinha relações com o atirador, atirador que morava a duas casas do Bozo??? E o Bozo não conhecia esse vizinho, tb militar, amante de armas e cuja filha namorava seu filho??? Esquisito... Mais esquisito é vc não se vexar de tentar tapar o sol com a peneira. .
Quem mandou matar Marielle? Ela vai assombrar a direita para sempre. Simples assim.
Heróis artificiais? Marielle virou mártir graças à sua luta pelas causas daqueles que vivem reféns da milicia, que é sim uma organização criminosa. O artigo não insinua que Bolsonaro seria o responsável pela morte da vereadora, mas que há sim fatos que ligam o clã Bolsonaro aos milicianos. Isso é grave. A simples suspeita da ligação do poder com o crime já é muito preocupante para os rumos do paÃs. Não te parece muito no momento?
Esta passando da hora do ilustre colunista valer-se do tÃtulo que ostenta,para nos brindar com um artigo sobre a corrupção instalada no Brasil em governos anteroires e que como combate-la no presente e no futuro.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!
Prezada Marina permita-me sugerir-lhe que leia o comentário de Cloves Oliveira, aqui neste site,de hoje, não será difÃcil encontrá-lo,e você verá que esta sua conclusão não deve ser assim tão simplória como você a faz.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!
As milÃcias correspondem a um dos braços assustadores, para dizer o mÃnimo, da corrupção!
Nada é a toa... Não importa suas convicções, mas essa campanha desrespeitosa contra uma figura pública que foi vÃtima... Hum, tinha cheiro de "pisaram nos meus calos". Curioso que se mobilizaram bem mais do que na situação da facada.... Nada é por acaso. Vai ser difÃcil descolar as milÃcias do clã. Março ainda não acabou.
Foram audaciosos, tomaram territórios periféricos. Agora estão no centro do poder. Quem diria que um miliciano um dia comeria na mesma mesa que um presidente americano? Acuados, reagem como animais ferozes. É instintivo. Esse instinto será a perdição deles ou a nossa. Só as investigações concluÃdas dirão. Que Deus salve a América e, por tabela, o Brasil.
Carlos, a diferença é só econômica e social mesmo. O de lá é um bilionário e presidente da maior potência militar do mundo; o de cá um ex-deputado do baixo-clero que fez uma pequena fortuna no varejo dos negócios escusos e mal explicados até ser alçado à presidência de uma republiqueta de laranjas.
vc fala como se o presidente dos EUA fosse moralmente superior ao presidente brasileiro mas ambos estão no mesma vala comum da mediocridade moral e intelectual; O americano é um supremacista branco, xenófobo, e um racista no armário e ninguém achou que se elegeria, o outro é um poço sem fundo de ignorância, reacionário, autoritário, misógino e racista e que se elegeu na base de fake news assim como o Trump...ambos são muito parecidos e estão sendo desconstruÃdos mas a um custo incalculável
Ainda não consegui ler um único artigo deste respeitável colunista,que não o seja em defesa de seu partido,que é provalmente quem lhe garanta o emprego junto ao Sr.Jânio de Freitas.Pouco,para quem faz questão de ostentar um tÃtulo que deveria servir-lhe muito,tanto quanto a seus leitores.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!
É, pelo visto vc precisa muito de iluminação divina.
São só coincidências, dizem eles. rsrs
O debocho sobre a morte de uma pessoa revela a falta total de empatia com valores básicos de civilidade. O paÃs está na mão de uma MilÃcia. Só não vê quem não quer.
Ricardo Villas, parece que você é mais um que aplaude a morte de Marielle. Lamentável a reação automática e monotemática de que tudo é "culpa do PT". Este bordão não cola mais.
O PT não governa mais o Brasil. Não estamos mais nas mãos de milicias do crime!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Celso Rocha de Barros > Marielle e o bolsonarismo Voltar
Comente este texto