João Pereira Coutinho > O inferno das boas intenções Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Insustentável esse Sustein.
'É um erro popular muito comum Acreditar que aqueles que fazem mais Barulho a lamentarem-se a Favor do Público sejam os mais Preocupados com o seu Bem-estar..' - Edmund Burke
Liberdade é um conceito relativo, não é absoluto. Está condicionada a fatores sociais. A liberdade é diretamente proporcional a quantidade de pessoas do entorno em que se vive. Regras e leis honestas surgem por necessidade. Quando assim não é, a liberdade tem problemas existenciais.
Concluindo: Acredito que deve, sim, haver regulação pelo menos das coisas dirigidas à s crianças e jovens. Falo em comportamentos e hábitos reconhecidamente saudáveis em paÃses democráticos, não em proselitismo ideológico de qualquer orientação. O adulto acha que usar cinto de segurança é uma restrição à sua liberdade? Tudo bem, não use, mas tem que colocar na cadeirinha do bebê ou na garota de oito anos, pois eles não fazem ideia dos riscos de um acidente automobilÃstico. Simples assim.
De volta ao assunto... Em princÃpio, a liberdade de escolha sem intervenção do Estado é o melhor caminho, mesmo que o sujeito se estrepe. Mas, no mundo atual, as escolhas são mesmo livres? Há formidáveis máquinas de convencimento das pessoas visando, na melhor das hipóteses, o lucro. Enquanto a propaganda dos cigarros era livre, fumava-se muito mais. No exemplo escolar, que jovem escolherá livremente a alimentação saudável, se o junky food já vem associado à aventura e alegria?
O remédio de Sunstein é pior que a doença. Os governos só devem impor algo quando um comportamento ou atitude causa dano a terceiros. Dentro de algumas gerações, p. ex., os governos serão forçados a impor medidas eugênicas para impedir a degeneração genética da população, a qual inevitavelmente ocorre na ausência de seleção - seja natural ou artificial - em decorrência do acúmulo de mutações genéticas deletérias (estas também inevitáveis em qualquer processo de reprodução de DNA).
O falecido psicólogo B.F. Skinner tem um livro "o mito da liberdade" que trata desse assunto. Defende que a luta pelo valor da liberdade como um conceito moral absoluto acaba sendo um tiro pela culatra. Em nome da liberdade entregamos o controle social à propaganda, incluindo aà pastores e padres. O controle sempre existe, o que mudam são suas formas.
É da Psicóloga Ellen Langer a frase: “DonÂ’t make the right decision. Make the decision right", ou seja "Não tome a decisão certa. Tome certa a decisão". Em Português não faz muito sentido, mas significa que o importante não é se a decisão é correta, mas que o processo decisório seja correto. Por que não se pode medir a qualidade da decisão? Penso que é porque o futuro é sempre imprevisÃvel e a melhor maneira de preve-lo com chance de acertar é reconhecer a sua imprevisibilidade.
E o pior são os que se dizem liberais, elegem-se como tais, e nem sabem o que isso significa.
Melhor ser de esquerda, ansiando para que o "Estado", conduzido por "Faróis" da humanidade, cuide de todos os detalhes da vida das pessoas...
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
João Pereira Coutinho > O inferno das boas intenções Voltar
Comente este texto