Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Antonio Celso Souza

    Um dos melhores comentaristas da FSP. Isento, fundamentado, crítico, lúcido. E com esta postura e lucidez, contribui efetivamente para trazer clareza a estes tempos de Brasil complicado e difícil de entender e discernir o melhor caminho. O STF tem bons Ministros( como Barroso) e péssimos(como Gilmar). Mas precisa ter foco nos interesses da país e não de grupos "amigos". Precisa de humildade e autocrítica. Além de muito( muito mais) objetividade e celeridade nos trabalhos.

    Responda
  2. Gildasio Fernandes Dantas

    O comentarista citou somente o caso do Castor, mais os ataques vão muito além disso, estimulados pela republica de curitiba tem pessoas propondo acabar com o STF, inclusive as aberrações tem até aqui propondo fechar com um cabo + um soldado.

    Responda
  3. Erico Pina Cabral

    Temos hoje um Supremo intocável e inimputável! Um SuperPoder que julga, legisla, faz política e conchavos, e seus membros nunca se dão por suspeitos ou impedidos. E, agora quer também investigar. Um absurdo! Quem controla o poder do Supremo? Quem impõe normas disciplinares aos seus membros? Atualmente, ninguém!! O Senado é omisso, comprometido e medroso!! Precisamos restabelecer a ordem constitucional no Brasil!!!

    Responda
  4. neli faria

    Parabéns! Como operária do Direito há 43 anos, penso que:Membros do ministério público federal não podem jogar o leigo contra o STF.Por mais errado que seja .O leigo não sabe que o Direito é ciência humana, não tem a certeza cartesiana da matemática.Assim, um mesmo fato pode ter N interpretações.Particularmente, entendo que o STF errou no Caixa 2, como errou na Cláusula de Barreira. Interpretar a Constituição literalmente qualquer um faz. Tem que interpretar com seus princípios.

    Responda
    1. neli faria

      Caixa 2 é um crime vil e que frauda o processo eleitoral. O caixeiro prejudica o político que cumpriu, religiosamente, a lei eleitoral.Se tivesse sido honesto teria vencido? Fraudou princípios constitucionais,a Democracia.Xingamentos: aprendi, em minha vivência que quem xinga ou não sabe argumentar ou não conhece a língua portuguesa,e seus ricos vocábulos.Lamentável o Ministro Gilmar ter xingado. Por mais errado que o pessoal estivesse ,com os xingamentos acabou por dar razão a ele.Pois não?

  5. José Cardoso

    Essa ideia maluca do fundo da Petrobrás para os procuradores os enfraqueceu. O Gilmar está aproveitando para pisar um pouco neles.

    Responda
  6. benjamim picado

    tem faltado quem discorra sobre a única coisa que gilmar deixou como verdade em toda essa sua invectória: a afirmação de que estamos numa "guerra de poderes" - tanto entre poderes quanto nos estratos de cada um deles. esse cenário se agravou com o silêncio ou, no máximo, sussurros do supremo acerca dos excessos da força-tarefa de curitiba. mas a encrenca não teve início ali e tampouco tem data para acabar. quando é que elio falará disso?

    Responda
  7. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    Supremo que só fala, não escuta e que pratica sua Justiça imperfeita, personalista e já devidamente desmistificada. Imagem polarizada, juízes divididos, casuímos - de alguns temos orgulho e confiança e de outros só vemos a insignificância poderosa./Claudia F.

    Responda
  8. Cloves Oliveira

    Talvez precisemos rever o conceito de separação de poderes, não o de Montesquieu ou Madison, mas de Polibius, o filósofo grego que criou o conceito. Polibius acreditava em anaciclosis, ou seja todas, coisas são passíveis de deterioração, inclusive os sistemas políticos. Polibius não buscava unanimidade, mas a preservação da liberdade através a estabilidade. O que estamos assistindo no Brasil é o que Polibius projetou, ou seja, instituições que competem entre si para preservar sua autoridade.

    Responda
    1. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

      Muito bem explicado, Cloves. Tem também o dito taoista "quando o homem errado usa os meios certos, esses funcionam de modo errado". /Claudia F.

  9. Hildebrando Teixeira

    Finalmente "a coisa" chegou neles, nos eternos defensores da impunidade dos poderosos, ou poderia ser guardiões das corporações de elite.

    Responda
  10. Alberto Melis Bianconi

    Briga de branco é sempre uma pândega. Entre os mais brancos dentre os brancos, ministros do STF e os imaculados quase tão brancos da PGR, o já branco o suficiente do quarto poder perfila-se com os da PGR. Valem mais os termos usados do que o sentido mesmo das acusações. E nesse quesito, o ministro Gilmar Mendes é imbatível. Até ontem estavam todos juntos, combatendo moinhos de vento que diziam ser uma organização do crime que tomara o poder. Hoje não conseguem apaziguar o furdunço que criaram.

    Responda
  11. Antônio Carlos de Paula

    O Gilmar está colhendo o que plantou! Para acelerar o impeachment tolerou várias irregularidades praticadas por alguns juízes e procuradores da república de Curitiba! Agora já é tarde. Aguente as consequências.

    Responda
  12. Antenor Silva Neto

    Um soldado, um cabo, um Jeep = problema resolvido

    Responda
  13. Mariana Cabeça

    É vergonhoso o comportamento do STF como um todo, com os poderosos recebendo seus HC em questão de horas e a plebe... ficando sempre para trás, torço pelo fim da PEC da bengala.

    Responda