Opinião > Reforma da Previdência: o futuro está em jogo Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Fernando Medeiros Mendonça

    A reforma da previdência pode ocorrer, mas se for pra corrigir privilégios dos que ganham pra lá de 20 mil e acabar com a sangria do sistema previdenciário militar. A proposta do atual governo não ataca nada disso, apenas reduz direitos dos trabalhadores pra benefício dos bancos e de seu sistema de corrupção institucional via dívida pública. Vamos barrar essa reforma e impor uma que atenda os anseios de todos os brasileiros que vivem do próprio trabalho!

    Responda
  2. PAULO TAUFI MALUF JR

    É interessante a visão da esquerda, que quase sempre propugna caminhos de proteção aos mais pobres pelo estado, mas não vislumbra acabar com a pobreza. Aliás, no caso do Boulos, a pobreza e a falta de moradia compõem sua base de sustentação, no dia em que os problemas sociais, que tanto o favorecem, forem resolvidos, ele Boulos desaparece do mundo político

    Responda
    1. Maria Valeska Rocha da Silva

      Seu raciocínio pode ser aplicado a uma outra situação: "É interessante a visão da direita, que quase sempre propugna caminhos de proteção violenta às vítimas da violência, mas não vislumbra acabar com a violência. Aliás, no caso de políticos que defendem um Estado violento, a violência oficial e a violência do crime organizado compõem sua base de sustentação. No dia em que essas chagas que tanto os favorecem forem resolvidas, muitos políticos de direita desaparecerão do mundo político.

    2. Andrea Aguiar

      Interessante a sua visão também. Segundo você a pessoa se alimenta da injustiça pela qual ela luta contra, então pessoas que lutam contra a violência fundamentalmente se alimentam da violência, ativistas da luta contra o desmatamento, na verdade, querem desmatamento, para continuarem a ter o que fazer. Fala sério... Esse argumento é primário assim mesmo? Ou é pior, é aquela história de 'vamos destruir todo e qualquer ativismo?

    3. Antonio Carlos Cunha

      Como é que se faz para acabar com a pobreza, hein? O Chile é um exemplo bem gritante.

    4. valdir dequi

      Meu caro Paulo, se no futuro os problemas sociais forem resolvidos, cante ALELUIA. E agradeça ao Boulos e aos esquerdistas, embora eu não tenha preferência por eles. Ou até você quer que os esquerdistas mantenham a pobreza só para eles continuarem se elegendo?

    5. Rodrigo Ricoy Dias

      O interessante é que o "laissez faire" dos liberais foi justamente o que fez surgir o socialismo científico, em razão da grande falácia de que cada um buscando seu interesse egoísta geraria um progresso social relevante. Estou certo de que Boulos, assim como todos nós, gostaria de viver num mundo em que o déficit habitacional estivesse resolvido, ou pelo menos bem equacionado. Estamos bem distantes disto.

  3. Omides Alves Chianca

    Igualdade para todos!

    Responda
  4. celso bittencourt

    “Para todo Problema Complexo existe sempre uma Solução Simples, Elegante e Completamente errada” - Henry Louis Mencken

    Responda
  5. Athayde Carneiro

    texto claro e consistente. O que fica confuso para todos é como podem apoiar a proposta do atual governo.

    Responda
  6. Cloves Oliveira

    A esquerda poderia ser extremamente útil ao país não fora o fato de estar sempre nivelando por baixo. Não é apenas na Previdência, mas precisamos começar a pensar grande e acreditar que as pessoas não continuarão eternamente pobres. O colunista parece obcecado com a ideia de preservar e proteger a pobreza quando deveria estar fazendo o contrário. É hipocrisia acreditar que as pessoas não são responsáveis pela própria aposentadoria e que o Estado deve ser o eterno pai de todos.

    Responda
    1. Rodrigo Ricoy Dias

      Ninguém "gosta" do fato de existirem pessoas dependentes do pagamento de um salário mínimo por mês na velhice. Ninguém prevê estar nessa situação com essa idade. Mas entre as duas propostas, é claro que uma pretende preservar não a pobreza, mas ao menos a subsistência, enquanto a outra fará com que os idosos nessa situação não consigam nem mesmo suprir suas necessidades existenciais. Acaba-se com a pobreza matando os pobres.

    2. Ricardo Ferreira

      É por isso que devemos perseguir caminhos equilibrados. Ouvir a esquerda e a direita, e "peneirando" essas ideias. Acredito que o ideal seria termos uma previdência pública, até um determinado valor, e a partir daí a previdência privada mesmo. Daria uma proteção mínima aos menos favorecidos, e ao mesmo tempo que quem quiser e puder pagar por benefícios maiores que o faça do seu bolso.

  7. José Cardoso

    Pelo projeto continua o sistema de repartição. Mas realmente a idade mínima tem que ser elevada. Nisso o projeto é tímido. Para os funcionários públicos civis e militares devia passar para 70 anos.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.