Luís Francisco Carvalho Filho > A revolução dos cretinos Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. filipe moura lima

    Este é um texto que vou recortar e guardar. Quero sentir sua materialidade, ver o papel envelhecer, amarelar... Até que se perca, esfarelando-se. E vou lendo-o de tempos em tempos.

    Responda
  2. Athayde Carneiro

    a melhor parte é "Acreditam que as administrações do PT foram de esquerda". Isto realmente é de uma lucidez ímpar.

    Responda
  3. Samuel Correa Duarte

    Excelente! Carrego comigo uma frase: "contra a tirania, a ironia". É isso, escrachar quem nos oprime é muitas vezes a única forma de alivio, o único jeito de dizer que estamos vivos e na luta. Se rebelar contra os abusos de poder é um exercício vital de desejo de liberdade! Parabéns Luis Francisco Carvalho!.

    Responda
    1. Samuel Correa Duarte

      Querido Vicente , vejo que és saudoso dos coturnos. Que bom que vivemos em democracia e hoje você pode expressar seu pensamento livremente, mesmo que para falar de uma visão idílica que só existe na sua cabeça. Quer dizer que tudo bem prender e torturar quem diverge do sistema? Você concorda com isso? É isso que a ditadura fez. Com provas fartas que nem mesmo o mais cândido admirador da caserna pode negar.

    2. Vicente Queiroga Neto

      No período que vocês chamam de ditadura éramos felizes, com segurança, com educação básica, média -profissionalizante e superior de qualidade. Os professores eram respeitados. As pessoas de bem não foram abordados por agentes do estado. Não tivemos nossos direitos de ir e vir reprimidos. Não fui assaltado e humilhado uma única fez. Com a "redemocratização" tudo mudou. A maioria dos "ideólogos de esquerda" que queria conduzir nosso pais a uma ditadura alá cubana são os grandes ladrões de hoje.

  4. ingrid muller xavier

    Diz o articulista "ninguém pode quebrar ovos de galinha na cabeça do presidente" . E de avestruz, podemos?

    Responda
  5. ingrid muller xavier

    Diz o articulista "ninguém pode quebrar ovos de galinha na cabeça do presidente" . E de avestruz, podemos?

    Responda
  6. Nelson Cintra

    Excelente!!!

    Responda
  7. Nelson Cintra

    Excelente!!!

    Responda
  8. Matheus Sant' Anna

    Não é revolução, é golpe. Os desonestos intelectuais tomaram a fonte do saber de assalto. Outrora, a ciência era o ponto de chegada. Hoje a ciência, carnaval, Temer, PT, qualquer ser humano que ousa dizer que os atuais representantes são retrógados, ainda que até eles saibam disso, será considerado subversivo comunista. Os delinquentes verbais tomaram o Brasil.

    Responda
  9. Serafim dos Anjos Castro Neto

    É o bater pelo bater. O advogado esperto busca na internet um escritor qualquer de 2 séculos atrás para justificar suas estultices. Como ele não gosta do governo, pois pertence à esquerda inútil q vota PT, manda uma mensagem geral do tipo vamos bater no matter what. Ele provavelmente vai perder algumas mamatas caso a prisão em 2a instância prevaleça, pois até então o negócio era faturar dos clientes entrando com uma quantidade infindável de recursos nas varias instâncias da justiça tupiniquim.

    Responda
  10. José Bernardo

    Impecável. Meus cumprimentos.

    Responda
  11. Jarbas Vasconcelos

    Parabéns! O seu artigo é o melhor que já li na FSP.

    Responda
  12. NILSON CARLOS ROCHA

    Salvou meu sábado.

    Responda
  13. marcos jose cardoso de oliveira

    Concordo com o que você disse e acho que a cretinice do governo, de seus auxiliares e das pessoas que votaram em Jair Bolsonaro tende a piorar. No mundo hoje há uma intolerância muito grande e isso dificulta muito a convivência entre as pessoas.

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      Agressão verbal é prova contundente de falta de argumentos.A nação em cerca de 100 milhões de (58 de eleitores de Bolsonaro,somados aos votos brancos e nulos),muita gente portanto,rejeitou o PT,porque este mente a partir do nome.O Lulopetismo nada fez pelo trabalhador,nada pela reforma agrária,nada pela justiça tributária,governou com os maiores juros do mundo e legou-nos um país repleto de corrupção e epidemias letais por falta de saneamento.Seu candidato nem identidade tinha.Era o outro.Deus!

    2. Ary Fernandes

      Fala da dificuldade de convivência entre as pessoas e ao mesmo tempo chama de cre ti nos os elei tores do bolsonaro? Acho que dizer a " creti nice das pessoas que votaram em Jair Bolso naro tende a piorar" é o mesmo que chama-las de cre tinos. Qta hipo crisia não amigo?

    3. Ary Fernandes

      Fala da dificuldade de convivência entre as pessoas e ao mesmo tempo chama de cre ti nos os eleitores do bolsonaro? Acho que dizer a " creti nice das pessoas que votaram em Jair Bolsonaro tende a piorar" é o mesmo que chama-las de cretinos. Qta hipocrisia não amigo?

    4. Nelson Vidal Gomes

      Para os que votaram no PT você dá que nome?Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

  14. Arthur Diniz Filho

    O Colunista foi de uma clareza meridiana ao comentar sobre esse tipo de gente que está comandando atualmente o nosso País. A perda de apoio dos menos favorecidos deve-se ao desconhecimento que tinham do candidato à Presidência, e demais apaniguados que se tornaram Vereadores, Deputados Estaduais, Federais e Senadores. O Presidente da Câmara Federal já percebeu que se andar parelha com esses tipos de políticos, irá também se afundar com eles no momento adequado.

    Responda
  15. Levy Henrique Bittencourt Neto

    Texto absolutamente genial! Uma ode ao bom senso e à razão! Estamos em tempos perigosos, está na hora de termos um segundo Iluminismo, antes que nossa sociedade se desfaça em ódio, pseudociência e anti-intelectualismo brutal.

    Responda
  16. João A Silva

    O último parágrafo foi perfeito.

    Responda
  17. Cloves Oliveira

    Ainda bem que não somos perfeitos, do contrário nem estaríamos aqui. Lincoln dizia que a ação humana pode ser controlada de certo modo, mas a natureza humana não pode ser mudada. Bernard Mandeville, um obscuro escritor holandês que adotou a Inglaterra como pátria, influenciou grandes nomes da história como Adam Smith e Keynes. É dele a criação do conceito "vícios privados, benefícios públicos" que Smith adotaria no clássico "Riqueza das Nações". A moralidade cínica pode se tornar útil.

    Responda
  18. CAROLINE DE AZEVEDO MARTINS

    Lavou a minha alma!!!

    Responda
  19. CAROLINE DE AZEVEDO MARTINS

    Lavou a minha alma!!!

    Responda
  20. MANOEL PASSOS

    Meu posicionamento com relação ao artigo é acaciana, pois concordo com o que escreveu e que acho correto e discordo com o que escrev eu e não acho correto. Nota cinco.

    Responda
  21. José Cardoso

    Mandou bem!

    Responda
  22. Nelson Vidal Gomes

    Se tivesse autoridade para julgar o presente artigo,o faria no sentido de lhe dar a nota sete, que lhe garantiria no limite, aprovação em qualquer academia. Os três pontos restantes seriam por conta da falta de menção à incoerência ética de se atacar politicamente o combate à corrupção, principalmente por aqueles que abominam a tortura,como se não fosse a corrupção, uma tortura permanente e silenciosa com os segmentos mais oprimidos e injustiçados da sociedade. Que Deus nos ilumine a todos!

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      Faltou espaço.Obrigado por aceita-lo,há os que a pretexto de contestar meu comentário,ou não o fazer rejeitam-no.Um grande abraço fraterno!

    2. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Uai.... cadê o abraço a agnósticos e ateus ,

  23. Diva Negri

    Excelente! Parabéns pelo texto! Tudo que você escreveu acontece no dia a dia neste país Brasil!

    Responda
  24. Sergio Siqueira

    A do Pinochet também não entendi. Devem ter atração ou fetiche com criminosos no Poder.

    Responda
  25. ELENY Corina Heller

    Muito, muito, muito bom!!!! Parabéns ao articulista.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.