Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. CLAUDIA MADEIRA

    Olavo não tem nada sobre Spengler. Só fez um elogio. Spengler trabalha com conceito de tempo circular de uns 200 anos. Capitalismo e Marxismo alterações de curto prazo e esforços de uma mesma cultura ocidental fadada à decadência por sua natalidade declinante. Seu principal conceito está ligado aos perigos da natalidade declinante e ceticismo religioso. Foi o mais pessimista de todos os filósofos. Sequer apresenta soluções. Previu a migração muçulmana para a Europa com 100 anos atrás.

    Responda
  2. Ayer Campos

    Magnoli nos brinda com o esplendor de sua acuidade analítica. Valeu!

    Responda
  3. Ronaldo Luiz Mincato

    Parabéns Demétrio Magnoli. É sempre uma satisfação ler suas colunas na FSP, pois são análises claras, precisas, concisas e objetivas dos temas tratados.

    Responda
  4. Olimpio Alvares

    Quanta gente "inteligente", com tanto espaço na extrema imprensa, perdendo tempo a enquadrar e desqualificar, até o último fio de cabelo, um sujeito que, segundo a patrulha, é equivocado e não tem conteúdo útil - nem para o País, nem para os que acompanham as interessantes manifestações, sobre tudo que é assunto, do tal Bruxo. Isso é o que eu chamo de queimar um herege vivo na fogueira em praça pública. E ainda acusam o Bruxo de se dedicar a destruir reputações! Parabéns pelo servicinho.

    Responda
    1. Olimpio Alvares

      O Reinaldão, que suprimiu os comentários de sua coluna, para evitar o enxovalhamento como Sakamoto, também pertence à claque de intelectuais que pensam 24 horas por dia no Bruxo. Por que será que ele provoca essas reações obsessivas?

    2. Olimpio Alvares

      Havia me esquecido. O colega Reinaldo Azevedo também faz parte dessa claque que pensa 24 horas no Bruxo. Que efeito ele tem sobre esses intelectuais inseguros ..... Queria vê-los numa conversa aberta, debatendo, seria muito interessante.

    3. Olimpio Alvares

      Havia me esquecido. O colega Reinaldo Azevedo também faz parte dessa claque que pensa 24 horas no Bruxo. Que efeito ele tem sobre esses intelectuais inseguros ..... Queria vê-los numa conversa aberta, debatendo, seria muito interessante.

  5. Leo Ribas

    Olavo ganha a vida com suas aulas virtuais, cuja mensalidade li que seriam 60(?) Reais. Quem já ouviu suas pregações numa dessas ditas "aulas" logo percebe o clima de empulhação. Em resumo, nada importa para ele o que acontecerá com o Brasil amanhã. Deve estar adorando a mídia gratuita, pois uns mil aluninhos a mais q lhe sigam já adicionam a nada desprezível bolada de 60 mil reais por mês em sua conta. Outro dia já não estava pedindo ajuda dos fanáticos para resolver pendências junto ao fisco?

    Responda
    1. Leo Ribas

      Bolsonaro o adora porque, sendo militar, é treinado para lutar e destruir o "inimigo". Com essa "revolução" do "nós contra todos" de Olavo, Bolsonaro tem fartura de inimigos para combater, e os fanáticos da seita ficam satisfeitos acreditando que realmente estão apoiando um propósito válido. Mas não passa disso. Governar mesmo, resolver problemas e econômicos e sociais, não está no alcance mental dessa galera.

  6. fauzi salmem

    Após ler a brilhante análise, fiquei com a impressão de que o cara é um absolutista, possivelmente, querendo a volta do império. Ou então um exímio manipulador de cabeças, tal como o pastor Jim Jones, fanático de uma seita, que induziu ao suicídio dezenas de cegos seguidores, na Guiana. Ele dá medo, pois, segundo a Época ele tem mais de 500 alunos internautas, que pagam pelas aulas...preocupante!

    Responda
  7. fauzi salmem

    Após ler a brilhante análise, fiquei com a impressão de que o cara é um absolutista, possivelmente, querendo a volta do império. Ou então um exímio manipulador de cabeças, tal como o pastor Jim Jones, fanático de uma seita, que induziu ao suicídio dezenas de cegos seguidores, na Guiana. Ele dá medo, pois, segundo a Época ele tem mais de 500 internautas, que pagam pelas aulas...preocupante!

    Responda
  8. Ronaldo José

    Me perdoe a pergunta mas quem é Demétrio Magnoli ??? Olavo eu sei de quem se trata mas o colunista nunca vi mais fantasioso.

    Responda
    1. Valéria Ferreira

      Assimov é preciso: há um culto à ignorância; o anti-intelectualismo se alimenta da falsa noção de que democracia significa que "a minha ignorância vale tanto quanto o seu conhecimento."

    2. Paulao Henrique de Mello

      Aprenda a apreciar e a entender o texto, ou vai continuar fantasiando que a Terra não gira em torno do Sol.

    3. Eliana Nunes Neves

      Me perdem a pergunta mais quem é o Ronaldo José???? Será que Ronaldo José é o novo amante do Olavo?

    4. SERGIO VICENTIN

      A desinformação é tipica de seguidores do ex futurólogo. Desconhecer Magnoli é o cúmulo da não leitura. Estuda Ronaldo!

    5. Nilson Gabriel

      Se não sabe que é Demétrio Magnoli, não diga que não sabe, pois vai passar vergonha. Podem pensar que o senhor seja um alienado perdido no espaço ou que tenha chegado de Marte há pouco...

  9. Américo Venâncio Lopes Machado Filho

    Não é possível que se continue a dar tanta evidência a Olavo de Carvalho na mídia. Quando Herder associou língua e pensamento numa relação de causa e efeito, por que foi premiado, abriu o caminho para que mal intencionados pudessem concluir pela existência de línguas melhores ou piores do que outra e, consequentemente, da existência de raças e de povos superiores. Não se compreende, hoje, a fixação da modernidade por homens como Olavo de Carvalho, cujas ideias são retrógradas e preconceituosas.

    Responda
  10. Nelson Oliveira

    O brilhantismo de Demétrio até deu um certo arde nobreza a Olavo. Esse guru do coiso parece ter mesmo o tal perfil-losófico esmiuçado pelo colunista, embora o veja mais como um pulha enganador. O bolsonarismo é o rebento degradado do petismo.

    Responda
    1. Denise Ambrosi

      Ai gente, Quem é esse Orvalho de Carvalho? De fato, è muito brilhantismo do colunista Demetrio em cima de um nada, absoluto, que é o supracitado senhor, tema da materia. Parabenizo o autor, pois bem vejo que è brilhante, douto. Com tanta sabedoria, nos agracie com outros topicos.

    2. Thiago Figueiredo

      Também tive a impressão que Olavo foi tratado como mais que apenas um astrólogo, o que ele não é. E como bom astrólogo, tem que mudar diariamente o mapa astral, renovando as previsões desvairadas pra que ninguém se recorde das lançadas no dia anterior.

  11. Stefano Domingues Stival

    Caro Demétrio, Machado de Assis era chamado "bruxo do Cosme Velho", por sua capacidade de penetrar nos abismos dos mecanismos psicológicos, decifrar o mais recôndito das motivações e reações humanas. Não pega bem dar esse título ao guru, Machado não merece isso, mesmo não tendo sido a intenção fazer analogias, como se pode depreender lendo o artigo. Abraço

    Responda
  12. Luiz Siqueira

    É agora que Demétrio entra na lista do index librorum prohibitorum olaviano!

    Responda
  13. Eduardo Luís Figueiredo de Lima

    O sr. Olavo de Carvalho não é viável economicamente. Contava com algum tipo de favor do estado brasileiro bolsonarista para ganhar algum. Talvez com a adoção de livros seus pelo MEC. Mas isso não vai acontecer. Daí as críticas e o seu desembarque do "apoio" que dava ao governo. O resto é conjectura.

    Responda
  14. Sérgio Pombo

    Quando me deparo com um texto instigante e pertinente tenho o costume de ler os comentários para ver como está a consciência do meu País. Gostei muito de quase todos os comentários que me fizeram acreditar que temos salvação com a devida exclusão da opinião do Hildebrando. Se este fosse maiorias eu teria certeza de que nada poderia nos salvar do fracasso eterno.

    Responda
    1. Juarez Linhares de Souza

      Sérgio não dê bola para o Hildebrando. Ele é fanático de direita, e assim como, os fanáticos de esquerda só veem um ao outro. A única arma dos extremistas é ressaltar os "defeitos" do oponente e supervalorizar as "qualidades" de seus ídolos. Mas ele esquece de um detalhe muito importante. Não é porque o PT cometeu e deixou cometer crimes que isenta o governo Bolsonaro ou faz dele um governo melhor. Mal comparando, não é por que meu vizinho é 171 que me transforma num cara honesto.

  15. Antonio Catigero Oliveira

    O colunista captou bem a característica psíquica deste desgoverno. Trocando em miúdos: o desgoverno Bolsonaro não combina com Democracia.

    Responda
  16. NELSON PRADO ROCCHI

    Olavo de Carvalho é paranoico. Magnoli está certo. Carvalho acha que o individualismo liberal com a dissolução da família nuclear, o alarido e oba-oba das minorias sexuais e de gênero, o próprio liberalismo econômico e o marxismo que é ateu são frutos do Iluminismo e sem dúvida são. Só que ele não rotula isso como Iluminismo Cultural e sim Marxismo Cultural até porque é mais fácil atacar o Marxismo por ser um fruto totalitário do Iluminismo. São irmãos opostos.

    Responda
    1. Ricardo Ferreira

      Mas o iluminismo é uma marca do Ocidente, e é indissociável da sua expressão (ou consequência) política que é a democracia.

  17. Hernandez Piras Batista

    Recente reportagem de Época revelou quem é Olavo de Carvalho. Segundo ele instruiu seus seguidores, não é preciso discutir com argumentos, mas, sim, destruir a reputação dos "inimigos", encontrando e divulgando tudo que se encontre contra eles. Como ele mesmo disse, é preciso "podar o jardim dos prestígios". Por este motivo, como revelou o "Estadão", os olavistas compõem os principais grupos de difamadores da Internet.

    Responda
    1. Hildebrando Teixeira

      Gente, será que tiveram aulas com algum marxista?

  18. João A Silva

    Ótima análise ! A subserviência de pessoas a quem as despreza tem sido objeto de estudos da psicanálise freudiana desde os primórdios de sua existência. Ponto para o texto ao mostrar que as posições do tal guru vão muito além da simples estupidez. Talvez, assim, possamos aceitar melhor como são seguidas por pessoas supostamente instruídas.

    Responda
  19. André Silva de Oliveira

    Demétrio mandou superbem.

    Responda
  20. Luisa Rauter Pereira

    Perfeito artigo.

    Responda
  21. Felipe Moreira

    Mais ou menos... tenho uma formação bem parecida com Demétrio. É também um erro, caro Demétrio, elevar o liberalismo ao status de salvador das pátrias. Assim como a esquerda, o liberalismo encontra-se em decadência, pois não passa por reformulações e adaptações. Liberalismo no Brasil não funciona, sem as devidas adaptações. Como ser ultra liberal em uma hierarquia de fornecimento de mão de obra barata no mercado global? Isso resulta em multidões se virando nas ruas de qualquer jeito...

    Responda
  22. LUCIANO NEDER SERAFINI

    Sintetizou tudo. Parabéns Demétrio. Olavo é o grão-mor de uma seita medieval. O atraso do atraso.

    Responda
  23. Ricardo Knudsen

    O colunista cria a narrativa que lhe apetece. O fato de Guedes ser mais civilizado do que Carvalho, não muda o fato de q ambos apoiaram a mesma candidatura e apoiam o mesmo governo. Guedes sabia o q esperar de Carvalho e Bolsonaro, e vice-versa, e se aliaram prazeirozamente. O modelo de sociedade q o chicaguista e o virginiano defendem é basicamente o mesmo.

    Responda
    1. alex eidi itocazo soida

      Não é. Pra entender esse ponto, visite a transição do liberalismo para o neoliberalismo.

  24. Helano Timbó

    Publique-se esse artigo no Diário Oficial da União - DOU.

    Responda
  25. Hildebrando Teixeira

    Petehzada, não dá para eu responder todo mundo. Vou generalizar: controlem a histeria pelas perdas recentes e parem de choramingar e de falar mal dos outros! Vão ficar mais desmoralizados ainda...

    Responda
    1. NELSON BEZERRA BARBOSA NELSON BARBOSA

      Hildebrando, O governo do PT acabou faz tempo, não adianta ficar usando-o como espantalho para esconder a mediocridade e o despreparo técnico e intelectual deste governo. Bozo é tosco, ignorante, seus filhos são truculentos, não tem capacidade de argumentar, só de ameaçar e intimidar pelo grito. Parabéns,Demétrio, excelente artigo!!

    2. moacyr da Silva

      Hildebrando e sua ladainha olaviano da idade média. Vire a página. O governo chama-se Bozo e os três patetas!!

  26. Gabriel Braga

    Hildebrando,você merece um lugar no governo do "mito",afinal é um governo de lunáticos e seus comentários mostram que você estaria em casa...O Demétrio Magnoli,crítico feroz,e com razão,do lulo-petismo,é marxista.Meu Deus..

    Responda
  27. Denis Tavares

    O Brasil é um país tão intervencionista, que qualquer ideia liberal comum é classificada como liberalismo radical. No Ranking de Liberdade Econômica, entre 200 países, o Brasil figura na posição 150, cerca de umas 30 atrás da China e apenas umas 20 à frente de Cuba. O liberalismo de Guedes é para termos economia forte, para que o estado possa prover saúde e educação. Radical seria acabar com saúde e educação pública e privatizar o dinheiro.

    Responda
  28. Hildebrando Teixeira

    Sergio, que culpa tenho eu se você não gosta de ser contrariado e só acredita em coisas como "Lula é o mais honesto do mundo", "foi golpe sim", "Dilma é uma gestora", etc e Obs: se quiser pode contraditar o que escrevi, não me importo, assim você será mais original ao deixar de adjetivar negativamente seus adversários de ideologia, ainda mais agora que você aprendeu a "essência do pensamento do Olavo", só rindo, rsss.

    Responda
    1. Sergio Rodrigues

      Kkkkkk.... tal qual o bruxo, se acha acima de tudo... Se enxerga Hildebrando, todos aqui sabemos que você é pago pra trabalhar aqui na FSP defendendo os que te bancam...

    2. Robson Ramos

      O seu problema, rapaz, é que como todos os fanáticos ligados à seita do bruxo, tem péssimo hábito de cravar o rótulo de petista em qualquer pessoa que discorde das bobagens que você escreve por aqui e usa a mesma tática do guru astrólogo e por isso acaba produzindo sandices como "George Soros é um magnata marxista" ou "O Google é uma corporação que serve à esquerda". Você não admite que gente que pensa possa ser contrário a este simulacro de governo que temos hoje.

    3. Alexandre Gomes

      Zzzzzzz, soninho....

  29. Pedro Sodré

    A tal "doutrina do liberalismo econômico radical" citada pelo colunista não passa de uma falácia. Paulo Guedes, assim como outros economistas da escola de Chicago, são adeptos do truste. Sabemos que é assim que funciona nos EUA. É o liberalismo "lobo em pele de cordeiro". Não existe regulação de instituições financeiras, mas o indivíduo não pode dar um peido sem a autorização do estado. Liberalismo de verdade é o holandês: pode narcóticos, pode prostituição, pode até suicídio assistido.

    Responda
  30. Hernandez Piras Batista

    Excelente texto, como sempre. Mesmo quando se discorda do Magnoli, não se pode ignorar seu brilhantismo. E, neste caso, não há como discordar, ele capturou a essência do "pensamento" olavista. E qualificou corretamente o Bruxo: um líder de seita.

    Responda
    1. JOSÃ CARLOS FIGUEIREDO FIGUEIREDO

      Texto elucidativo do momento governamental atual. Parabéns ao articulista.

  31. José Cardoso

    A ligação do Bolsonaro com a corporação militar é estrutural, o que explica por exemplo a recente aliviada no projeto de aposentadoria para as forças armadas. Já o Olavo me parece um pensador católico como os que existiam no passado por aqui. Como não tem voto nem prestígio popular, (como tem os evangélicos por exemplo) acho que sua influência tende a declinar.

    Responda
  32. SERGIO VICENTIN

    Olavo, ex futurólogo, e seus seguidores, têm cabeça de ostra. Só produzem pérolas !

    Responda
  33. Hildebrando Teixeira

    P/ Paulo entender Olavo e Bolsonaro (estou fingindo ensinar o Guedes mas é mentirinha, ele já sabe de tudo, é liberal convicto e vacinado contra pegadinhas de marxistas como a do Magnoli): Bolsonaro combate em nome do povo as Corporações de elite pelo privilégio, a marxista, do Demétrio e a original, dos corporativistas ideológicos, mais, ou menos fascistas, dos quais os militares são herdeiros. Como Olavo entende bem do assunto, Bolsonaro precisa dele, já o establishment, precisa se livrar dele

    Responda
    1. Hildebrando Teixeira

      Hernandez, quanto ganha um analista Legislativo da Assembleia de SP? Cargo "importantíssimo" para os pagadores de impostos que apoiam o Bolsomito...

    2. Hernandez Piras Batista

      Nós vimos muito bem como ele combate os privilégios das corporações na proposta da reforma da previdência militar. Para você, Hildebrando, marxista é toda.pessoa que sabe ler e escrever.

  34. Sergio Rodrigues

    Demétrio, creio que o Hidelbrando Teixeira, que atualmente trabalha como comentarista nas seções de comentários aqui da FSP, é mais um aluno do Bruxo... Inacreditáveis os posts que ele publica...

    Responda
    1. Hildebrando Teixeira

      Sergio, que culpa tenho eu se você não gosta de ser contrariado e só acredita em coisas como "Lula é o mais honesto do mundo", "foi golpe sim", "Dilma é uma gestora", etc e Obs: se quiser pode contraditar o que escrevi, não me importo, assim você será mais original, deixando de me adjetivar negativamente como os meus demais hater seguidores.

  35. Hildebrando Teixeira

    ... Talvez por isso Demétrio e quase todo mundo na USP, Unicamp, Federais, etc, odeiem o Olavo e odeiem também o Velez e o Bolsonaro. Já quem está bancando a vida boa "dazelites" intelectuais que defendem muito bem seus proventos mas não produzem tecnologia nenhuma e ensinam, e mal, só metade de alunos que poderiam, ah, esses estão adorando quem os defende, ainda mais agora que ficam sabendo de tudo, via zap zap. O que o Demétrio acha mesmo do zap zap?

    Responda
  36. Hildebrando Teixeira

    Para entender Demetrio - Demetrio é um marxista, light, um social-democrata, mas é um marxista e marxistas são bruxos, o que é óbvio, pois acreditam na sua seita missionária intolerante; como sua seita o alçou à elite corporativa econômica e social do País, aí é que ele se torna intolerante mesmo, principalmente contra o Olavo que chutou o pau da barraca ideológica das Corporações marxistas de elite pelo privilégio; a corporação do Demétrio, USP, chegou a gastar 105% do orçamento c/ salários...

    Responda
    1. Guto Ferreiro

      Gado raça bozzo detected.

  37. Cláudio Moura

    Texto coerente e didático com a qual concordo. A ideologia de grande parte dos que votaram em Bolsonaro e muito simples: Queremos um Estado menos burocrático, com menos desperdícios e privilégios, que ofereçam retorno aos nossos impostos e preparem o Brasil para a competição econômica mundial.

    Responda
    1. Carlos Gueller

      Nossa! Me conta qual é a pesquisa que diz isso. Está confundindo desejo com realidade. Você (e mais alguns, claro) votou nele por esses motivos e fechou os olhos para o fascismo político explícitou. Vcs são responsáveis por esse desastre. Mas se passar a reforma da Previdência tudo bem, certo?

  38. ELISMAR MEIRA PEREIRA

    Consta que Olavo foi até esta reunião pedir dinheiro. Realmente são contrários, mas Olavo recuou, pois Paulo Guedes está com a caneta na mão. Bolsonaro o aprova no quesito economia. Já Olavo, Bolsonaro creio eu que o aprova nas ideologias e nas teorias das conspirações. A Terra está ficando plana em Brasília. Há possíveis sinais sérios de sociopatia neste governo "endireitado".

    Responda
  39. CLAUDIA ROVERI

    Mais um texto excelente. O Bruxo da Virgínia comanda de longe uma "revolução" que afeta a vida de milhões de brasileiros, brincando de Senhor do Destino. Fique de olho Paulo.

    Responda
  40. JOSE LINO DA SILVA

    O apregoado mito parece cê-lo não por ser o líder de um processo de avanço civilizatório, convergindo prosperidade e equidade social nessa paragem devastada por ingestão do estado. Revela-se um refém de misticismos e teses mirabolantes, quando não, escatológicas.

    Responda
  41. Adonay Evans

    Se o globalismo for ruim, como querem Trump, Olavo e o chanceler Ernesto Araujo, e o ultra-nacionalismo uma solução superior, então Estados Nacionais também o são, e deveriam voltar a Estados Regionais. Mas estes também o são, e deveriam voltar a Cidades Estado. E estas a Vilas Estado. O problema que ocorre no globalismo mas também nos Estados Nacionais, como no próprio Brasil é a desigualdade regional. Organismos multilaterais existem para equalizar essas distorções.

    Responda
    1. Adonay Evans

      Roberto, leia outra vez. Se não entender, leia de novo. E mais uma vez. Em último caso, peça para alguém ler e explicar o que está escrito.

    2. Roberto Gomes

      Brilhante raciocínio, Adonay. Aposto que é aluno de Olavinho.

  42. Adonay Evans

    Olavo e seu projeto para o Futuro. O Brasil Medieval.

    Responda