Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. jorge takeshi mizumo

    Outro dia comentei com um eleitor de Bolsonaro que se ele não aprovasse a Reforma da Previdência, seu Governo teria acabado. Ele me respondeu que ele o faria com a pressão das redes sociais. Tragédia anunciada.

    Responda
  2. MARCIO OLIVEIRA

    Meu deus, o que está acontecendo, a FPS decidiu pensar fora da caixinha da esquerda? Descobriu que existe vida fora daquilo? Que existem diversos assuntos dentro, fora, parelelos e ortogonais à esquerda? Sejam bem vindos ao mundo.....

    Responda
  3. Priscila de Azevedo Noronha

    Bando de irresponsáveis, isso sim.

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      Será que foi por esse mesmo motivo que Lula e Dilma não deram certo?Ou não,foi outros piores ainda?Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

    2. Priscila de Azevedo Noronha

      E eu lá tenho tempo de ficar tuitando na internet? Que democracia é essa, que o mais folgado tem mais voz?

  4. Nelson Vidal Gomes

    Parabéns a Folha e a este colunista!Será que já é repercussão da mudança do diretor de redação?Há muito eu não via este jornal promover uma reflexão como a que aqui neste artigo o está fazendo.Tanto isso é que verdade,que terei que pensar a respeito do que afirma o jovem Assessor de Assuntos Internacionais do Presidente,antes de me posicionar.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

    Responda
  5. LUIZ LEAL

    Essa proposta bolsonaro/lunático/olavista poderia funcionar muito bem... Desde que se amordaçasse a imprensa!

    Responda
  6. Leozete Barcelos

    Eu li um comentário aqui na Folha aonde a deputad a federal GOICE RACIMA DISSE QUE O CONGRESSO ESTÁ COMO UMA jaula aberta com os bichos todos soltos digo eu concordo parcialmente com ela que parte desses bichos solto estão destruindo o brasil e ainda mentindo pára os brasileiros que são patriotas não delapidar NOSSOS patrimônio e a soberania nacional entregando tudo para os americanos grandes estes patriotas p s L TRISTE brasil

    Responda
  7. Rodrigo Correia do Amaral

    Alguém precisa avisar os asnos da revolução que o povo manda, sim. Através do presidente e do congresso que elegeu no mesmo dia 07 de outubro... Eta povo chato esses "revolucionários", seja do PT ou do Bolsonaro!

    Responda
  8. NELSON PRADO ROCCHI

    Quando recentemente o Judiciário e os deputados e senadores aumentaram seus salários, tudo bem. Quando os militares querem corrigir a defasagem dos seus salários, há grita geral. Vamos então retornar ao salário antigo dos congressistas e do judiciário e calar a boca dos militares. Ou calar o bico. Mas, tudo é desculpa para não passar a Reforma da Previdência que visa diminuir os privilégios dos servidores públicos dos três Poderes. E o PT defendendo os privilegiados!!

    Responda
    1. NELSON PRADO ROCCHI

      Caro Faria. A culpa é da herança maldita do FHC. Qual foi a herança maldita? Lula I, Lula II, Dilma I, Dilma II, Temer e Bolsonaro. Portanto o PT está certo, tudo é culpa do FHC.

    2. Marcelo Faria

      Esquece o PT, caro Nelson! Esse discurso de responsabilizar o Partido dos Trabalhadores por tudo de errado que acontece, durante este governo, já está batido!

    3. Julio Shiogi Honjo

      Alardeiam que a proposta da reforma previdenciária dos militares economizará 10 bilhões de reais em 10 anos. O déficit atual dessa categoria em uma década é de 400 bilhões, portanto a economia propalada representa irrisórios 2,5% do rombo. E o restante, 390 bilhões, que representa 97,5%, querem colocar na conta das demais categorias. Por isso o governo veda a participação da sociedade no assunto, pois que outras categorias concordariam com um absurdo desses? A intenção é empurrar goela abaixo!

  9. NELSON PRADO ROCCHI

    A Folha e a mídia quase a falência sem propagandas institucionais fica desejando e pregando a Velha Política. Instinto de sobrevivência. A esquerda fica dizendo que a Reforma da Previdência prejudica os pobres mas todos já sabem que prejudica os marajás do serviço público, políticos e a grande maioria do Judiciário. Não querem perder o filet mignon dos pobres financiando os ricos. Os donos dos sindicatos querem continuar vampirando pelo Imposto Sindical. Todos partes da Zelite!

    Responda
    1. NELSON PRADO ROCCHI

      Senhor Vasconcelos leia a proposta inteira e faça as contas. Uma minha funcionária se aposentou pelo INSS . O que ela contribuiu e o que eu contribui para a aposentadoria dela supera em muito o que ela irá receber até morrer. Esse dinheiro que ela nunca receberá de volta está indo para onde. E ela continua trabalhando e recolhendo do salario dela e eu também. Ela nunca verá um Real desse dinheiro. Se ela tivesse colocado tudo em um título de poupança privada estaria muito melhor.

    2. Jarbas Vasconcelos

      Caro Sr. Nelson, sem jargões. Me explique, por favor, como a nova reforma não prejudica o pobre com a capitalização da aposentadoria, acabando assim com a previdência social? Bolsonaro defende menos direitos aos trabalhadores? Com a nova previdência ele conseguirá. Vide o desastre do Chile.

  10. Eduardo Ramos A Souza

    Parabéns à Folha por priorizar o debate plural e democrático. É sempre bom lembrar que a crítica ao atual governo não embute saudosismo, desejo de volta ao passado. O Brasil é bem maior do que tentam fazer crer os Bolsonaristas e Lulistas fanáticos. Aliás, a maioria dos brasileiros sonha com um País capaz de aprender e mudar com as lições do passado - preservando sempre os valores do Estado de Direito e da Democracia.

    Responda
  11. Eduardo Ramos A Souza

    Parabéns à Folha por priorizar o debate plural e democrático. É sempre bom lembrar que a crítica ao atual governo não embute saudosismo, desejo de volta ao passado. O Brasil é bem maior do que tentam fazer crer os Bolsonaristas e Lulistas fanáticos. Aliás, a maioria dos brasileiros sonha com um País capaz de aprender e mudar com as lições do passado - preservando sempre os valores do Estado de Direito e da Democracia.

    Responda
  12. NELSON PRADO ROCCHI

    Rodrigo Maia teve um ataque de fúria quando Moro apresentou a proposta de tornar caixa 2 crime comum e não eleitoral. Bolsonaro não apoiou Maia e chantageou "assim não brinco mais, estou fora da Previdência". Bolsonaro sacou que ele se comportava como a namorada que quer uma joia e ameaça ir embora. Maia quer o toma lá, dá cá. Bolsonaro diz que ele não fará velha política. A alternativa a essa velha política e apelar para a democracia direta. Qual seria outra?

    Responda
    1. Wilson Filho Moura

      A velha política praticada pelo PT de fato estava levando o pais a falência. O problema é que a nova política desde governo também vai levar o pais a falência. Praticar política não é crime. Roubar sim. Por exemplo, receber parte do salário de seus funcionários.

    2. NELSON PRADO ROCCHI

      Honjo, não estou defendendo Bolsonaro. Sei que ele sempre foi inculto e agressivo e pertencia ao baixo clero. Estou analisando como um jogo de xadrez e não como algo moral do bem contra o mal. Bolsonaro apela para pressionar pelas redes sociais por democracia direta. O Congresso não dá bola e a reforma da Previdência não passa. Rapidamente se aumenta o caos social e o Brasil quebra. Os bodes expiatórios serão que grupos? Pense, não moralize.

    3. Julio Shiogi Honjo

      Esse Bolsonaro é eleito pela primeira vez? E aqueloutro que ficou mais de 20 anos no Congresso, que recebeu polpudos salários, além das diversas verbas, que perfazem o total de 100 mil mensais, sem nada ter produzido? Que transitou por partidos que contavam em suas fileiras com figuras como Maluf, José Janene etc.? Não é o mesmo?

  13. Celso Francisco Ferro

    Como pedem ser tão cínicos? Agitar as massas pra legislar contra ela? Combater o establishment pra aprovar as reformas dos banqueiros? Essa turma bebe o quê? Será que eles realmente acreditam que o Olavo é filósofo e que todos nós somos completamente idiotas? Não vão longe, gente despreparada nunca vai!

    Responda
  14. ademar lourenço

    A Folha tá perdendo o trem da história. O lema é criticar. Quer saber, concordo. Volta Lula! Volta Dilma! Volta Temer! Volta Cunha! Volta Ze Dirceu! F...... O Brasil.

    Responda
    1. Wilson Filho Moura

      A folha e todos os demais veículos sérios de imprensa. Quem manda noticiar os fatos?

    2. Julio Shiogi Honjo

      Começastes a ler a Folha de São Paulo no corrente ano?

    3. Celso Francisco Ferro

      Pegar o trem da história é deixar de fazer com o A PE DEU TA o que a Folha fez com todos os ex presidentes sem exceção? Vcs querem tratamento diferenciado? Amigo, a casa de vcs tá caindo e mais rápido do que eu pensava...

  15. ademar lourenço

    A Folha tá perdendo o trem da história. O lema é criticar. Quer saber, concordo. Volta Lula! Volta Dilma! Volta Temer! Volta Cunha! Volta Ze Dirceu! F...... O Brasil.

    Responda
  16. LUIZ CLAUDIO RIBEIRO COSTA

    Na prática, esta turma está plantando a semente da ditadura, pensam igual a turma de Maduro, só muda o lado de esquerda para direita

    Responda
  17. Jarbas Vasconcelos

    De um universo de 100% dos que votaram no Bozo, de 15 a 20% é um eleitorado fiel; são os fascistas de carne e osso. Os outros 80% é composto por um público volátil, que vota de acordo com as circunstâncias. É contra os 20% de radicais que o congresso deve reagir, se não, serão facilmente engolidos por eles. Por isso, digam não à reforma e não ao pacote do Moro!

    Responda
    1. Jarbas Vasconcelos

      Caro Lineu, as reformas não interessam ao povo. Elas interessam aos bancos, daí toda histeria da mídia patrocinada pelo Itaú etc. E me diga uma coisa: o que o Bolsonaro tem de novo? O que é a nova política desse senhor? Ter milicianos e laranjas de estimação representam a nova política? Dizer que o trabalhador tem que ter menos direitos e acabar com o direito de associação sindical representam a nova política? Ah cara, sai dos grupos de whatsapp e se desaliena.

    2. Lineu Saboia

      Ser contra as reformas é ser contra o povo brasileiro que clama por mudanças radicais nos costumes políticos e sociais. Vamos romper com 500 anos de democracia de compadres feita basicamente de conchavos para tirar proveito pessoal. Lula e Temer são faces da mesma moeda e foram presos pelos mesmos motivos apesar de vestirem a roupagem de democratas eleitos pelo voto popular. É hora de marcar posição e defendermos o Brasil.

  18. Jarbas Vasconcelos

    Alô parlamentares brasileiros! Bozo e sua trupe querem desbancar vocês. E o mecanismo é simples: "se vocês não concordarem conosco estarão contra o Brasil". Estratégia típica de governos autoritários. Abram o olho!

    Responda
  19. Pedro Sodré

    Só evidencia a quantidade de bossais que hoje têm voz devido a internet. Essa ala ideológica do "governo" é um dos capítulos mais grotescos de nossa história política.

    Responda
  20. CARLOS VASTARE

    Chavismo ou Bolsonarismo, o que pode ser pior? Tudo tem por origem o militarismo com clara tendência ditatorial. Parece que as pessoas estão com uma certa dificuldade de entender o que está por vir. Esse discurso contra o socialismo e o comunismo não está rendendo nada de producente. O Brasil nunca foi comunista nem socialista. Tanto na mão da direita quanto da esquerda, sempre foi uma zorra.

    Responda
  21. Stefano Domingues Stival

    Muito boa análise.

    Responda
  22. GERALDO OLIVEIRA

    O twitter é só um caminho que abarca uma pequena parcela da população e não reflete o pensamento da sociedade brasileira. A Reforma da Previdência é tema indigesto, impopular e acima de tudo injusto com as camadas mais pobres porque privilegia os militares e não alcança os maiores salários dos três poderes. Assim, ampla maioria da sociedade representada pela Câmara dos Deputados não quer essa Reforma injusta, desequilibrada e desproporcional. É preciso serenidade, respeito e justiça.

    Responda
  23. luiz rancan

    Muitas vezes vejo confusão Ester governo popular e populista. O bolsonarismo é o governo populista que se elegeu usando o povo e não para servir o povo. O atual governo é o governo dos ricos, voltado ao mercado. Jamais um governo popular. Aliás o povo que o elegeu está percebendo o seu engano e está em debandada.

    Responda
  24. luiz rancan

    Muitas vezes vejo confusão Ester governo popular e populista. O bolsonarismo é o governo populista que se elegeu usando o povo e não para servir o povo. O atual governo é o governo dos ricos, voltado ao mercado. Jamais um governo popular. Aliás o povo que o elegeu está percebendo o seu engano e está em debandada.

    Responda
  25. Marcus Alves

    Esse convite para o povo ir às ruas (sejam as reais ou infovias digitais) lembra o pedido de Collor de Melo para o povo o defender e sair às ruas de amarelo. A população aceitou o convite e desfilou vestida de preto pelas grandes avenidas do país. O resto da história já sabemos.

    Responda
  26. Hernandez Piras Batista

    A grande ironia é que esta "Presidência popular", capaz de mobilizar o povo contra os poderes estabelecidos e as "oligarquias que dominam o Parlamento", sempre foi o sonho da esquerda radical. Os extremistas são muito semelhantes.

    Responda
    1. Tiago Oliveira

      Hernandez, de fato você encontrou algo comum entre a extrema direita e a extrema esquerda. A diferença é que a extrema esquerda nunca chegou nem perto do poder, pois PSTU e PCO são partidos e eleitoralmente insignificantes. Entre um candidato moderado de centro-esquerda e uma candidatura de extrema direita, escolhe-se a extrema direita. Muita gente caiu no conto dos dois extremos entre PT e PSL, o resultado disso estamos vendo agora.

  27. Paulo Watrin

    Artigo irretocável! Felipe Martins é um ideólogo falto de entendimento, competência e seriedade, qua ainda não se deu conta que o prestigio de Bolsonaro despenca ladeira a baixo, com forte tendência a reduzir-se a um punhado de pessoas crédulas em salvadores da pátria. Quando Martins expressar análise séria contra a velha política pondo em relevo o caso Fabrício Queiroz e outras pérolas do laranjal do Jair, aí então começa a fazer jus a respeitabilidade que julga possuir, sem fazer por onde.

    Responda
  28. Leozete Barcelos

    Acho que os bolsonarista se confunde democracia ideologia ou loucura mesmo eu votei em nosso presidente porque sou patriota defensor tradição e família mas respeito as ideologia dos outros prego paz e não o ódio e guerra entre os próprios irmãos brasileiros isto para min não é ideologia é loucura mesmo por causa dos livros talvez que lêem da quele louco OLAVO DE CARVALHO presidente é seu seguidores DEPUTADOS do p s L vamos governar

    Responda
  29. VILNEI HERBSTRITH

    Vinicius:: foi se comunicando com o povo, que não é não falange de direita e sim o mesmo povo que elegeu os ultimos três presidentes de esquerda no Brasil, que o atual Presidente da República venceu. Reprenta o que quer a maioria dos eleitores no momento. Acabar com a velha política do toma lá da cá, enfrentar ranços autoritários que sobraram pelos cantos da República, e sim, obrigação e não mera opção agora.

    Responda
    1. Jarbas Vasconcelos

      "Enfrentar ranços autoritários", o Bolsonaro? Sério que eu li isso? Meu Deus, em que realidade paralela você está? Boquiaberto!

  30. José Cardoso

    Existe método na loucura. O Paul Krugman escreveu recentemente sobre a polarização política dos EUA. Os verdadeiros liberais não conseguem voto. Aqui é semelhante, o Bolsonaro depende do combate permanente "ao inimigo" para manter uma base de apoio. Sem um demônio para combater o pastor perderia a força.

    Responda
  31. Antonio Carlos Antonio Carlos

    mas sim uma forma de tirar a nossa atenção quanto a fatos muito graves que já estão em curso, além das propostas de reforma da Previdência. Por exemplo, a MP que proíbe o pagamento sindical recolhido em folha de pagamento e as exigências para que um Sindicato possa ter associados...uma forma de evitar a nossa organização e luta... Bobos é que eles não são...!! Nem sejamos nós, então...!!!

    Responda
  32. Antonio Carlos Antonio Carlos

    Pois é...assim como há o livro sobre Hitler, tbm há um filme muito interessante e oportuno à nossa situação atual, "Estou de Volta", sobre o retorno de Mussolini na Itália, o que é considerado como uma piada, entretanto com o discurso fascista com enorme penetração perante a população, principalmente junto aos jovens, resultando na sua legitimação. Nada do que faz a turma do Presidente me aparenta ser à tôa ou por inexperiência, mas sim uma forma de conduzir a opinião pública

    Responda
  33. Antonio Catigero Oliveira

    Indo direto ao assunto, os fatos e tititis das redes insociáveis demonstram que a "caça" não é, nem nunca foi, ao "comunismo". Estão escancaradamente promovendo a inversão dos valores democráticos. Portanto, o intuito é implodir este Estado e implantar outra Ditadura. Essa é a finalidade.

    Responda
  34. Hercilio Silva

    E tem gente que não acredita...

    Responda
  35. Iago M Zulu

    Uma vez que os jornais ditos "sérios" se transformaram em folhetins da esquerda , só resta a organização via redes sociais.

    Responda
    1. Jarbas Vasconcelos

      E o que seria um jornal de direita? Aquele que prega só o que você quer? Na época que a FSP apoiou o golpe de Estado contra a presidente Dilma, você gostou não foi? Agora aguenta, vocês são vidraça!

  36. roberto oliveira melo filho

    Não creio ser a capacidade de encontrar soluções que esteja em jogo, ou ser impedimento às mudanças esperadas pelos que apoiaram o capitão reformado. É sempre bom lembrar como transcorreu a campanha eleitoral. Quais eram as propostas de um suposto Plano de Governo, além de acusações levianas e fake news? E a facada "tirou" o candidato dos debates, providencial. O resto... Alguém já disse que este governo "é um deserto de ideias". Talvez justifique tantos erros e desastres. Ou sua razão de ser.

    Responda
  37. Carlos Eduardo Có Rodrigues

    Esse pseudo chanceler não é o boy de Carlucho ???. Devem ir fazer um Golden shower e deixar a nação em paz. O saudade do meu PT!!!!.

    Responda
    1. Brites Delane Gomes dos Santos

      Não. O do Carluxo é um tal de Índio.

  38. Carlos Eduardo Có Rodrigues

    Esse pseudo chanceler não é o boy de Carlucho ???. Devem ir fazer um Golden shower e deixar a nação em paz. O saudade do meu PT!!!!.

    Responda
  39. Cloves Oliveira

    Uma professora Sul-africana que leciona nos EUA certa vez escreveu um artigo antológico explicando porque os países permanecem no subdesenvolvimento com um argumento simples e direto: arrumam desculpas em vez de resolver seus problemas. Ou é a educação, o clima, a política, a corrupção que não deixa chegar o desenvolvimento. As bobagens que se escreveu sobre o PT e agora sobre o JMM não deixam dúvidas que a professora está correta. Em vez de focar na solução, continuamos focando no problema.

    Responda
  40. Said Ahmed

    O astrólogo de Virgínia parece adepto da oclocracia, a tirania das massas. Não sei o que é pior, a oligarquia ou a massa fanática.

    Responda
  41. Ricardo Loes

    Acredito que o parlamentarismo seria una excelente opçao para o Brasil... Vendo o histórico dos últimos presidentes e do circo que virou esse governo fica realmente difícil esse modelo presidencialista atual

    Responda
  42. Ricardo Loes

    O despreparo do governo e dos que o cercam é evidente

    Responda
  43. Julio Shiogi Honjo

    As redes sociais aproximam-se muito daquelas conversas antigamente entre vizinhas, nas cercas de suas casas. É o governo das fofocas!

    Responda
  44. Sérgio Pombo

    Desde as campanhas políticas da última eleição eu já sabia que o caminho mais curto para a Venezuela partia do conhecido agitador de quartéis e não do Partido dos Trabalhadores. E previa o obscurantismo da Babel dos estúpidos, mas não previ que seria tão cedo, tão rápido e com a (in)competência desde o início.

    Responda
    1. Julio Shiogi Honjo

      Mas é que a competência para isso é grande, por isto a celeridade!

  45. Luiz Freitas

    Tem de parar de dar voz a esses malucos. Fique nas ações desastradas desse desgoverno e não nas alucinações dos seus aloprados de estimação. Queremos informações sobre o governo tragicamente eleito pelos antipetistas e irresponsáveis de plantão. Já sabemos o que pensam esses neonazistas

    Responda
  46. Sergio Siqueira

    O parlamentarismo é algo a se pensar. Acaba-se com este protagonismo doentio de Presidentes despreparados e leva a responsabilidade ao Parlamento pelo destino da nação.

    Responda
  47. jose rodolpho perazzolo

    Quando leio frases como “o povo deve mobilizar-se para garantir uma nova política de enfrentamento com a velha política”.... sempre me vem à cabeça a presidência de Janio Quadros! Renunciou achando que o povo o levaria de volta ao Planalto nos braços... ficou falando sozinho!

    Responda
  48. Raul Mattiozzi Lopes

    Por uma lógica dessas, da pra ver tão quanto descolado da realidade e paranoicos é o núcleo bolsonarista. Isto explica a mamadeira de pir*ca, o golden shower, tuites do carlucho e tantas outras destempéries dessa horda de fanáticos.

    Responda
  49. MARCOS FERNANDO DAUNER

    idi-ohta completo . Este é o resultado de outubro 2018 .l

    Responda
  50. Emidio Jose Cunha de Carvalho

    Estratégia fora da realidade, nunca houve apoio consistente para esse grupo na sociedade brasileira,a vitoria eleitoral foi ocasional e a queda de popularidade mostra isso.

    Responda
    1. Carlos Mello

      Isso mesmo. A turma anda se confundindo com os votos do Boso, a maioria anti-PT e não tinha a menor ideia dessa balbúrdia que se tornou esse governo. , se é que se pode chamar de “governo”