Hélio Schwartsman > Kant para os bichos Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Nunca entendi porque a ética não se estende aos vegetais. Obviamente temos um certo grau de parentesco com eles. São seguramente criaturas evoluÃdas, não na direção que evoluÃmos junto com os animais, mas que merecem todo nosso respeito. É no mÃnimo cÃnico não respeitar a vida na sua integralidade, excluindo-os sem nenhuma justificativa minimamente aceitável. Nosso antropocentrismo limita nossa percepção em questões éticas e nos joga em becos argumentativos sem saÃda.
Sou agnóstico e não sou vegetariano. Experimentei este regime um tempo sem nenhum problema. Parece que é melhor para a saude. Mas acho que o "não matarás" cristão inclui os animais. Assim também pensam budistas e hinduÃstas pelas informações que tenho.
Harari, em Homo Deus, aborda de maneira contundente essa questão.
A questão da alimentação é importante demais para ser influenciada por filósofos. Sem a m/orte não existe vida e sem a vida não existe m/orte, diz o ditado. O hábito de criar animais para que sirvam de alimentação vai ser resolvido e eliminado pela ciência. Cultivo artificial de carne usando tecnologia de ponta irá oferecer uma maneira muito mais barata de produzir esses alimentos com a vantagem de preservar o ambiente. A carne do futuro poderá ser produzida sem os componentes nocivos à saúde.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Kant para os bichos Voltar
Comente este texto