Ilustríssima > Banho de sangue marcou formação do Brasil, conta Thales Guaracy Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Quando ele disse que sua famÃlia é de portuguesa, eu entendi sua tentativa de jogar pra cima dos Ãndios a corrupção do Brasil.
Ainda nao li os livros mas na entrevista o autor comete vários equivocos históricos (e.g. "imperio onde o sol nunca se põe" era Britânico...) além do mais grave que foi o de omitir as origens indÃgenas do seu próprio sobrenome: "Guaracy" !?
Ainda nao li os livros mas na entrevista o autor comete vários equivocos históricos esquecenndo inclusive das origens indÃgenas do seu próprio sobrenome: "Guaracy" !?
A semelhança dos Ãndios com os vikings (prefeririam morrer na guerra que de velhice), a associação deles à nossa cultura de Estado patrimonialista e corrupto (que mais parece herança portuguesa, até porque nas monarquias os bens do Estado eram considerados do rei e a corrupção já havia na Europa, como o próprio autor afirmou), a insegurança na tribo (que acho muito duvidosa) foram ideias enunciadas na entrevista. Espero que o autor tenha tido rigor cientÃfico ao produzi-las. A conferir.
Interessante entrevista. O "insight" de buscar compreender o Brasil estudando sua infância é genial. Deveras se sabe pouquÃssimo sobre os 2 primeiros anos da invasão portuguesa. O genocÃdio dos Ãndios é completamente olvidado por nossa sociedade de sangue indÃgena. Acabei de comprar os livros a que se refere a entrevista.
2 primeiros séculos.
Floriano Peixoto, quando presidente do Brasil, para acabar com a sedição da cidade de Desterro, então capital de Santa Catarina, enviou o Exército para esse fim, quando houve a Chacina de Anhatomirim, quando foram fuzilados 300 pessoas(juÃze, engenheiros etc) que estavam presos. Sem falar da degola, que também ocorria com frequência naquela época. Logo depois os parentes dos degolados mudaram o nome da cidade para Florianópolis!
Se o presidente não fazer uma administração pára todos os brasileiros e só ficar pegando divisões e ódio entre os brasileiros acabam é acontecendo é Ãsto mesmo banho de sangue entres os irmãos brasileiros se nenhuma autoridade fazer nada COMO Là NA VENEZUELA
Sr Guaracy, incorreções atravessam sua fala, algumas imperdoaveis, como por exemplo atribuir à Espanha ter sido o maior império! Basta um pouco de peaquisa para constatar que foi o quinto, precedido pelos impérios britânico 23,84% da superificie terrestre (st), mongol 16,11% (st) , russo 15,31% (st), quing 9,87% (st) e só então o espanhol que ocupou apenas 9,2% (st). Aproveito para esclarecer que a expresssão "o império onde o sol nunca se põe" foi cunhada no séc. XIX referida à Inlaterra..
Prezado sr Mauro Umberto, gostaria de ter acesso às suas referências, posto que divergem das que tenho acesso, a saber: 1. Les Estats, Empires et Principautez du Monde 2. Empires: perspectives from archaeology and history e, para uma consulta rápida https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_dos_maiores_imp%C3%A9rios No aguardo de suas referências saudações
O Império Espanhol, no seu apogeu, de 1580 a 1650, englobava vários territórios europeus, como partes da Itália, e com a unificação de Espanha e Portugal, sob governo do rei espanhol, a quase totalidade dos territórios da América do Sul, da América Central e 1/3 do atual território continental dos Estados Unidos, mais as colônias da Ãfrica e Ãsia. Em área, considerado esse perÃodo da União Ibérica, foi o maior império de todos os tempos. O Império Britânico, seria o segundo maior.
De fato o autor errou ao afirmar que o Império Espanhol foi o maior da história. Entretanto, ele está correto no uso do termo "império onde o sol nunca se põe", que se referia sim originalmente à Espanha. Acredito que os referidos erros são perdoáveis, uma vez que se trata de uma entrevista gravada e o objeto de estudo do autor não é o Império Espanhol.
Gostaria de saber se existe alguma nação atualmente no mundo que não tenha sido formada com 'banho de sangue'. Para os crentes, por ex, o primeiro 'banho de sangue' veio com a morte de Abel por Caim, além dos inúmeros citados nas escrituras. Resumindo, parece até que o autor da matéria está nos dizendo uma grande novidade
E continua até os dias atuais prezado Guaracy. Basta saber que um Ãndio foi morto e teve seu corpo carbonizado por capangas de algum ruralista. Fora o faroeste caboclo do nosso dia a dia. O Novo Brasil não ia melhorar isso ? Meus bisnetos talvez sintam alguma melhora
Será? Desde criança ouço que o Brasil é o paÃs do futuro, que bla bla, que tudo ia melhorar. To vendo a humanidade numa regressão incrÃvel rumo de volta à barbárie.
Interessante isso de que justamente a população que sofreu o extermÃnio é que seja a responsável pelos traços de violência e corrupção da nossa cultura. Outra frase chama a atenção "a gente precisa ocidentalizar a população brasileira, civilizá-la nesse sentido...". Muito esquisito...
Vários problemas e mesmo incorreções na fala do sr Guaracy. A começar pela extensão do império castelhano, por ele dito ter sido "o maior do mundo"! De modo algum, o império britânico foi muito maior, e a frase, "O império onde o sol nunca se põe" é igualmente do século XIX, e referida ao império britânico. Muitas outras correções poderiam ser feitas, mas são tantas que nem me darei ao trabalho...
O Império Espanhol, no seu apogeu, de 1580 a 1650, englobava vários territórios europeus, como partes da Itália, e com a unificação de Espanha e Portugal, sob governo do rei espanhol, a quase totalidade dos territórios coloniais da América do Sul, da América Central e 1/3 do atual território continental dos Estados Unidos, mais as colônias da Ãfrica e Ãsia. Em área, considerado esse perÃodo da União Ibérica, foi o maior império de todos os tempos. O Império Britânico, seria o segundo maior.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustríssima > Banho de sangue marcou formação do Brasil, conta Thales Guaracy Voltar
Comente este texto