Hélio Schwartsman > Bolsonaro termina o mandato? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Deve terminar o mandato sim, espero que sim, porque chega de golpes na tão fragilizada "democracia" brasileira. Mas que termine como uma figura decorativa e bravateira, a quem ninguém dá crédito.
não !
Iniciando um verdadeiro ciclo virtuoso.
Ao que parece a reeleição está garantida.
O problema é que a pessoa Bolsonaro não agrega. Com seu jeito truculento vai ser muito difÃcil conseguir a simpatia dos parlamentares. Ele ainda não se ligou que os espetáculos de campanha acabaram.
"O chamado mercado, por alguma razão obscura, julgara que Bolsonaro era confiável para tocar uma agenda liberal..." O mercado é, antes que mais nada, favorável a qualquer agenda de retirada de direitos sociais, e tem no Guedes um representante orgánico. Jà o Haddad representava mais inclusão social, defesa de interesses populares, etc. Hélio, da para entender agora o voto do mercado?
Vai ser difÃcil, até porque lhe falta humildade , não reconhece a sua incapacidade, e foi num clima desse que a Dilma conheceu seu inferno Astral
Isso tudo é porque, como ele próprio afirmou, o Paulo Guedes entende de Economia. "De polÃtica, entendo eu". Com esse jogo de cintura, dá pra ver que sim. Acredite quem quiser.
Se Bolsonaro continuar a seguir os conselhos do seu guru astrólogo Olavo de Carvalho seu governo vai pro buraco.
Jair Bolsonaro nunca quiz e não quer a tal reforma da previdência. Ele tem planos polÃticos para si e filhos que vão além da presidência. E sabe que quando o povo sentir as consequências dessa nefasta reforma em suas vidas, ele terá que desistir de seus planos. Estará politicamente morto e já deve ter percebido que está sendo usado para o “trabalho sujo”.
O paÃs com muitos problemas a resolver e o Presidente vai ao cinema, numa terça-feira, à s 09:00 horas da manhã! Parece fake news!
Ele ir ao cinema às 9 horas não muda nada. O Twiter pode ser utilizado também dentro do cinema.
Seria bom que ele saÃsse antes de dois anos de mandato. TerÃamos, então, novas eleições, sem o vice assumir por dois anos. Talvez se eleja alguém mais capacitado para nomear melhores ministros, com projetos concretos para serem implantados pelas suas respectivas pastas. A turma que aà está, nada tem a oferecer.
Será que o Brasil aguenta Mais um Gênio do Naipe de Bolsonaro?! Barbaridade!
Bozo não quer reformar nada e está agindo para por a culpa no Legislativo. Quer aumentar os privilégios dos milicos a quem representa e só. Não tem plano de governo, competência, cultura e inteligência para o cargo. Como se isso fosse possÃvel, consegue ser pior que a Dilma.
Eu gostaria de saber que mágica é essa, embutida na reforma do Guedes, que basta aprová-la para tudo melhorar no Brasil? Isso tem nome: panaceia. Por um lado você tem os deslumbrados que acham que a reforma é o grande marco divisório entre o Brasil do terceiro mundo e o Brasil do primeiro mundo; de outro, você tem os catastrofistas que anunciam o apocalipse caso a reforma não seja aprovada. Na maioria das vezes, são os mesmos os que anunciam ideias mirabolantes e apocalipsistas. Francamente!
O reparo que faço ao artigo é que a situação nunca esteve tão ruim. É só ver as imagens da Tv sobre o desemprego em São Paulo. É a angústia das pessoas de não ter como sobreviver, ainda mais se por trás uma famÃlia que precisa sobreviver. As imagens mostram parcela insignificante do mais de um milhão de desempregados.
Que esse governo está errando mais que acertando isso é fato. Todavia, ainda é muito cedo para falar em fim de governo. Antes de qualquer coisa, devemos ver a reforma ou não da previdência.
O jornalismo tóxico da Folha continua a todo vapor.
Vejo que falta uma sombra boa para o Presidente. Enquanto falava só para seu público era mais fácil, era plenamente desculpado pelas gorduras em sua fala. Agora o que fala do alto de seu cargo faz disparar dólar, prejudicar a bolsa. Alguém do tipo José Bonifácio ajudaria. O núcleo duro da famÃlia está muito fechado na campanha que já acabou.
O que o colunista cita é falta de habilidade polÃtica ou projeto? Um paÃs em crise é o que desejam sempre os que querem autoritarismo, é a justificativa pra oferecer ditadura em troca de estabilidade.
Só lembrando: cassação ou renúncia antes do meio do mandato ,segundo a Constituição, será feita nova eleição. Vice só assume na 2a.metade .
Data vênia não! Renunciando o presidente assume o vice! Renunciando os dois(presidente e vice) eleições em 90 dias nos dois primeiros anos ou nos dois últimos eleições indiretas. Se o sem noção renunciar etc, assume Mourão e que o Santos seja em 2019 campeão do Paulistão.
Seria uma maravilha.
Torço muito para que esse infeliz caia humilhado e que seja relegado ao esgoto de que sempre fez parte. Seus amigos da milÃcia assassina de Rio das Pedras lhe darão guarida, não se preocupem.
O mais assustador é que ainda há uma grande parcela da população apoiando o senhor Jair Messias Bolsonaro! Com o paÃs em total derrocada, a reforma da previdência abandonada, uma série de problemas estruturais a serem resolvidos, e o senhor presidente vai ao cinema com a primeira-dama. Estamos perdidos!
Análise catastrófica a partir de suposições. Jornalismo imparcial existe?
E governo sem ideologia, existe?
não torço para que Bolsonaro sofra um impeachment, mas que ele e seus auxiliares estão complicando a relação com o congresso, isto está. Não concordo com o tomá lá dá cá,. mas a forma que o governo está lidando com o congresso, tudo é impossÃvel
Os deputados chantagistas terminarão seus mandatos com certeza pois tem o apoio total da FSP. Já o Bolsonaro, que pode não ser o melhor estadista que já tivemos, mas que foi o primeiro a apresentar logo no inÃcio do mandato um esboço da reforma da previdência para análise e votação pela Câmara, esta sim a principal responsável pelo entendimento das necessidades da população e da elaboração de leis necessárias, não quer aprovar e ainda culpa o Bolsonaro por não mimá los. A corda vai arrebentar!!
Disse antes! Aliás, tinha um vÃdeo no YouTube(agora retirado) do bolsonaro xingando a Reforma de Temer. O vÃdeo era de maio/2017. E a Reforma do Temer era menos draconiana do que a dele que só falta escravizar o povo.
Quero que Bolsonaro permaneça no governo até o fim. É nossa chance dessa reforma da previdência não passar, pelo menos não da forma colocada pelo Paulo guedes, que é um indivÃduo que não tem noção do que vive a população brasileira.
#ficabozo
Muito boa a análise. Mas temos uma tradicional complicação. Expressa de forma simples assim. Da secretaria do lar. Antes da eleição. Perguntado se já tinha candidato a deputado. Resposta: não voto em deputados. Os partidos só apresentam um cardápio de chantagistas. Se fossem meus vizinhos eu saberia em quem votar. Tout Court.
Como pode terminar um mandato que nem chegou a começar? O que estamos assistindo é um patético jogo de postagens adolescentes no Twitter , a do carnaval ele apagou mas não será apagado da memória do eleitor , fora os erros primários como falar SÃndrome de Drown. Submissão a Trump , idolatria cega e infantil aos Estados Unidos. Ano que vem provavelmente Trump não se reelege. Em 6 meses este nosso governo vergonhoso estara de mudança , porque acabado já está .
Bolsonaro achou que se ganhasse as eleições tudo se resolveria num passe de mágica. Não tinha programa nenhum. Era contra a previdência. Falava mal da velha polÃtica que teve como seu mestre maior Paulo Maluf, presidente do PP, partido do qual Bolsonaro fazia parte, e fechava questão com o partido. Não sabe dialogar. Seu único assunto sobre educação era uma tal de cartilha que segundo ele era pornográfica. Calhou de ele ser eleito, ficou aturdido. Basta ver a cara dele nos eventos. Aturdido.
Exatamente. Parece um garçon que foi chamado de última hora para servir no buffet de casamento mas não sabe onde é a cozinha e nem como abrir um vinho.
Não acredito que o "Mercado" algum dia tenha julgado Bolsonaro confiável. Ele apenas era a única possibilidade de derrotar a esquerda, esses esquerdistas chatos, com sua mania de buscar um paÃs justo, com SUS, INSS, direitos trabalhistas, essas coisas que aliviam um pouco a desgraça que herdamos por ter havido escravidão longeva no Brasil. De quebra, o "Mercado", ou seja, os grandes capitalistas, ainda poderiam sonhar com deglutir grandes nacos do patrimônio público brasileiro.
Derrapada pra lá em 2013, outra derrapada feia em 2016, outra em 2018... uma hora capota de vez...
Meu comentário se atém ao que o colunista escreveu. Não sei por quê a todo momento evocam o PT e sua herança maldita como argumento contra as crÃticas ao atual governo. O articulista expõe, de forma clara, a atuação desastrada de Bolsonaro no capÃtulo Previdência, comprovável na mÃdia e nas mensagens do próprio presidente nas redes sociais. Não precisa bola de cristal para prever que, a continuar assim, boa coisa não vem por aÃ.
Já que o Bozo não tem competência para governar, podia escalar o verdadeiro presidente, o astrólogo mentecapto Olavo de Carvalho, para comandar as negociações com o Legislativo. Se não der certo, pelo menos será engraçado.
Esse b. nem achava que ia ganhar, agora não sabe o fazer, e se souber não tem competência.
Termina sim com certeza, daqui 8 anos. E mais 8 anos de Sérgio Moro. Acho que sera suficiente pra salvar o Brasil.
Você acredita ainda em salvadores da pátria, que o Presidente é um prÃncipe encantado que, sozinho, vai libertar o PaÃs de seus exploradores? Bem, agora podemos falar das fábulas do Esopo, do La Fontaine e do Monteiro Lobato...
Ademar, piada de mal gosto! è para rir ou para chorar?KKK
Mas você não acha que ele precisa começar a trabalhar e não a atrapalhar? Minha sugestão. Vá ao cinema todos os dias, tire férias que o paÃs anda.
Rapaz quando vc pensa que já ouviu de tudo surge um bolsominion e prova que não! Kkkkkk
Bastava tirar a Dilma e a economia ia deslanchar, não aconteceu. Fazer a reforma trabalhista, não aconteceu, fazer a reforma da Previdência, não acontecerá... Logros, mentiras, manipulação...
O cara caiu de paraquedas na presidência, o único projeto que tem é a tal reforma da previdência. O resto tá pagando pra ver o que vai dar.
Não sei se existe uma razão infalÃvel para o Bolsonaro não terminar seu mandato. Talvez a derrota na aprovação da Nova Previdência e sua consequência econômica caótica seja um gatilho para um colapso polÃtico. O inverso pode ser verdadeiro - a aprovação vai criar uma descompressão e preparar o terreno para um governo bolsonarista mais sólido e menos beligerante e amador. /Claudia F.
Bravo! Hélio cansou-se de Bolsonaro e faz o primeiro chamamento explÃcito a um novo golpe do establishment: "a defenestração de Bolsonaro se torna uma variável a considerar". Vai se tornando um hábito,,, e se o eleitor revoltado resolve eleger Tiririca? Tiramos também, até que o eleitor "acerte" o candidato que deve ser eleito.
Parece que para muitas pessoas (inclusive para este colunista) é preciso desenhar para que entendam que o que foi encaminhado ao parlamento é uma proposta de reforma, e não um martelo já batido. Ou seja, haverão análises, ponderações, discussões, e vários pontos polêmicos serão com certeza modificados, para só então aprovar essa tão esperada e desejada reforma. Não fosse isso, bastaria então um decreto presidencial sem passar pelo parlamento, aos moldes de uma ditadura.
O verbo haver no sentido de existir é impessoal, portanto não tem sujeito. O correto é: haverá análises... O próprio verbo existir não é impessoal. O sujeito é o que está sendo dito que existe. O correto é: existirão análises...
Então não é correto dizer que as análises, ponderações,etc existirão e sim existirá? Lógico que há sujeito, quem existirá? As análises, etc, que são mais de uma e estão no plural
Verbo haver no sentido de existir é impessoal, portanto, não flexiona no plural, justamente porque não tem sujeito para concordar.
“Haverão “ é ótimo!
Mourão está costeando o alambrado do golpe. Bolsonaro foi eleito para quatro anos, não para fazer uma reforma. O Brasil, isto inclui a imprensa, precisa parar de pensar que se a economia for mal é só tirar o presidente. Presidencialismo não e assim.
O vice Mourão pode até vir a ser beneficiado com o golpe, mas não será seu autor. Se esse for desferido na primeira metade do mandato a constituição, salvo engano, exige a eleição de um novo presidente. Assim como boa parte do PT ainda não percebeu quem tirou Dilma, podemos não perceber quem hoje começa a conspirar para tirar Bolsonaro.
Foi assim com Dilma, porque não há de sê-lo com o inominável?
O mesmo raciocÃnio ocorreu com Dilma. Os que agora defendem o inquilino do Alvorada não fizeram tal ponderação em passado recente.
É muita ilusão achar que hordas de investidores estão apenas esperando poder matar o povo de trabalhar pra vir. Tanto quanto não aconteceu com a reforma escravagista e com a terceirização irrestrita, não ocorrerá agora. Só quem vai sair ganhando são os bancos e seus acionistas.
Quantos aos gols contra da idade das mulheres e os aumentos para os militares não há dúvida. Ou o presidente errou ou há alguma estratégia que não dá para entender.
Afirmar que a reforma da previdência vai trazer investimento e crescimento é uma falácia. Afirmações semelhantes foram feitas em relação à reforma trabalhista. O que traz crescimento é salário para estimular o consumo, e daÃ, a produção e novos investimentos em fábrica.
Pelos comentários percebo o viés aqui que vem intensificando os ata ques ao presidente. Só neste universo o governo esta em crise. Agora acreditar no colunista HS qdo diz que não deseja que o governo atual não termine seu mandato é o mesmo que acreditar em mu la sem cabeça e que outros colu nistas da folha não são de esquerda !!!
Quando a gente acha que a Dilma era ruim, conseguiram colocar um presidente pior ainda
Bom mesmo era o PeTe. A essa altura já teria es escolhido umas 3 ou 4 estatais para roubar descaradamente e desviar o dinheiro para subornar os parlamentares. Assim já teria apoio, pelo menos até o próximo projeto, que logicamente deveria ser pago novamente. Petista vir aqui tentar ensinar como se faz é realmente muita cara de pau. Roubaram o Brasil durante 13 anos e não fizeram nada. Não entregaram um único projeto ou obra sem roubar e não fizeram nenhuma reforma em 13 anos. Só roubaram.
Essa mente capta por uma "ideiafixa" não consegue raciocinar senão dizer "PT, PT, PT". Agora se trata do (des)governo Bolsonaro. Fale sobre ele.
kk os esquerdinhas ficam muito nervosinhos quando veem alguem lembrar de como eles faziam a famosa articulaçao.. eles eram muito democratas.. afinal roubavam de toda e qualquer estatal e pagavam a todo e qualquer parlamentar que lhes desse apoio. Roubaram o Brasil e fazem de conta que nada aconteceu. E quem tem deficiencia cognitiva somos nós.. kk Petista está sofrendo abstinência de roubar. Já são alguns meses sem roubar a nivel federal (devem estar roubando muito na Bahia!!)
Vira o disco! Ô povinho chato que só fala do PT e não encara o fiasco que foi a eleição do Bolso.
A deficiência cognitiva de alguns “ leitores” é impressionante! Parece-me que o leitmotiv é o atual parvo governo e não governo pretérito. Haja saco!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Bolsonaro termina o mandato? Voltar
Comente este texto