Mariliz Pereira Jorge > Chega de mitos Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Fundamentalismo religioso é o melhor caminho para o precipÃcio da violência bruta que destrói o que há de melhor no ser humano: a convivência fraterna e respeitosa entre as pessoas. É uma chaga que divide e enfraquece a sociedade. E os oportunistas se aproveitam, como ocorreu com o atual presidente. Deixa de cumprir seus deveres constitucionais para ir a reuniões sem nenhum interesse público.
Sua forma de analisar a conjuntura é o perfeito exemplo do que a imprensa se tornou, um grupo parcial, claramente do contra e ideologicamente radical. Acusam o atual governo do que são, ideólogos doutrinados e sem crÃtica, com uma avaliação rasa e preconceituosa. O presidente e seu governo tem seus problemas e falhas como qualquer outro, mas o escrutÃnio sofrido é radical e impiedoso, muitas vezes forjado. O governo pode ir para o buraco, como torce, mas vocês já estão lá.
Mariliz,parlamentarismo urgente!! O voto de desconfiança afasta todos demônios. Abrace esta causa.Os paÃses ricos são parlamentaristas Com exceção do colonizador aqui de cima.
Ainda soa estranho ouvir "Presidente Bolsonaro" Fundamentalismo religioso é a cegueira que leva o paÃs abaixo
Colocar Lula e Bolsonaro no mesmo saco é uma baita sacanagem. Por conta de jornalistas como você estamos nessa situação.
Eleitor brasileiro aprender alguma coisa? Realmente, Mariliz, você é otimista demais.
Tudo que os "jornalistas Da Foice de São Paulo" plantam de notÃcias e comentários duram no máximo uma semana.
Muitas "decisões" do novo governo duram muito menos. E essa falta de planejamento, de análise e de gerência é muito ruim para o paÃs. Se eu questiono algo do governo não necessariamente quero derrubá-lo.
A preguiça de raciocinar, de ter senso crÃtico e de ter ideias próprias. O fanatismo polÃtico é muito parecido com o fanatismo religioso. As pessoas ao invés de buscar valores preferem seguir Ãdolos e falsos profetas. Aà quando dá tudo errado, a culpa é do polÃtico, do partido, nunca nossa que fechamos os nosso olhos diante dos mensalões, petrolões e laranjais, se acharmos que é o melhor para os nossos bolsos. Vendemos fácil o que não tem preço e o resultado está aÃ.
Concordo em gênero número e grau, sou adepto da teoria do caos.
O problema é o seguinte = O Brasil aguentará 4 anos com esse Messias que LARGA TUDO num dia de semana quando o Couro Come No Congresso Para Ir Ao Cinema ? Esse Messias ficou 28 anos Militando No Baixo Clero e Não tem nem Cacoete para ser Presidente Da República - Isto ficou provado quando posou para fotos de Paletó, Chinelos e Camisa Pirata De Clube De Futebol - Naquele dia deveriam tê-lo mandado para fazer um exame Psicotécnico com entrevista e Teste De Inteligência -
Moça. Nunca ouvi falar de você. Acabei de te ler. Não concordo inteiramente sobre o que falou. Mas, faz tempo, que não lia nada tão visceral, sobre o que estamos passando. Continue.
Mariliz, sou menos otimista. Depois dos desastres Collor, Lula e Dilma o brasileiro não aprendeu a votar, não será o desgoverno atual que conseguirá fazê-lo.
Pois eu não consigo ser otimista diante do que estamos vendo, um governo incompetente, sem noção, reacionário, já estamos dando marcha ré...
Mariliz está correta, chega de mitos, de salvadores da pátria. O governo Bolsonaro começou atrapalhado, mas ainda resta uma esperança. Com o PT, irÃamos para a venezuelização, a hiperinflação, o desabastecimento, o abismo, enfim.
Nossa, acho que vc não entendeu nada. Ela diz que se há algo bom nesse governo ter sido eleito é que os brasileiros poderão aprender a não idolatrar nenhum polÃtico como se fosse um salvador da pátria
Vc se enganou. Tomamos as ruas sim. Mas Lula não quis um guerra nem derramamento de sangue. Ele não é bozo ! Ou as pessoas esqueceram que havia até atirador de elite na hora q ele se entregou ? Alguém tem duvida que eles atirariam ? Não escutaram o sujeito entrando no radio da aeronave e mandando matar ele ?
Mariliz ,perfeita como sempre.Adoro sua coluna
Parte do pressuposto q o tempo traria sabedoria ao eleitor.... a situação atual tanto da Grã Bretanha qto dos EUA mostra q isso não é necessariamente verdade. Se não me engano Clovis Rossi já tinha apontado isso. Mas, o q importa é ter FÉ!
Ainda não inventaram organização de sociedades melhor do que pela PolÃtica, o Estado de Direito e a Democracia. Se vivemos este desgoverno atual, muito se deve à confusão de valores com relação à PolÃtica. O discurso da maioria que votou no "mito" por "ódio da polÃtica" etc e tal, não é muito diferente do discurso infantil da colunista. Comparar Lula, Getúlio Vargas, JK, ou mesmo Jânio Quadros, ao que estamos sofrendo hoje, demonstra a falta de conhecimento. Joga pra galera, e ganha os likes...
Concordo. Castigo ensina. A questão é: o castigado aprende? Se alguém apostar e seguir pela trilha do "não", pode se dar melhor...
Perfeito Mariliz. Eu também me pergunto até quando o brasileiro vai se refestelar nesse sebastianismo ufanista que vive à procura de um salvador da pátria que não existe e nunca existirá. Um bom governo se faz com boas leis e boas instituições, a ideia não é minha, é de Montesquieu. E ele tem toda a razão. Mas para termos isso precisamos abandonar esse hábito infantil de buscar "mitos" que nos "salvem" daquilo só nós podemos resolver.
Concordo com tudo Mariliz, o meu maior temor é de que em 2022 tenhamos saudades das opções de 2018, pois pelo jeito, o nÃvel da polÃtica (ou o que restou dela) brasileira continua indo de mal a pior...
Sou fâ de carteirinha de Mariliz por seu espÃrito de sÃntese e talento inegável para exprimir o que a maioria das pessoas com o mÃnimo de esclarecimento pensam. Concordo inteiramente com o texto mas tenho uma preocupação; deserto de homens e idéias como é o Brasil, quem sucederá Bozo após, o que espero, seu breve governo,;outro "mito" ou o lÃder da seita PT? Pobre Brasil!
A história é cÃclica. Os mitos populistas continuarão. A revolução de 1964 por exemplo tentou acabar com eles. Quando saiu de cena voltou o caudilho Brizola, surgiu o sindicalista Lula, e agora o capitão Bolsonaro. Que consegue o prodÃgio de ser o lÃder populista que enaltece a revolução anti-populista.
Voto distrital e parlamentarismo.
Já fiz esta mesma avaliação. O Brasil precisa parar de eleger mitos, salvadores da pátria. Porém o brasileiro é um povo politicamente ima.turo, e parece ser muito ca.ren.te. O fato de sempre esperarmos alguém para resolver nossos problemas, de achar que uma única pessoa vai "salvar" o Brasil, de certo modo nos exime de tomarmos atitudes, de lutarmos. E quando o fazemos, é pq fomos manipuladores por forças empresariais, como o caso do patão da FIESP. Precisamos amadurecer.
Clap, clap, clap, clap....!!. Parabens, Mariliz!!
Depois de vários mitos fracassados, sempre aparece um novo. Nós, humanos, temos a sÃndrome do apostador; achamos que "desta vez é diferente" e que, dobrando a aposta, vamos recuperar o que perdemos. Sempre apostamos, e perdemos, e não aprendemos. Não vai ser desta vez que vai ser diferente.
Otimismo com um pé na realidade. Sempre uma boa combinação. Prova disso é esse texto da colunista, bem escrito, correto e, por isso mesmo preocupante. Mostra o que a humanidade sabe desde sempre: O fÃgado nunca é um bom conselheiro.
Convido a jornalista a fazer um raciocÃnio primário: os lÃderes nacionais e mundiais que apoiaram Lula NO CÃRCERE(!) estão todos equivocados, junto com o povo brasileiro que adora o ex-presidente? Bolsonaro na Presidência (!) sofre reprimendas até de lÃderes aliados (vide Piñera).
de que seria como a antecessora: um permissionário das práticas glorificadas pelo partido.
"Mas parte dos eleitores que o engoliu como a resposta imediata para os problemas do paÃs já se dá conta de que foi muito barulho por nada" Há de se considerar que parcela expressiva o elegeu não como resposta imediata aos problemas do paÃs, mas sim como verdadeiro pavor ao retorno das práticas gerenciais realizadas nos últimos quatro mandatos petistas. Eleger o poste seria a ratificação de todo o esquema que culminou no que o paÃs hoje vive. Além disso o candidato adversário deu claras mostras
A jornalista, embora critique Bolsonaro, incorre no mesmo erro idiota do criticado: trazer o PT e Lula para expiar males criados pela tragédia que se instalou no Brasil, pela qual a imprensa, incluindo a Folha (Não me esqueço da exclamação: Impeachment!) tem grande responsabilidade. A força de Lula se deu depois que o povo experimentou seus governos. A mitificação do Tosco foi construÃda pela demonização a polÃtica orquestrada pela direita, com Moro e a imprensa como ferramenta.
Parabéns! Quando eu crescer quero ser linda e inteligente igual você. Como é excelente! Deus lhe deu atributos que tirou de mim,snif! E acrescento:sempre(desde os anos 1990), achei o bolsonaro péssimo. E ele conseguiu superar minhas expectativas:mil vezes pior. Por outro lado, o brasileiro não tem noção mesmo: é fanático pelo lula que não trabalha desde os 27 anos de idade e fanático elo bolsonaro que se aposentou aos 33 anos de idade. Eita falta de pensar! O único fanatismo bom é pelo Santos!
Carlos:nunca, jamais em tempo algum... O fanático por futebol não prejudica ninguém, fica feliz com a vitória de seu time. Já o fanático por polÃtico prejudica milhões de brasileiros.
Pelo Palmeiras!!!!!
O Brasileiro cria MITOS, pq dd dentro da sua zona de conforto, sempre transfere para os "mitos" o papel que lhe cabe de transformar as condições em que vive, partindo do principio coletivo, mas aqui é sempre meu "pirão primeiro" do povo mais simples a elite, sendo que a elite que apesar de ter tudo materialnente, não entende que o padrão europeu que sonha só acontecerá se olhar para os interesses coletivos!
O primeiro Governo de Lula foi muito bom. O restante errou por estimular o consumo entre outras coisas. Não tratou da Educação e deu nisso ai. Guedes, Bozo e cia foram eleitos, quer dizer o Bozo foi eleito por muitos mas o Guedes não tem pensado muito em trabalhadores não rsrs o Negócio dele é que prestador de serviço não tem muito valor não . Só olha pra um lado!
Se não fosse a corrupção desenfreada, os governos Lula seriam os melhores que eu já vi. Depois dele, é um cada vez pior que outro. #euerafelizcom Lula
Há uma distância abissal entre o Bozo e Lula, que odeim ou não, tinha projetos, equipe de gabarito (embora, como todo governo alguns, até por força de composições, tenham se desviado) e promoveu polÃticas que diminuÃram as desigualdades (fato reconhecido internacionalmente) enquanto esse subserviente dos EUA quer presidir o maior PaÃs da AL pelo Twitter, ouvindo o Olavo de Carvalho e seus filhosofos!
Comparação infeliz entre o mal/uco, incompetente e ex/tremista Bozo, e o lider popular hoje preso que fez um dos melhores governos que o Brasil já teve.
E que adiantou? Se deixou o Brasil nessa crise? Aliás, ele é culpado do sem noção, mal uco estar no poder. Por egoismo,indicou alguém sem a mÃnima condição de sucedê-lo , só para se auto vangloriar. A Justiça Divina foi célere com ele.
Tomara que piore muito. Quem votou no mito precisa expurgar seus erros. Parabéns Mariliz, excelente texto.
O Bolsonaro ficou trinta anos na câmara e nunca apresentou nenhum projeto bom para o paÃs! Agora como presidente só fala besteirol. O paÃs abismo abaixo, é só aguardar.
A Sra. fala/deseja crise ainda pior...? o Brasil está com o freio de mão puxado há seis anos ( desemprego atroz, recessão, etc) e você ainda deseja que tudo isto piore...?
Mas parece que nos, brasileiros, apreciamos esse tipo de vida. Nossa curta história o prova. O futuro sera melhor, quando os mitos acabarem? Inventaremos outros, pois são os cidadãos que criam os mitos. Bolsonaro não se considera como tal, talvez tenha até mesmo consciência da figura patética que representa. Não passa de um homem insignificante, assim como o ex-presidente Lula e a sua cria, Dilma.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mariliz Pereira Jorge > Chega de mitos Voltar
Comente este texto