Opinião > A rede pública de ensino deve priorizar o método fônico de alfabetização? Não Voltar
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O autor diz que "A alfabetização, em toda a sua complexidade, é constituÃda por um conjunto de saberes." Primeiro, não tem nada de complexo em alfabetizar crianças em português e estamos fazendo isso ha centenas de anos. Alfabetizar em chinês é mais complicado. Segundo, pode ser um defeito meu mas tenho preconceito contra quem usa a expressão "saberes". Em geral é gente das humanidades que gosta de complicar coisas simples. Manoel da Nóbrega e padre Anchieta já sabiam alfabetizar.
...proteÃna, professores habilitados e o acompanhamento familiar ou com responsáveis.
A falta de uma base sólida no ensino fundamental compromete o desenvolvimento dos estudantes. Ao contrariar o que é adotado em todos os paÃses desenvolvidos que utilizam o Sistema Alfabético de Escrita —todos, sem exceção, além de Cuba, queremos reinventar a roda. Os resultados internacionais dos nossos estudantes mostram que estamos errados.
Independentemente do método, primeiro, o Brasil precisaria resolver extinção o analfabetismo, depois, partiria para definir e escolher esses sofisticados métodos. Prendem-se muito nas teorias e pouco na prática. Perdem-se nos debates teóricos enquanto a falta de solução grita. Há quase sete décadas se discute e se cria programas de alfabetização, que ficam nas teorias, consomem montanhas de dinheiro público e o analfabetismo ainda chega aos milhões, muitos milhões!
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