Opinião > A rede pública de ensino deve priorizar o método fônico de alfabetização? Não Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Paulo César de Oliveira

    O autor diz que "A alfabetização, em toda a sua complexidade, é constituída por um conjunto de saberes." Primeiro, não tem nada de complexo em alfabetizar crianças em português e estamos fazendo isso ha centenas de anos. Alfabetizar em chinês é mais complicado. Segundo, pode ser um defeito meu mas tenho preconceito contra quem usa a expressão "saberes". Em geral é gente das humanidades que gosta de complicar coisas simples. Manoel da Nóbrega e padre Anchieta já sabiam alfabetizar.

    Responda
  2. bagdassar minassian

    ...proteína, professores habilitados e o acompanhamento familiar ou com responsáveis.

    Responda
  3. Wilson de Oliveira

    A falta de uma base sólida no ensino fundamental compromete o desenvolvimento dos estudantes. Ao contrariar o que é adotado em todos os países desenvolvidos que utilizam o Sistema Alfabético de Escrita —todos, sem exceção, além de Cuba, queremos reinventar a roda. Os resultados internacionais dos nossos estudantes mostram que estamos errados.

    Responda
  4. Pedro Cardoso da Costa

    Independentemente do método, primeiro, o Brasil precisaria resolver extinção o analfabetismo, depois, partiria para definir e escolher esses sofisticados métodos. Prendem-se muito nas teorias e pouco na prática. Perdem-se nos debates teóricos enquanto a falta de solução grita. Há quase sete décadas se discute e se cria programas de alfabetização, que ficam nas teorias, consomem montanhas de dinheiro público e o analfabetismo ainda chega aos milhões, muitos milhões!

    Responda
  5. Luiz Claudio Carvalho

    Faltou a bio do articulista

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.