Ilustrada > Paulo Coelho relembra as sessões de tortura que sofreu na ditadura Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Luiz Philippe da Costa e Silva

    Paulo, muito triste e doloroso o que aconteceu contigo. Por isso mesmo, para o bem da verdade, você deveria esclarecer a todos os amantes da vida e obra de Raulzito, se foi ele que te delatou. Sabe, não se trata mais apenas de uma dor pessoal, mas de podermos medir a estatura desse gigante que foi o Raul Seixas. Seu testemunho é de imensa importância. Não se trata de crucificar ninguém, mas de expor a verdade. Afinal é a imagem e o legado de um ícone que está em jogo. "Dizendo a verdade..."

    Responda
  2. ELISEU ROSENDO N VICIANA

    Dramático e chocante o depoimento de Paulo Coelho sobre as torturas que sofreu durante a ditadura de 64 (que Bolsonaro venera), apenas mais um entre os muitos casos registrados de cidadãos pacíficos, que cometeram o "crime" de defender a liberdade e a democracia. Parabéns pela coragem. Ditadura nunca mais!

    Responda
  3. Antenor Silva Neto

    Ricardo Borges que tal você falar também das vítimas dos terroristas ? Aquelas não são seres humanos ? Prosegue o bla bla bla e o Mimmi vermelho

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Antenor, sua lembrança das vítimas dos terroristas (palavra controvertida...) não merece crédito porque tortura e assassinatos devem ser repelidos à esquerda e à direita, o que não é o seu caso. Mas tem embasamento! De fato, as vítimas inocentes dos movimentos de esquerda nunca são lembrados, o que deveria acontecer para haver uma chance de pacificação nacional. O fato da quantidade de vítimas da ditadura ter sido muitíssimo maior do que as dos movimentos de esquerda não deveria ser impedimento.

  4. Antenor Silva Neto

    Luiz Cândido Borges, escreveu um monte de bla bla bla mas não apresentou nenhuma prova, segue com o mimimi

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Tá bom, Antenor, vou pegar os documentos relativos às sessões de tortura do Paulo Coelho: apreensão e transporte do "elemento"; entrada no "estabelecimento"; termo de ocupação da sala de "cadeira do dragão" com o registro de energia elétrica; termo de ocupação da "geladeira" e registro de liberação do mencionado "elemento", todos com data/hora, endereços, RG e assinatura dos agentes responsáveis, com firma reconhecida!

    2. Ricardo Borges

      Ou seja, as vítimas eram todas mentirosas, têm que provar o que sofreram no corpo e na mente, não basta haver centenas de relatos coerentes. Quem sabe você queria que eles fossem soltos e corressem para uma delegacia para denunciar e pedir para fazer exame de corpo de delito; talvez fossem recebidos pelo próprio meganha que os torturou e rapidamente desaparecessem. Vai defender ditadura assim lá em Caixa Prego.

  5. Antonio de Oliveira Angrisani Filho

    Relatos como estes devem ser publicados diariamente para que não saiam por ai dizendo que a ditadura não existiu. Conseguiram fazer lavagem cerebral nesse povo que viveu e apoia. Não precisava ser comunista para ser preso e torturado. Bastava ser denunciado como tal ou cair em desgraça com os militares, por qualquer motivo.

    Responda
  6. Antenor Silva Neto

    Porque eu deveria aceitar de olhos fechados e sem nenhuma prova o que escreve Paulo Coelho ?

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Bem, Antenor, aceitar relatos de olhos fechados deve ser uma prática usual para você, basta que eles estejam de acordo com o que você quer ouvir. O relato do Paulo Coelho é absolutamente verossímil, existem centenas de outros convergentes com este, verificados e confirmados por instituições confiáveis. A sua posição é análoga a os terraplanistas, aos quais não importam as provas contrárias às suas crenças ao longo de mais de 500 anos. Vai, Antenor, ser droite na vida...

  7. José Ferreira Lima

    Vanderlei venal tuénojento como pode comemoraramorte

    Responda
  8. ATO REZE

    Acho então, que por causa disto, ele deva receber as indenizações a que tem direito, assim como Chico, Caetano, Dilma e muitos outros........claro, dinheiro este sacado do suor de quem trabalha 10 a 12 horas por dia....e que também tem que manter assassinos, estupradores e bandidos em Geral, com 3 refeições diárias, serviços de saúde, segurança e moradia......coisas de que ele próprio e sua família não usufruem......

    Responda
  9. Dimas Floriani

    A diferença entre O Coronel Ustra e quem o elogiou e elogia é que o primeiro torturou os opositores do regime e este outro que o elogia tortura todo o povo brasileiro

    Responda
  10. neli faria

    Paulo Coelho: não é meu autor favorito. Passei a respeitar quando estava em Aman, na Jordânia, em 2008, ao entrar numa livraria, para sapear os livros, vi uma das obras de Paulo Coelho: em inglês e em árabe.Pena que não comprei! Ele, já está na História da Literatura no mundo.Seus torturadores e quem apoia(em pleno século XXI), foram, e vão, para o li xo da História.

    Responda
  11. Arnaldo Luiz Ryngelblum

    Excelente a iniciativa do Paulo de contar nos EUA o que foram esses anos. Vai reverberar mais do que se ele tivesse publicado aqui.

    Responda
  12. Claudio L Rocha

    Parece q a ideia era ver uns brigando com outros, alguns sequer sem conhecimento do q realmente ocorreu e motivos. O q deveria chamar atenção é que, o aparato repressor do estado saiu as ruas, e impuseram o lider q iria governar a toda sociedade por mais de 20 anos retirando nosso direito de escolher pelo voto. A meu ver se posicionaram do lado da classe dominante na epoca e impuseram a ordem economica/social mais favoravel a esta classe, ao capital financeiro e aos americanos. Comemorar o que?

    Responda
  13. Everton Santos Brasil

    Triste o estado de decadência moral e ética que chegamos. Onde as pessoas tomam "partido" politico como lado sem ler, analisar ou praticar a reflexão. Simplemente pra dizer que estão "certas". E comemorar a morte, a tortura e privação de direitos. Será que é o lance de acreditar no que se quer e ignorar a verdade que os fatos comprovam? Que Deus nos livre dessa geração. Tempos sombrios mesmo.

    Responda
  14. Marco De Lucca

    Nada justifica a tortura!!

    Responda
  15. Edgar Candido Ferreira Candido

    Que vergonha para o Brasil esse passado de ditadura, independente de ser de direita, se fosse de esquerda, seria vergonha tanto quanto. E o mais triste, ter um Presidente da República que defende isso.

    Responda
  16. Vardelen Vedovelli

    Comunista legal, vive em Paris, vai pra Cuba, Venezuela, todos vcs. são assim, comunismo é bom pra vcs. Tenho meus motivos de nunca ter lido um livro seu!

    Responda
    1. MILTON BARBOSA CORDEIRO

      Nos lixões das grandes cidades tudo o que não se aproveita se junta, se amontoa. Nos lixões da história sempre tem sequazes a se juntar. Não há justificativa para a tortura, venham de onde vierem. Ao qual lixão você se amontoa?

    2. Marcos Benassi

      Quaisquer tenham sido seus motivos pra não ler o autor, não creio que escusem sua fuga dos de português. Nem dos de geografia, tendo em vista que Genebra não é bairro de Paris.

    3. delane José de souza

      Esse tipo de comentário mostra que vai faltar espaço no lixão da história.

    4. neli faria

      Paulo Coelho: não é meu autor favorito. Passei a respeitar quando estava em Aman, na Jordânia, em 2008, ao entrar numa livraria, para sapear os livros, vi uma das obras de Paulo Coelho: em inglês e em árabe.Pena que não comprei! Ele, já está na História da Literatura no mundo.Seus torturadores e quem apoia(em pleno século XXI), foram e vão para o li xo da História.

  17. JOSE ADRIANO COSTA

    O homem que está presidente do nosso país, que tem um torturador como ídolo, comemora a ditadura que torturou através de vídeo divulgado pelo Planalto. É um escárnio, uma tristeza.

    Responda
    1. R Ventura

      Sim, é inacreditável e inaceitável que tenhamos chegado a este ponto. Tempos estranhos esses que estamos vivendo!

    2. R Ventura

      Sim, é inacreditável e inaceitável que tenhamos chegado a este ponto. Tempos estranhos esses que estamos vivendo!

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.