Luiz Felipe Pondé > Jesus querer descansar na sua casa é Deus parando para tomar um cafezinho Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. José Antônio

    ´´Eis o Homem`` No Jornal do Brasil ( JB ) de 26/02/2013 - Coisas da Política. De Mauro Santayana.

    Responda
  2. Victor Serrano Pereira

    Achei extremamente desinteressante e sem propósito. Mal escrito e mal pensado mesmo. Talvez tenha faltado assunto ao autor essa semana.

    Responda
  3. NELSON PRADO ROCCHI

    Por que não acreditamos mais nos Deuses gregos? Porque com as emoções demasiadamente humanas eles ficaram ridículos. Com os anticoncepcionais e maior autonomia das mulheres a virgindade delas deixou de ser importante e mulheres que até os 20 anos que continuam virgem ficam griladas. Caindo a virgindade de Maria como indicativo de pureza toda a história de Jesus se tornou infantil. Essa intimidade com o mistério é impossível, resta a aceitação dos nossos limites cognitivos.

    Responda
  4. RINALDO SOUZA COELHO

    Posso estar enganado, mas Maria não estava contemplando Jesus, estava ouvindo seus ensinos, caso contrário Jesus não teria dito que ela escolhera a melhor parte que não seria tirada. Mas é claro, isso para um intelectual não tem a menor relevância né?

    Responda
  5. Luiz Fernando Cavalcante

    O Ciclo virtuoso da vida! O filósofo sai pra trabalhar, decide que a missão do dia é paquerar Deus, com toda inspiração... E consegue algum progresso na empreitada. E, o melhor disso tudo, quem é abençoado com essa carinhada sacerdotal toda, somos nós público leitor. Aí, eu fico tentando adivinhar... O que aconteceu? A patroa cheia de Deus ficou perturbando dizendo que ele amanheceu bonitão, rs. Esse, sim, é o ciclo de provocações que precisávamos!

    Responda
  6. Luiz Fernando Cavalcante

    O Ciclo virtuoso da vida! O filósofo sai pra trabalhar, decide que a missão do dia é paquerar Deus, com toda inspiração... E consegue algum progresso na empreitada. E, o melhor disso tudo, que quem é abençoado com essa carinhada sacerdotal toda, somos nós público leitor. Aí, eu fico tentando adivinhar... O que aconteceu? A patroa cheia de Deus ficou perturbando dizendo que ele amanheceu bonitão, rs. Esse, sim, é o ciclo de provocações que precisávamos!

    Responda
  7. julio salles

    O texto é falho, dá impressão que antes do cristianismo não havia o questionamento sobre Deus. Zoroastro, toda a filosofia grega e as religiões orientais que entendem Deus como Tudo e não como um personagem.

    Responda
  8. JOEL DOMINGOS DA SILVA

    Eckhart e esse monge trapista estão errados na abordagem da questão. Nas palavras do próprio Cristo, se vê quem realmente soube aproveitar melhor o encontro: Lucas 10:41 - E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; Lucas 10:42 - E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.

    Responda
  9. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    Dizem que quando o Homem se debruçou sobre água para beber, inventou a mística ao ver sua imagem projetada. Na busca de resolver a natural angustia provocada pela a apercepção, a humanidade se agarra ao misticismo. Algumas crenças de origem oriental tentam resolver essa natural insegurança dizendo: o universo sempre existiu e sempre existirá.

    Responda
  10. antonio isaac

    Pondé, novamente fantástico.......parabéns!

    Responda
  11. josé mário ferraz

    Se deus tudo pode, por que precisa de dinheiro? Se fez o homem para ser feliz, por que ele é infeliz? Por que a religiosidade é maior onde também é maior a ignorância? Por que não existe ateu analfabeto? As modificações na religião são obra de deus ou dos homens que inventaram deus?

    Responda
    1. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

      "A religião é o coração de um mundo sem coração, é o suspiro da criatura oprimida, ela é o ópio do povo " Foi mais ou menos isso que disse Marx na introdução à Crítica da Filosofia do Direito de Hegel. Não foi a religião que criou o homem, foi o contrário, com Ludwig Feuerbach, não foi Deus quem criou o homem, ele foi criado pelo homem, que se alienou das qualidades e as colocou na divindade !

    2. JOEL DOMINGOS DA SILVA

      Eis porque a religiosidade é maior onde é maior a ignorância: Mateus 11:25 - Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos.

  12. Brízido Galeano

    Esse Ponde deveria ler um pouco sobre homo erectus, homo sapiens etc. Bilhões de anos atrás, com explosões estelares, deram origem a tudo isso que vemos inclusive a própria vida. É pura perda de tempo de minha parte. A superstição sempre estará em primeiro plano.

    Responda
  13. Tersio Gorrasi

    Impossível querer provar a existência ou inexistência de algo que se definiu como abstrato e inatingível à mente humana.

    Responda
  14. Benedicto Ismael Dutra

    A fala do Senhor se inscreve na natureza e suas leis que são as leis da Criação. "É dever sagrado do espírito humano pesquisar por que se encontra na Terra, ou por que motivo vive nesta Criação, à qual se encontra ligado por milhares de fios. Nenhum ser humano se tem em conta de tão insignificante, para crer que sua existência fosse sem finalidade, se ele mesmo assim não a tornasse."Mensagem do Graal.

    Responda
  15. José Cardoso

    O final da crônica me lembrou da história em que dois visitantes ficam desapontados ao visitar o filósofo Heráclito em sua casa e o encontrarem se aquecendo junto a um forno. Nada que sugerisse alguém fora do comum. E Heráclito vendo que já estavam querendo sair disse: entrem, mesmo aqui moram os deuses.

    Responda
  16. Nilton Silva

    Está com preguiça de escrever? Escreve sobre Deus que a polêmica é garantida. Grande Pondé!

    Responda
  17. josé mário ferraz

    Dedicou vida à educação após desistir de ser pa

    Responda
  18. Luciene Costa de Castro

    Ninguém precisa "provar que deus não existe", Pondé. Ninguém "precisa" provar a não-existência de qualquer coisa, porque o ônus da prova está com quem afirma essa existência. Ou será que alguém precisa provar a não-existência do monstro do Lago Ness? Ou precisamos provar a não-existência dos deuses gregos: Zeus, Afrodite, etc.? Ou, ainda, precisamos provar a não-existência do bicho-papão? Cuidado, olhe aí atrás de você.

    Responda
  19. josé mário ferraz

    Se deus foi capaz de fazer o universo sem dinheiro, por que precisa de dinheiro agora? Se deus tudo pode e fez o homem para ser feliz, mas o homem é infeliz, então, o homem pode mais do que deus? Se deus é do bem, por que fez satanás? Por que será que a religiosidade é maior onde também é maior a ignorância? Por que inexiste ateu analfabeto? Se a religiosidade sofreu várias alterações, isto que dizer que deus mudou de opinião ou foram os homens que inventaram deus que mudaram de opinião?

    Responda
  20. Sergio Siqueira

    Tema estéril. As crenças estão acima das divagações intelectuais.

    Responda
  21. guilherme sakuma

    Essa é a pior interpretação da passagem que já li, seja do pondé seja do dito "Mestre". A beleza física de Jesus, nem mesmo existia. Provavelmente hoje ele seria confundido com um terrorista. Óbvio que aquele belo Jesus de olhos claros é apenas uma representação romântica. Óbvio para os que pensam de fato. Discutir um trecho da Bíblia baseado nisso beira a infantilidade. A fé é um erro? Para mim a arrogância é pior. E o colunista ê um bom exemplo de arrogância.

    Responda
  22. Nobile José Henriques Neto

    Se o abade trapista vive em silêncio, como foi que ele te disse isso? 

    Responda
  23. osmar Carneiro

    Esse negócio da existência ou não de Deus é muito complexo. Eu mesmo, ateu (?) convicto, o coloco numa lista para pedir socorro na hora da queda do avião. Antes porém, tentarei pular pra cima para amortecer a queda e bater as mãos como se fossem asas.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.