Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Renan Reginato

    Bela arquitetura textual, mas arrisco dizer que não será suficiente para convencer um bolsonarista. Eles já bebem na fonte do saber absoluto que é a cartilha bolsonarista, assim como os petistas partilham de ideias comuns com origem no discurso lulopetista. Em outros termos, são impenetráveis a quaisquer argumentos.

    Responda
    1. Carlos Gueller

      Um dos problemas que temose que nos levou a esse desastre é o discurso que iguala bolsonaristas e petistas. Não que muitos petistas não mereçam críticas, mas esse papo de 2 extremos não se sustenta é deu no que deu.

  2. Antonio Catigero Oliveira

    Ter que explicar o óbvio é pior do que explicar piada. Mas, sempre será importante relembrarmos estes tempos sombrios e percebermos, como bem apontou Jânio de Freitas em sua coluna de ontem, que ainda vivemos os desdobramentos daqueles malfadados tempos.

    Responda
  3. José Roberto Pereira

    Didatismo impecável, nem são necessárias gravuras coloridas ou memes para bolsominion entender.

    Responda
  4. neli faria

    Nós? Virgula! Jamais votaria para esse enganador ! Conheço desde os anos 1990.E nem iria votar para o outro: não podia compactuar com quem era apoiado pelos piratas que fizeram butim no erário.Em 1º de abril de 1964 acordei e ouvi no rádio que o Goulart tinha sido derrubado. Falei com a defunta mãe, moça,com 44 anos: mãe é mentira que derrubaram Jango?A mãe respondeu”eis* não brinca cum essas coisas”! * eles!!

    Responda
    1. neli faria

      2 E em 1965 por criticar envio de tropas do Exército para a República Dominicana a rádio Cornélio Procópio foi suspensa!Em São Paulo, sem querer, participei da Manifestação dos estudantes em 1968! Estava de folga no trabalho! Jango, de quem jamais gostei era tão comunista que foi para o exílio em sua fazenda no Uruguai.idem brizola. Ditadura Militar: lugar de militar é no quartel."Vade retro Satana"!

  5. benjamim picado

    phármakon

    Responda
  6. denise teixeira

    Daí eles dizem: "Mas se não fosse isso o Brasil tinha virado uma Cuba!". Daí você tem de respirar, pedir pra eles pesquisarem seriamente, sinceramente, honestamente, a possibilidade de uma revolução comunista no Brasil em 1964. Não havia. Mas, para quem tudo que não é "Deus, família e latifúndio" é subversão e doutrinação, a solução é ditadura. E lá se foram 25 anos.

    Responda
  7. José Cardoso

    Não foi uma ditadura pessoal ou familiar, como é comum nos regimes comunistas, mas foi uma ditadura militar sem dúvida. E uma ditadura gaúcha, contra inimigos gaúchos. Costa e Silva, Médici e Geisel x Jango, Brizola e Prestes.

    Responda
  8. Aline Pereira

    Que texto perfeito.

    Responda
  9. Marcelo Arias

    Simples, direto e perfeito. Deveria ter sido escrito antes da eleição.

    Responda
  10. Alberto Melis Bianconi

    Em sua coluna, Schwartsman fala em consenso intersubjetivo para confirmar que existiu uma ditadura, esta, mais descolada, fala de um antídoto (mal explicado) que brota em pesquisas na rede. Comprovam, à revelia, que a natureza do regime inaugurado em 64 está em discussão. O abuso do termo alterou seu significado, abarcando tudo que não for democracia, empobrece a discussão. Não endosso os governos militares, mas o vice Mourão usa uma expressão melhor "governo autoritário", não totalitário.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Caro Padilha, quer me parecer que está na hora do seu Rivotril, tente ser menos espaçoso, ninguém te merece.

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      5. isso é uma ditadura, então crie você mesmo seu próprio conceito de ditadura e seja feliz, mas não encha mais o nosso saco!

    3. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      4. Ou seja, havia uma mínima fachada democratica que era alterada a medida em que deixava de ser conveniente, criando senadores biônicos, ou seja, nomeados por eles, por exemplo, mudando a representatividade dos estados que votavam na oposição para que o seu peso politico fosse reduzido. Esqueci de dizer que os partidos políticos foram todos extintos e criados dois um deles, do governo, e outro da oposição, mas que estavam sujeitos aos que ja expliquei acima. Se não entendeu ainda e nao acha que

    4. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      3. voce poderia ser preso, torturado, desaparecido, etc. Foram suprimidos os direitos de expressão, manifestação, organização, etc. Até liderar uma greve dava cadeia para o presidente do sindicato. Os donos do poder alteravam as regras que eles mesmo haviam criado no momento que bem entendessem, por exemplo, ao perderem as eleições de 1974 em alguns estados importantes, fecharam o Congresso e mudaram as regras eleitorais para que o seu partido, era deles mesmo, continuasse com a maioria.

    5. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      2. de comunicação, jornais, revistas, livros, televisão, pecas de teatro, cinema, exposições, tudo tinha que passar pelo crivo da censura. Foram revogados os direitos individuais e qualquer pessoa podia ser presa sem motivo, ficar incomunicável, sem direito a advogado e sem que a família soubesse onde estava, as pessoas podiam ser torturadas e suicidadas ao bel prazer das autoridades policiais e militares. Você não podia ler os livros que queria pois se o seu conteúdo fosse considerado comunista

    6. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Caro leitor, se voce ainda nao entendeu o que aconteceu explico. Em 31/03/1964 havia um governo eleito democraticamente e os militares resolveram tirá-lo do poder, ou seja, em português claro, deram um golpe militar. Daí pra frente não houve mais eleição para presidente da republica, depois não houve mais eleição para governador, muitos políticos foram cassados, ou seja, os mandatos obtidos democraticamente via eleição foram revogados sumariamente, institui-se a censura prévia de todos os meios

    7. Alberto Melis Bianconi

      Em suma, se a intenção é buscar entender o que aconteceu, e não a disputa política que avança sobre a semântica, é melhor permitirmos que palavras distintas descrevam estados diferentes do que é uma questão de grau.

  11. ricardo fernandes

    simples, direito e perfeito.

    Responda