Hélio Schwartsman > Golpe de mestre Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O presidente age por impulso, muito por influência de sua dificuldade de raciocinar. Ele me lembra as experiências de Pavlov para demonstrar a aprendizagem por tentativa e erro. Ratos colocados em um labirinto tinham que achar a saÃda para fazer jus a um pedaço de queijo. Depois de inúmeras tentativas fracassadas acertavam a saÃda. Os erros iam diminuindo ao longo do tempo até que encontrassem a saÃda na 1ª vez. De quanto tempo precisará o presidente para diminuir os erros e acertar na 1ª vez?
Bom Sykvia, ele nunca encontrará a saÃda. Primeiro, governar um paÃs significa que há não apenas um labirinto, mas vários, superpostos, interpostos, contrapostos, expostos, ocultos, um dentro do outro, do outro, do outro, como matrioskas, etc. Segundo, ele além de não saber lidar com seus impulsos e limitações é guiado por filhos, guru, pastores, etc. Logo... Ele jamais verá o queijo, nem sequer sentirá o cheiro.
O Bolsonaro é impressionante. Consegue superar até a Dilma em estultice.
De fato, enquanto gastamos atenção e rimos com as trapalhadas do Ernesto, do Bozo e do Herodes, deixamos de ver a desgraça ocorrendo no "governo real", meio ambiente, direitos sociais, educação, economia, segurança pública, tudo indo pro inferno ... por falar nisso, cadê o Queiroz, tem notÃcia?
Nenhuma novidade, de um estúpido, mentiroso, falso, despreparado, desclassificado o que se poderia esperar? Apesar disto ,torço para que dê certo. O Brasil precisa decolar. Que Deus ajude e proteja.
Não, não, mais estúpido é quem não acompanha o que acontece no governo real, porque está fixado no governo virtual, o da fofoca, o da intriga da Folha e de outros elementos da mÃdia esquerdista. O governo real é o dos Ministros da Economia, da Agricultura, da Infra Estrutura, das Minis e Energia, mas o que esses estão fazendo não interessa a vocês, desinformados e fofoqueiros.
O problema é que Bolsonaro também pouco se interessa por essas áreas (quando não as sabota ou boicota). Lembra lideranças de Grêmio Estudantil de Universidade e seus planos nefelibatas. Lá era assim porque esse negócio de dinheiro era assunto que o papai deles cuidava e aà eles tinham tempo de ficar nessa de 'revoluções'. Bolsonaro trata Guedes e esses outros como 'papais' que vão cuidar de tudo enquanto ele brinca de 'consertar o mundo', com maus resultados, como bem demonstra Hélio... ;)
É verdade. Governo real é o do twiter, do SBT e da Record. Muita gente, aliás, gostaria de viver sob o governo mostrado ali.
Manuel, os ministros podem estar trabalhando sério, foram apontados para isso mesmo, trabalhar. O presidente comete um fiasco atrás do outro e cria problemas para o governo do Brasil perante a comunidade internacional. E isso os jornais tem que publicar pois não são fofocas ou intrigas,mas sim fatos. A "esquerda" não controla a boca do presidente e sua falta de bom senso.
Sim, o anti-intelectualismo e a improvisação em todas as áreas é preocupante.
O Brasil em Estagnação Econômica e seu Presidente deslumbrado achando que é o Messias em Jerusalém! Rararaaaaááá!
Bolsonaro está passeando em Israel; não vai trazer nada de bom para o Brasil. Está merecidamente de férias das redes, afinal, noventa dias no tweeter, cansa. E trabalhar, quando vai começar? Estamos pagando em dia seu salário. Trabalhar home.
Niemeyer, e trabalhou algum dia? 28 anos usufruindo do salário pago com os nossos impostos e nunca absolutamente nada fez em prol do paÃs. Aproveitou para eleger os filhos que somente aprontaram homenageando milicianos, negócios escusos com o Queirozo que esperar deste desgoverno???
Esse é o cara! Não o do Obama, mas o atual. Brasil sempre se repete. Um presidente que fala mais que a boca. Assim, vive pisando no tomate. O pior, foi eleito. “E La Nave Va”. à deriva.
No quarto parágrafo do artigo está o cerne do problema. O "especialista" que assessora Bolsonaro e famÃlia é o Olavo de Carvalho que dispensa apresentações. O mesmo que não acredita no heliocentrismo e diz que a Pepsi adoça seus refrigerantes com fetos abortados. Estamos fritos.
Nunca menosprezemos o poder dos medÃocres. MedÃocres se candidatam e são eleitos por quem se identificam de alma com os mesmos.
Ih, parece que o teclado do Manoel travou. Na verdade devem ser os argumentos que acabaram...
Isso. Pobre Brasil. Realmente é uma republica das bananas e dos bananas!
Sabem o que significa isto? Nada...Rigorosamente nulo. Quem afirma é aquele elemento que "se orgulha de não saber o hino nacional". Muito parecido com as idéias daquele pres.idiário, Ãdolo dele, que se orgulha de nunca ter lido um livro...Ambos não passam de li.xo, não reciclável.
E o que isso muda minha vida em saber o hino nacional ? ahhh, me poupe..
Ler alguma coisa durante 20 minutos? Acho essa uma tarefa árdua e difÃcil para o presidente Bolsonaro...exceto se juntarem 20 minutos de tuites do Donald Trump, ou algum trecho da BÃblia (embora esse me parece mais um evangélico de araque) ou uma saraivada de elogios a ele mesmo nas redes sociais...aliás, taà uma boa pergunta: O que Bolsonaro leu na vida?
Prezada Nayr, cujo comentário se encontra láááááá embaixo: não encontro mais meios de requerer à Folha um diálogo construtivo sobre a falência deste sistema de comentários. Não importa o quanto fale, a quem me dirija, é sempre um silêncio ou uma resposta insidiosamente tecnocrática. Sendo uma organização comercial, que critica solidamente as falhas de outrem, posta-se de modo ridiculamente soberbo em relação à própria precariedade em um ponto crÃtico de sua atuação. É lamentável.
A pesquisa que não quer calar: quanto por cento dos eleitores de Bolsonaro já estão arrependidos? Se tivesse votado nele eu já estaria envergonhado. Antes que digam que votei no PT, afirmo que não. Votei no candidato mais bem preparado para ser presidente que já vi, pois pesquisei bastante, assistindo a entrevistas dele desde a década de 90.
DifÃcil saber quem é mais estúpido, o messias ou quem o elegeu.
Melhor comentário, Clélio.
Empate técnico.
Mas o coitado é apenas um ex.tenente. Temos que ter muita pena dele.
"Much ado about nothing", como diria o velho Shakespeare. Na medida em que o conflito entre Iran e Arábia Saudita se intensifica, o conflito entre Israel e Palestina perde importância, ao mesmo tempo em que os aliados dos Sauditas diminuem a sua oposição a Israel. A evidência dessa mudança está no fato de que o Brasil acaba de assinar no último dia 15 um acordo comercial com os Emirados Unidos Ãrabes. Negociantes milenares, os Ãrabes sabem que, amigos, amigos, negócios à parte.
Exatamente, Cloves. É sempre bom reconhecer as distinções entre as coisas e saber diferenciar isso/daquilo. ........ /Claudia F.
Se fosse dar um tÃtulo de livro a esse governo, não pensaria duas vezes: "Crônica de uma morte anunciada", de Gabriel GarcÃa Márquez.
Assim como há muito tempo nos EUA, Israel agora por aqui só é polÃtica externa na aparência. Tudo tem a ver com a bancada evangélica e seu poder de fogo. Ou seja, é uma questão doméstica, tanto que a decisão do recuo tem tudo a ver com a bancada ruralista.
No atual governo nada é tão ruim que não possa ficar pior.
Ele quis agradar um só lado e esqueceu de levar o presente. Mas a parte mais grave é que o cara que ele está bajulando pode perder as próximas eleições já na semana que vem. Aà o Mico vai ser maior ainda!
Quando se é oco de ideias não se chega a lugar algum. Ou vai em todos os lugares e só arruma confusão.
Engano do jornalista achar que Bolsonaro foi tolo de fazer está promessa de campanha da transferência da embaixada em ISRAEL sem consultar um especialista na situação ISTO QUÊ FOI a maior inteligência dele deu um golpe de Mestre nós eleitores evanjelicos porque se NÃO talvez não tinha se elegido presidente NA POLITICA vale TUDO menos perder ESTE É Golpe de Mestre da velha polÃtica k777k enganaram os bobô
Um tolo que agora ficou com kkkkuuuu na mão, ele e sua trupe. Acabaram de despertar e entrar no radar do Hamas e da Jihad islâmica. Milicianos fiquem atentos....
Quem tem fontes isentas sabe que o artigo é peça polÃtica difamatória onde o articulista segue o roteiro da extrema imprensa, como feitos sobre a viagem aos EUA, e garante que Bolsonaro ficou mal com ambas as partes, uma mentira óbvia, considerando do diversos ganhos com os Israelenses, como acordos comerciais, tecnológicos e apoio incondicional à entrada do PaÃs na OCDE; quanto à Palestina, é seu papel reclamar, o que não passará disso.
É só vc olhar uma coisa chamada balança comercial, veja quanto vendemos para os árabes e quanto para Israel e verás o quanto perderemos por causa de picuinhas. E não é correto afirmar que tivemos ganhos nessas viagens, esses acordos citados por vc não tem relevante valor comercial. Vamos acordar pra realidade
Hildebrando, um robozinho da milÃcia digital deste desgoverno, sinto informar que os acordos com Israel dão um saldo positivo em nossa balança comercial em R$ 123 milhões, enquanto o mundo árabe o saldo positivo é de R$ 3,2 bilhões. Quer que eu desenhe ?
No caso, o articulista abordou as perdas do ponto de vista geopolÃtico. Sempre foi tradição da diplomacia brasileira o apoio a solução de dois Estados para a Palestina. Bolsonaro ao externar sua preferência, se mete em um vespeiro que só nos trará desvantagem.
Acho que o grande problema é ele ter uma visão mÃope dos problemas internos que vão se avolumando.
Isso prova que não são somente os americanos que não sabem votar. Talvez um dia, quem sabe, e isso depois de muita tentativa e erro ao longo da História deste paÃs jovem, de pouco mais de 500 anos, chegaremos a um nÃvel de consciência polÃtico-cultural, mÃnimo, que nos permita ao menos escolher governantes que realmente sejam dignos de nosso voto. A opção das urnas, de trocar a educação pela arma é, no mÃnimo, lamentável. Ainda resta uma esperança, isso se não voltarmos à Idade Média.
Quando eu era pequeno, na decada de 70, me diziam que o Brasil era o pais do futuro. Hoje tenho certeza que de lá pra cá só avacalhamos mais e mais o pais. O futuro cpassou e nunca seremos nada alem de um bande de manés.
O colunista ainda acredita que um dia o estado palestino será criado? Que Jerusalém será uma cidade universal ou dividida entre lado israelense e lado palestino? Se isso fosse acontecer já teria sido há muito tempo. A tendência é a de que Jerusalém seja definitivamente a capital de Israel, e o atual presidente, um visionário
Tersio, concordo bastante com você. Se o estado palestino fosse para acontecer, já teria acontecido. O domÃnio completo da Palestina sempre foi a proposta do sionismo; em 1948, invadiram a parte dedicada aos árabes pela ONU, expulsando meio milhão. Depois, veio a "colonização" da Cisjordânia, que já conta com centenas de milhares de judeus e torna o ir e vir dos palestinos uma tortura com o intuito de fazê-los desistir e abandonar o território. Para quem acha tudo isso normal, está tudo certo.
Dona Marta, um ajuste em sua fala: também os escorpiões sobrevivem, daà o perigo. Seu Tersio, "visionário" é uma expectativa um tanto quanto pelega e ingênua. Se rolar um "atirou no que viu, acertou no que não viu", considero uma sucesso. Nosso atual Pre mira com luneta laser o que deveria focar com infravermelho, e olha que seu dedo dispara de modo errático.
Marta, é óbvio que nada dura para sempre, inclusive a insistência na criação de um estado Palestino. Qualquer dia isso acabará
Jerusalém não é só uma questão palestina. Ela é a terceira cidade santa dos muçulmanos. Além disso, os palestinos são árabes: o que ocorre com eles sempre repercute nos vizinhos árabes. Esta questão não é para ser tratada com preconceitos.
Prezado cara pálida, a lembrar de Roma, Napoleão, Império Austro-húngaro, o que há de definitivo a não ser as baratas?!
Será que até os apoiadores mais fervorosos de Bolsonaro não leram a FSP hoje ou concordam com a coluna? Será que para eles o Mito está virando Mico?
Isso não sei, mas não houve bolsominion que defendesse o Filósofo num texto acerca de suas incontinências.
O projeto da nova direita, neofascismo ou o nome que se dê ignora mesmo as lições da história, notadamente as dadas pelas 2 guerras mundiais e revoluções do século XX. Apostam em um retorno a antes do século XX, há até ministro que gosta da idade média antes do iluminismo. É a volta ao tempo do conflito aberto em lugar da mediação polÃtica. Os religiosos que os seguem creem que lutam uma guerra onde Deus matará os não crentes.
O sr. Bolsonaro ainda não foi apresentado ao movimento Iluminista que deu -nos o mundo que conhecemos hoje .Razão,Ciência,Humanismo e Progresso ,ainda não foram apresentadas a ele.Seria benéfico pra ele e pro pais se ele soubesse sobre o assunto.Lulallá se gabava de nunca ter lido um livro e nem estudado.O que leu o sr. presidente e o que estudou?
Não é a toa que o chamam de 'mito', parece mitologia mesmo. Aliás o seu 'guru', o astrológo Olavo de Carvalho deve ter arquitetado isso. Tempos dificeis para a razão, esse onde ainda tem gente rediscutir do até se a terra é plana.
Na sua viagem a Israel, onde atiçou a fúria árabe, Bolsonaro vai condecorar com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, nossa mais alta condecoração, os 136 militares israelenses que ajudaram nas buscas em Brumadinho. Dos mais de 200 corpos encontrados os israelenses não encontraram nenhum e partiram mais cedo. As equipes brasileiras que encontraram os corpos ainda seguem nas buscas e serão condecoradas num futuro distante quando se aposentarem ou, mais provável, falecerem antes
nem Freud consegue explicar esse laranja mor.E nós brasileiros trabalhadores de verdade temos que aguentar isso .......e de quebra um queiroz desaparecido e silencio sobre milicianos morte de Marielle e as relações do garoto
É isso mesmo, cadê o Queiroz? O laranjão da familicia.
Vira o disco!!!
O Messias está nos levando ao cadafalso, não lhes dêem corda !
Tolice do colunista, representante do marxismo cultural, com suas bandeiras de Renascença, Humanismo, Iluminismo, saneamento e vacinas. E bem feito prá Bancada Mercantilista do Boi. Bolsonaro, O Capitão Templário, enfim conquistou Jerusalém, expulsando mouros e pagãos. Salve O Mito. Nada impedirá nosso grande lÃder, se não tropeçar no cadarço do sapato, de levar o Brasil a seu grande futuro: A Idade Média.
Adonay, seu comentário é, para mim, um belo exemplo de texto irônico bem construÃdo; com começo, meio e fim, culminando neste o comentário fatal.
Só fui bloqueada uma vez por caracteres estranhos. Acho estranho esses relatos... os meus comentários são cem por cento publicados.
Gente, eu escrevo comentários todos os dias (sérios, bem humorados, indignados...) e são sempre publicados. Inclusive um ou outro já foi parar no Painel do Leitor. Acho muito estranhos esses relatos de bloqueio... O algoritmo da Folha praticamente só bloqueia spam, palavrão e um ou outro termo que pode ser interpretado como injurioso --subjetivo, sim, mas normalmente usar um sinônimo é suficiente pra evitar que o comentário passe por moderação nesses casos.
Eu fico imaginando a capacidade cognitiva dos liderados tendo um lÃder com esse nÃvel intelecto cultural
Concordo com o Marcos! De cada dez comentários q escrevo, meio é publicado! E olha q nao escrevo bobagem!
Prezado Adonay, eu ia fazer um comentário bem humorado sobre o Futuro do Pretérito da lÃngua d'El Rey, mas o sistema de comentários da Folha, que não chegou à idade média, bloqueou. É muito esforço driblar essa osta, causa-me mau humor e perde o sentido
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Golpe de mestre Voltar
Comente este texto