Joel Pinheiro da Fonseca > Brasil paralelo Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Em tempos de decadência da linguagem, o uso da ironia é de grande relevância, pois com ela podemos superar o negacionismo das falsas notÃcias.
Fiquemos então com medo da Direita, quando ela chegar salve-se quem puder.
Inteligência e bom humor são mesmo inseparáveis. Parabéns!
Perfeito! kkk
Kkk. Ótimo texto!
Um dos seus melhores textos.
DivertidÃssimo
Toda estupidez atual deve ser entendida em seu momento histórico. A reação à estupidez petista da busca pela hegemonia. Os radicais se adoram.
Bolsonaro é de Direita? Economicamente jamais.Tanto que tinha até há pouco tempo, de maio/17)no youtube um vÃdeo dele acabando com a reforma da previdência posta pelo Temer. Ou ele era contra, só para angariar eleitores?Era apenas um Oportunista? A Reforma da Previdência do Temer era menos draconiana do que a sua. A mim, tal qual o lula, jamais me enganou.
A sensação das pessoas com um mÃnimo de informação e bagagem cultural, é nitidamente, a de que estamos num pesadelo, tamanho o surrealismo e o abismo no qual estamos sendo jogados. Só nos resta lembrar do samba do chico: "vai passar"
É necessário etiquetar o texto com o label "Contém Ironia", porque vai ter muita gente usando isso como argumento Brasil afora.
Parabéns. Somente com ironia poderemos aguentar esse desgoverno de lunáticos.
Já que Cuba, Coreia do Norte, Venezuela são claramente de direita, fica o mistério, afinal o que é a esquerda? O que é a esquerda parece tão misterioso como antigamente era o mistério da SantÃssima Trindade e o que seria um pecado contra o EspÃrito Santo.
Lapidar.
Uma pequena dúvida: os regimes da União Soviética, Alemanha Oriental, Albânia, Romênia, Hungria, Polônia, China de Mao, etc foram de esquerda ou de direita? Os regimes de Cuba, Coreia do Norte, Venezuela, China atual são de direita ou de esquerda? Sabemos que os de Hitler, Mussolini, Franco, Salazar, Getúlio e nosso regime instalado em 1964 foram de direita. E o de Bolsonaro é claramente de direita. Onde temos um regime de esquerda se Cuba não for de esquerda?
Conclusão: os regimes de esquerda são ditaduras como os de direita. Ambos censuram a imprensa, não há eleições livres, não há liberdade polÃtica, não há igualdade [ os membros do partido são altamente privilegiados e vivem no bem bom ], são totalitários, etc. Então a única diferença é que as de direita permitem liberdade econômica e propriedades privadas e permitem que as pessoas deixem o pais e as de esquerda abolem a propriedade privada e sair do paÃs.
Marquinho, esrebucha, espuma, o teu Ãdolo está em cana curtindo o frio de Curitiba. Você prefere a China de Mao ou a China atual? Pinochet ou Fidel? Hitler ou Stalin? Bolsonaro ou Maduro?
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Para aprimorar o pensamento comparativo. Eu concordo que o nazismo na Alemanha e o fascismo na Itália são de direita. O que eu gostaria de saber, Maria, é se os regimes antigos da União Soviética, Alemanha Oriental, Camboja, China de Mao, Albania, foram de direita ou de esquerda e se os regimes atuais de Cuba, Venezuela, China atual e Coreia do Norte são de direita ou de esquerda. Por favor, pense e responda. Pensar não cansa e não põe em risco a vida.
Pense o que você quiser. Só não invente que o nazismo e o fascismo são movimentos de esquerda.
Muito bom. E aprendi muito. Descobri que os regimes da União Soviética, Alemanha Oriental, China de Mao, Albania, China atual, Coreia do Norte, Camboja de Pol Pot, Cuba eram e são todos de direita, claro que as ditaduras de Getúlio, Peron, Ditadura de 1964 no Brasil, Hitler, Mussolini, Franco, Salazar, Pinochet, militar na Argentina, atual de Bolsonaro, todas também são ou eram de direita. Fica uma pergunta, onde temos um regime de esquerda na prática? já tivemos no mundo?
João Goulart preparava revolução comunista para 2 de abril? É sério isso mesmo? O autor poderia citar as evidências históricas dessa informação? Ou autores que defendem essa tese?
Barbaridade! Não entendeu a ironia?
vc não entendeu que o texto é ironia do começo ao fim
Joel, não seria bom avisar sobre a ironia no texto? Receio que muitos não entenderão. kkkkkkkkkkkkkkk
Cheguei a ficar desconfiada. Kkkkk
Tive, hoje, o prazer de ler dois belos exemplos de texto irônico bem construÃdo; com começo, meio e fim, culminando neste o comentário fatal. Um desses textos é esta coluna, "Brasil Paralelo", escrita pelo Joel P. da Fonseca. O outro texto, é do leitor da FSP, Adonay, comentando a coluna "Golpe de Mestre", escrita por Hélio Schwartman ( https://comentarios1.folha.uol.com.br/comentarios/6101396?skin=folhaonline ). Gratos aos dois.
Benassi, tudo tranquilo?
Bela ironia sofista. Parabéns.
Seu Nilton, como o senhor agudamente percebe sofismas e manobras correlatas - e os aprecia - por favor, vá à reportagem de hoje sobre as reações de Seu Olavo, bolso-guru e especialista na matéria, e esboce uma defesa de suas ideias. Coitado, ninguém defendeu seus magnÃficos tweets, com os quais tão liberalmente faz-nos presentes. Ato humanitário.
Muito bom seu artigo. Somente com ironia pra gente tentar 'engolir' tanta asneira, tanta imbecilidade e tanta burrice disso que chamam de governo!!!! Aiutooooooo
Excelente alerta para nossa juventude! Porque o comunismo paira sobre a humanidade, desde que foi inventado por Cristo, há dois mil anos. Cristo, como todos sabem, foi um esquerdopata subversivo, e deitou as bases do fascismo, já que era contra o governo, pregava que os ricos não entrariam no céu, e era contra o Panteão de deuses romano, portanto contra a religião e a famÃlia.E era contra o desarmamento. PeraÃ, até eu já me perdi. Volta, Olavo!
Excelente Fernando! Esqueceu de informar que Cristo estava na goiabeira e o sinistro da educação não vai permitir que se ensine marxismo nas creches!!
O Brasil se comporta como aquele personagem do Norton Juster que se perguntava: "Por que fazer apenas as coisas mais importantes?" Ele defendia fazer apenas coisas inúteis porque elas são mais fáceis e tomam menos tempo. Essa discussão sobre esquerda e direita deveria ser substituÃda "acima e abaixo", pois é aà que estão as coisas importantes. O que aqueles que estão acima da linha da pobreza podem fazer por aqueles que estão muito abaixo dela vivendo com menos de US$1.90 por dia?
Seu Cloves, não dá ideia, não. Senão, um comunista Olivariano pode começar a se perguntar, seriamente: "o que aqueles que vivem com um dólar/dia podem fazer pelos pobrezinhos que o fazem com mil/dia?"
Mmmmmmm, seu Joel.... Será que o senhor, que neste maligno artigo no qual tergiversa, distorce e confunde, busca granjear espaço no desGoverno do Bozo? Porque está a emular as profundas técnicas de pençamento avansado do lustradÃssimo e meretrÃssimo filósofo da VirgÃnia ^_^
Gostei do "pençamento avansado do meretrÃssimo filósofo".
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Joel Pinheiro da Fonseca > Brasil paralelo Voltar
Comente este texto