Sérgio Rodrigues > Eca, que nojo! Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O mundo nunca foi nada se não um conjunto de estranhamentos. Mas há, e este contingente cresce, ou se expande por mera reprodução (sentido amplo), os que acreditam em prefestinação, salvação, na vitória final do bem contra o mal. Talvez isso explique um pouco a preferência de lados, de perspectivas transformadoras para o humano. A História, desde suas primeiras narrativas está repleta de exemplos. O problema é de interpretação. Em que ponto estamos no embate entre direita e esquerda? Vou ver!
Palmas para você José Roberto Magalhães!
Hoje em dia vale qualquer pretexto para criticar o governo, até afirmar que liberal e esquerda são a mesma coisa, ainda que grosseiramente. Nada poderia ser mais equivocado. Para pegar apenas um aspecto, liberais são pro capitalismo ao passo que a esquerda é o oposto. Alan Dershowitz, professor de direito de Harvard e um dos maiores intelectuais dos EUA declarou: "Como liberal, americano e Judeu, eu temo muito mais a esquerda do que a direita". Liberais são progressistas, a esquerda não.
O resultado do experimento não me surpreende. Falta ao pessoal de direita um sentimento humano básico: a empatia, a capacidade de se colocar no lugar do outro e sentir sua dor. Ao ver a imagem de um animal maltratado, por exemplo, a sensação predominante em quem tem empatia é de pena, em quem não tem é apenas nojo.
Em Mein Kampf Hitler sempre se refere aos inimigos ideológicos como insetos e outros bichos repugnantes. Também os filmes de propaganda antissemita sempre mostram os judeus como criaturas sujas. Isso talvez explique o chilique do Hitlerbrando aà embaixo.
Mas aà você está contradizendo a pesquisa, porque segundo as últimas informações o nazismo era de esquerda...
E é mesmo! Vejo um es.quer-dinha e já fico todo empolado!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Sérgio Rodrigues > Eca, que nojo! Voltar
Comente este texto