Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. NILCEMAR OLIVEIRA BEJAR

    A proposta da reforma da previdência é reflexo da política econômica do Brasil, sempre imediatista e irresponsável. Ela aumenta a vulnerabilidade do trabalhador assalariado, principalmente de quem recebe salario mínimo. Se aprovada veremos o aprofundamento da miséria no Brasil. É fácil propor um sacrifício quando não é você o sacrificado. É fácil sacrificar o mais fraco, o que não tem voz. Aqueles que tem voz continuam com seus direitos protegidos - legislativo, judiciário e militares.

    Responda
  2. Geraldo Magela

    Eu sou a favor da reforma da previdência desde que as regras valham para todo mundo, sem privilegiar A ou B. Eu pergunto: por que os militares têm que serem diferentes? Só por que eles têm as armas?

    Responda
  3. ANTONIO CARLOS N SCHNITZLEIN

    Como sempre, novatos, o governo deixou o plenário à vontade para ter as suas "explosõezinhas", seus ataques e achaques, nenhuma proposta, nenhuma participação proativa e nenhuma contribuição para sairmos da situação que também eles ajudaram a colocar o Brasil. Será que agora ficou claro para vocês? Ou precisa de esquema? Está na hora do congresso (oposição e situação) entenderem que a eleição acabou. Agora é arregaçar as mangas E TRABALHAR para variar um pouco.

    Responda
  4. ARY OLIVEIRA

    Prezado luis telles, Nenhum outro governo ousou propor a aprocaçao de uma reforma xessa envergadura. O governo dos 14 anos so fez demagogia. 3 meses no olamalto ainda e' cedo para mudar tudo. Com o tempo creio q esse tipo de mudança vira tambem. Mas os ditos socialis. Tas sequer propuseram taxar os abonados

    Responda
  5. Elaine Maria Lopes Loureiro

    Que lindo! Os jornalistas estão tão solidários com os banqueiros! Queria que algue5me amasse dessa forma. Talvez queiram o apelido de tchuchuca também?

    Responda
  6. Alexandre Montenegro

    Francamente pensando em deixar de assinar a Folha. Dão destaque absurdo a essa fala desse deputado do PT (em notícias principais, inclusive), e nem sequer uma nota sobre a fala do deputado Alessandro Molon (que deu um show! Mas esse show foi ignorado pela Folha). Não vi NENHUM espaço dado pela Folha a críticas fundamentadas à reforma. Também nenhuma linha sobre a fala do economista Eduardo Moreira no Senado sobre a reforma da previdência. Lamentável.

    Responda
  7. Luiz Siqueira

    É a matemática do(a)s tchutchucas! Aqui no Brasil, quando falam em reforma, pode ter a certeza de que os simples mortais vão pagar alguma conta! No Olimpo, rentistas e banqueiros mandam em todos e lucram como nunca com a agiotagem predatória e improdutiva de sempre, descarada e institucionalizada!

    Responda
    1. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

      Previdência. O maior problema da civilização. Os principais países estão com sérios problemas. Depende de exaustivas e complexas pesquisas com cálculos atuariais cuja base é a estatista metodológica. Afeta os interesses de cada segmento de uma sociedade em cada país. Assim, farinha pouca, meu pirão primeiro. “Estatísticas são como o biquíni: o que revelam é interessante, mas ocultam o essencial”. Roberto Campos.

  8. Francisco de Assis Amancio

    A oposição utilizou seu tempo para desferir absurdos e não questionou itens técnicos, não apresentou proposta para os pontos em que discorda. Entendo que o dinheiro do contribuinte é jogado pela janela ao pagar estes "pseudo" representantes. Fato - não me representam mas sou obrigado a paga-los. Quanto ao senhor deputado filho do ex casa civil, sem comentários, apenas mostra que pertence à seita.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Parece que o senhor Geraldo está se referindo ao Bolsonaro.

    2. Pedro Leon

      O negócio deles é falar asneiras, típico de intelectuais de nada. Não conseguem nem fazer um cálculo de quanto é 10% de um valor. Se apresentar para esse charlatões uma HP, vão pensar que é alguma maquininha de game..kk

  9. Edson Saito

    Em comparação com que o Bozo e seus filhos falam, thuthuca eh palavra Santa.

    Responda
  10. ARY OLIVEIRA

    Se a reforma e' injusta para os pobres, pergunto onde estavam os deputados da maioria no governo p e t que NAO taxaram grandes fortunas, mantiveram tabela de IRPF congelada que cobra injustamente quem recebe menos, que calaram-se diantedos empredtimos bilionariios para paises queatualmente caloteiam o brasil, etc etc etc. Ode estavam esses parlamentares?

    Responda
    1. luis telles

      é mas na reforma do atual governo tambem não se falou na justissima taxação defortunas

    2. gabriela loureiro de bonis simoes

      É uma coisa a ser discutida mas não da pra comparar com o pacote de maldades do paulo guedes e Bolsonaro. Essa reforma só visa lucro pra banqueiro. Não dá pra população ficar questionando pq não tinha mudado antes e deixar passar esse absurdo! Se passar a reforma mexe com a vida de todo mundo. Quem votou no Haddad, nulo ou no Bozo. A populacao tem que acordar e parar de fapar no PT que nao ta mais no governo! Acorda!

  11. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    O que se viu ontem no palco Câmara dos Deputados foi o desempenho do experiente lulo petismo. Muito bem ensaiado. E o despreparo dos deputados do jejuno bolsonarismo damarista. Semelhante ao chefe da banda. Pobre Guedes. Até que se virou bem, mas com muito sofrimento. Estava só. Ele realmente está preparado para enfrentar esse rojão. Será? A conferir.

    Responda
  12. Maria Fernanda Monzo Luporini

    Deputado está no Congresso para defender sua base na população. Como querem que ele se refira a um ministro que quer matar velhinhos de fome,e? Guedes é quem tem que engolir o ego e dar explicações.

    Responda
    1. Francisco de Assis Amancio

      Concordo, deputado ganha (e muito, creio que até pagamos mais do que merecem) para defender sua base. Por suas palavras, entendo que a base do deputado filho do ex casa civil resume itens técnicos a tigrãos e tchuchucas... Ou será que o seu deputado está sendo beneficiado com o atual regime? Você paga feliz o seu imposto?

    2. Marisa Coan

      Quanta insensatez.

    3. Flávio Rezende de Carvalho

      Está defendendo bem a base dele... Sua turma arrumou 14 milhões de desempregados e o deputado está implicado nas delações da Odebrech: R$ 500.000!

  13. Marco Antonio Martini Filho

    Este caso mostra, mais imediatamente, a falta de formação moral do tal Zeca Dirceu, que, também, demonstrou falta de compromisso moral e ético com o cargo institucional de Deputado Federal que ocupa. Atacar a pessoa de um Ministro de Estado é uma atitude rasteira, vil e imunda. Nada mais do que isso.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      A crítica do deputado ao ministro é absolutamente pertinente: muito valente com o povão e os pobres e muito macio com os poderosos das finanças e do capital. As expressões usadas, tigrão e tchutchuca, não podem ser tomadas como ofensivas. E o ministro só reclamou do tchutchuca, sinal, prova de que aceita ser o tigrão da plebe rude e desamparada.

    2. Maria Fernanda Monzo Luporini

      Falta de formação moral tem é o ministro que quer matar de fome a população e não cobrar impostos de quem pode pagar. Por que o ministro não pede para o Bolsonaro revogar a Medida Provisória editada pelo Temer que isentou as petroleiras estrangeiras de pagar 1 trilhão de impostos de importação em 10 anos? Está querendo economizar em cima do povo brasileiro!!!

  14. Nelson Shishito

    Bruno, eu acho que a folha tem que olhar para o todo. Esse caso so mostra o quao o PT é parecido com o PSL e as taticas sao absolutamente as mesmas. O que me impressiona é a parcialidade sua e desse Jornal. Eu pago por Jornalismo nao propaganda politica :-(

    Responda
  15. elisabeth oliveira

    Realmente o P Guedes ficou sozinho debatendo várias hrs c/ uma oposição agressiva (q, em alguns momentos cumpriu seu papel)! E, além da inabilidade do Francischini q n soube evitar os tumultos, a participação do líder do PSL foi mto acanhada, na defesa da reforma! E o Onyx, onde estava? Eles precisam ser mais atuantes na defesa dessa reforma! Não é papel somente de Guedes! Foi mto desgastante pro ministro, por isso ele explodiu no final !

    Responda
    1. Leonardo Gama

      Ele explodiu no final porque já tinha passado o efeito do Rivotril.

  16. roque alves

    Verdade seja dita ,o deputado foi grosseiro e o ministro desceu ao rés do chão em seus destempero . Ah,sim,no Brasil oficial os donos do poder são ferozes com os humildes e servis com os poderosos. Creio que a tal "reforma " só sirva aos bancos e ao grande capital. Os trabalhadores pagaremos a conta.

    Responda
  17. Manoel Marcilio Sanches

    Não faz sentido algum o ministro ir à CCJ ou a qualquer reunião com o legislativo para ser elogiado ou ofendido por algum deputado. Ou os deputados resolvem discutir os verdadeiros problemas da reforma trazendo propostas de melhorias sem perder tempo com elogios e ofensas ou não teremos reforma alguma. Ou o que é pior, uma reforma que não resolve.

    Responda
  18. Roberto Freire

    Com o pai que tem fica difícil levar o Zeca a sério.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      A crítica do deputado ao ministro é absolutamente pertinente: muito valente com o povão e os pobres e muito macio com os poderosos das finanças e do capital. As expressões usadas, tigrão e tchutchuca, não podem ser tomadas como ofensivas. E o ministro só reclamou do tchutchuca, sinal, prova de que aceita ser o tigrão da plebe rude e desamparada.

  19. Roberto Freire

    Lutar contra a Reforma da Previdência é indecente e imoral. Um tapa na cara das gerações futuras. Um funcionário público federal aposentado custa SEIS vezes mais que um aposentado do INSS. A quem interessa um sistema assim?

    Responda
    1. Gildasio Fernandes Dantas

      É indecente também a proposta de capitalização da previdência proposta. Isto vai atender os banqueiros que vão administrar este gigantesco fundo de previdência, e como aconteceu no Chile deixar os aposentados na miséria.

  20. Tersio Gorrasi

    É inacreditável que um parlamentar só consiga aparecer na mídia usando de baixaria e atirando para todos os lados. É um atestado de incompetência com firma reconhecida. Quais foram os projetos desse cidadão?

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      A crítica do deputado ao ministro é absolutamente pertinente: muito valente com o povão e os pobres e muito macio com os poderosos das finanças e do capital. As expressões usadas, tigrão e tchutchuca, não podem ser tomadas como ofensivas. E o ministro só reclamou do tchutchuca, sinal, prova de que aceita ser o tigrão da plebe rude e desamparada.

  21. Alberto Henrique

    Detesto o PT, e toda a esquerda, mas o deputado tem razão , é assim mesmo, pra mexer com o povão, é um TIGRÂO,com a elite é uma tchutchuquinha.

    Responda
  22. Marcéus Lyra

    Um deputado do PT que tem como pai um condenado a vários anos de prisão falta com o decoro e a FSP consegue falar se uma suposta falta de ajuda o Guedes!?? O evento maior foi a atitude baixa e desqualificada do deputado.

    Responda
    1. Leonardo Gama

      Uma coisa não exclui a outra --e, pensando bem, os bolsonaristas deveriam estar mais acostumados com falta de decoro, não?

    2. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      A crítica do deputado ao ministro é absolutamente pertinente: muito valente com o povão e os pobres e muito macio com os poderosos das finanças e do capital. As expressões usadas, tigrão e tchutchuca, não podem ser tomadas como ofensivas. E o ministro só reclamou do tchutchuca, sinal, prova de que aceita ser o tigrão da plebe rude e desamparada.

  23. NACIB HETTI

    O deputado tem razão. O pai dele fez tchutchuca com os empreiteiros e acabou na cadeia.

    Responda
  24. Gilberto Camargos

    Ignorância realmente é o mal maior. Insensato é a vovozinha, aquilo é bandidagem pura e simples, como toda a bancada da dita oposição. E conta ainda com o jocoso colunista, oco de ideias, que tem por missão, ou hobby, ter chiliques para agradar certos eleitores da Folha.

    Responda
  25. Jarbas Vasconcelos

    Caro Bruno, te aconselho a ir deixar flores ao ministro e você mesmo ir defendê-lo da próxima vez. Que cara de pau! Jornalismo se faz mostrando os dois lados da história. A oposição mostrou seus argumentos e o ministro defendeu-se na medida do possível. Reduzir tudo ao espetáculo do fim da palestra é uma análise muito pobre. A reforma como está é ruim sim, por isso, nem os governistas ousam defendê-la; só o Bruno e o Guedes mesmo.

    Responda
  26. Walter Roberto Marschner

    Pergunto ao repórter Bruno o que há de "insensato" em dizer que o Guedes é manso com os banqueiros como o deputado do PT formulou. Insensato é a panacéia que a grande imprensa faz em torno da reforma da previdência como cura de todos os males, punindo os trabalhadores, destruindo o pouco de solidariedade que ainda rege nossa estrutura social, enquanto se cala sobre o rentismo que impera em nossa economia. Guedes é o príncipe dos rentistas.

    Responda
    1. KADSON AQUINO

      Seus comentário parece mais um delírio de uma mente atrofiada que raciocínio conscientemente formulado. Escreveu um livro inteirinho, mas nem uma página se aproveita!

    2. Paula M B

      Exatamente isso!!! "Rombo" da previdência só existe nessas fábulas da direita que não olham para a sonegação de impostos de banqueiros e gigantes do agronegócio, fora o que as petroleiras internacionais deixaram de pagar aos cofres públicos. E querem jogar a conta para a classe média e para os mais pobres!

    3. augusto abreu

      Você sabe, realmente, o que está falando ou suas idéias são fruto de abstinência medicamentosa? Não seja um lambe botas, pense, raciocine e verá que não dói!

    4. Flávio Rezende de Carvalho

      Realmente não tem nada de insensato, está mais para cafajeste mesmo. Deve ser de família...

  27. Maria Fernanda Monzo Luporini

    Não tem nada a ver com ideologia de esquerda ou PT. A proposta de reforma é muito ruim para a população, o ministro não apresenta estudos sobre como a queda no consumo pode afetar a arrecadação ou como o incentivo à informalidade vai manter o sistema financiado. Ele quer apenas livrar os patrões de contribuição, entregar o dinheiro da previdência privada à administração dos bancos, cuidar da área dele, o mercado financeiro. E ainda vem gente aqui defender isso por ser contra o PT. De novo???

    Responda
    1. Gildasio Fernandes Dantas

      É isso mesmo que ele quer fazer como fez na ditadura do Pinochet. Agora diz que o Chile tem a renda per capita o dobro do Brasil, isso sempre foi assim o Chile já era um país rico antes da ditadura do Pinochet. O sistema de capitalização vai enriquecer ainda mais os bancos e provavelmente o ministro que deve sair do ministério para administrar este imenso fundo de capitalização.

    2. Gildasio Fernandes Dantas

      É isso mesmo que ele quer fazer como fez na ditadura do Pinochet. Agora diz que o Chile tem a renda per capita o dobro do Brasil, isso sempre foi assim o Chile já era um país rico antes da ditadura do Pinochet.

    3. Flávio Rezende de Carvalho

      Como assim "de novo"? A conversa dos petistas agora é essa... Ele destroem o país e quando alguém lembra disso eles dizem: "-de novo?!!"... Estão cansadinhos da verdade, não acham produtivo que as pessoas se recordem... O que querem é uma chance para acabar o serviço. Não se conformam enquanto não transformarem o Brasil em uma Venezuela.

  28. Maria Fernanda Monzo Luporini

    Não tem nada a ver com ideologia de sequerda ou com o PT. A proposta de reforma é muito ruim para a população, o ministro não apresenta estudos sérios sobre comoa qeuda no consumo pode afetar a areacadação ou como o incentiuvo á informalidade vai manter o sistema financiado. Ele q

    Responda
  29. Maria Fernanda Monzo Luporini

    O ministro gosta de vociferar contra os trabalhadores do regime geral, trabalhadores rurais e recebedores do BPC, mas é manso com militares, banqueiros e grandes empresários, dos quais ele não cobra dívidas e ainda fala em desonerar mais ainda. Quer a economia em cima da população e da informalidade do mercado de trabalho, o que só vai gerar mais desequilíbrio. E ainda quer cobrar menos imposto com a economia em cima do povo. E blefa como se estivesse em um jogo de truco sem mostrar dados.

    Responda
    1. Francisco de Assis Amancio

      Que eu saiba, quem cobra dívida é a Procuradoria, não o Ministério. Por falar em cobrar, primeiro corrige a tabela do IR (quantos anos sem correção mesmo? governo de quem?) ou cobra a dívida? Estarei enganado? Por favor, me ajude.

    2. Flávio Rezende de Carvalho

      Por que a esquerda, o PT em especial, não cobrou as tais dívidas de banqueiros e empresários? Treze anos falando fininho e rebolando a buzanfa pra depois acusar os outros. Quem foi que deu bilhões de isenção para empresários amigos, quem é que tinha um pacto de sangue com os Odebrecht, quem era o ministro que pedia dinheiro com bilhetinhos? O nome dele é Mantega...

  30. Iago M Zulu

    O episódio só demonstra o inconformismo da militância petista com a derrota nas urnas.

    Responda
    1. Maria Fernanda Monzo Luporini

      Esquece o PT. Pensa um pouco no que é melhor para o povo brasileiro. Que dados Guedes apresentou para falar que a reforma vai gerar empregos? Vai gerar mais consumo e mais empresas? Esquece ideologia. Você não está vendo o que a guerra ideológica está fazendo com o país. Os árabes estão pensando em comprar commodities da índia e a China reduziu os investimentos aqui. Pensa no seu filho que estou pensando no meu!!!

  31. niemeyer franco

    O ministro não ficou sozinho, o certo seria "continua sozinho". Nem mesmo Bolsonaro vem fazendo a defesa devida, e não é por que não quer, é por que não sabe. Bolsonaro não tem a formação política nem cultural para falar sobre assuntos diversos de governo. Ele não entende de política - passou três décadas na câmara, entendam passou. Aprendeu tão somente - se já não era, a ser desrespeitoso, defender que bandidos devem morrer, etc, etc. O ministro continua só.

    Responda
  32. Paulo Schaefer

    O caso tchutchuca mostra apenas a falta de respeito na política brasileira. Este tipo de atitude deveria ser punida com processo por falta de decoro. Os políticos brasileiros, principalmente aqueles que se acham donos da verdade, desaprenderam o que é fazer política. Ou nunca souberam.

    Responda
    1. Paulo Schaefer

      Leandro, provavelmente você não é um apoiador do governo atual. Mas tem razão. O presidente, na condição de presidente não deveria postar este tipo de vídeo. Mas isto não justifica a falta de educação que tomou conta do Brasil, impulsionada pelas redes sociais. Esqueceu-se o significado da palavra respeito e além disto, procuramos nos outros a justificativa para nossos erros. Se eles podem, porque não eu?

    2. LEANDRO RANCIARO

      sim , falta de decoro, tipo postar video de golden shower

  33. Hernandez Piras Batista

    O Deputado fez uso de uma linguagem que é indigna do Parlamento e o Ministro caiu numa provocação infantil, respondendo, então, de forma igualmente indigna. Estamos muito bem servidos.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      A crítica do deputado ao ministro é absolutamente pertinente: muito valente com o povão e os pobres e muito macio com os poderosos das finanças e do capital. As expressões usadas, tigrão e tchutchuca, não podem ser tomadas como ofensivas. E o ministro só reclamou do tchutchuca, sinal, prova de que aceita ser o tigrão da plebe rude e desamparada.

    2. Paulo Marcelino

      Acho que o deputado da oposição usou uma linguagem que os eleitores do Bolsonaro entende, portanto acertou em cheio.Tanto na forma, como também no conteúdo.

  34. VILNEI HERBSTRITH

    Bolsonaro e os aliados não dormirão meio ano por causa desta análise pálida, insípida e mau cheirosa.

    Responda
    1. augusto abreu

      Se Tico e Teco estão em pane!

  35. Gabriel Braga

    Estamos perdidos...A oposição era governo até outro dia,sabe que a previdência é a principal despesa do governo e cresce de maneira explosiva.Ou seja,a reforma é necessária e não importa se você é de esquerda ou direita,basta que você saiba fazer contas pra saber disso,mas a esquerda no lugar de discutir a proposta de reforma fica repetindo platitudes de que o projeto tira direitos dos pobres,o que não é verdade.

    Responda
  36. VILNEI HERBSTRITH

    Bolsonaro é os aliados não formarão meio ano por causa desta análise pálida, insípida e má cheirosa.

    Responda
  37. José Cardoso

    O deputado desperdiçou o insulto. Se dissesse que era tchutchuca com os militares e policiais teria razão. Mas não há nada na proposta sobre aposentadoria de banqueiros ou operadores do mercado. Ela é neutra nesse sentido.

    Responda
    1. José Cardoso

      Não há nada na PEC sobre previdência privada. Modifica apenas o RGPS e RPPS.

    2. Camila Falcão Almeida

      como não?! os maiores beneficiados caso essa desgraça seja aprovada serão os banqueiros, já ouviu falar em previdência privada?

  38. Samer Andrade

    Um ministro que ficou milionário com previdência privada tentando implementar a previdência privada.

    Responda
  39. Paulo Pinheiro Machado

    É evidente que o projeto de Reforma é um horror e que nem a base do governo quer se expor. Fica cada vez mais claro que se trata de uma financeirização da Previdência com óbvios prejuízos aos mais pobres, manutenção de privilégios dos militares e judiciário e criação de um verdadeiro filão de ouro para os Bancos. Falta ao Ministro uma dose de humildade em tratar com os parlamentares que, bem ou mal, foram eleitos, ao contrário dele.

    Responda
  40. Willian Marques

    Uma parte da oposição questionou sim pontos técnicos da reforma. Por exemplo, o cálculo do 1 trilhão ao longo dos 10 anos. Mas, pra variar, o ministro não tinha essas informações pra apresentar aos parlamentares. Sem transparência, não vai ter como. Além disso, outro parlamentar afirmou que 80% da economia da reforma sairia de trabalhadores pobres e de classe média. O ministro também não soube contra-argumentar.

    Responda
  41. JORGE ANTONIO MERCANTI

    A oposição perdeu a chance de questionar tecnicamente do ponto de vista constitucional a reforma da previdência e partiu para as ofensas gratuitas que tumultuaram o ambiente. Com uma oposição deste nível fica difícil contrapor a este desgoverno.

    Responda
    1. Thomas Benson

      Se nem os 'aliados' apoiam, quem dirá a oposição! Outro ponto é que a CCJ não é técnico, é político mesmo. É um show, onde os acordos já deveriam estar acertados. Como não estavam, e a proteção não veio, não era de se esperar outro resultado. Não existe 'fazer uma nova política', uma revolução, sem mudar nada.

  42. Franco Oliveira

    O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, está absolutamente certo, pois assim como 57 milhões de eleitores votaram de forma irresponsável, o presidente brinca de governar e tenta manter-se no poder através de seus adeptos mais ideológicos. O Brasil tem problemas muito maiores do que revisar a história, criar saias justas diplomáticas e visitar o FBI... Precisamos de um presidente que entenda que política séria e responsável se faz com muita dedicação, zelo, compromisso e negociação.

    Responda
  43. Nestor Bercovich

    Não tem como defender essa retirada violenta de direitos. Só se foi banqueiro ou rico que não depende de aposentadoria pública. Precisamos de uma outra reforma, que tire privilégios mas mantenha os direitos previdenciários do povo pobre.

    Responda
  44. marilza abrahão

    “Festival de bobagens de alguns integrantes da oposição.” Esse é o nível de quem deveria fazer uma crítica consistente acerca da proposta e a ele se junta quem comenta!! Define-se a adesão à proposta do governo pela desqualificação do oponente. Perde-se a oportunidade de se comprovar a pertinência do que se defende! E a população fica sem a análise que a convença...

    Responda
  45. Adonay Evans

    De mal a pior. De pior a péssimo. Quando um ministro solitariamente se vê envolvido nas provocações de um moleque, significa que não há mais governo. Acabou.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      A crítica do deputado ao ministro é absolutamente pertinente: muito valente com o povão e os pobres e muito macio com os poderosos das finanças e do capital. As expressões usadas, tigrão e tchutchuca, não podem ser tomadas como ofensivas. E o ministro só reclamou do tchutchuca, sinal, prova de que aceita ser o tigrão da plebe rude e desamparada.

    2. Ary Fernandes

      José. Deixa de ser imbecil cara. Gentileza gera gentileza!! Nossa, a folha deixou alguém que defende o governo escrever imbecil.

    3. José Reis

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.