Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Ernesto Herbert Levy Levy

    Uivar não adianta. E se calar, adianta? Uivando pelo menos incomoda!

    Responda
  2. edgard Reymann

    A solução para esse conflito Lobo-lua é simples: eliminam-se às sanções e vê-se se, no decorrer dos próximos anos, a política econômica traz prosperidade ao país. Se trouxer, ótimo. Se não trouxer, faz-se como no Brasil: lawfare e mentiras por WhatsApp. Aqui, funcionou.

    Responda
  3. José Antônio

    A Lua embargo econômico continua impávida, surda, destruindo a população da Venezuela de uma maneira criminosa como se jogam bombas sobre o povo.

    Responda
  4. Ronaldo Nieto Mendes

    Segundo alguns sites que acompanham a situação da Venezuela Maduro, o representante do Foro de São Paulo, tem ameaçado seu povo, seus conterrâneos, em transformar o país numa nova Síria. Os tanques russos e chineses já estão por lá. Penso que deveriam ter mandado comida e medicamentos que estão faltando. Mas devem estar querendo blefar, pois manter uma guerra a essa distância é loucura e custa muito dinheiro. Que digam os americanos.

    Responda
  5. Antonio José da Costa Lima Costa Lima

    Qualquer semelhança com a fábula dos ratos que decidiram por unanimidade colocar um chocalho no gato é só uma mera coincidência. Só uma curiosidade: quem é o maior consumidor da riqueza do povo venezuelano, o petróleo?

    Responda
  6. Julio Shiogi Honjo

    Na África tem países cujos povos estão em situação até pior do que os da Venezuela, há mais tempo. Se pretendem alguma solução, os de lá têm prioridade.

    Responda
    1. Anderson Souza

      Boa Vista e Manaus não concordam ...

  7. Severo Duarte

    Falando em uivar,a patota já cantou parabéns lá na porta da Federal em Curitiba?

    Responda
  8. Paulo César de Oliveira

    A solução tem de ser negociada. O novo governo tem de garantir o patrimônio, os salários e dar anistia aos militares e outros apoiadores de Maduro. México, Espanha ou algum outro país precisam garantir asilo a Maduro e seus apoiadores. A última coisa de que a Venezuela precisa é uma guerra civil.

    Responda
  9. Pedro Ferrel

    Cada um cuida dos seus frutos podres como pode. Em Curitiba, na Papuda, em Bangu, não importa. Político bandido é apenas e tão-somente bandido.

    Responda
  10. Marcos Netto

    Clóvis, os tais e milhões em armas são bons para bater, matar e intimidar pessoas simples, sem condição de defesa. Se a invasão vier serão os primeiros a fugir, lembra do Sadam? Tinha muito mais poderio que o ditador de opereta que. é o Maduro. E qual foi o fim dele?

    Responda
  11. Aristides da Silva

    Maduro ditador, Venezuela sendo destruída, o que mais...Nossa! Leio porque é Clóvis Rossi. Tenho que ler é o Clóvis, apesar e para além da Náusea.

    Responda
  12. Joaquim Salomão

    Quem continua destruindo a Venezuela é o Trump. A Venezuela está nesta situação por conta de sanções econômicas impostas pelo fascistoide americano, cujo único interesse é o petróleo daquele país. Se os EUA pararem com as sanções econômicas e outras palhaçadas, a Venezuela se recupera sozinha e rapidinho.

    Responda
    1. Francisco Gugé

      Pergunta: Se Maduro vive falando horrores dos Estados Unidos, Por que a Venezuela não esquece Trump e essse mimimi de sanções, e vai viver junto com os seus Parceiros preferenciais, Russia e China?

    2. Marina Gutierrez

      E as sanções econômicas impostas pelo governo dos USA comecaram logo apos o Trump tomar posse ou até antes, com a desculpa de levar democracia a Venezuela, enquanto isso os USA mantem excelentes relações com a monarquia da Arabia Saudita, onde o governo entre outras coisas horriveis, esquarteja e desaparece com o corpo de um súdito e os USA olham para o outro lado. Removam as sanções e deixem a Venezuela sobreviver.

    3. Henrique Hermida

      Je-sus..

  13. jose falcete neto

    Estranhas e suspeitas as considerações de Rossi que não volta seu olhar para a origem do problema venezuelano. Parte do pressuposto que a historia econômica, politica e social da Venezuela se inicia com Maduro e a partir dele esboça problemas e soluções de quem simplesmente tem a obrigação contratual com a empresa de escrever qualquer coisa sem profundidade jornalística. Uma fotografia do presente sob conveniente ângulo e nada mais. Artigo superficial, tendencioso e totalmente desnecessário.

    Responda
  14. Guilherme Fonseca

    Infelizmente há pouco o que fazer nessa situação. Maduro , por mais frágil que seja , tem suporte de tropas e milícias e qualquer movimento militar externa envenenaria por décadas a política Sul -americana . Mesmo com as óbvias barbaridades do governo de Chaves e Madura há os que os defendam e joguem a culpa nos americanos . Entendo que não há inocentes nesse jogo , que tem petróleo na equação , mas a maior culpa está em Miraflores

    Responda
  15. RENZO BASSANETTI

    Texto distante da realidade. Mesmo com todas as falhas de gestão que possa ter Maduro, qualquer pessoa com conhecimentos mínimos em geopolítica sabe que os embargos e sanções americanas estão tentando asfixiar a economia venezuelana.

    Responda
  16. Miro Costa

    Só um lembretezinho: a uivante esquerda brasileira, do PT e também de Rossi, não só assistiu, mas apoiou cada passo do movimento que levou o chavismo-madurismo a destruir a Venezuela. Lula dizia, referindo-se aos frequentes plebiscitos do chavismo que instalaram por fim a ditadura, que democracia maior não podia haver. Tem eleições até demais, bradava. E os Rossis balançando a cabeça pra frente e pra trás. Agora vêm com essas. Admiro mais a Gleisi, que é cega também, mas continua coerente.

    Responda
    1. Joaquim Salomão

      Deixe de falar bobagens bolsonarete raivoso. Você acha, também, que a "uivante esquerda brasileira" assistiu e apoiou os embargos e sanções americanas que destruíram a economia daquele país levando a população à miséria?

  17. jose falcete neto

    Alguém com a firmeza e o patriotismo de Maduro e a Vale não seria doada a preço de liquidação à iniciativa privada. Que explora as jazidas do melhor minério de ferro do mundo sem compromisso com interesses do país, isenta do ICMS pela famigerada lei Kandir, pagando impostos no exterior e provocando impunemente desastres ecológicos em nome do lucro fácil. Em seguida será a vez do pré-sal seguir pelo mesmo caminho pela mudança do sistema de partilha para o de concessão. O futuro não conta muito...

    Responda
  18. João Carlos saraiva torres

    Maduro?...Será q vc não percebe o embargo criminoso americano?

    Responda
  19. jose falcete neto

    Maduro defende com garras e dentes a única riqueza natural da Venezuela que garante a futura sobrevivência econômica do país.São as maiores reservas de petróleo do mundo, as quais eram exploradas sem concorrência pelos EUA e que enriqueceram uma minoria. Que não distribuiu renda e diversificou a economia. Hoje, a miséria venezuelana é de 87% da população e essa desigualdade é consequência de governos anteriores a Chave direcionados aos interesse de poucos que querem o poder de volta.

    Responda
  20. Anderson Souza

    Essa descrição atroz é o comunismo, é assim em Cuba, por essa razão; não houve golpe em 64, impediu-se o Chaves brasileiro, e isso é justo e correto. Apesar de uivar parecer mesmo inútil a simplicidade da solução apresentada nas cinco linhas finais não convence, parece que nem se explica.

    Responda
    1. Anderson Souza

      Caro LEONARDO DOS REIS GAMA, isso é incorreto, se fosse verdade o cubano médio faria LIVE, no FACEBOOK, mostrando o Paraíso. Há apenas a escravidão e a censura para encobrir o fracasso socialista cubano.

    2. Leonardo Gama

      Só lembrando que Cuba investe 10% do PIB em saúde e tem índices comparáveis aos de países desenvolvidos (até melhores em algumas áreas). Pode-se fazer críticas à situação das liberdades individuais, do desenvolvimento tecnológico, etc. na ilha, mas a influência cubana também não explica o desastre humanitário venezuelano.

  21. Severo Duarte

    E aí Salomão ,é mimimi...?

    Responda
  22. Emidio Jose Cunha de Carvalho

    O artigo tenta explicar a situação venezuelana utilizando.o velho e bolorento argumento de que os governantes tem ligação.com o trafico ou com criminosos de outras espécies e com isso justificar uma intervenção militar.

    Responda
  23. Emidio Jose Cunha de Carvalho

    O artigo tenta explicar a situação venezuelana utilizando.o velho e bolorento argumento de que os governantes tem ligação.com o trafico ou com criminosos de outras espécies e com isso justificar uma intervenção militar.

    Responda
  24. Rodrigo Cavalcanti

    O PeTe ama Maduro porque com certeza tem dinheiro de propina roubado desde a época de Chaves e Lullalla escondido lá e o cara não deve estar querendo devolver. Um petista falar que aquilo é democracia é o cumulo da cara de pau. Fui a Venezuela 6 vezes nos últimos 4 anos. O povo faz fila de quilômetros na porta de um mercado para pagar um salário mínimo em um saco de arroz e feijão. Isso aquelesque tem emprego. O resto briga por comida na rua e se reclamar apanha nas milícias de esquerda. Triste.

    Responda
    1. Rodrigo Cavalcanti

      Brasileiros! Assim são os esquerdistas. Se acham mais inteligentes mas não enxergam o obvio. O Obvio é que o PeTe roubou descaradamente e não fez nada. Eles não conseguem citar uma única obra ou reforma importante que o PeTe tenha feito. As poucas coisas que fizeram foi as custas de roubalheira e enganação. A única coisa que não contavam é que nós brasileiros acordássemos e que o maior enganador LUllalla de todos os tempos fosse desmascarado. #PT Nunca mais

    2. Joaquim Salomão

      Deixe de falar bobagens bolsonarete raivoso. Só reacionários como você e seu mito, vassalo do Trump, insistem em não enxergar que quem levou a população venezuelana à miséria foram os embargos e sanções americanas com interesse único no petróleo daquele país.

  25. Hercilio Silva

    Por acaso os supostos doadores de comida que com sanções e outros meios destroem a Venezuela ainda mais estão construindo alguma coisa? Oferecem comida e destroem a economia já há muito tempo, a começar pelos empresários do país. O desastre Maduro não autoriza outros desastres, como um presidente que só é reconhecido fora da Venezuela, lá não. Aliás como disse Mujica, nenhum dos líderes que mandou o povo venezuelano enfrentar soldados na fronteira esteve presente, covardes querem liderar?

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Isso mesmo, os USA vem impondo sancões à Venezuela desde anos, ajudando a estrangular a economia do pais, em seguida querem colocar um fantoche como presidente, o recebem na Casa Branca como se fosse um presidente eleito, querem acabar com o pais como fizeram com o Iraque e outros,depois mandam alguma comida e remédios e fazem a maior propaganda. O Maduro é incompetente mas foi eleito e so o povo tem direito a tirar ele do cargo.

  26. paulo pirani

    O que destroi a Venezuela, Libia e outros paises, incluido o Brasil, sao os interesses escusos apoiados em discurso como esse. É um pais soberano cujo presidente foi eleito pelo voto. Assim como aqui. E, se assim como aqui, houve fraude, que se busque uma solucao interna dentro das estruturas constucional do pais. Mesmo que esta estrutura estaja conrrompida... assim como aqui. A demias, temos um presitente incapaz e um governo incopetente.

    Responda
  27. Nelson Malta Neto

    Estamos assistindo a um mini holocausto na Venezuela, promovido por mais um psicopata da era moderna. Será que os exemplos das tragédias passadas não foram suficientes para que tomemos providências contundentes, antes que milhões de pessoas continuem sendo sacrificadas ? Argumentos,para uma interferência direta e radical naquele país não faltam a tragédia traduzida em números e todos conhecem. A interferência da Rússia e China na Venezuela é para defender interesses do capital e político.

    Responda
  28. Eduardo Giuliani - GiulianiGrowth

    País de covardes está tendo o que merece. Como vizinhos deveríamos ter o compromisso de armar qualquer força decente que queira derrubar o Ilícito. É uma obrigação como cidadãos da humanidade. Ficar fingindo que não está vendo é papel de covarde. Respeitar fronteiras no caso de crime contra a humanidade é indecente. Como fica a consciência?

    Responda
  29. Brízido Galeano

    Maduro disse:"Sempre temos planos para avançar na cooperação para melhorar a defesa aérea, a artilharia e os sistemas de mísseis. Nós sempre avançaremos aqui. A Venezuela receberá os armamentos mais avançadas do mundo.". Da Rússia, eu complemento. Quem vai encarar? O artigo do Clóvis está perfeito!

    Responda
  30. CELSO CAMILO

    Acho que a GL.E.ISE resolve...

    Responda
  31. CELSO CAMILO

    Acho que a GL.E.ISE resolve...

    Responda
  32. marilza abrahão

    Todo o artigo se empenha em demonstrar os absurdos cometidos pelo ditador Maduro e as possíveis formas de minar seu poder e derruba-lo! Por que não aprofundar a análise das ações do Capital e do Grupo de Lima? Quais as verdadeiras intenções do Capital Estadunidense sobre a Venezuela? Libertar o povo de uma ditadura ou liberar o petróleo para a exploração internacional?

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Liberar o petróleo e colocar um fantoche deles como presidente.

  33. José de Paula

    Difícil de entender o malabrismo ideológico deste senhor! Critica o Maduro, mas ama aqueles que apoiam os seus desmandos, como a crazy rofiman, e companhia!

    Responda
  34. Aristides Marchetti

    Muito estranho e revelador um "defensor da esquerda" voltar-se contra um "líder de esquerda". Aquilo que o Capital está fazendo com a Venezuela não é contra o seu ditador/presidente, mas sim contra o povo daquele pais, em uma receita que já foi e será utilizada muitas e muitas vezes pelo Capital Transacional que manda no mundo, que manda em qualquer governo. Estar ao lado do Maduro ou contra ele é somente a catarse de um desespero daqueles que não sabem para que lado correr.

    Responda